sábado, 9 de julho de 2011

Dólar índex

O Dólar Índex valorizou esta semana 1,12 %, ganhando 0,83 pontos.

Acabou a semana no middle point da anterior vela vermelha semanal. O volume diminui bastante, mas mesmo assim acima da sua média.

gráfico semanal 2008-2011
Acabou por fazer novo higher low, continuando a evoluir dentro do triângulo ascendente. Na quinta-feira tinha deixado um possível Harami Cross Bearish, que acabou por não se verificar ontem. Curiosamente, apenas a ultima sessão da semana registou um volume interessante, depois de 4 dias muito fracos nesse aspecto.

gráfico diário
Para terminar, como habitualmente, deixo a evolução semanal das 6 moedas que compõem o cabaz do Dólar Index:
  • EurUsd (57,6% de peso nesse índice) desvalorizou 1,79%
  • UsdJpy (13,6%) fechou a semana a perder 0,17%
  • GbpUsd (11,9%) perdeu 0,11%
  • UsdCad (9,1%) ganhou 0,46%
  • UsdSek (4,2%) ganhou 1,95%
  • UsdChf (3,6) perdeu 1,52%
Interessante a fraca oscilação em 3 pares. Aliás o UsdJpy leva 6 semanas consecutivas com uma volatilidade muito reduzida. A preparar forte arrancada?

sexta-feira, 8 de julho de 2011

PSI 20 - Índice portugês

O PSI-20 começou bem a semana, negociando acima da resistência dos 7320 pontos. Na quarta-feira abre em gap down e deixa uma enorme vela vermelha. No entanto, curiosamente o volume foi normal, ligeiramente acima da sua média.

gráfico diário
Ontem e hoje voltou a ir testar a resistência, mas os longos não tiveram força suficiente para voltar a observar por cima do muro.

No fundo acabou por ser confirmada a minha opinião (gostava de estar enganado) do PSI-20, escrita na ultima mensagem:
  • continuo com sentimento bearish. É normal, em Bear Markets, existirem fortes ressalto. O que me faz mudar de opinião? Fico neutro se a cotação consolidar acima dos 7230 e Bull acima dos longínquos +- 8000 pontos...
Hoje deixou ficar um Engulfing Bearish, que pode levar o indice a testar os mínimos de 2011, nos +- 6930 pontos.


Volta a afirmar: apenas me sinto tentado a abrir posições longas na Galp e na JMT. Mesmo assim sempre com stops relativamente apertados. As quedas na nossa praça estão para durar...infelizmente. Espero estar enganado! Tentar adivinhar os fundos vai originar perdas de capital.

Dólar - Iene (ticker: USDJPY)

O par Dólar - Iene continua a ser dominado pelos ursos no longo prazo, mas a médio e curto prazo a tendencia é neutra. Aliás, o ultimo mês têm demonstrado uma volatilidade muito reduzida, mesmo inédita nos últimos anos.

gráfico diário
Observando mais de perto, este par vêm evoluindo dentro de um canal ligeiramente ascendente. Têm sido relativamente fácil negociar, observando apenas o RSI. Sempre que ele fica sobrecomprado ou sobrevendido reage em sentido contrário.

gráfico 4 horas

Hoje começou o dia a visitar a linha superior, e praticamente foi ao encontro na ultima hora da linha inferior. pelo meio quebrou a linha inferior de uma rising wedge. O sua projecção é de +- 100 pips, o que atira o target para os 79,93. Curiosamente este valor fica muito próximo dos mínimos de Junho.

Eu tenho feito vários trades com o simples processo do RSI. Acabei por entrar curto hoje de manhã nos 81,35. O meu stop profit está neste momento nos 81,75 para metade da posição. A outra metade no ponto de ruptura da rising wedge. O stop profit está para metade na linha inferior do canal e a outra metade para novos mínimos...

Akamai Technologies - Nasdaq (ticker: AKAM)

A Akamai continua dominado pelos ursos a médio e curto. A longo prazo os touros ainda dominam. A fronteira para esta time frame está na zona de suporte dos 27,24-25,09.

gráfico semanal 2007-2011
A Akamai desde os máximos de Dezembro de 2010 já desvalorizou +- 46%, perdendo +-25 USD. De Março a Abril deste ano formou uma bandeira com um target nos +- 23 USD. Em Junho passado consolidou junto dos 29,00, mas a reacção dos longos nestas ultimas 2 semanas, de forte valorização nos mercados americanos, não foi grande.

gráfico diário
Esta semana encontrou dificuldades junto dos 31,50. Com o RSI a querer sair do ponto de sinal venda e o MFI em valores onde vêm corrigindo desde Novembro do ano passado, parece existir espaços para novas quedas.

Perante este cenário, ontem resolvi reforçar a minha posição curta, aberta nos 34,85. Entrei a 31,50 e o stop foi colocado nos 32,90 USD, para toda a posição. Take profit a 27,40 para a primeira abertura.

Parece que a Akam vai para onde eu quero. Hoje os dados do Non-Farm Payrolls nos EUA saíram piores do que o esperado. O mercado vai corrigir certamente. A AKAM vai acompanhar por certo.


quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sonae Industria - PSI 20 (ticker: SONI)

A Sonae Industria depois de ter quebrado a importante zona de suporte, entrou em queda livre. Atingiu praticamente os seus mínimos históricos a semana passada, deixando no entanto um Hammer. Ficava a possibilidade de uma correcção fraca a moderada.

gráfico semanal 2008-2011
Ontem abre em gap down e deixa uma enorme vela vermelha, com volume acima da média. Hoje deixa um possível Harami Cross, que pode implicar uma correcção fraca a moderada.

gráfico diário
Caso se confirme novo movimento ascendente, fica formado o 2º ponto a favor dos longos. Será o primeiro higher low relativo desde Julho de 2010! O 1º foi a divergência positiva entre o RSI e a cotação, formada durante o mês de Junho.

Apesar destes 2 pontos favoráveis continuo a não achar nada interessante abrir posições longas nesta cotada. Ainda existem fortes barreiras pelo caminho. Apenas acima da LTD de médio prazo, neste momento nos 1,478, e da agora zona de resistência dos 1,519-1,49, começa a ficar atractiva.

The Coca-Cola Company - NYSE (ticker: KO)

A Coca-Cola continua completamente dominada pelos touros em todos os horizontes temporais. A meio de Junho ainda ameaçou quebrar a histórica zona de suporte dos 65,71-64,37, mas esta barreira acabou por aguentar a pressão vendedora.

gráfico semanal 1997-2011
Nas 2 sessões desta semana foi tocar nos máximos de Maio, acabando por não os conseguir superar. Apesar disto, ontem acabou por ter o fecho mais alto dos últimos 11 anos!

gráfico diário
Estas 2 sessões deixaram ficar 2 Shooting Star consecutivas. Isto pode implicar uma correcção fraca a moderada.

A KO está numa situação técnica que eu gosto, muito parecida com a MMM, HAL e JNJ que apresentei aqui recentemente. A negociar junto de máximos, durante algumas sessões, pronta a explodir.

Caso se confirme a ligeira correcção, os 67,20-66,85 poderão ser um bom ponto de entrada.

S&P 500 - índice americano

O S&P 500 teve 5 sessões consecutivas fabulosos, na semana passada, ganhado 5,75%. De Maio a meados de Junho tinha desvalorizado 8,22%.

As 2 sessões desta semana têm mostrado alguma indefinição. Está a negociar muito perto de uma recente, mas interessante resistência dos 1345 pontos. O Nasdaq 100 estava ontem numa situação idêntica e quebrou facilmente essa resistência...consistentemente?

gráfico diário
Observando mais de perto, desta vez para um gráfico de 2 horas em CFDs, existe uma possível figura de reversão: uma Broadening (em cash ela não existe). A sua projecção é de +- 17 pontos, o que atira o target para os +-1313 pontos.

gráfico 2 horas CFD
Continuando nos CFDs do S&P 500, activo que utilizo para negociar este índice, existe uma divergência negativa entre a cotação e o RSI. Mais um factor pode ajudar a uma correcção...

Hoje os CFDs (este activo é calculado em função dos futuros do mesmo índice, enquanto as bolsas estão fechadas)  abriram em gap up. Ele ainda não foi fechado. Neste momento tenho uma pequena posição curta, aberta nos 1345. Stop acima da linha superior da Broadening e take profi nos 1317 pontos.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Galp - PSI 20 (ticker: GALP)

A Galp acabou por ter uma sessão menos penalizada pelas recentes noticias do que a bolsa nacional. O PSI-20 desvalorizou +-3%, enquanto a Galp "apenas" 1,36%. Das cotadas que possuem maior volume no nosso índice, apenas a Cimpor teve melhor comportamento.

Hoje foi testar o suporte deixado pelo rectângulo onde andou a lateralizar entre Fevereiro e Abril, tendo reagido. O volume acabou por estar dentro da sua média.

gráfico diário
A sessão de hoje pode ter deixado ficar um hammer, o que pode indicar nova inversão no sentido das ultimas sessões. Mas já ontem deixou ficar uma vela algo idêntica...

Seguindo o meu plano de trading, o stop profit de metade da minha posição aberta nos 14,49 foi activado na passada sexta-feira. Os 2 locais que tinha definido para possível reforço, estavam nos 15,90 e 15,40. Hoje voltei a comprar uma pequena posição nos 15,90. O stop já está junto a esses valores.

Caso amanha o stop dispare, abandono a ideia dos 15,40. Neste caso o gap deve ser fechado, podendo não parar por aí a queda. Volto às compras apenas nos 15,25. Este valor fica no middle point da grande vela verde, anterior ao gap up, e perto dos 2 anteriores máximos relativos de Maio e Junho.

Apple Inc. - Nasdaq (ticker: AAPL)

A Apple no passado dia 17 de Junho ameaçou sofrer uma forte queda, após a ruptura do suporte dos 326 USD. 

No dia seguinte abre um gap down, com um volume normal, e deixa um Hammer. Pensei apenas num pullback. Puro engano. Os touros mostraram muita força desde esse momento.

gráfico diário
O segundo sinal de força dos touros foi dado ontem, com a quebra da LTD de médio prazo. Apesar de tudo, continuo algo expectante. Apenas a quebra da recente zona de resistência, entre os 354 e os 352 USD, me faz ter vontade de entrar longo.

Nasdaq 100 - índice americano

O Nasdaq 100 teve um fantástico comportamento nas ultimas 6 sessões. Valorizou +- 7%, ganhando 156 pontos. Ontem fechou a 45 pontos dos máximos dos últimos 10 anos, alcançados no final de Abril.

gráfico semanal 2007-2011
A sessão de ontem foi ao encontro da recente, mas interessante resistência dos 2374 pontos. Este ponto foi uma importante fronteira no mês de Maio. A sua quebra definiu o rumo do índice até ao fim do mês de Junho.

gráfico diário
Considero perfeitamente normal existir uma correcção a estes valores.

Se observar um gráfico de 4 horas em cash o RSI está em valores bastante sobrecomprados. Apenas em Setembro e Outubro de 2010 forma atingidos valores semelhantes (quadrados vermelhos). No entanto, a correcção que sofreu nessa altura foi reduzida, não colocando em causa todo o movimento ascendente do próximo meio ano.

gráfico 4 horas cash
Esses retracements atingiram os 23,60 e os 38,20 de fibonacci.

Caso se confirme uma correcção na actual resistência, considero perfeitamente normal esse movimento descendente poder atingir os 2328-2300 pontos. Este ultimo valor até coincide com um lower low relativo, realizado no dia 25 de Maio.

gráfico 2 horas cash
Eu estou a tentar abrir um curto durante o dia de hoje, nos 2374 pontos. Stop nos 2385 e take profit a 2305 pontos.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Intel Corporation - Nasdaq (ticker: INTC)

A Intel teve um final de semana muito forte, tendo conseguido regressar acima dos 22,08 sem dificuldade.

O suporte (agora resistência) do rectângulo onde andou a lateralizar em Maio, nos 22,65, será o próximo obstáculo para os longos. Caso seja quebrado, testará muito rapidamente os máximos de 2010.

gráfico diário
Eu acabei por entrar longo nos 21,40. Pretendo reforçar na quebra dos 22,65 ou num pullback aos 22,08.

3M Company - NYSE (ticker: MMM)

A 3M Company alcançou e ultrapassou ligeiramente os seus máximos históricos no final de Abril. Não os conseguiu quebrar consistentemente, entrando em correcção.

gráfico semanal 2007-2011
Neste movimento descente a LTA de longo prazo foi quebrada, mas a importante zona de suporte dos 90,90-90,00 aguentou a cotação. Os volumes foram sempre moderados.

gráfico diário
Os últimos 2 dias da semana passada foram de grandes velas verdes, com um aumento interessante de volume. Acabou a sessão de sexta-feira encostada à resistência dos 97,21.

Infelizmente, neste momento não tenho possibilidade de abrir mais posições. A MMM está a ficar numa excelente posição de entrar longo ou de reforçar. O ideal seria ficar alguns dias junto deste ponto, para os longos ganharem mais um pouco de energia...e eu conseguir fechar alguma posição noutra cotada...

Dólar - Franco Suíço (ticker: USDCHF)

O par  Dólar - Franco Suíço continua a sua longa caminhada descendente. O poder dos ursos é muito bem demonstrado pelas LTDs de longo e médio prazo.

No passado dia 6 de Junho o target da bandeira, formada durante o mês de Março, foi atingido e ultrapassado.
gráfico diário
Neste momento existe 2 ajudas aos curtos: a LTD de médio prazo, actualmente nos 0,851, e a recente resistência dos 0,855. Pelo lado dos longos, vêm sendo formada uma divergência positiva entre o RSI e a cotação (desde Junho).

Observando mais de perto, um gráfico de 4 horas, o par está a corrigir devido a uma pequena divergência negativa entre a cotação e o RSI.

gráfico 4 horas
A divergência existente no gráfico diário torna tentador abrir uma posição longa. O facto de o Dólar Índex estar novamente a rumar para norte, pode ajudar os touros. No entanto, o risco é enorme. Apesar destes sinais positivos, a força continua completamente do lado dos ursos.

A quebra da LTD de médio prazo, colocava um ligeiro alivio aos longos.

Analise técnica por sugestão

Devido a um período de férias, este blog será actualizado pontualmente, até ao dia 1 de Setembro. Eu vou continuar a acompanhar os mercados de uma forma mais espaçada e menos intensa. Por este motivo as minhas analises serão menos frequentes, mas sem paragens muito prolongadas.

Deixo esta mensagem para colocarem sugestões/pedidos para analises técnicas. Podem deixar essas sugestões nos comentários desta mensagem. Sempre tiver acesso ao blog vejo os pedidos e antes da abertura do mercado americano, coloco as analises solicitadas.

Agradecia que colocassem sempre o nome da empresa, a bolsa onde negoceia e o seu ticker (o mesmo se aplica para os activos que não sejam empresas).
As sugestões podem ser sobre índices, empresas, forex, commodities...No caso de cotadas, gostava que tivessem um bom volume diário (por exemplo, superior a 2K).

Em caso de empate dou preferência:
  • cotadas, negociadas na Euronext, NYSE, Nasdaq, DAX.
  • forex, aos pares principais
  • índices,  europeus e americanos
Obrigado.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Brisa - PSI 20 (ticker: BRI)

A Brisa continua completamente dominada pelos ursos, sem qualquer sinal de presença dos longos. Neste momento negoceia em valores do longínquo ano de 2001!

gráfico semanal 1998-2011
Depois de uma longa lateralização, a zona de suporte entre os 4,59-4,51 foi quebrada em Abril deste ano. Ficava aberto um longo espaço para quedas.

gráfico semanal 2008-2011
A força dos ursos é muito bem demonstrada pelos sucessivos lowers higs e lowers lows, desde o final de Janeiro.

Na anterior mensagem da Brisa (no dia 3 de Junho) escrevi:
  • No gráfico semanal pode ter sido formado um Engulfing ou um Inverted Hammer, que pode levar a uma correcção fraca a moderada. O volume desta semana foi brutal. O 7º maior da sua história e o 1º dos últimos 6 anos! Este facto acaba por fortalecer os referidos padrões de candlesticks.
  • O target do triângulo simétrico acabou por ser alcançado no inicio do mês de Maio, tal como o ultimo suporte antes do abismo.
  • A quebra da resistência nos 4,61 ou do suporte nos 4,25, vai definir o rumo das semanas seguintes.
A correcção acabou por não acontecer e o suporte dos 4,25 quebrou, levando a BRI para baixo da barreira dos 4 €.

gráfico diário
A semana passada acabou por ter um pullback aos 4,25, confirmando a sua ruptura. Na sessão de sexta-feira tentei abrir um curto, nos 4,23, mas coloquei a ordem muito tarde...

Abrir posições longas nesta cotada será tentar adivinhar fundos. O que me faz mudar de opinião? A cotação regressar acima dos 4,25 será o primeiro sinal para estar atento, mas apenas acima dos 4,61 fica dado um sinal de força dos touros.

Prata (ticker: XagUsd)

A prata alcançou o seu máximo histórico no passado dia 25 de Abril, ao ter cotado a 49,81 USD. No final de Abril entra em correcção, tendo desvalorizado 33,5% em apenas 5 dias!

A reacção dos touros a esta brutal queda foi fraca, tendo atingido "apenas" os 38,20 de retracemnet de fibonacci.
gráfico diário
A prata durante os meses de Maio e Junho vêm fazendo sucessivos lowers higs, mas reagindo sempre à zona de suporte dos +-33,4. Assim, existe um possível triângulo descendente, com projecção de 5,73 USD, o que atira o target para os +-27,60. Muito perto está o suporte dos +-26,40. A LTA de longo prazo está nos 23,50.

Observando mais de perto, para um gráfico de 4 horas, é visível a evolução da cotação dentro de um canal descendente.

gráfico 4 horas
Eu espero a quebra do suporte para entrar curto.

Euro - Dólar (ticker: EURUSD)

O par do Euro com o Dólar continua com as suas tendências inalteradas, apesar das recentes noticias de ajuda à Grécia. A médio/longo prazo mantém-se ascende, enquanto a curto prazo continua o equilibrio de forças.

gráfico diário
Na passada sexta-feira a linha descendente do triângulo simétrico foi ligeiramente quebrada, mas fechou ligeiramente abaixo. Hoje negoceia acima dela, sem conseguir descolar. Falso break?

Os últimos 2 máximos relativos ficaram marcados por 2 padrões técnicos bearish, bem visíveis num gráfico de 4 horas: primeiro uma Broadening Top, seguido de um Head and Shoulders. Curiosamente, desde a passada quarta-feria, parece estar a ser formada nova Broadening.

gráfico 4 horas
A projecção deste triângulo simétrico invertido já vai perto dos 200 pips, o que pode atirar o target para perto da LTA de curto prazo.

Existe mais um aspecto a favor dos ursos: uma divergência negativa entre o RSI e a cotação.

Eu, desde esta madrugada, falhei 2 tentativas de entrar curto. Espero nova subida a valores perto de 1,454 para tentar novamente entrar.