sábado, 16 de outubro de 2010

Dólar índex

A saga da queda do Dólar parece não ter fim!

No final da semana o USD atingiu a LTA com 2 anos e meio de existência e reagiu ligeiramente. Este têm sido um dos pontos por mim referidos como possível acalmar das quedas. No entanto também vinha apontando vários suportes pelo caminho e todos foram quebrados com facilidade.
gráfico semanal
O que se pode esperar esta semana? No curto prazo enquanto continuar dentro do canal descendente assinalado no gráfico diário nada se altera. Caso rompa a linha superior têm a agora pequena resistência 2 pontos acima.. Esta situação seria sem duvida um pequeno sinal de esperança para os longos...

gráfico diário


Alcoa Inc. - NYSE (ticker: AA)

A Alcoa realmente corrigiu e quase chegou ao meu ponto de entrar novamente longo. A vela que deixou ontem demonstra muita confiança por touros.

A sua industry demonstra também bom nível, portanto estas ligeiras quedas podem ser mesmo vista como mero aliviar de pressão e não inversão de tendência, nem sequer de curto prazo.

Todo este cenário faz desejar mesmo uma visita abaixo dos agora 12,75 para entrar. Fica o gráfico actualizado.
gráfico diário

Basic Materials - Industry S&P 500 (ticker: DJUSBM)

Normalmente não atribuo significado à industry Basic Materials quanto tento perceber em que sentido o mercado (S&P 500) pode ir no futuro. Mas se penso investir em alguma cotada desta industry já a analiso.
Neste momento considero que está num ponto muito interessante. Está a fazer um pullback à agora resistência. Para mim é uma das situações preferidas para entrar ou reforçar num activo.

gráfico diário


Industry Technology - S&P 500 (ticker: DJUSTC)

Uma industry que impressionou esta semana foi a Technology. Fez um breakout na segunda com pouco volume, o que podia indicar pouca força, mas as subidas não pararam. Para terminar a semana em grande, faz um enorme marubozu, demonstrando o poder dos touros. A parte interessante desta industry está no facto de ter margem para subir perto de 3% até à importante resistência deixada pelo anterior máximo.

gráfico diário


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

General Electric Company - NYSE (ticker: GE)

A General Electric é uma empresa ligada a diversas tecnologias, mídia e serviços financeiros. Os produtos e serviços incluem motores de avião, geração de energia, tecnologia de segurança, financiamento de empresas, produtos industriais, etc. Pertence à industry Industrials, supersector Industrials Goods & Services, sector General Industrials e subsector Diversifield Industrials. É a 4ª empresa com maior Market Value do S&P 500.

A cotação atingiu o seu máximo histórico em 2000 ao valer a 60,50 USD. Em 2009 chegou a atingir apenas os 5,87 USD.
gráfico mensal 1997-2010
A tendência desde os mínimos de 2009 é ascendente, com uma valorização de 190%, bem superior por exemplo ao S&P 500 (75%) ou à sua industry (110%).
Desde Setembro de 2009 a GE têm andado a lateralizar entre os 19,70 e os 14,20. 

gráfico semanal 2007-2010
Ontem foram lançados os resultados do ultimo trimestre após o fecho do mercado. A gigante norte-americana registou um lucro líquido de $2,06 mil milhões, ou $0,18 por acção, e receitas de $35,89 mil milhões, abaixo do esperado pelos analistas. Hoje segue em pré-market a perder 2,80%.

Ela está numa zona de resistência considerável: 17,20-16,60. Caso se consiga manter nestes valores fica interessante entrar longo. Não me parece razoável uma entrada curta mesmo abaixo desse valores. Os mercados estão fortes e não gosto de ir contra a corrente.

gráfico diário


Carrefour SA - CAC40 (ticker: CA)

A Carrefour apresentou os resultados do ultimo trimestre ontem após o fecho. Os ganhos foram de 6,7%, praticamente em linha com a previsão dos analistas.

Hoje a cotação está a reagir mal. Provavelmente já tinha tudo incorporado no preço da acção e hoje alivia.

Este é o verdadeiro teste ao suporte dos 38,50. No entanto desconfio de uma correcção mais alargada. Não gostei do gap up deixado quarta-feira, porque foi feito com pouco volume. Hoje este gap down vêm dar algum poder aos curtos. Ainda estamos a meio da sessão. O melhor é observar o resto do dia e ir analisando o seu comportamento. Neste momento não arrisco nenhuma abertura de posição, curta ou longa.
gráfico diário

Alcoa Inc. - NYSE (ticker: AA)

A Alcoa parece ter começado um movimento de correcção. Praticamente foi alcançado o target da projecção do duplo fundo.
Nas últimas 3 sessões deixou uma espécie de Evening star.

gráfico diário
No final da sessão de ontem vendi a a minha posição. Tal como referi, o target foi praticamente alcançado e não gostei da vela deixada. O gap aconteceu com pouco volume o que indicava claramente perda de força dos touros. Caso a cotação baixe dos 12,65 pondero nova entrada.


Dólar - Iene

Impressionante a força do Iene neste cross.
Com a intervenção do banco central japonês os touros ainda sonharam com altos voos. A resistência dos 85,92 levou a acordarem para a realidade. O Dólar perdeu 500 pips neste ultimo mês!

gráfico 4 horas
Nova resistência, de curto prazo, nos 81,655. Só a quebra desta pode dar algum sorriso aos longos...

Euro - Dólar

Neste momento acompanho 4 pares onde está presente o Euro. É claramente no cross EurUsd que a moeda europeia está mais forte. Desde o mínimo alcançado em Junho nos 1,187, praticamente só encontrou uma resistência (1,325).
Se a descida desde o inicio de Dezembro foi impressionante, o que dizer desta recuperação? Desde os mínimos aos valores actuais passaram 4 meses. A descida no mesmo intervalo de valor, 1,40x-1,18x, demorou 5 meses! Sem duvida os touros estão loucos.

gráfico diário
Nesta conjuntura, pensar entrar curto só em daytrade. Não existe qualquer sinal de inversão. Tentar adivinhar topos pode originar grande buraco na carteira...

Olhando para o gráfico de 2 horas observamos a cotação a evoluir dentro de um canal ascendente (o mesmo assinalado no gráfico diário). Mas o que me chama mais a atenção é a possível bandeira que está a ser formada. Caso se concretize o canal será quebrado para norte. A projecção da bandeira terá 200 pips, que origina um target nos 1,42x! Uuuffff!

gráfico 2 horas



quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Euro - Libra Esterlina

Na passada terça-feria não achava este par interessante para entrar longo. Neste momento mudei de opinião.

Eu achei que o cross do Euro com a Libra Esterlina estava a lateralizar num apertado de range (70 pips). A evolução das ultimas horas mudou a minha visão. Parece que temos novamente uma falling wedge a ser formada. A projecção na ruptura será de 70 pips.

gráfico 4 horas
A quebra da linha superior origina uma entrada longa muito pouco alavancada. Não penso colocor stop. Temos perto uma LTA, neste momento nos 0,871x. Neste ponto poderei reforçar e colocar os stops perto.
Existe uma fortíssima resistência nos 0,884 (gráfico diário).


Dell Inc. - Nasdaq (ticker: DELL)

A Dell produz computadores pessoais, periféricos, servidores e redes. Pertence à industry Technology, sector Technology Hardware & Equipment e subsector Computer Hardware. O seu máximo histórico foi alcançado em 2000 nos 58,69 USD.

Em 2008 teve uma queda brutal passando dos 26,00 para os 7,85 USD.
Nos últimos 14 meses lateraliza entre os 17,30 e os 11,90 USD. Quando a cotação atingiu o importante suporte dos 11,90 a Dell correu um serio risco de derrocada total. Este ponto era a verdadeira fronteira, a única esperança dos ursos não dominarem em todos os horizontes temporais.

gráfico semanal 2008-2010
O quebra da LTD em Setembro foi o primeiro sinal de possível entrada para os longos. Desde essa altura possui uma valorização de 18%.
Hoje está a negociar encostada a um interessante suporte nos 14,30. A quebra deste transmite muita força dos longos.
Quem não está dentro, como eu, resta esperar uma pequena correcção até pelo menos aos 13,75, ou caso ultrapasse o suporte um posterior pullback.

gráfico diário


Dólar - Franco Suíço

O cross do Dólar com o Franco Suiço continua a atingir sucessivos mínimos históricos.

Hoje de madrugada foi praticamente alcançado o target da bandeira por mim assinalado na anterior mensagem do UsdCfh. Continua a não existir qualquer sinal de inversão de tendência.
gráfico 4 horas


Halliburton Company - NYSE (ticker: HAL)

A Halliburton continua o movimento ascendente imparável. 

A HAl conseguiu quebrar a importante resistência com relativa facilidade. No entanto podemos estar perante uma falsa ruptura. O volume foi fraco, abaixo da média, o que não é bom sinal para momentos como este. Para além disso temos uma possível Evening Star (para o padrão ficar completo, amanhã precisa de fazer uma vela vermelha semelhante à verde de ontem).
gráfico diário



Euro - Dólar

O cross do euro com o dólar lateraliza num range relativamente apertado, 1,400-1,380, desde o dia 6 de Outubro.
O equilíbrio de forças nestes valores existe. Já aconteceu um falso break para norte e outro para sul.
gráfico 2 horas

Conto com um movimento muito brusco, cheio de momentum, quando acontecer a verdadeira ruptura. Em que sentido? Boa pergunta...talvez para norte...

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

The Walt Disney Company - NYSE (ticker: DIS)

A Walt Disney pertence à industry Consumer Services, sector Media e subsector Broadcasting & Entertainment.

A DIS é uma cotada americana que me transmite simpatia (não só pela minha infância). Tecnicamente costuma ser muito fiel a suportes, resistências e linhas de tendência. A única excepção, nos últimos 5 anos, aconteceu no final de 2008, inicio de 2009.

gráfico semanal 2006-2010

Os longos dominam em todos os espaços temporais. Neste momento está a ser travada mais uma batalha junto à resistência dos 35,10 USD. Têm sido uma constante durante anos, como se pode verificar no gráfico anterior.
Nos últimos meses a cotação vêm evoluindo entra uma LTA e uma LTD. Podemos estar na presença de um triângulo simétrico como tenho visto referido por alguns analistas. Normalmente esta figura significa continuidade de tendência, portanto de subida. No entanto olhando para os volumes, eles têm sido mais altos nas descidas, o que implica maior probabilidade de descida. Tecnicamente desconfio deste triângulo. O padrão do volume não está muito uniforme, a duração dele vai longa, apesar de estar ainda dentro dos 2/3,1/4 da sua extensão. Honestamente acho que estamos apenas na presença de 2 linhas de tendência

gráfico diário
Sinceramente não acho razoável entrar curto nesta cotada. Os ataques à resistência têm sido constantes depois de sucessivos highers lows.
O ideal teria sido uma entrada junto aos 33,00 USD. Como estava a "dormir", neste momento só resta esperar. Sem duvida uma acção a vigiar com muita atenção nos próximos dias.

Total - CAC 40 (ticker: FP)

A petrolífera francesa Total pertence à Industry Oil & Gas, sector Oil & Gas Producers e ao subsector Intergrated Oil & Gas. Têm um peso de 11,73% no CAC 40, o que é muito significativo neste índice.

A vida da Total em bolsa nos últimos 4 anos não têm sido muito fácil. Os ursos dominam no curto e médio prazo.
gráfico semanal 2007-2010
Desde do fim de 2009 vimos assistindo a um movimento lateral num amplo intervalo. Neste período fraquelou no momento mais importante para os longos quando visitou a resistência dos 46,20. Estávamos em Janeiro deste ano e iniciou uma tendência descendente que ainda não terminou.

gráfico semanal 2009-2010
A FP está num momento de indefinição. Por um lado temos uma linha de tendência descendente com 6 meses (neste momento nos 38,88), por outro temos uma LTA com 3 meses e que ontem provocou uma boa reacção dos longos. Qual vai levar a melhor?
Na sessão de ontem, abriu em gap down e deixou ficar um hammer. Hoje, a confirmar a vela que está a fazer, os longos demonstram vontade em assumir o poder.
gráfico diário
Esta é a quarta empresa petrolífera que analiso neste blog. Só a Petrobrás possui pior situação técnica actualmente. O CAC 40 está, mais uma vez, a tentar quebrar a resistência dos 3800 pontos. Este índice está bastante mais atrasado do que o DAX ou S&P 500. Penso que estão reunidas condições para os touros ganharem esta batalha.
Acredito neste cenário favorável e por isso fiz uma entrada longa hoje de manhã. Stop nos 37,20, target 49,20. Reforço na quebra dos 39,70.

Euro - Libra Esterlina

O cross do Euro com a Libra Esterlina está num momento importante para os longos. Os 0,884 têm sido um  suporte / resistência desde 2009.
gráfico diário 2009-2010
Depois de quebrar a linha superior da falling wedge atingiu o seu target, que coincidia precisamente com a referida resistência.
gráfico 4 horas
É a minha primeira vez que observo este par infelizmente! Se fosse ontem tinha entrado na quebra da linha superior da wedge.
Seguindo o meu sistema de trading não vejo este par numa situação interessante para entrar longo. A quebra dos 0,884 com momentum ou uma visita à LTA altera esta visão.

Libra Esterlina - Dólar

O cross da libra esterlina com o dólar é dominado pelos ursos no longo prazo. 
gráfico semanal 2007-2010
No médio prazo (ultimo semestre) mandam os touros com uma excelente valorização desde Maio.

gráfico diário
Durante o mês de Setembro teve uma evolução fantástica. Valorizou 700 pips! No momento que encontrou a resistência na casa dos 1,600 abandonou o canal ascendente que vinha sustentando a subida.

gráfico 4 horas
Neste momento parece estar em formação um triângulo descendente com o suporte nos 1,575 e possível projecção de 200 pips.

Alcoa Inc. - NYSE (ticker: AA)

A Alcoa continua a caminhada para o target nos 13,85 (projecção do duplo fundo).

Esse caminho pode ser feito em linha recta ou com algumas curvas (o mais provável). Hoje deixou um padrão de velas que pode significar uma pequena correcção, um engulfing pattern. Requer confirmação na próxima vela.

gráfico diário
Caso se verifique esta pequena correcção pondero seriamente fazer um reforço.


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Intel Corporation - Nasdaq (ticker: INTC)

A Intel anunciou os resultados do trimestre anterior após o fecho do mercado. Obteve um ganho de 2,96 biliões USD, ou 52 centavos por acção, comparado com 1,86 bilião USD, ou 33 centavos por acção do período homologo do ano anterior. Os analistas esperavam um lucro de 50 centavos por acção.

Quando o mercado fechou a INTC cotava a 19,77 (+1,07%). Os resultados foram lançados e passou a valer 19,93 (+0,81%) em after hours.

Fica o gráfico actualizado sem grandes novidades.

gráfico diário


Dólar - Franco Suíço

O par dólar-franco suíço pode estar a forma uma bandeira. Caso se confirme o par pode chegar a uns imagináveis 0,94...vamos observar como reage ao suporte desta possível bandeira.

gráfico 4 horas
Este cross têm sido muito fiel a figuras técnicas.

Exxon Mobil Corporation - NYSE (ticker: XOM)

A Exxon dispensa qualquer tipo de apresentação. É a empresa com maior market value do S&P 500. Pertence à Industry Oil & Gas, sector Oil & Gas Producers e ao subsector Intergrated Oil & Gas.

No médio e longo prazo os ursos dominam o panorama. Apenas no último mês os touros apareceram em cena. Considero os 64,40 USD a fronteira para os longos passarem a ter domínio no médio prazo.

gráfico semanal 2007-2010
Ontem a XOM fechou junto á importante resistência dos 64,40. Não será fácil ela ser quebrada com consistência logo na primeira batalha. Isto seria um poderoso sinal de força dos longos.

gráfico diário
Começa a ficar interessante ponderar uma entrada longa. A Exxon está mais atrasada em relação à recuperação dos mercados em geral. A sua Indusry, que já ultrapassou uma importante resistência, valorizou desde Julho perto de 25%, enquanto a XOM apenas 15%.
Caso exista uma correcção para perto dos 62,50 dólares entro longo com pouco capital (o rácio não é muito alto). Talvez reforce com a quebra dos 64,40 (conforme as condições). Stop perto dos 61,00. Caso não se concretize este cenário só resta esperar por um possível pullback.

Resta referir que neste momento não existe nenhuma correlação da evolução do petróleo com esta cotada. Ele está perto de máximos alcançados este ano.

Euro - Iene

Afinal a divergência que assinalei não se confirmou (nas últimas semanas não se confirma nenhuma...).

gráfico 4 horas
Neste momento está a negociar junto a um suporte nos 112,9.

EADS - CAC40 (ticker: EAD)

Inicio de semana muito interessante nesta cotada.
Na abertura desta sessão muita pressão vendedora, provavelmente os stops a estourarem (como foi o meu caso por apenas 3 cêntimos) e grande corrida dos longos depois das 13 horas, a conseguirem fazer um fecho acima da LTA. Esta poderá ainda não estar invalidada, dependendo dos próximas dias.

gráfico diário
Um pouco contra as minhas regras acabei por fazer nova entrada longa (normalmente pago caro estas fugas à disciplina) aos 17,55. O seu subsector continua forte, não têm existido noticias negativas. Ainda hoje a Boeing fechou em máximo relativo no mercado americano. Continuo a acreditar nesta menina.

Carrefour SA - CAC40 (ticker: CA)

Sem grandes novidades esta cotada francesa.

Mais um dia onde o suporte dos 38,5 comportou-se como uma excelente defesa dos touros. Porém o volume da sessão de hoje foi fraco. Provavelmente ainda não foi nesta sessão que os longos podem considerar a batalha ganha.
Eu não defino realizar entradas curtas ou longas em função dos indicadores. Estes apenas ajudam a tirar conclusões em algumas situações. Neste momento a CA têm um dado que gosto de observar: RSI em terreno neutro e MFI muito baixo. Parece interessante para uma entrada longa com objectivo de curto prazo, pelo menos.

gráfico diário


Euro - Dólar

Ontem quando o mercado abriu em gap up deixei a possibilidade dele ser rapidamente fechado e poder existir uma forte correcção.
Realmente ele foi fechado mas houve apenas uma normal correcção de apenas 140 pips, pelo menos até este momento.

gráfico 2 horas
Entretanto identifico no par Euro-Dólar um possível triângulo simétrico com uma projecção de 180 pips.

Euro - Iene

Neste momento este par está a negociar dentro daquela forte zona de suporte, anteriormente de resistência.

Eu havia identicado a zona 114,4/113,4 como a fronteira entre o reino dos curtos e dos longos. O máximo alcançado no dia 6 foi de 115,4. Fica a grande questão: foi um falso break e a tendência continua a mesma ou apenas estamos a assistir a uma pequena correcção?

gráfico diário
Desde o passado dia 6 o Euro-Iene têm lateralizado dentro de um range relativamente largo (200 pips). Considero normal esta situação. Pelo menos desde Maio que os movimentos têm tido um carácter oscilatório e não tendencial.

Observando o gráfico de 2 horas (assim como no de 4 horas) é possível observar uma divergência positiva entre cotação e RSI, o que pode promover novo movimento ascendente.

gráfico 2 horas


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Intel Corporation - Nasdaq (ticker: INTC)

A Intel não está a passar um momento brilhante. Tal como referi na anterior mensagem do seu subsector, a INTC pertence à Industry Technology e ao subsector semiconductor (DJUSSC). A sua performance têm sido pior do que o DJUSSC.

Desde o inicio de 2009 a Intel têm vindo a presentar resultados muito bons. Inclusive nos dias de apresentação de resultados abriu sempre com gap up (visível no gráfico diário). No entanto este trimestre foi marcado por várias previsões pessimistas. Como resultado observo uma clara tendência descendente desde Abril deste ano. A cotação vêm evoluindo dentro de um canal descendente.

gráfico semanal 2007-2010
Foi muito importante a INTC ter conseguido reagir à zona de suporte dos 19,00. O próximo passo para ficar atraente abrir posições longas é superar a LTD que neste momento anda na casa dos 20,20 USD.
Amanhã, dia 12, são conhecidos os resultados do ultimo trimestre após o fecho do mercado americano.

gráfico diário
Existe muitos investidores tentados a entrar longo, arriscando a sorte grande. Argumentam com os famosos gap up que já referi. Considero muito arriscado essa posição. No caso de acontecer um gap down, até os stops podem não salvar a situação, caso eles estejam colocados nesse "buraco".

Subsector Semiconductor (ticker: DJUSSC)

A Industry Technology incorpora 6 subsectores. O dos semicondutores é o que vêm mais atrasado no crescimento. Ele têm um peso aproximado de 20% nesta Industry.

gráfico diário
O DJUSSC é domininado em termos de Market Value pela Intel (INTC) com 34,7% de peso, depois temos a TXN com 10,8%, a BRCM e AMAT ambas com 5%, a MRVL e ADI com 3%.
Como é fácil constatar a INTC leva praticamente o subsector a subir ou descer. No entanto desde o mínimo de 31 de Agosto o subsector valorizou perto de 15% e a Intel apenas 11%.
Penso que o DJUSSC pode ser um catalisador para impulsionar a sua Industry a nova valorização. Amanhã, dia 12 de Agosto, saem os resultados da Intel.

domingo, 10 de outubro de 2010

Galp - PSI 20

Na anterior mensagem da Galp escrevi que estava curioso para ver como os touros iriam atacar a grande muralha dos 13,80. A vela do passado dia 1 Outubro demonstrava a fúria da manada. Esta sessão ficou marcada pelo 3º maior volume da sua historia.

Acabou a semana encostada aos 13,82, num ponto mais alto do que a grande vela verde. Os volumes durante estes últimos 5 dias foram normais.

gráfico diário
Muitos investidores esperavam uma vinda aos 13,10 para entrar/ reforçar longo. Não acredito, no curto prazo, numa vinda a esses valores. Penso ser normal nos próximos dias continuar a existir equilíbrio de forças neste ponto. Será até saudável para os touros, ganhar forças para nova arrancada.

Euro - Dólar Australiano

O suporte dos 1,409 revelou ser um ponto forte para aguentar as investidas dos curtos depois de o EurAud ter abandonado a sua LTA.

Neste momento parece estar em formação um triângulo descendente. Projecção para os 1,391 com a quebra do suporte.

gráfico 4 horas



Alcatel-Lucent - CAC40 (ticker: ALU)

A Alcatel é uma empresa líder de mercado em redes de alta velocidade fixas, moveis e tecnologia IP. Oferece serviços de voz, dados e vídeo em todo o mundo. Pertence à Industry Technology, sector Technology Hardware e Equipment e subsector Telecommunications Equipment.

A ALU vive um grande Bear Market. Em 2000 valia em bolsa os míticos 97,15, a meio de Março de 2009 atinge o mínimo histórico de 0,87.

gráfico mensal 2000-2010
Observando o gráfico anterior, todos os movimentos de subida devem ser entendidos como meras correcções , mantendo sempre a sua trend principal em sentido descendente. Encaro dessa forma o período de 2002 a 2004, assim como o de 2009.
O que me faz mudar de opinião e considerar inversão de tendência? No médio prazo a quebra dos 3,29.

gráfico semanal 2006-2010
Desde Novembro de 2009 temos assistido a uma lateralização desta cotada. A luta têm sido tremenda.
Os touros para assumirem o comando no curto prazo têm que vencer a zona de resistência entre os 2,60/2,70. Os ursos passam a dominar na quebra dos 1,95.

gráfico diário
Confesso que tenho um certo carinho pela Alcatel. É muito técnica e têm proporcionado boas mais valias. Estou fora desde Outubro de 2009. Tive várias vezes a tentação de entrar quer curto, quer longo mas resisti sempre. Só pondero fazer uma entrada longa se quebrar a referida zona de resistência ou curto depois de furar o suporte dos 1,95. Até lá continuo a assistir ao filme.

Dólar - Franco Suíço

O par UsdChf abriu em gap down. Também nesta situação aposto no fecho do mesmo e inversão de tendência.

gráfico 4 horas

Euro - Dólar

A sessão de hoje abriu com um gap up.

Não é nada comum o mercado do forex abrir com gaps. Nas poucas excepções em que isso se acontece demora muito pouco tempo a serem fechados e com movimentos fortes. Esses fechos podem marcar inversão de tendência no curto/médio prazo.

gráfico 1 hora