sexta-feira, 9 de setembro de 2011

S&P 500 - índice americano

O S&P 500 continua a negociar abaixo da importante zona de resistência dos 1227-1219 pontos e dentro da possível e enorme bandeira. Começou esta semana a testar a linha inferior dessa figura e reagiu muito bem, deixando um interessante Hammer.

gráfico diário
A possível bandeira continua perfeitamente valida tecnicamente, mas desconfio bastante da sua implicação. Ela têm uma inclinação bastante acentuada, sendo relativamente fácil a quebra da linha inferior ascendente. Este facto pode gerar um falso sinal aos ursos, provocando um interessante e fascinante Short Squeeze, muito do agrado dos touros. É visível que continuo com o meu sentimento a pender mais para o lado longo neste índice...

Observando mais de perto, o gráfico de 1 hora dos CFDs, o S&P 500 parece estar a fazer uma Falling Wedge. A sua projecção é de +-18 pontos, o que atira o target para junto da resistência de muito curto prazo nos 1202 pontos.

gráfico de 1 hora CFD

Euro - Dólar (ticker: EURUSD)

Nas minhas ultimas mensagens do EurUsd, referi a falta de novidades na evolução deste cross. Esta semana começou por testar a zona de suporte entre os 1,403 e os 1,397. Ontem foi quebrada, terminando com 11 semanas consecutivas a negociar dentro do range 1,455 e os 1,403.

gráfico semanal 2007-2011
Volto a referir ser necessário recuar ao indico de 2008, quando o cross atingiu máximos históricos, para observar uma idêntica lateralização.

A quebra da zona de suporte era algo esperado, depois de 6 sessões consecutivas no vermelho. Apenas em Dezembro de 2008 e em Abril de 2009 teve idêntico comportamento. Este facto transformou o equilíbrio de forças oscilatórias em forte tendência descendente.

Hoje está a negociar dentro de uma forte zona de suporte, que eu considero muito importante. Esta é a fronteira, o ponto neutro. Caso seja quebrada, considero o final do actual Bull Market ou pelo menos um significativo sinal do mesmo.

gráfico diário
O derradeiro sinal ou ponto vital para os longos está nos +-1,344. Curiosamente está valor está muito próximo da projecção do rectângulo, de +-570 pips, onde andou a lateralizar nas ultimas semanas. O target dessa figura é atira para os +-1,34.

Apesar desta forte tendência descendente, considero normal o cross respirar um pouco junto destes valores, mas sem grandes intervalos e por pouco tempo. Mesmo nos momentos de forte tendência, o EurUsd quando começa a ficar com o RSI sobrevendido ou sobrecomprado costuma reagir, principalmente no gráfico semanal. No gráfico diário ele está quase a tocar nos 30, mas no semanal ainda está distantes desses valores.

Observando mais de perto, em gráficos de 4 e 1 hora, continua a não existir nenhuma figura padrão que denuncie algo diferente da big picture. Existe uma LTD no gráfico horário, com 1 mês de existência,  com uma forte inclinação.

gráfico 1 hora
No actual cenário, considero abrir posições longas bastante arriscado. Pelo menos para objectivos mais alargados. Não é muito saudável no mercado cambial ir contra as fortes tendências, sem qualquer sinal contrario, como por exemplo, uma figura técnica ou uma divergência em time frames mais curtos.

Eu estou curto e pretendo reforçar. Ou na quebra do mínimo de hoje ou algures nos 1,39.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PSI 20 - Índice portugês

O PSI 20 sofre praticamente uma desvalorização continua desde Fevereiro deste ano. De 14 de Fevereiro a meados de Agosto perdeu +-30% ou +-2425 pontos!

O maior sinal de força dos ursos foi transmitido em Junho quando foram quebrados os +-7330 pontos. No inicio de Agosto, quando quebrou os +-6590, ficou aberta a porta a nova a mais uma enorme queda (12%).

gráfico semanal 2007-2011
No dia 11 de Agosto foram testados os mínimos de 2009 pela 2ª vez. Os ursos aliviaram claramente as suas posições, bem demonstrado pelo fraco volume registados nestas ultimas semanas.

Desde esse dia o PSI 20 vêm fazendo sucessivos lowers highs relativos, mas têm encontrado uma resistência nos +-6355 pontos. Desta forma, pode estar a formar um possível triângulo ascendente com +-555 pontos de projecção, o que atira o target para os +-6910 pontos. No entanto a sua validade técnica começa a ficar em risco, devido à sua duração temporal.

gráfico diário
Caso os 6355 pontos sejam furados, existe a agora forte zona de resistência dos 6685-6570 a dificultar a caminha dos longos. No caso de ruptura destes 2 pontos, fica dado um forte sinal dos touros.

No entanto, tal como venho afirmando nas analises dos vários índices, parece normal existir uma lateralização neste ponto.

McDonald's Corporation - NYSE (ticker: MCD)

A McDonald´s continua completamente dominada pelos touros em todos os horizontes temporais. Apesar do estado turbulento dos mercados (mesmo com o S&P 500 a perder +-18% no mês de Agosto, a MCD consegui valorizar nesse período) ela continua a fazer sucessivos máximos históricos. A semana passada alcançou mais um.

gráfico semanal 2002-2011
A sua valorização continua a ser sustentada por uma LTA com 8 anos de existência. Paralelamente existe uma outra LTA mais recente, mas com quase ano e meio de existência.

Durante esta longa caminhada para norte, poucos suportes consistentes têm sido deixados para trás. O mais perto está nos longínquos 79,95 USD. Desde a ruptura deste ponto, a MCD vêm fazendo sucessivos highers higs e highers lows.

gráfico diário
Ontem deixou ficar um possível Hanging Man, que pode levar a uma correcção fraca a moderada.

Durante o mês de Julho teve uma pequena lateralização entre os +-86,40 e os +-84,85. Caso se confirme a correcção acima referida, pode estar aqui um bom ponto de entrada. este pequeno intervalo corresponde a um retracement entre os 50 e os 61,80 de fibonacci relativamente ao movimento ascendente de Agosto.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

The Coca-Cola Company - NYSE (ticker: KO)

A Coca-Cola continua a apresentar um brilhante comportamento. Depois de ter desvalorizada metade do que o S&P 500 no ultimo mês, na passada sexta-feira conseguiu um feito enorme, ao ter alcançado novos máximos. É necessário recuar a 1999 para observar a KO nos valores actuais!

gráfico semanal 1998-2011
Ontem apesar de ter fechado abaixo do dia anterior, deixou uma enorme vela verde. Fechou perto da resistência dos 69,8.

gráfico diário
Antes de arrancar para novos máximos, gostava de assistir a uma consolidação, isto é, negociar uns dias junto dos 69,8. Neste caso, seria um bom ponto de entrada.

Industry Consumer Goods - S&P 500 (ticker: DJUSNC)

A Industry Consumer Goods têm um market value de 10,68% no S&P 500, sendo a 6ª com maior peso.

Apenas 4 Industrys conseguiram superar este ano os máximos de 2007. Esta Industry foi a que melhor performance alcançou em 2011, tendo negociado 5,7% acima dos mesmos. Em 2º lugar ficou a Consumer Services com uma valorização de 4,9% acima de 2007.

A demonstrar ser a Industry mais equilibrada, das 10 que compõem o S&P 500, ela desvalorizou "apenas" 14,5% nas quedas que os mercados sofreram no ultimo mês, enquanto o principal índice americano perdeu 18,4%. Na correcção que o mercado teve recentemente a sua evolução foi idêntica, mas ligeiramente superior, ao S&P 500: 11,6% contra 11%. Como curiosidade deixo a referencia das quedas das 7 principais Industrys:
  • energia (DJUSEN) perdeu 23,1% e corrigiu 12,8%
  • industria (DJUSIN) perdeu 24,9% e corrigiu 14,0%
  • serviços (DJUSCY) perdeu 18,1% e corrigiu 13,1%
  • financeira (DJUSFN) perdeu 23,6% e corrigiu 13,6%
  • saúde (DJUSHC) perdeu 18,7% e corrigiu 13,7%
  • tecnológica (DJUSTC) perdeu 24,9% e corrigiu 10,9%
A Industry Consumer Goods encontrou uma forte resistência nos 352 pontos, tendo deixado um duplo topo. A sua projecção era de +- 20 pontos, o que atirava o target para perto dos 310 pontos. Este foi superado em 3%.

gráfico semanal 2006-2011
A já referida correcção parou na forte zona de resistência dos +-333/330 pontos. Ontem encontrou um pequeno suporte, nos 316 pontos, tendo deixado ficar um hammer. Este pode levar novamente a cotação para uma subida fraca a moderada. Os volumes andam estáveis.

gráfico diário
Podia referir uma bandeira, mas a mesma parece demasiado inclinada, o que retira alguma credibilidade.

A DJUSNC foi claramente o porto de abrigo dos touros nestas fortes quedas. Se realmente os mercados estabilizarem, no fundo lateralizarem como referi na analise ao S&P 500, as cotadas desta Industry podem ser um bom ponto de entrada, mais calmo e seguro para os touros. A tendência de longo prazo continua ascendente.

Fazem parte da DJUSNC ,por exemplo, a KO (brilhante comportamento no ultimo mês), F, PG...

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Nasdaq 100 - índice americano

O Nasdaq 100 é o índice ocidental que acompanho mais equilibrado e que continua claramente em Bull Market.

Entre Fevereiro e Julho andou a lateralização num amplo intervalo, entre os +-2419 e os +-2190. No inicio de Agosto o suporte desse rectângulo foi quebrado, tendo desvalorizado +-16,50% desde o máximo alcançado no dia 26 de Julho.

gráfico semanal 2007-2011
O target do rectângulo estava nos +-1960, mas não foi alcançado. A histórica zona de suporte dos 2060 e os 2035 conseguiram aguentar a pressão dos ursos. Um interessante e mesmo importante sinal de força dos touros. Desta forma considero a tendência de longo prazo ainda ascendente, enquanto a médio e curto prazo descendente.

Existe mais um aspecto que quero realçar. Eu utilizo sempre escala logarítmica nos gráficos diário e semanal, mas por vezes gosto de observar os mesmos em escala linear. Neste caso existe uma interessante diferença. Na minha escala preferida a LTA de longo prazo foi quebrada. Na linear ainda ela ainda se encontra perfeitamente válida. Neste momento está nos +-2060, portanto encostada à zona de suporte. Fica o respectivo gráfico. Confesso a minha curiosidade para ver como se vai comportar em nova aproximação (não pondero utilizar para efeitos de abertura de posições)...

gráfico semanal 2007-2011
Uma última referência ao gráfico semanal. Pode ter deixado ficar um Gravestone Doji, que pode implicar uma correcção fraca a moderada. Neste caso a zona de suporte deve ser novamente testada.

Observando o gráfico diário, o Nasdaq 100 fez uma divergência positiva durante o mês de Agosto entre o RSI e a cotação. Este facto levou a cotação novamente para junto da agora zona de resistência dos 2265-2255 pontos.

gráfico diário
Existe um dado curioso e bastante interessante. No Nasdaq 100 é relativamente normal existirem gaps. Desde Outubro de 2010 eles foram todos fechados, mais cedo ou mais tarde. Foram +-14 até quinta-feira ...Observando os futuros neste momento tudo aponta para mais um gap down...para ser fechado em breve?

Este é o único índice onde ainda me sinto tentado a abrir posições longas, na actual conjuntura. Apenas espero uma nova visita à zona de suporte (com o stop um pouco apertado).

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

S&P 500 - índice americano

O S&P 500 andou a formar um triângulo simétrico de Março a Julho. Quando a linha inferior ascendente foi quebrada no final de Julho, sofreu violentas quedas. Teve 4 semanas consecutivas no vermelho, desvalorizando +-18%. O target dessa figura foi facilmente ultrapassado...

gráfico semanal 2006-2011
O suporte que encontrou foi mais abaixo do que eu esperava, +- nos 1120 pontos. Na minha anterior mensagem do S&P 500, no dia 7 de Agosto, escrevi :
  • Observando mais para baixo, existe uma importante e algo abrangente zona de suporte, entre os 1175 e 1132 pontos. O ponto fundamental para os touros e o actual Bull Market se manter activo.

  • Para mim está aqui a verdadeira fronteira entre o fim deste Bull Market, com 2 anos e meio de existência, e o inicio de um Bear Market. Caso os 1175/1132 sejam quebrados fica um aviso muito forte aos longos. O golpe final é dado na barreira dos +-1050 pontos. Entre estes 2 pontos considero o S&P 500 em terreno neutro no longo prazo. A médio e curto prazo a tendência é claramente descendente.
Apesar de poder ser considerado uma percentagem muito alto de desvalorização, continuo a considerar o Bull Market neste índice ainda activo, mas no seu limite de validade.

A esperada correcção foi um pouco inferior ao que suponha. Subiu +-100 pontos, até à importante zona de resistência dos 1227-1220 pontos e entrou novamente em queda. Esta reacção pode ter deixado 2 fortes aliados para os ursos: a ultima vela semanal pode ser um Gravestone Doji (que pode implicar uma correcção fraca a moderada) e a formação de uma possível bandeira.

gráfico diário
A projecção desta bandeira é de +- 248 pontos, o que atira o target para os +-980 pontos. Isto implica a importante zona de suporte 1040-1010 ser testada e talvez mesmo superada.

Os mercados americanos estão fechados no dia de hoje. No entanto, os futuros dos seus índices estão a negociar. Hoje a linha inferior da bandeira está a ser testada. Mas o verdadeiro teste terá de ser feito no cash.

Tal como escrevi na mensagem do Dax, apesar do cenário ser muito preocupante para os Bull, pode acontecer um importante equilíbrio de forças entre os +-1227 e os 1120 pontos. No fundo uma lateralização. Desta forma, espero a quebra de um destes pontos para abrir posições. Neste momento apenas observo...

domingo, 4 de setembro de 2011

DAX 30 - Índice alemão

O DAX 30 vinha sendo o farol dos índices europeus na subida desde Março de 2009. Depois de 3 tentativas para quebrar a zona de resistência dos +-7600-7500, os touros perderam força. Os 7100 pontos ainda aguentaram um pouco a desilusão dos longos, mas quando foram quebrados o índice desvalorizou +-28%, perdendo +-960 pontos em apenas 3 semanas.

A histórica zona de suporte dos 5335-5150 pontos conseguiu parar a violenta queda.

gráfico semanal 2000-2011
Surpreendeu completamente a dimensão e a brutalidade desta queda. O importante (suposto...) suporte dos 6340 pontos foram ultrapassados sem qualquer problema. Este ponto era bastante importante para o Bull Market do DAX continuar. Assim desta forma considero que o mesmo terminou. Apesar de tudo a tendência de longo prazo está neutra, a de médio e curto prazo é claramente descendente.

gráfico semanal 2008-2011
Confesso que continuo muito surpreendido com a gritante falta de força do principal índice de referencia europeu. Esperava uma reacção dos touros mais forte do que existiu nos últimos dias. Durante o mês de Agosto ficou formada uma divergência positiva da cotação com o RSI. Pensei que a correcção a este movimento descendente pudesse atingir facilmente os +-6350 pontos. Ficou muito longe...

Neste momento parece estar a ser formado um Pennant, o que pode significar novas quedas. A projecção é enorme, o que atira o target para valores muito próximos dos mínimos de 2009.

gráfico diário
Não tenho qualquer posição aberta no Dax. Pondero ficar curto na quebra da linha inferior ascendente do galhaderte. No entanto, vou apertar um pouco o stop. A zona de suporte dos 5335-5150 pontos é forte, o que pode levar o índice a lateralizar. Aliás, a divergência positiva acima referida pode continuar a existir. Confesso que este é o cenário que considero mais provável. Pelo menos nos próximos dias. A sessão de sexta-feira abriu em ligeiro gap down. Eles têm sido todos fechados passados poucos dias. Tal como se verificou com o deixado na passada segunda-feira.

Neste momento apenas considero razoável pensar em posições longas acima dos 6340.