sábado, 9 de outubro de 2010

Dólar índex

O dólar índex continua a sua queda.

gráfico semanal
Neste momento está muito próximo da sua LTA. Será neste ponto onde os touros podem aparecer com força.
Não existe nenhum sinal de inversão de tendência. Enquanto continuar a evoluir dentro do canal descendente observado no gráfico diário mandam só os curtos.

gráfico diário


Industrys S&P 500

O índice S&P 500 é dividido por 10 Industrys tal como referi nesta mensagem. Normalmente analiso as sete principais, excluindo a Telecommunications, Utilities e Basic Materials. O peso que elas possuem no referido índice é muito pequeno (3,24%-3,65%-3,62% respectivamente). Além disso, os segmentos de mercado de Telecommunications e Utilities estão demasiados estáveis e regulados para achar atraente investir neles.

O S&P 500 teve um crescimento desde 1 Julho de 15%.

gráfico diário

A Industry que mais têm travado a subida é sem duvida a Financials (DJUSFN). Ela têm vindo a lateralizar num range relativamente pequeno, mais ou menos 10%, desde Setembro de 2009. Considero que está bastante desinteressante. Espero a quebra 273 pontos como o marco para voltar mudar de opinião. 

gráfico diário
A Industry que apresenta um carácter mais Bull é a Consumer Goods. Desde 1 Julho até ao dia de ontem valorizou 20%, tendo mesmo feito fechado em máximos desde 2008! Aliás é mesmo a unica que está nessa situação. Como referência cito os 3 supersectores que fazem parte desta Industry: Automobiles &Parts, Food & Beverage e Personal & Household Goods.

gráfico diário


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

EADS - CAC40 (ticker: EAD)

Fecho acima da LTA depois de ameaçar uma boa parte da sessão a separação.

gráfico diário
Olhando para o gráfico intraday de 10 minutos vejo sinal de força dos longos. Enquanto negociou abaixo da LTA os volumes foram muito fracos. Quando os touros voltaram à carga, a cotação voltou a subir, sem grande pressão dos vendedores. Parece que acreditam mesmo no valor da LTA.

gráfico 10 minutos
 

EADS - CAC40 (ticker: EAD)

A EAD tecnicamente está numa situação interessante. Depois de alcançar máximos relativos, dos últimos 2 anos, iniciou uma correcção algo morna. Neste momento esta a namorar a LTA que vêm sustentando a subida desde Maio.

gráfico diário
Parece ser um bom ponto de entrada longo. Entrar com uma margem de capital reduzida e reforçar aos 18,50 um pouco mais. A quebra da histórica resistência dos 19,45 dará motivo para novo reforço. Falta de força nos pontos de reforço significa take profit. Coloco stop 17,40. Porquê? A quebra da LTA pode levar a quedas até ao suporte dos 16,60. Nos 17,53 temos um anterior mínimo relativo.
O rácio deste trade não me parece muito vantajoso por isso as entradas com muito pouco capital.

EMC Corporation - NYSE (ticker: EMC)

A EMC Corporation fornece sistemas de armazenamento empresarial, software, redes e serviços. Pertence à Industry technology (DJUSTC), sector Technoly Hardware & Equipment (DJUSTQ) e subsector Computer Hardware (DJUSCR).

A EMC sofreu uma desvalorização de 70 % no anterior Bear Market. Entre Outubro de 2007 e Novembro 2008 passou de 25,47 USD para 8,25.

gráfico semanal 2007-2010
Nos horizontes temporais mais largos dominam os touros. No curto prazo temos uma correcção que começa a tomar aspecto mais serio.
O dia 29 de Setembro abriu em gap down com um volume bem considerável. Isto demonstrou força bearish.

gráfico diário
A EMC vinha apresentando uma performance superior ao seu subsector. Por este motivo seguia com interesse a sua evolução. Esperava por pullback ao suporte dos 20,00 USD. Porém neste momento considero algo arriscado fazer uma entrada curta ou longa. No médio e longo prazo o domínio continua dos touros. No entanto esta correcção/inversão de tendência de curto prazo está a ser alta e violenta. Nesta situação prefiro apenas observar e esperar por alguma definição.

Alcoa Inc. - NYSE (ticker: AA)

Após o fecho do mercado americano foram divulgados os resultados do terceiro trimestre da Alcoa. Apesar das quedas de 21% em relação aos lucros do período homólogo do ano passado e de 55% em relação ao trimestre anterior, superou as expectativas. O EPS foi de 9 cêntimos enquanto o consenso de Wall Street era de 6 cêntimos por acção.

Quando o mercado fechou a Alcoa cotava a 12,20 (-1,20%). Os resultados foram lançados e passou a valer 12,51 (2,54%) em after hours.

Penso que a projecção do duplo fundo, já focado no anterior post da AA, vai ser facilmente alcançado.

gráfico diário


quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Carrefour SA - CAC40 (ticker: CA)

O CA logo no inicio da sessão tocou na suporte dos 38,50 e reagiu muito bem.

gráfico diário
A grande questão que se coloca neste momento é se foram os compradores que demonstraram grande interesse nesse ponto ou se foi os vendedores que aliviaram posições.  Observando o gráfico intraday inclino mais pela segunda hipótese. Os volumes das velinhas verdes foram muito menores comparando com as vermelhas.

gráfico intaday 10 minutos
Parece que amanhã vamos ter um pouco do mesmo, novo teste ao suporte.

Akamai Technologies - Nasdaq (ticker: AKAM)

Afinal o Harami cross deixado na terça-feira não foi bullish, nem sequer existiu uma pequena pausa.
A AKAM está em queda livre. Muito em breve será colocada à prova a consistência da LTA que neste momento está nos +- 41 USD.

gráfico diário
Ontem voltei a deixar uma ordem de compra nos 46,05 antes dos mercados abrirem. No entanto tive a percepção no inicio da sessão que a AKAM iria continuar cheia de volatilidade. Estava muito arriscado manter a ordem. Anulei e agora espero o toque na LTA.

Euro - Dólar Australiano

O cross EurAud abandonou a LTA que vinha sustentando a sua subida desde o dia 20 de Setembro.
O suporte dos 1,409 esta a estancar para já a descida.

gráfico 2 horas
Este é o primeiro par do euro que acompanho a quebrar a referida LTA. O EurDol e o EurJpy continuam acima das suas linhas de tendência ascendente.

Dólar - Franco Suíço

Target referido no anterior post deste cross alcançado e mesmo um pouco ultrapassado.
Continua a não existir qualquer inversão de tendência. Hoje foi feito novo mínimo histórico em fecho nos 0,9597.
gráfico semanal

Petroleo Brasileiro SA - NYSE (ticker: PBR)

A PBR rompeu a LTA que vinha sustentando a subida da cotação desde Agosto e com um grande volume. O cenário não está nada agradável para os longos.
gráfico diário

Confirmou-se o nulo efeito da noticia da passada sexta-feira. Os investimentos chineses não aqueceram nem arrefeceram os brasileiros...e continuo desconfiado que também não foi isso que transmitiu energia à Galp...

Halliburton Company - NYSE (ticker: HAL)

A Halliburton Company oferece uma variedade de serviços e produtos no sector de energia relacionados com a exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural. Faz parte da Industry Oil & Gas (DJUSUN) e do subsector Oil Equipment & Services (DJUSOI).

Nos últimos 15 anos viveu um período dourado entre 2002 e 2008. No inicio valia 4,30 USD e atingiu o máximo histórico nos 52,16.

gráfico mensal 1996-2010
O seu anterior Bear Market foi extremamente rápido. Apenas durou seis meses e desvalorizou 77% ou 43 USD .

gráfico semanal 2007-2010
No final de Abril do corrente ano viveu um momento de pânico. A HAL teve um queda abrupta devido ao derrame de petróleo ocorrido no Golfo do México.
No actual momento praticamente já recuperou desse pesadelo. A cotação está perto da forte resistência dos 35,00 USD.

gráfico diário
A valorização do ultimo mês e meio vai muito esticada. Apenas pondero uma entrada longa no caso de existir um pullback à agora zona de suporte 31,00/32,00 USD. 
A evolução da HAL têm sido bem superior ao seu subsector.
Apresenta resultados no próximo dia 18.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

The Coca-Cola Company - NYSE (ticker: KO)

A The Coca-Cola Company dispensa qualquer tipo de apresentação. Viveu um prolongado período de sonho entre 1982 e 1998. Começou nos 1,20 USD e alcançou o máximo histórico 88,88 USD nesse período.

gráfico mensal 1971-2010
O seu primeiro Bear Market também foi extenso e apenas terminou em 2007 quando finalmente abandonou a LTD nos 45,60 USD.
gráfico mensal 1996-2010
A KO teve um segundo período de domínio dos ursos de 2007 a 2009, tal como a generalidade dos mercados. A subida ao poder dos touros aconteceu a meio de 2009. O primeiro sinal foi dado na quebra da LTD. A última batalha aconteceu quando a resistência dos 49,90 foi ultrapassada.

gráfico semanal 2007-2010
Desde que a cotação foi visitar novamente a histórica zona de resistência dos 49,90 no inicio de Julho, os touros têm demonstrado um vigor fantástico. Nestes 3 meses leva uma valoriza de 10%, o que equivale a um ganho de 10 USD por acção!

gráfico diário 2009-2010
Na sessão de ontem fechou acima da resistência dos 59,50. Mais uma grande demonstração de força dos longos. Considero neste momento realizar uma entrada bastante arriscado. A LTA que vêm direccionando esta subida têm uma inclinação bastante acentuada. Só uma correcção aos 57,x me faz pensar entrar, pelo menos neste momento.

Alcoa Inc. - NYSE (ticker: AA)

No anterior post escrito da AA, por lapso não referi um importante aspecto técnico.
A Alcoa no inicio de Julho e fim de Agosto fez um duplo fundo. O padrão de volumes está dentro das regras. A resistência está nos 11,80. Foi ultrapassada no dia 27 Setembro. Target 13,85.

gráfico diário
No entanto é importante salientar a zona onde a cotação têm evoluído nestes últimos dias. O intervalo 12,25-11,80 USD, historicamente forte zona de resistência, têm que ser superado. Amanhã são revelados resultados do ultimo trimestre.

Euro - Iene

Neste momento é visível uma divergência negativa da cotação com o RSI neste par.
Caso se confirme a correcção temos a LTA perto dos 114,1x.

gráfico 4 horas

Carrefour SA - CAC40 (ticker: CA)

A Carrefour viveu um mega Bull Market de 1984 até ao fim de 1999. Começou a valer 2,13 e chegou ao máximo de 96,75 durante esse período.

gráfico mensal 1985-2010
Durante toda a década de 2000 nunca foi capaz de se aproximar dos máximos históricos.
Podemos considerar que teve outro Bull Market de 2003 a 2008, mas olhando apenas para o gráfico de 2000 a 2010 e sem saber o período temporal a que respeita, afirmava que ainda estava em Bear Market. Para mim a fronteira está na zona entre os 42 e os 46 euros.

gráfico semanal 2000-2010
Observando agora para a evolução dos 2 últimos anos, os longos dominam o território em todos os prazos.

gráfico semanal 2009-2010
No dia 17 de Setembro a CA abre em forte gap up. Ontem fechou esse "buraco", o que foi um óptimo ponto de entrada.
Para quem continua fora, como eu, só resta esperar uma nova visita aos 38,xx. Caso contrário só a quebra dos 41,30 e com bom volume me faz pensar entrar.

gráfico diário
 

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Akamai Technologies - Nasdaq (ticker: AKAM)

Na sessão de ontem quase que aconteceu um dos três possíveis cenários que havia deixado na anterior mensagem da AKAM para entrar longo: visitar os 46,00.
Eu deixei uma ordem nos 46,10 que não foram activados. O mínimo da sessão foi nos 46,50.

Hoje fez um bullish harami cross que pode significar uma inversão de tendência de curto prazo. Vamos aguardar pelos próximos capítulos.
gráfico diário

Texas Instruments Incorporated - Nasdaq (ticker:TXN)

No passado dia 27 escrevi que seria bom a cotação andar encostada junto à resistência, para poder explodir.
Hoje TXN valorizou 4,08 % com um ganho 1,11 USD. Para juntar sabor a esta subida temos o volume bem acima da sua média.
gráfico diário
A cotação já valorizou desde a resistência 5%. Para quem não possui posição aberta, o melhor será esperar por um pullback à zona dos 27,4/27,0. Apesar de ter caminho aberto para boas aventuras (a vela de hoje mostrou muita força dos longos ao fechar perto de máximos), sem grandes entraves por perto (resistências), acho neste momento um pouco arriscado entrar.

Euro - Dólar Australiano

Este par do euro é dominado pelos ursos, menos no muito curto prazo.

gráfico mensal 1997-2010
Esta semana os touros têm uma prova de fogo: a LTA que vêm alimentando a descida nestes últimos 2 anos.

gráfico semanal 2009-2010
Dos 3 cross que acompanho do euro foi neste onde se verificou a reacção dos longos mais tarde. No EurDol começou em Junho, no EurJpy em Agosto/Setembro com um duplo fundo e no EurAud apenas a meio de Setembro.

gráfico diário
Interessante como nos já referidos 3 cross, o euro vinha projectando uma possível rising wedge, as conseguiu desmontar e reagir de uma forma vigorosa à LTA visível no gráfico de 4 horas.

gráfico 4 horas
O euro está bem pujante!

Euro - Dólar

Neste momento temos a cotação ligeiramente abaixo da LTA. Falso break ou inversão de tendência?

gráfico 4 horas
Caso se confirme o último cenário, próximos suportes: 1,356-1,349 (gráfico 4 horas) e principalmente 1,344 (gráfico diário). Com esta subida fulgurante o EurDol não deixou grandes suportes/resistências pela subida íngreme que escalou. Pode estar aberto caminho a uma correcção mais pronunciada.

gráfico diário


Alcoa Inc. - NYSE (ticker: AA)

A Alcoa é uma empresa gigante, global, que opera em 31 países ligada à industria dos alumínios.

O gráfico da sua história é alucinante. Desde o longínquo ano 1974 até ao ano de 2008 viveu um Bull Market sem interrupções. Estou a referir 34 anos! Começou a valer 1,50 USD e atingiu o máximo nos 48,77.

gráfico mensal 1971-2010
Em 2008 cedeu à grave crise financeira e desvalorizou 90% em apenas 10 meses. Foi o seu único Bear Market!
Gráfico semanal 1999-2010
No inicio de 2009 valia 5 USD. Em Janeiro de 2010 chegou a atingir 17,60, uma valorização de 255%!

gráfico semanal
A vida desta cotada não têm sido fácil durante este ano, pelo menos na perspectiva dos longos.
Considero que estamos em todos os prazos temporais num território neutro. Ao ser quebrada a LTD os curtos também perderam o domínio no médio prazo. Para mim a fronteira está na zona 12,25-11,80 USD. Precisamente onde têm evoluído a cotação desde a semana passada.

gráfico diário 2010
Os resultados do último trimestre são anunciados na próxima quinta-feira. Acredito que a cotação vai marinar neste intervalo até esse dia.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dólar - Franco Suíço

Não existe grandes novidades neste par. A cotação continua a cair junto da linha inferior do canal descendente que se iniciou em Agosto.

gráfico diário
Depois do triângulo simétrico activado, assinalado no anterior post deste cross, que tinha como target os 0,970 (já alcançado), temos um possível triângulo descendente. Caso se confirme a quebra do referido triângulo temos um target nos 0,957.

gráfico 2 horas

Por coincidência, ou não, existe um suporte histórico nos 0,961.

gráfico semanal 2007-2010
Continua a não existir nenhum sinal de inversão de tendência no UsdCfd.


McDonald's Corporation - NYSE (ticker: MCD)

Os gráficos da McDonald´s fazem suspirar, sonhar como a vida é bela.
A MCD viveu um mega Bull Market de 1984 a 2000. Quando começou valia 2,30 USD e no fim deste longo ciclo cotava a 45,00.

gráfico mensal 1984-2010
Durou apenas 3 anos o seu único Bear Market onde obteve uma desvalorização de 75%. Chegou a valer apenas 12,15 USD.
Em 2003 os ursos hibernam. Começa novo ciclo ascendente que dura até aos dias actuais.

gráfico semanal 2003-2010
No muito curto prazo a cotação está em terreno neutro. Lateraliza num range relativamente alargado de 3,5 USD. Depois de abandonada a LTA de curto prazo é normal os longos olharem com alguma desconfiança a actual situação. No entanto acho que só traders muito agressivos pensam entrar curto.

gráfico diário
Para quem está fora desta cotada (como é o meu caso), a vontade de entrar longo é muita. Eu por defeito sou um "trender" (trend-follower) principalmente se o activo analisado são acções. Nesta situação pondero entrar em 3 situações:

  • junto ao recente suporte dos 73,7 com um stop muito apertado, um target na casa dos 80,00 e com uma margem pequena. Reforço caso os 76,3 quebrem com bom volume.

  • nos 76,3 se forem furados e nessa situação espero um pullback a esse valor.

  • espero um descida até aos 71,7

Dólar - Iene

Os ursos continuam a dominar praticamente em todos os espaços temporais.

gráfico diário
No muito curto prazo foi dado o primeiro sinal de equilíbrio de forças. A cotação deixou a tendência descente ao abandonar a LTD e passou a lateralizar num range relativamente apertado (48 pips).


gráfico 4 horas

Um fecho acima ou abaixo do range 83,63-83,15 define se temos nova tendência ou se continuamos para sul.