sábado, 30 de outubro de 2010

Subsector Semiconductor (ticker: DJUSSC)

Várias empresas que compõem o subsector dos semicondutores apresentaram resultados esta semana.

A especial referencia vai para a Broadcom. que valorizou brutalmente após divulgação do balanço trimestral. Apesar de possuir apenas um peso de 5% neste subsector acabou por arrastar as outras cotadas.

gráfico diário
Na quinta-feira atingiu a importante resistência e ontem os touros sentiram o seu peso. Será normal esta semana sentir uma correcção nestes valores.

Dólar índex

A semana passada o Dólar índex acabou por ficar preso entre a LTA com dois anos e meio de existência e a resistência dos 78,33. Esta semana foi exactamente igual à anterior.

gráfico semanal
Tal como tinha previsto na mensagem da semana passada, o Dólar índex está a lateralizar num range relativamente apertado. A quebra dos 78,33 ou da LTA vai originar grande momentum.

gráfico diário


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Exxon Mobil Corporation - NYSE (ticker: XOM)

Hoje a Exxon Mobil divulgou resultados antes da abertura da mercado. O seu lucro cresceu 55%, 1,44 USD por acção bem superior aos 0,98 USD no período homologo. O EPS foi bem melhor do que o estimado.

O Hammer deixado na sessão de ontem indicava um possível movimento ascendente para hoje.

gráfico diário
Com os bons resultados divulgados era esperado um movimento mais fortes no dia de hoje. Considero a valorização de 0,86% fraca. Provavelmente toda a tendência ascendente desde fim de Agosto já vinha incorporando estas mais valias.

Neste momento os 66,85 USD podem estar a condicionar as subidas. Em caso de quebra fica caminha aberto para uma boa escalada dos touros. Continuo a considerar a industry da energia com um bom potencial de valorização, tal como a XOM.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Alcatel-Lucent - CAC40 (ticker: ALU)

A Alcatel na sessão de ontem deixou o primeiro aviso aos longos. Fecho abaixo da zona de resistência (2,70-2,58) e da LTA de curto prazo.

gráfico diário
Hoje os touros ainda tentaram levar a cotação para a referida zona, tocou nos 2,58 mas fraquejou.

Penso que neste momento pode estar caminho aberto para uma pequena correcção pelo menos até aos 2,41-2,35.


Euro - Iene

Neste cross tinha previsto um aumento de momentum na quebra de uma LT. A ascendente foi quebrada mas não existiu nenhuma grande alteração na amplitude de movimentos.

gráfico diário
No gráfico de 4 horas é bem visível o domínio dos ursos desde o inicio do corrente mês.

gráfico 4 horas
Neste momento temos uma possível rising wedge com projecção de 130 pips. Caso se confirme esta figura a LTD vai ser atacada. Se a linha inferior quebrar temos um importante suporte nos 111,60.
Este ultimo cenário coloca seriamente em risco os longos. Passamos a ter então um possível triângulo descendente.

S&P 500

Esta semana tenho andado a brincar com o S&P 500.

Ele têm evoluído dentro de uma possível wedge (algo estranha mas mais perceptível no cash). Ontem ameaçou quebrar mas foi apenas isso mesmo.

gráfico diário
O CFD deste índice vinha fazendo um canal descendente desde o topo até à linha inferior da figura e hoje rompeu. Target de 14 pontos.

gráfico 2 horas
Ontem entrei nos 1173,5. Neste momento tenho o stop nos 1176 e take profit nos 1196. Caso sinta dificuldade em passar os 1189 vendo nesse ponto.

Euro - Dólar

O par Euro - Dólar está a travessar um momento de consolidação, apesar de amplo, que só encontro um momento semelhante no final de Agosto, inicio de Setembro.


gráfico diário

Confesso que andava sem qualquer opinião neste par. Por esse motivo não tenho realizado qualquer entrada neste cross. Não estava a conseguir ler a sua evolução, quais os possíveis limites. O suporte dos 1,369 funcionou perfeitamente para amparar as quedas.

Olhando para o gráfico de 4 horas vemos um possível triângulo simétrico a ser formado. A projecção é brutal...algo como 470 pips!

gráfico 4 horas
Esta figura pode marcar o desenrolar deste cross nos próximos meses. Se for para norte temos continuidade de tendência e vamos para perto dos valores existentes no final de ano passado. Se forem os ursos a ganhar então vamos assistir claramente a nova inversão de tendência.

Resta ir observando o dito cujo...

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

The Walt Disney Company - NYSE (ticker: DIS)

Esta semana está a ser muito boa para os touros da Walt Disney.

Após várias tentativas de quebrar a persistente resistência dos 35,10 USD, parece que finalmente foi conseguido.

gráfico diário
Será mesmo definitiva a ruptura? Se as tentativas foram muitas, os falsos breaks também...

Muito importante salientar os sucessivos higher lows, assim como o aumento do volume nas ultimas sessões o que pode ajudar à festa dos longos.

S&P 500

Ontem a linha inferior da rising wedge visível no gráfico de 2 horas quebrou e foi testada. Nesta situação será normal uma visita à linha inferior da mesma figura observada no gráfico diário.
gráfico diário
Hoje caso se verifique um toque na linha inferior faço um pequeno reforço (este talvez para day trade) . Nos CFDs quase foi concretizado.

gráfico CFD 2 horas
Apenas mais duas referências. No gráfico diário continuam divergências negativas, mas no gráfico de 2 horas aparecem positivas....

Euro - Iene

Continua interessante observar este cross. A cotação cada vez manobra num espaço mais reduzido. Está para breve a resolução da batalha entra as linhas de tendência.

Este mês vêm fazendo sucessivos lower highs e claramente no curto prazo o poder está do lado dos ursos. No entanto na ultima semana também é verdade que têm feito alguns higher lows.

gráfico 4 horas
Entretanto a wedge que indiquei ontem não se concretizou, o que dá novo sinal de equilíbrio de forças. Acredito que a quebra de uma LT vai ser com grande momentum.
Resta esperar e ficar do lado certo do mercado...

Petroleo Brasileiro SA - NYSE (ticker: PBR)

O Petrobras teve uma boa reacção na aproximação ao suporte nos últimos dias.


gráfico diário

Na segunda-feira havia um possível padrão de bullish candlestick, um harami. Ontem aconteceu a confirmação, com aquela grande vela verde. Valorizou mais de 4%. Um primeiro sinal de compras fortes por parte dos longos? O volume foi ligeiramente superior à sua média.

A PBR têm praticamente andado em contra-ciclo com o mercado. Enquanto não quebrar a LTD não a considero interessante abrir uma posição longa.

Intel Corporation - Nasdaq (ticker: INTC)

Grande novidade na Intel: fechou ligeiramente acima da LTD que vinha transmitindo efeito de gravidade na cotação.
 
gráfico diário

Obviamente que este fecho não permite os touros abrirem garrafas de espumante. Mas foi um pequeno sinal.
Os volumes tinham sido muito fracos na sessão de ontem e na sexta-feira. Deixava duvidas na capacidade dos longos. Hoje ele já foi superior.

A vela desta sessão abraçou completamente a de ontem. Se este padrão surgisse em tendência descendente era um bom sinal para inversão de sentido (bullish engulfing). Não é o caso mas significa poder dos longos.


Portugal Telecom - PSI 20 (ticker: PTC)

A Portugal Telecom têm apresentado uma valorização fantástica, sendo completamente dominada pelos Bulls.

De Maio (ponto máximo da crise dos PIIGS) até hoje valorizou 45%, com um ganho de 3,25 euros. 

gráfico semanal 2006-2010
Hoje fechou junto a uma histórica resistência,  muito perto dos máximos alcançados no anterior Bull Market (10,65 em Maio de 2007).

gráfico diário
Esta subida têm sido excelente para quem está dentro. Acredito que a tentação de saltar é grande, retirando bons lucros. Apesar de a cotação ter encostado na famosa resistência, entendo que enquanto se mantiver acima da LTA de curto prazo não existe motivos para sair.
Para quem está fora resta esperar por uma correcção, algo normal numa subida muito esticada, e ir avaliando continuamente o melhor momento para entrar.

Não detenho qualquer posição neste activo, pelo menos desde 2006.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

S&P 500

Na anterior mensagem do S&P 500 havia deixado duas possibilidades.

Identifiquei duas industrys, financeira e energia, que podiam ajudar o índice a ir aos 1200 pontos nesta semana. A primeira reagiu mal à resistência e desvalorizou, tal como está a acontecer hoje. A segunda deixou uma vela que podia indicar correcção, mas neste momento está neutra.

Na possibilidade de isso não acontecer, tínhamos uma possível rising wedge a ser formada, com projecção de 34 pontos, que podia levar o S&P 500 a cair para a zona dos 1150 pontos. Esta figura caducava a validade esta terça ou quarta-feira. Com a vela de ontem fiz um pequeno ajuste que nada altera o que foi descrito.

Convém salientar as varias divergências negativas visíveis no gráfico diário.

gráfico diário
Para colocar uma bocadinho de pimenta na analise, temos outra rising wedge de muito curto prazo (gráfico 2 horas no cash) já quebrada nos 1184 pontos. Esta pode ajudar a quebrar a linha inferior da wedge presente no gráfico diário.

gráfico 2 horas

Euro - Iene

O cross do Euro com o Iene está numa situação técnica interessante.

Por um lado temos uma recente LTD que vêm repelindo a progressão do Euro. Por outro temos uma LTA com mês e meio e aguentou a queda na passada terça-feira. Neste momento este par negoceia perto da linha de tendência ascendente.


gráfico 6 horas
No gráfico de 2 horas é visível uma possível falling wedge com projecção de 90 pips. Caso se confirme pode dar uma valente ajuda aos longos a quebrar a já citada LTD de curto prazo.

gráfico 2 horas

Euro - Libra Esterlina

O euro ainda conseguiu andar acima da forte resistência dos 0,8839 alguns dias. Após a divulgação do PIB inglês hoje de manhã, desceu 70 pips.

gráfico 4 horas
Temos uma LTA neste momento nos 0,8720. Será importante ela aguentar a queda. Caso contrário poderá ficar caminho aberto para os ursos voltarem a dominar.

Total - CAC 40 (ticker: FP)

A Total revelou uma inesperada falta de força para quebrar os 39,65.

Enquanto a LTA não ceder, conseguindo assim fazer novo higher low, continuo a achar interessante uma entrada longa. Aliás podemos estar na presença de um triângulo ascendente. Os volumes têm baixado nas ultimas sessões e por norma são mais elevados ao aproximar do suporte do que nas ligeiras correcções.

gráfico diário
Continuo a aguardar uma nova visita abaixo dos 38,50 para entrar longo. O CAC parece estar a consolidar acima dos 3800 pontos e a industry da energia continua com uma boa margem de valorização, apesar de ontem ter deixado uma vela feia para os touros.
Na próxima sexta-feira apresenta resultados do ultimo trimestre

Texas Instruments Incorporated - Nasdaq (ticker:TXN)

A Texas Instruments têm vivido um período muito interessante e ontem fechou a sessão em máximos dos últimos 14 meses. Desde fim de Agosto leva uma valorização de 26% e um ganho de 6,00 USD.

Ontem depois do fecho no mercado americano apresentou resultados. Foram superiores 30% em relação ao período homologo do ano passado e cresceram 7% relativamente ao trimestre anterior. Fechou em after hours a perder mais de 1%.

gráfico diário
A vela deixada na sessão de ontem colocou-me bastante desconfiado. Podemos estar na presenças de uma Evening Star (precisa de confirmação no dia de hoje), ou simplesmente ser um gap e nada mais. Mas este teve um volume perfeitamente normal.
Também é verdade a bandeira formada nos últimos 13 dias, o que é sempre um sinal bull.
Resta esperar pela abertura e monitorizar os primeiros minutos da sessão. Confesso que gostava de ver a cotação abaixo dos 28,00 USD para entrar longo...

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Alcatel-Lucent - CAC40 (ticker: ALU)

A Alcatel continua encalhada na forte zona de resistência, entre os 2,60 e os 2,70.

Neste momento temos uma LTA de curto prazo nos 2,54. Será que ela vai ajudar os longos a ganharem esta batalha?

gráfico diário
Apenas a quebra dos 2,70 com volume me fazem pensar abrir uma posição longo. Continua simplesmente a assistir.

Dólar - Franco Suiço

No passado dia 19 com a ruptura da linha descendente do triângulo simétrico existiu uma pequena correcção, que levou o cross a tocar na LTD do gráfico diário. A tendência principal continua a favor dos ursos.

gráfico diário
No gráfico de 4 horas encontro uma possível rising wedge com projecção de 200 pips o que pode atirar o dólar novamente para junto dos mínimos de dia 14 do corrente mês.

gráfico 4 horas

Libra Esterlina - Dólar

O cross da Libra Esterlina com Dólar apresenta uma situação interessante. No gráfico diário é possível identificar duas possíveis figuras com projecções em sentidos opostos.

Por um lado temos um possível triângulo ascendente. A tendência de médio prazo é ascendente e apenas sofreu uma paragem na resistência dos 1,597. Já existiram alguns falsos breaks com especial incidência nos dias 14 e 15 de Outubro. O triângulo ascendente têm projecção de 890 pips.

Depois do break referido desenhei uma rising wedge. Uma figura com sentido oposto à citada anteriormente.

gráfico diário
A minha estratégia para negociar no forex têm como base gráficos de time frame 2 e 4 horas. Neste momento temos um possível triângulo descendente com projecção de 260 pips. Esta figura reforça a rising wedge do gráfico diário.

gráfico 2 horas

Euro - Iene

Neste cross o Euro está a sentir muitas dificuldades em quebrar a LTD formada durante este mês.

gráfico 2 horas

Dólar - Iene

Esta madrugada foi quebrado o suporte do imponente triângulo descendente. Projecção de 130 pips o que atira o target para os 0,795.
gráfico 4 horas

domingo, 24 de outubro de 2010

Euro - Libra Esterlina

Grande abertura do Euro neste cross.

Parece que os touros têm um grande desejo de se afastarem do fortíssimo suporte dos 0,8839.

gráfico 4 horas
A mim só me resta suspirar. Na sexta-feira o meu trailing stop foi activado nos 0,8870...confesso que não estava com vontade nenhuma de deixar esta posição aberta para o fim-de-semana...paciência.

Euro - Dólar

Abertura do mercado cambial com o Euro muito forte em todos os cross que acompanho.

O par Euro - Dólar encontra-se entre duas linhas de tendência com sentidos opostos. Qual vai vencer? A avaliar pela força destes primeiros minutos será a ascendente.


gráfico 2 horas

Neste momento já não é correcto falar em triângulo simétrico porque já expirou a sua validade.

DAX 30

O DAX 30 é, sem qualquer duvida, o índice europeu mais forte actualmente.

Nos últimos anos o índice alemão têm sido superior em todos os aspectos. Por exemplo o Bear Market que sofreu de 2007 a 2009 teve uma amplitude bem menor, até mesmo em comparação com os mercados americanos. Inclusive ficou longe dos míninos do Bear Market de 2003.

gráfico mensal 1996-2010
Desde Março de 2009 só existiram dois pontos que causaram sofrimento aos longos: os 5150 e os recentemente ultrapassados 6341 pontos.

gráfico semanal 2007-2010
Em Agosto de 2009 foi quebrado os 5150 pontos e a valorização vêm sendo sustentada por uma LTA que neste momento se encontra nos longínquos 5875.

gráfico diário
Para quem está fora deste activo, como eu, resta esperar por uma aproximação ao agora fortíssimo suporte. Aliás no actual contexto uma descida aos 6460 pontos pode ser uma encarada com boa entrada. Observando os volumes relativamente baixos da ultima semana podemos ter em breve uma ligeira correcção. Mesmo aquela enorme vela verde da passada quinta-feira teve um volume abaixo da média. Confesso que desejo este cenário para entrar longo.
A próxima resistência está na zona dos 7100-7200, o que significa um excelente rácio de risco/recompensa.
Tal como já referi no tópico do CAC 40 este é o meu índice preferido para abrir posições longas.

CAC 40

Os 3800 revelaram ser um porto seguro para os longos.

Depois do breakout no dia 13 de Outubro, os touros pareciam ter pouca força para se manterem acima da importante linha. O pouco volume desse dia provocou desconfiança. As cinco sessões seguintes transmitiram consistência ao agora suporte dos 3800.
gráfico diário
A vela deixada na passada sexta-feira parece querer transmitir uma perda momentânea de força nos 3890 pontos dos longos.
Pessoalmente gostava de ver novo toque nos 3800. Porquê? É um excelente ponto de entrada longo e eu neste momento estou fora quer no índice francês, quer de cotadas nele inseridas...