sábado, 17 de setembro de 2011

DAX 30 - Índice alemão

O DAX 30 teve uma valorização fantástica esta semana, ganhando 7,39%. É necessário recuar a 2009 para assistir a um crescimento semelhante.

gráfico semanal 2008-2011
Esta excelente subida permitiu o aparecimento de um possível e enorme Engulfing Bullish no gráfico semanal. Este conjunto de velas pode levar o índice a uma subida moderada. Caso se confirme este movimento, os 6330 devem vir a ser visitados em breve. Existe mias um outro (forte) factor a favor dos longos, que reforça este conjunto de velas semanais, no gráfico diário.

Mesmo com as quedas a continuarem intensas depois de quebrada a linha inferior ascendente do Pennant (referido na anterior mensagem do DAX) e com a queda para o abismo demasiadamente próxima (negociou 2 dias abaixo da zona de suporte dos 5317-5150 pontos), o gráfico diário conseguiu manter a divergência positiva entre a cotação e o RSI. Os ultimos 4 lowers lows tiveram sempre valores de RSI mais alto.

gráfico diário
Na passada quinta-feira o gap down deixado na quebra da linha do Pennant foi fechado. Ontem curiosamente o máximo da sessão tocou na continuação da linha superior descendente do galhaderte e recuou. Os ursos alegam que pode estar a ser formada uma LTD. No entanto a sua inclinação é demasiada pronunciada, pelo que duvido bastante da sua consistência.

Os touros parecem ter várias condições para, no mínimo, conseguirem equilibrar as forças descendentes do curto e médio prazo. Cada vez mais acredito numa lateralização (algo alargada) deste índice nos próximos tempos.

Dólar índex

O Dólar Índex acabou por confirmar o clássico pullback à agora  zona de suporte dos 76,50-76,30 na ultima sessão da semana, tendo reagido bem.


gráfico diário

A vela deixada ontem é um Inverted Hammer, o que pode indicar nova inversão de sentido fraca a moderada. Lembro que a projecção do rectângulo onde lateralizou durante 3 meses é de +- 3 pontos o que atira o target para os +-79,55. Este valor fica muito próximo da resistência dos 79,05.

Deixo ficar a evolução semanal dos vários cross que compõem este índice, como curiosidade:
  • EurUsd (57,6% de peso nesse índice) valorizou 1,05%
  • UsdJpy (13,6%) fechou a semana a perder 1,27%
  • GbpUsd (11,9%) perdeu 0,59%
  • UsdCad (9,1%) perdeu 1,87%
  • UsdSek (4,2%) ganhou 0,95%
  • UsdChf (3,6) perdeu 0,87%
Aproveito para deixar um link muito interessante, com a correlação entre moedas em vários pares.



quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Dólar - Dólar Canadiano (ticker: UsdCad)

O cross UsdCad teve uma reacção muito forte por parte dos touros no final de Julho, reagindo muito bem ao suporte dos mínimos dos últimos 4 anos. Durante 4 semanas consecutivas valorizou +-600 pips. Basicamente reagiu em sentido contrario aos vários índices americanos.

gráfico semanal
No inicio de Agosto, os longos conseguiram quebrar a LTD de longo prazo (visível no gráfico semanal), mas a verdadeira prova de força estava na importante zona de resistência dos +- 1,0000. Sem duvida um ponto técnico e psicológico.

Durante o mês de Agosto formou uma Falling Wedge. A sua projecção colocava o target acima da resistência. Nos últimos dias o cross voltou a negociar junto da paridade, mas tornou a reagir para sul, estando hoje a tocar na linha superior da referida figura

gráfico diário
Os ursos estão cheios de esperança para os próximos tempos. Existem vários sinais bearish, quer no gráfico diário, quer no de 4 horas. Os 2 topos alcançados no mês de Agosto provocaram uma divergência negativa entre a cotação e o RSI no gráfico diário.

No gráfico de 4 horas existe um possível Head & Shoulders Top. Nos últimos minutos está a testar a neckline dessa figura (o que implica a quebra da LTA de curto prazo). A sua projecção é de 170 pips, o que atira o target para os +-0,967. Este valor fica abaixo do suporte do rectângulo (nos +-0,974) onde andou a lateralizar durante o ultimo mês e meio.

gráfico 4 horas
Caso os 0,974 sejam quebrados, o target do H&S pode ficar curto. A projecção do amplo rectângulo é de +-265 pips. O target vai para os 0,947, valor muito próximo dos mínimos deste ano.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Apple Inc. - Nasdaq (ticker: AAPL)

A Apple continua a ter um comportamento superior ao Nasdaq. Enquanto este desvalorizou 16,5% nas fortes quedas de Agosto, a AAPL apenas perdeu 12,75%. Ontem fechou a 4,80% do seu máximo histórico.

A zona de resistência do rectângulo onde andou a lateralizar entre Março e Junho, entre os 354 e os 352 USD, acabou por revelar-se um consistente suporte.

gráfico diário
Curiosamente o gráfico diário apresenta alguma similaridade neste momento com os primeiros 6 meses deste ano. Pode estar a formar um triângulo descendente.

É muito importante para os touros a quebra da recente LTD. Caso esta seja quebrada, os máximos serão testados brevemente. A quebra dos +-391 USD torna tentador entrar longo na AAPL.

Lembro que a Apple é a cotada com maior peso no Nasdaq 100.

Nasdaq 100 - índice americano

O Nasdaq 100 continua a evoluir de uma forma equilibrada. Depois da divergência positiva entre o RSI e a cotação ter levado o índice a testar o anterior ponto de suporte (agora resistência) dos +-2255 ele entrou em correcção. Nestes movimentos ascendentes e descentes foram abertos 3 gap entretanto fechados.

gráfico diário
Estas oscilações diárias têm demonstrado equilíbrio de forças no muito curto prazo, apesar da volatiidade continuar alta. Este facto é bem demonstrado pelos sucessivos highers lows e mais recentemente pelos 2 lowers highs relativos. Assim, existe um possível triângulo simétrico com uma projecção de +-176 pontos, o que atira o target para os +-2405 pontos caso seja quebrado para norte.

gráfico 2 horas cash
A sessão de hoje será importante para os touros. A validade temporal deste triângulo está no limite. No entanto, mesmo que seja quebrada a linha superior descendente existe um outro importante ponto a ser quebrado. A interessante resistência dos 2255 pontos.

Resta referir um dado interessante: o Nasdaq 100 em CFDs já quebrou o triângulo para norte. Os CFDs são um produto que acompanha os movimentos dos futuros deste índice enquanto o cash não abre. A projecção do triângulo neste activo é um pouco superior (190 pontos).

gráfico 2 horas CFDs
Este facto pode originar uma abertura do cash em gap up. Como venho referindo, desde Outubro de 2010 eles foram todos fechados (foram 16), mais cedo ou mais tarde.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Euro - Dólar (ticker: EURUSD)

O cross do Euro com o dólar está a sofreu uma pesada desvalorização neste mês. Do dia 30 de Agosto até ontem desvalorizou 7,20%, perdendo +-1060 pips. Confesso que fiquei surpreendido com a dimensão destes valores.
gráfico diário
Na anterior mensagem deste cross, referi a importância da zona dos 1,382-1,369. Para mim é a fronteira entre o fim do domínio dos touros e o inicio de novo reinado dos ursos. O derradeiro sinal de alteração de forças está nos +-1,344. O primeiro intervalo acima referido cedeu sem qualquer problema, tendo a cotação praticamente atingido os 1,344, valor muito próximo do target do rectângulo onde lateralizou nas ultimas semanas.

Esta semana começou com um gap down (no meu broker), tendo sido fechado durante a manha de segunda-feira. Ontem e hoje têm lateralizado num relativamente pequeno intervalo, com +-140 pips.

gráfico 1 hora
Caso seja quebrado para norte, a LTD (com uma inclinação bastante acentuada) será testada certamente. Se o sentido for para sul, o target deste rectângulo (nos 1,341) deverá ficar bastante curto. As fortes quedas deverão regressar...

Dólar índex

O Dólar Índex durante 3 meses andou a lateralizar dentro de um range perfeitamente definido. Na passada sexta-feira quebrou a resistência desse rectângulo, cheio de momentum. Esta semana está a negociar entre os 61,8%  e os 50% de retracement de fibonacci, relativamente ao último e amplo movimento descendente de Janeiro a Abril de 2011.

gráfico semanal 2005-2011
Hoje coloco um gráfico semanal mais alargado, abrangendo os últimos 5/6 anos. Curiosamente, o Dólar índex praticamente lateraliza neste espaço de tempo, oscilando +- 20% entre extremos. Os 50 de retracement deste amplo intervalo está +- nos 80 pontos.

Observando mais de perto, o gráfico diário, os 80 pontos serão o próximo objectivo dos touros. Tal como já referi, este índice andou a lateralizar entre os +-76,55 e os 73,55 de Junho ao inicio deste mês. A projecção deste rectângulo é de +- 3 pontos o que atira o target para os +-79,55, valor muito próximo dos 80 pontos. Sem duvida um valor muito importante para o futuro do Dólar índex.

gráfico diário
Neste momento parece estar a realizar o clássico pullback ao agora suporte dos +-76,50. Caso este ponto aguente, os 80 pontos serão certamente alcançados. Isto significa uma valorização de +-3,8%.