sábado, 23 de outubro de 2010

Industrys S&P 500

Esta mensagem é praticamente uma continuação da anterior. Tal como fiz referência aqui, o S&P 500 está subdividido por 10 industrys. Normalmente para tentar perceber o que pode acontecer nas próximas sessões só analiso as 7 mais importantes, as que têm mais peso no índice.

Industry Technology (18,88% market value). Apesar da tremenda valorização destes últimos 2 meses ainda existe espaço para algo mais. No entanto não me parece fácil a quebra da importante resistência logo à primeira abordagem.
gráfico diário
Industry Financials (15,54%). Esta industry leva um longo período de lateralização, nada se alterando nos últimos 4 meses. Está pela quinta vez junto a uma resistência intermédia. Caso consiga quebrar será uma preciosa ajuda ao S&P 500.

gráfico diário

Industry Health Care (11,64%). Quanto a mim continua com grande potencial para valorizar. Recentemente testou o suporte e reagiu muito bem. A principal resistência está ainda a 4% do valor actual.
gráfico diário
Industry Consumer Services (11,30%). Esta numa forte zona de resistência o que pode condicionar a sua evolução esta semana.
gráfico diário
Industry Oil & Gás (10,90%). A industry da energia parece ter espaço para uma boa valorização, aproximadamente 5%. A projecção do seu H&S invertido ajuda a pensar assim. É das mais atrasadas nesta subida do mercado.
gráfico diário
Industry Cnsumer Goods (10,90%). Está encostada a uma histórica resistência, parecendo normal acontecer uma correcção nestes valores.
gráfico diário
Industry Industrials (10,81%). A semana passada chegou a tocar numa zona de forte resistência e ainda não a superou. Também aqui não existe muita margem de manobra.
gráfico diário
Neste contexto as industry da energia e saúde são as que podem ajudar o S&P 500 a continuar a subir. Mas estas duas possuem praticamente o mesmo market value da tecnológica.
Quanto a mim a principal referência para esta semana está no mundo financeiro. Caso consiga quebrar a resistência vamos ter movimento para os 1200 pontos. Pelo contrario se ele perder força podemos ir visitar a linha inferior da rising wedge.

S&P 500

O S&P 500 continua dominado pelos touros em todos espaços temporais. Ontem fechou mesmo perto do máximo relativo de quarta-feira.

gráfico diário
Muitos investidores referem que esta subida vai muito esticada e irreal. Começam a apontar uma correcção/inversão de tendência. Enquanto evoluir acima dos 1150 pontos estou só do lado longo. Entre este valor e os 1130 estou neutro. Apenas pondero abertura de posições curtas abaixo deste ultimo ponto.

Esta semana apontei uma possível rising wedge com uma projecção de 34 pontos. A sua validade começa a estar no limite. Na terça ou quarta-feira expira. Vamos ver como se comporta até lá.

Dólar índex

O Dólar index reagiu bem ao toque com a velhinha  LTA. Porém encontrou a resistência dos 78,33 visível no gráfico semanal e parou a sua subida. Acabou a semana entre estas duas forças.

gráfico semanal 2008-2010
A parte agradável para os touros foi o abandono do canal descendente. No entanto olhando para as velinhas de quinta e sexta-feira fica patente a falta de força deles. O midpoint da vela vermelha de quarta-feira não foi superado. Quem vai vencer esta batalha? Provavelmente podemos ter uma pequena lateralização esta semana.

gráfico diário



sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Intel Corporation - Nasdaq (ticker: INTC)

Estou muito curioso para observar o comportamento da Intel na sessão de hoje .

Ontem andou a negociar muito perto da LTD, que neste momento está nos 20,00 USD. A vela que deixou demonstra alguma indefinição e equilíbrio entre curtos e longos. Para que lado vai pender?

gráfico diário


Dólar - Iene

Afinal a quebra do rectângulo foi um falso break. Neste momento temos um imponente triângulo descendente com uma projecção, a ser confirmado, de 140 pips.

gráfico de 4 horas

Petroleo Brasileiro SA - NYSE (ticker: PBR)

A LTA de curto prazo cedeu e estamos praticamente a testar o importante suporte dos 31,20. Este é o ultimo bastião dos touros. Será muito importante ele não ceder.

gráfico semanal 2008-2010
A ser confirmada a ruptura para sul, fica com caminho aberto para descidas consideráveis.
Normalmente quando considero o mercado Bull, no geral e neste caso especifico o S&P 500, raramente abro posições curtas. Mas nesta cotada pode acontecer uma excepção...
gráfico diário


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

S&P 500

Os Bulls continuam a dominar em todos os espaços temporais enquanto o S&P 500 se mantiver acima dos 1150 pontos.

Para quem negoceia em time frames mais curtos ou em espaços temporais reduzidos convém estar atento numa possível rising wedge. Projecção de 34 pontos. Também é visível uma divergência negativa com o RSI. Vamos aguardar e observar como respondem os touros.

gráfico 2 horas

McDonald's Corporation - NYSE (ticker: MCD)

Impressionante a caminhada da McDonald´s desde Junho passado.

Hoje antes da abertura do mercado a MCD divulgou os resultados do último trimestre. O seu lucro aumentou 4% em relação ao período homólogo, o que superou as expectativas dos analistas.
Fica o gráfico actualizado. Novos máximos históricos.

gráfico diário

Sem duvida teria sido uma boa compra na ruptura da resistência daquele rectângulo. Agora resta esperar um possível pullback...

Euro - Iene

Não têm sido simples compreender o cross Euro - Iene. Inicialmente parecia estar a formar uma bandeira, provavelmente por efeito da LTD (peço desculpa pela falta de rigor, não é fácil traçar esta linha, mas define muito bem a tendência) visível nos gráfico diário.

gráfico diário
Essa bandeira indicava mera correcção. Quando fez um break à linha inferior da bandeira deixou a sensação de podermos estar a assistir algo mais, mas foi apenas um falso movimento

Neste momento temos nova situação interessante. Por um lado aparece um H&S com projecção de 190 pips. Por outro temos já uma LTD de curto prazo muito bem definida. A quebra desta pode levar o par para os 115,x.
gráfico 2 horas

Galp - PSI 20

A Galp está encostada aos 13,10, um ponto onde pode ser interessante entrar/reforçar.

gráfico diário
Apesar da minha consideração, as ultimas sessões têm deixado alguma suspeita.
A GALP está em contra-ciclo com o PSI 20. A Petrobras, um importante parceiro estratégico, está quase a testar mínimos. Não acompanha a excelente valorização da industry Oil & Gás. No entanto existe o factor positivo desta queda estar a acontecer com volumes relativamente reduzidos.
Perante o cenário que apresentei coloquei ordem de compra com pouco capital nos 13,10, stop 12,80, take profit 13,70.
Apresenta resultados no dia 28 deste mês.

Euro - Libra Esterlina

Afinal este cross sempre quebrou para norte. Neste momento segue com um ganho de 50 pips em relação a anterior resistência.

gráfico 4 horas
Eu neste momento tenho o trailing stop nos 0,8870 e take profit nos 0,8970 (mais ou menos a projecção do triângulo ascendente).  

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Akamai Technologies - Nasdaq (ticker: AKAM)

A Akamai está numa situação algo tentadora. Têm consigo manter-se acima da recente LTA. Mesmo num dia como o de ontem em que o Nasdaq desvalorizou perto de 2%.

gráfico diário
Defini este momento como algo tentador. Porquê? Sinto algo estranha esta situação actual. Não é muito comum a AKAM ser calma, sem grandes oscilações. Nas ultimas 10 sessões tem mantido o seu valor em bolsa perto dos 46 USD. Está a ser preparado um movimento em grande...quebra com momentum dos 46,60 provavelmente entro longo...quebra da LTA fico a assistir.

The Coca-Cola Company - NYSE (ticker: KO)

A Coca-Cola apresentou ontem os resultados do ultimo trimestre. Mais uma vez foram muito bons. O céu para ser o limite para os Bulls.

gráfico diário
Nas ultimas sessões esperava uma pequena correcção à zona dos 57,50 para entrar longo. Nunca aconteceu. Resta esperar uma visita à linha de tendência ascendente...enquanto isso assisto a suspirar...

Euro - Libra Esterlina

O euro neste cross continua a sentir o peso da historica resistência dos 0,884.

gráfico diário
Na madrugada do passado dia 13 tocou nesse ponto e têm vindo a lateralizar num intervalo de mais ou menos 140 pips. Existe claramente muito equilíbrio de forças nesta zona. Resta ir esperando para que lado vai ceder. Penso que o quebrar a norte ou a sul vai ser com muita pujança.

gráfio 4 horas


Alcoa Inc. - NYSE (ticker: AA)

Ontem finalmente a Alcoa voltou abaixo dos 12,75 USD. A vela não foi muito bonita para os longos, mas penso que foi originado apenas por uma correcção dos mercados em geral e não perda de força dos touros desta cotada. Aliás enquanto a AA evoluir acima dos 12,25-11,80 o poder está do lado deles.
gráfico diário
Eu voltei a entrar longo nos 12,65, no fundo era o que esperava fazer depois de ter saído a semana passada. Reforço caso desça aos 12,20, isto na situação do S&P 500 continuar acima dos 1150 pontos. Stop abaixo dos 11,85, take profit nos 13,85. Possivel reforço na quebra dos 13,15.

S&P 500

Tenho feito várias referências à composição do S&P 500, nomeadamente às industry e suas subdivisões, mas ainda não tinha colocado nenhum gráfico nem visão dele próprio.
Sem qualquer dúvida este é o índice mais importante, a maior referencia dos mercados financeiros ocidentais. Curiosamente a comunicação social refere preferencialmente o Dow Jones ou o Nasdaq.

Viveu uma época verdadeiramente dourada nos anos 80 e 90. Em 1980 valia 94 pontos e no final do Bull Market de 2000 cotava a 1517. Durante este período, praticamente só conheceu o sabor da valorização. Tempos dourados!

gráfico mensal 1980-2010

O Bear Market que viveu entre o fim de 2007 e inicio de 2009 foi bem mais rápido e violento do que o anterior. Este declínio provocou uma reacção dos longos igualmente tempestiva. Em apenas 10 meses valorizou 70% e obteve um ganho de 483 pontos! Passou dos 667 pontos para os 1150.

gráfico semanal 2000-2010

O S&P 500 encontra-se neste momento completamente dominado pelos Bull, em todos os espaços temporais. O seu poder foi seriamente ameaçado em Junho passado quando quebrou o suporte relativamente importante dos 1044. Nesta altura muitos analistas e opinion makers referiam que estava a caminho de novos mínimos. A ultima grande barreira aguentou a queda. Os 1010 pontos foram uns verdadeiros heróis.

gráfico semanal 2007-2010
Desde final de Agosto o S&P 500 têm tido uma subida muito interessante. Apenas sofrer um ligeiro atraso nos já referidos 1150 pontos. O mercado costuma ter uma boa memória.
A sessão de ontem foi marcada por uma queda relativamente acentuada. Chegou a perder mais de 2%, mas os últimos minutos permitiu fechar menos mal. Isto deixou muitos investidores com receio de uma nova correcção estar a caminho. Eu acho perfeitamente normal uma descida até aos 1150 (outra vez ele). Até saudável, para ganhar energia e possivelmente ir visitar os máximos anuais nos 1219 pontos.

gráfico diário

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dólar - Franco Suiço

Afinal a ruptura do triângulo foi para norte. Temos mesmo inversão de tendência pelo menos no curto prazo. Target 0,985.
gráfico 4 horas

Dólar - Iene

Afinal a divergência positiva levou a melhor e temos mesmo uma inversão de tendência pelo menos no curto prazo.

O cross andou a lateralizar durante os últimos dias num intervalo com 80 pips. Target do rectângulo 82,47.
gráfico 4 horas

Euro - Dólar

O par EurUsd está perto de testar o suporte dos 1,3804. Caso quebre temos o próximo suporte nos 1,364. A resistência está nos 1,399.
gráfico 4 horas

Johnson & Johnson - NYSE (ticker: JNJ)

A Johnson & Johnson pertence à industry Health Care, sector Pharmaceuticals & Biotechnology e subsector Pharmaceuticals, sendo a empresa que possui maior market value deste ultimo e a sexta do índice S&P 500.

A JNJ é muito mais volátil do que as cotadas do seu subsector. No entanto, não realizo historicamente muitas entradas, curtas ou longas, neste gigante farmacêutico. Não a considero muito técnica e por isso prefiro ficar fora ou apostar por exemplo na Pfizer.

gráfico semanal 2007-2010
No final de Agosto ameaçou grandes quedas, o suporte dos 57,00 USD cumprir muito bem o seu papel. Neste ponto iniciou uma boa recuperação e neste momento já valorizou 12%, não estando muito longe dos máximos anuais.

gráfico diário
Um pullback ao suporte dos 62,50 USD será um bom momento para entrar longo.

Subsector Pharmaceuticals (ticker: DJUSPR)

O subsector Pharmaceuticals está muito forte. Ontem parou junto a uma resistência. Será que passa por ela sem pestanejar?

Hoje saem resultados da Johnson & Johnson, a empresa que possui o maior market value deste subsector, antes da abertura de mercado.

Está a menos de 5% do máximo alcançado em Janeiro.

gráfico diário

Oil & Gás - Industry S&P 500 (ticker: DJUSEN)

Neste blog venho analisando várias empresas ligadas energia. Em alguns casos tenho aberto posições como por exemplo na TOTAL, enquanto noutras tento entrar. Porquê esta minha aposta?

Observando o gráfico da industry Oil & Gás é fácil de entender. Temos um Head and Shoulders invertido. Neste momento vamos a meio da projecção. Esta industry também vai algo atrasada neste subida de mercado. Para o S&P 500 continuar a evoluir precisa da sua ajuda. Todos estes motivos mais aquela LTA a sustentar a subida permite a minha avaliação bem positiva.

gráfico diário

Total - CAC 40 (ticker: FP)

O final da sessão de ontem prometia um quebrar da pequena resistência dos 39,70. Isto poderia originar um pequeno reforço da minha parte.

Depois do fecho da secção nos Estados Unidos da América os seus futuros ficaram bem vermelhos. Os resultados da APPL foram abaixo do esperado. Com esta situação previ uma abertura em baixa na Europa que levou a colocar um stop nos 39,45. Imediatamente activado às 8h00.

Espero agora uma visita abaixo dos 38,50 para fazer nova entrada, isto se o CAC40 se mantiver perto dos 3800 pontos.
gráfico diário

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Dólar - Franco Suiço

No cross Usd-CHF temos um possível triângulo simétrico em formação. Projecção de 230 pips. Normalmente estas figuras significam continuidade da tendência.

Na minha primeira mensagem escrevi que o H&S visível no gráfico semanal apontava para um target na casa dos 0,91xx. Achei algo irreal...já não estamos muito longe caso a projecção de 230 pips seja para sul...
gráfico 4 horas

Dólar - Iene

A saga dos ursos continua.

Na passada quinta-feira os longos ainda tentaram reagir mas a resistência dos 81,66 revelou ser muito forte e assim temos nova LTD a empurrar o Dólar.
Será muito importante para os longos a zona dos 81,11 conseguir suportar a cotação. Nesta madrugada parecia estar a aparecer uma divergência positiva entre o valor do cross e o RSI. Esta ainda se mantém nestes valores. Este aspecto é o unico ponto que encontro para uma possivel inversão de tendência no muito curto prazo.

gráfico 2 horas
Caso o dólar continue a desvalorizar temos um possível triângulo descendente com suporte 80,87 com projecção de 100 pips.

Halliburton Company - NYSE (ticker: HAL)

A Halliburton apresentou os resultados do ultimo trimestre antes da abertura do mercado. Obteve ganhos de 0,58 USD por acção contra os 0,56 esperados pelos analistas, depois dos 0,29 por acção no período homologo do ano passado. Sem dúvida um anuncio positivo a demonstrar crescimento sustentado da empresa. Mas...

Neste momento a HAL perde 4% com apenas 15 minutos de negociação. Isto pode significar que a evolução da cotação desde fim de Agosto já vinha incorporando a hipótese destes resultados.

gráfico diário
Para quem possui posições longas o ponto mínimo deixado na abertura será um bom local para colocar stop e sair com mais valias. Quem quer entrar resta esperar por uma vinda à resistência dos 32,00 USD.

Akamai Technologies - Nasdaq (ticker: AKAM)

Os bulls nesta cotada americana parecem estar de volta. Será?

A zona dos 46,00 USD têm transmitido algum equilibrio entre longos e curtos. As velinhas de quinta e sexta assim o demonstram, apesar da subida ter volumes acima da média.

gráfico diário
Continuo a considerar uma entrada nestes valores um pouco arriscado. Entrar curto é ir contra o sentido dos mercados, mais concretamente (neste caso) do Nasdaq. Abrir posições longas nestes valores também não me transmite confiança. Uma visita à LTA recentemente criada, neste momento nos 44,20, será o primeiro ponto a considerar. Um pouco mais abaixo temos a LTA com quase 2 anos, nos 42,00 USD, mas nesse caso teriamos um novo lower low...

Petroleo Brasileiro SA - NYSE (ticker: PBR)

A PBR continua a sua caminhada sob o domínio dos ursos, sendo claramente a petrolífera que acompanho com pior aspecto para os longos.

O cenário piorou um pouco com as ultimas duas velas, ao ser formado um engulfing bearish. Brevemente a LTA de curto prazo será posta à prova. Será muito importante não ceder, caso contrário temos um novo lower low, o que transforma a gráfico praticamente sob domínio dos Bears. 

gráfico diário
 

domingo, 17 de outubro de 2010

EADS - CAC40 (ticker: EAD)

A sessão de sexta-feira fez fechar a minha posição longa da EADS com um saldo neutro, depois de ter rebentado o meu stop na anterior posição aberta.

A meio da sessão a LTA de curto prazo foi novamente violada e por isso deixei de confiar na sua validade. Como este foi o motivo de ter entrado, deixou de fazer sentido continuar a apostar na EAD. Isto não implica que pense em grandes quedas. Mas a minha visão foi alterada.

gráfico diário 2009-2010
No curto prazo pensar voltar a entrar longo apenas junto ao seu suporte dos 16,62, ou na LTA de longo prazo nos 15,65 neste momento. Isto se nessa altura o mercado em geral estiver "normal" (CAC acima dos 3800 pontos) e o seu subsector continuar em grande.

Alcatel-Lucent - CAC40 (ticker: ALU)

A Alcatel acabou a semana dentro da zona de resistência, entre os 2,60 e 2,70 por mim referida na mensagem do dia 10.  
gráfico diário
Nestes valores começa a ficar interessante. Continuo a afirmar que só penso entrar longo depois desta zona ceder. Aliás ela formou um engulfing bearish nas sessões de quarta e quinta, que pode indicar uma correcção ligeira ou não.

CAC 40

O CAC 40 é um dos principais índices europeus, juntamente com o Dax e o FTSE 100.
O índice francês, dos três referenciados, é claramente o mais atrasado na recuperação positiva que temos assistido nestas ultimas semanas nos mercados ocidentais.

O CAC perdeu 60% do seu valor entre 2007 e 2009, passando dos 6168 pontos para os 2465. Em Março de 2009 iniciou uma recuperação fantástica que só parou nos 4088 pontos. Por duas vezes (Janeiro e Abril)! Ficou claramente marcada a porta de entrada para o reino dos Bulls.

gráfico semanal 2007-2010
Em Fevereiro e Maio com as noticias das dividas publicas em vários países a atingirem o seu ponto máximo, o índice francês cai até uma forte zona de resistência entre os 3390 e os 3340 pontos. Este ponto sofreu 3 fortes ataques. A 3º ameaçou romper, mas a histórica resistência francesa venceu a batalha com o ultimo cartucho disponivel...também aqui ficou estabelecida a entrada para a reino dos Bears... 

gráfico diário

Num cenário macro os 4088 e os 3390/3340 são as minhas fronteiras. O território que está no meio considero neutro. O que significa isto? Esta zona neutra é muito grande e permite ir abrindo posições curtas ou longas conforme a corrente. Acima dos 4088 só posições longas, quer no índice, quer das empresas que o compõem. Confesso que durante os últimos meses negociei de uma forma algo diferente: abri varias posições curtas no CAC e quando queria estar longo num índice abria posições longas no DAX. Porquê? Nesta mensagem não estou a analisar o DAX mas posso referir que é o têm tido comportamento mais Bull.

Na passada quarta-feira tivemos um importante sinal dos longos. Quebra em grande estilo dos 3800 pontos, uma resistência de curto prazo. Na sexta voltou a tocar nela e reagiu positivamente. Neste momento abrir posições só longas e sem duvida que este momento foi uma excelente oportunidade. Stop bem apertado. um pouco abaixo dos 3770 para precaver. Sempre pode ser um falso breakout.

gráfico diário