sábado, 18 de dezembro de 2010

Dólar índex

Mais uma semana sem qualquer novidade no Dólar índex. Já vamos na 3ª semana consecutiva a lateralizar num intervalo muito curto.

gráfico semanal
Esta semana negociou entre os 80,40 e os 78,82. Leva 13 sessões dentro do range 81,44-77,97 . Por este motivo, considero o Dólar índex neutro no muito curto prazo, como que aguardando algo forte para breve.

gráfico diário
Volto a  referir que sempre que se têm verificado estas lateralizações num espaço reduzido, têm acontecido movimentos bruscos e amplos no sentido da quebra do range. E isso têm marcado as tendências das próximas semanas.

Os seus pesos pesados também lateralizam num espaço reduzido. No entanto esta semana identifiquei uma figura em cada par ( no Eur-Usd e no Usd-Jpy), escritas e com gráficos colocados nas suas ultimas mensagens respectivas, que a serem activadas vão levar o Dólar a valorizar. 

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

CAC 40 - Índice francês

O mês de Dezembro trouxe um movimento ascendente muito interessante ao índice francês. Ele valorizou até hoje 7%, correspondendo a um ganho de 255 pontos. Esta foi a terceira semana consecutiva positiva.

gráfico semanal 2008-2010
Esta subida permitiu o CAC 40 estar acima da zona de suporte/resistência dos 3800-3760 pontos nas ultimas 8 sessões, apesar dos volumes modestos. Um pouco contra o esperado e demonstrando bem a vontade dos longos entrarem em cena outra vez, conseguiu fazer em poucos dias um higher high relativo.

gráfico diário
Hoje ficou formado um possível engulfing bearish, o que a ser confirmado com outra vela vermelha na próxima segunda-feira, pode provocar um correcção fraca a moderada.

DAX 30 - Índice alemão

O DAX 30 acabou mais uma semana praticamente encostado à histórica zona de resistência, entre os 7100 e os 7180 pontos, mas sem ter força para pelo menos ir dar um beijinho numa única sessão.

gráfico semanal 2007-2010
As ultimas 9 sessões foram encostadas à agora resistência de curto prazo e máximo deste Bull Market, nos 7043 pontos, com volumes fraco a normais. Isto pode ter originado um topo de curto prazo.

gráfico diário
Hoje ficou formado um possível engulfing bearish (tal como no CAC 40, mas vela vermelha têm maior dimensão), o que a ser confirmado com outra vela vermelha na próxima segunda-feira, pode provocar um correcção moderada. Ainda por cima foi feito com um volume muito forte, bem acima da sua média.

EDP Renováveis - PSI 20 (ticker: EDPR)

A EDP Renováveis teve uma semana muito positiva para os touros. Acabou por romper a importante resistência dos 43,33 depois de na semana passada ter deixado para trás a LTD que vinha impedindo de valorizar.

gráfico semanal 2008-2010
A semana começou bem, com a ruptura dos 4,33. O volume bem acima da média, foi como mandam as boas regras. Os 3 dias seguintes encosta ao agora suporte e apesar de ameaçar regressar abaixo, conseguiu manter-se acima. Hoje finalmente descola também com bom volume.

gráfico diário
Considero que nesta situação a EDP R está interessante para entrar longo. Como não entrei no teste aos 4,33, resta esperar por nova visita...que pode ser possível nos próximos dias, sem colocar em causa o domínio recente dos touros. Os indicadores estão um pouco esticados o que pode originar uma pequena pausa nas subidas.


Nvidia Corporation - Nasdaq (ticker: NVDA)

A Nvidia têm vindo a corrigir nas ultimas sessões, aproximando-se do gap up deixado na passado dia 1 de Dezembro.

gráfico diário
Esta recente desvalorização está a permitir aos longos aliviarem um pouco os indicadores. Desde que a resistência dos 13,54 foi quebrada os volumes têm sido fracos. Mesmo nestas ultimas sessões não se assistiu a nenhum volume acima da sua média.

Considero a zona dos 13,85-13,50 um ponto interessante para entrar longo. Continuo a acreditar a médio prazo a NVDA a atingir valores próximos da projecção do rounding button.

Nasdaq 100

O Nasdaq 100 continua com o seu objectivo de alcançar os máximos de 2007 nos 2239,23 pontos.

gráfico diário
As primeiras 3 sessões da semana serviram para aliviar um poucos os indicadores. Com o fecho de ontem esta semana está ligeiramente verde. O volume vai ser superior à sua média, ao contrario da anterior, o que é sempre um sinal de força dos touros.

Ontem existiram 2 empresas deste índice que apresentaram bons resultados trimestrais. Pode estar aqui lançado um bom mote para nova valorização.

Observando mais de perto, é possível identicar divergência negativa da cotação com o RSI. Talvez por isso já tenho feito uma ligeira correcção aos 1197 pontos em cash.

gráfico 2 horas
A projecção do triângulo simétrico formado durante Novembro ainda não foi atingida. Faltam 30 pontos para os 2150 pontos que curiosamente é um valor próximo dos já referidos máximos de 2007.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Carrefour SA - CAC40 (ticker: CA)

A Carrefour continua a negociar dentro da sua abrangente zona de suporte.

gráfico semanal 2008-2010
Hoje foi a 12ª sessão dentro do intervalo 33,52-32,04. Os volumes têm estado relativamente estáveis, dentro da sua média.

A vela de hoje foi bonita para os longos, com o volume um pouco acima da sua média.


gráfico diário

Como factor positivo tivemos hoje o RSI a sair da zona de sobrevendido. Também é possível observar uma divergência positiva entre a cotação e o RSI.

Apesar disto continua a não achar atractiva abrir posições longas na CA, pelo menos enquanto não abandonar a já referida zona de suporte.

Oracle Corporation - Nasdaq (ticker: ORCL)

A Oracle pertence à industry Technology, sector Software & Computer Services e ao subsector Software. Relativamente a este último subgrupo possui praticamente 25% do seu market value.

A  ORCL têm tido um crescimento fantástico. Já ultrapassou largamente o máximo (23,57 USD) do seu anterior Bull Market de 2008. O máximo histórico é de 46,47 USD alcançado em plena bolha tecnológica.

gráfico mensal 1990-2010
Considero que vive um Bull Market desde 2002. Desde 2009 que praticamente só valoriza, apenas com pequenas pausas para os touros recuperarem um pouco de energia.

gráfico semanal 2002-2010
Em Novembro passado perdeu 3,00 USD, mas o suporte dos 26,70 aguentou muito bem. Esta queda aconteceu com volumes perfeitamente normais, sem pânico.

gráfico diário
Este mês já valorizou 15% e na passada sexta-feira ultrapassou a resistência dos 29,75.

Das empresas com maior Market Value do seu subsector é claramente a líder. Aliás apesar de só pesar 25% nele, os seus gráficos são muito idênticos. Hoje apresenta resultados do ultimo trimestre. após o fecho do mercado. Nova caminhada rumo aos máximos históricos?

Euro - Dólar

O cross do Euro com o Dólar têm vindo a lateralizar num range apertado nas ultimas 12 sessões. Isto demonstra alguma estabilidade. Porém nos casos anteriores em que ele lateralizou durante um período parecido, existiram movimentos bruscos e amplos quando esse range foi quebrado (assinalados no gráfico diário com rectângulos azuis).

gráfico diário
Observando mais de perto é possível identicar uma rising wedge com projecção de 440 pips. Muita fruta mas...

gráfico 4 horas
A linha inferior já foi quebrada e até testada hoje. Normalmente estas figuras quando são activadas costumam ter mais momentum, o que não foi o caso. Mas hoje são lançados dados do desemprego norte-americano, que têm provocado grandes mexidas quando são muito diferentes do habitual.

Ontem fiz uma analise ao cross do Dólar com o Iene. Aqui existe um possível triângulo ascendente. São 2 cross com possíveis padrões de valorização do Dólar.

O Dólar índex também têm lateralizado num range apertado, junto da uma zona de suporte e com a LTA por perto. Também aqui temos alguma indicação para o dólar valorizar.

Resta dizer que não tenho negociado no forex, nem tenho vontade. Os mercados cambiais continuam estranhos, pelo menos para mim. Tenho falhado algumas analises, demonstrando que não estou a conseguir ler muito bem o mercado. Ultimamente é no cross do Dólar com o Iene que tenho acertado mais.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Dólar - Iene

Depois de um longo caminho percorrido sob o domínio dos ursos, que durou 6 meses e correspondeu a uma desvalorização de 1500 pips, parece que os touros querem inverter a situação.

Existe um LTA de curto prazo, com mês e meio de existência, a comandar este avanço dos longos.

gráfico diário
Têm sido interessante observar este cross desde o dia 26 de Novembro. As suas subidas e descidas neste período têm sido comandadas por divergências entre a cotação e RSI, assinaladas com os rectângulos a vermelho no gráfico de 4 horas.

gráfico 4 horas
Entretanto parece estar a ser formado um triângulo ascendente com projecção de 200 pips.



Alcatel-Lucent - CAC40 (ticker: ALU)

A Alcatel teve a segunda sessão de queda, aproximando a cotação da sua anterior resistência de curto prazo nos 2,22.

gráfico diário
Tive a tentação de entrar longo quando os 2,22 foram quebrados. Na altura desconfiei dos volumes e acabei por apenas ir acompanhando a sua evolução, de fora. Ela acabou por ter mais 4 sessões de subidas com volumes fracos.

Se essa valorização foi com volumes fracos, estes dois dias de quedas tiveram eles ainda mais fracos.

Penso entrar longo nos 2,22 com pouco capital, stop nos 2,17, take profit 2,70.

PSI 20

O PSI 20 leva 2 dias a corrigir depois de ter valorizado 10%. Os volumes ontem e hoje foram fracos, bem abaixo da média.

gráfico diário
Sinceramente esperava esta correcção, fraca a moderada, depois da vela de dia 9 deste mês. Não foi no dia seguinte, mas foi nos seus valores máximos. Considero perfeitamente normal esta queda, sem colocar em questão os longos.

Os touros conseguiram inclusive um feito espetacular: levaram o índice a fazer um higher hig relativo muito rapidamente, sem oscilações.

Se for confirmada aquilo que designei como correcção fraca a moderada, podemos ver o PSI 20 chegar aos 7772-7686 pontos e reagir. Hoje já andou perto do primeiro valor. Caso desça do segundo valor então devemos testar a zona de suporte.

Jerónimo Martins - PSI 20 (ticker: JMT)

A Jerónimo Martins fechou hoje a cair 1,71%, levando 3 sessões consecutivas a desvalorizar.

gráfico diário
A JMT continua com os touros cheios de energia. No passado dia 8 fez novo fecho em máximo histórico. Parece que não existe limites para eles. O cenário é de euforia. Parece que todas as correcções são aproveitadas para reforçar/abrir posições.

No entanto eu vejo uma divergência negativa entre a cotação e o RSI, que deve levar a cotação novamente para a LTA de médio prazo. Nesse ponto considero tentador entrar longo. A reforçar que a correcção pode não ter parado já está o volume de hoje acima da sua média.

Dell Inc. - Nasdaq (ticker: DELL)

A Dell continua dominada pelos ursos no longo e curto prazo, estando neutra no médio prazo.

gráfico semanal 2007-2010
Quando em Setembro deste ano quebrou uma LTD de curto prazo teve caminho aberto até à zona de resistência dos +-15,00 USD. Nesse ponto encontra a LTD de longo prazo que a faz cair de novo.

Enquanto essa LTD não for quebrada os touros continuam com a situação muito complicada.

gráfico diário
A Dell continua com todas as carecterísticas que me mantém afastado duma cotada para entrar longo. Ainda está sob domínio da LTD de longo prazo. Está a fazer sucessivos lowers higs e lowers lows no curto prazo.

Porém existe um factor que me fez interessar numa possível entrada longa: a divergência positiva do RSI com o preço. Sinto-me tentado a entrar nos valores actuais mas com um stop apertado. Vamos ver como começa a sessão...

Normalmente não coloco analises de cotadas depois do seu mercado abrir. Já tinha escrito esta mensagem mas por qualquer motivo que não compreendo ela não foi publicada. Fica agora com este atraso de 30 minutos.

Microsoft Corporation - Nasdaq (ticker: MSFT)

A Microsoft têm tido uma interessante valorização este mês. Cresce um pouco mais de 10% com um ganho de 2,60 USD.

No passado dia 6 escrevi que ela estava a negociar junto a uma importante resistência. Ontem fechou ligeiramente acima dela.

gráfico diário
A aproximação aconteceu com pouco volume. Ontem ele foi bastante maior que as sessões anteriores mas dentro da sua média.
Caso se confirme a quebra dos 27,55 a Microsoft têm um amplo caminho para norte sem grandes barreiras. O máximo anual está nos 31,54.
O seu subsector já quebrou recentemente uma resistência que tinha. Mais uma vez a MSFT está mais atrasado que o seu subsector.

Subsector Software - S&P500 (ticker: DJUSSW)

O subsector da Industry Technology que mais têm brilhado neste mês é o do Software.

No passado dia 3 de Dezembro quebrou a resistência dos 691 pontos e caminha a passos largos para o máximo de 2007 nos 733 pontos.

gráfico semanal 2007-2010
Este subsector desde Julho que vêm fazendo sucessivos highers high e highers lows. Quebra a resistência e depois vêm testar para tornar a subir. Um bonito padrão bullish.

gráfico diário
No passado dia 4 escrevi uma mensagem deste subsector quando ele estava a quebrar os 691 pontos. Nessa altura abri uma posição longa na MSFT.

A questão que se coloca neste momento é: vai aos máximos e depois regressa à anterior resistência, ou segue imparável até eles?

Os volumes têm sido bem abaixo da média o que me faz pensar numa quebra de força dos touros...

Para terminar refiro que este subsector está está numa situação intermédia nesta valorização comparativamente ao Semicondutores e principalmente ao Hardware. Este já bateu os máximos de 2007 enquanto o 1º está mais longe dos valores de 2007.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Broadcom Corporation - Nasdaq (ticker: BRCM)

A Broadcom Corporation pertence à Industry Technology, sector Techonology Hardware e Equipment e subsector Semicondutors. O seu market value pesa aproximadamente 5% no seu subsector.

Em 2000 atinge os 183 USD em pleno cume da bolha tecnologica. Nunca mais voltou a aproximar de tal marca.

gráfico mensal 1998-2010
No inicio de 2006 atinge o ponto máximo do seu anterior bull market nos 50 USD. Em Março de 2008 valia apenas 13,00.

gráfico semanal 2006-2010
Os últimos 2 anos foram de valorização relativamente constante e sustentada. No passado dia 2 de Dezembro alcançou os valores máximos do seu anterior Bull Market.

gráfico diário
A histórica resistência foi alcançada com pouco volume e assim têm continuado. Isto até pode significar que está a carregar energias para novos máximos.

Contudo vejo 1 aspecto negativo: divergência negativa da cotação com o RSI. Talvez uma vinda à LTA de curto prazo possa dar novo impulso.

McDonald's Corporation - NYSE (ticker: MCD)

Os touros da McDonald's no passado da 7 enganaram-me bem. Quando a linha superior do range onde andava a negociar foi quebrada, entrei longo porque parecia mais uma arrancada feroz. O volume até foi interessante para um break. No dia seguinte abre em gap down com um volume ainda maior...stop disparado. Nesse dia foi emitido um relatório sobre as vendas recentes da empresa, um pouco abaixo do esperado...

gráfico diário
A MCD parece que ainda tem mais espaço para quedas. O RSI e o MFI ainda não estão em zonas onde costumam reagir. Por outro lado considero que está junto a uma zona de resistência, entre os 77,05-76,45.

A McDonald's desde Março deste ano que vêm fazendo constantes máximos históricos. Foi deixando poucas referencias para resistências/suportes. Talvez a mais consistente esteja nos 71,75. Depois temos a que já referi no anterior paragrafo.

Exxon Mobil Corporation - NYSE (ticker: XOM)

Os touros Exxon Mobil parecem que começam a perder alguma força. As ultimas 5 sessões foram encostadas ao target da wedge nos 72,30 USD.

gráfico diário
Na ultima mensagem que escrevi da XOM já havia feito referencia a essa aparente falta de força a estes valores. No entanto referi que o target seria alcançado e ultrapassado. Mas eu errei no valor do target. Tinha apontado para os 72,70, mas errei nas contas. Hoje já não tenho a certeza se este valor vai ser ultrapassado sem existir pelo menos uma pequena correcção.

É visível uma divergência entre a cotação e o RSI. Os volumes têm sido abaixo da sua média. Claro que estas duas situações podem ser ultrapassadas, mas...não me parece.

Uma visita à LTA pode dar novo alento aos longos para alcançarem a forte zona de resistência dos 75,00-76,60.

gráfico semanal 2007-2010


segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Total - CAC 40 (ticker: FP)

A Total teve um período complicado depois de ter distribuído excelentes dividendos. Chegou a aproximar uma zona de suporte, mas as ultimas 9 sessões foram praticamente a subir. Valorizou +- 8,5% o que corresponde um ganho de 3,10€.

gráfico diário
Esta subida têm sido consistente, como demonstram os volumes sempre perto da sua média.

Penso que o gap deixado para trás vai ser fechado em breve e assim novo ataque dos longos à resistência dos 41,00.

A Total vêm lateralizando desde Maio. Isto origina que não seja a petrolífera mais atraente. Das 4 empresas que acompanho deste sector, a Exxon e a Galp estão numa situação mais favorável.

EMC Corporation - NYSE (ticker: EMC)

A EMC têm tido um comportamento fantástico ao longo deste ano de 2010. Valorizou 35% e encontra-se  a 3,30 USD do máximo de 2007.

gráfico semanal 2004-2010
As ultimas sessões têm andado encostada à recente resistência dos 22,35. Os volumes têm sido baixos como que preparando o assalto a novos máximos anuais e assim aproximar dos de 2007.

gráfico diário


General Electric Company - NYSE (ticker: GE)

Na passada sexta-feira o target da wedge foi alcançado, numa sessão muito forte dos touros. O volume foi quase o dobro da sua média.

gráfico diário
Acabei por aliviar a posição que detinha nos 17,80. Depois de valorizar 13% em 9 dias, praticamente sem grandes pausas, penso ser provável existir uma pequena correcção. Apesar de tudo considero que existe espaço para novas subidas.

Uma vinda aos 17,30 permite um pequeno reforço.

Halliburton Company - NYSE (ticker: HAL)

A Halliburton teve na semana passada uma aproximação à histórica resistência dos 42,15, mas não conseguiu tocar nela. Apesar de alguma aparente falta de força dos longos nesta zona (41,80-42,15), eles estão prontos para nova aceleração.

gráfico diário
Na quarta-feira quando atingiu o máximo histórico dos últimos 2 anos e meio, acabou por fazer uma vela vermelha relativamente grande, com um volume acima da média. Isto podia indicar uma correcção maior. Tal não aconteceu. Isto permitiu os indicadores ganharem alguma folgo, principalmente o MFI.

Existe uma LTA de curto prazo muito próxima do fecho de sexta-feira. Neste momento encontra-se nos 39,50 USD. Talvez seja uma pequena oportunidade de entrar, com um stop bem apertado.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Industry Industrials - S&P500 (ticker: DJUSIN)

A Industry Industrials também está a ter um mês muito bom. Finalmente conseguiu furar a importante resistência dos 300 pontos.

gráfico semanal 2007-2010
No inicio deste mês escrevi uma mensagem sobre esta Industry onde demonstrava que podia estar para breve o breakout. Existe no entanto um factor que me deixa algo desconfiado da sua força: o volume. A ruptura aconteceu com volumes normais e eles têm vindo a decrescer.

gráfico diário
Confesso que recentemente me posicionei longo numa cotada desta Indurtry, a General Electric. Tenho vindo a apertar o stop profit porque me parece estar para breve um pullback aos 300 pontos.

Industry Health Care - S&P 500 (ticker: DJUSHC)

A Industry da saúde acabou por ter uma semana interessante. Fechou a valorizar mais de 1% e acabou por dar um primeiro sinal de inversão da tendência descendente de curto prazo, ao fazer um higher low e um higher high relativo.

gráfico diário
O seu potencial de valorização é grande. Ainda está longe dos máximos de Janeiro e Março.

Pode vir daqui uma importante ajuda ao S&P 500 para continuar a sua tendência ascendente.

Industry Financials - S&P 500 (ticker: DJUSFN)

A Industry Financials brilhou nas últimas 2 semana. Desde o inicio do mês já valorizou praticamente 10%.

gráfico semanal 2008-2010
A margem para subir é muito grande. Está ainda longe dos máximos anuais alcançados em Abril. As ultimas 3 sessões da semana deixaram um padrão de candlesticks interessantes para os touros: um three white soldiers.

gráfico diário
Eu continuo acreditar que possa gerar, a longo prazo, um bom investimento, mas com toda esta turbulência das dividas públicas prefiro ficar a assistir. Não sinto nenhuma vontade de me posicionar em cotadas desta Industry.

Pode vir daqui uma importante ajuda ao S&P 500 para continuar a sua tendencia ascendente.