sábado, 13 de novembro de 2010

Nasdaq 100

Esta semana o Nasdaq fechou o gap up aberto no dia 4 deste mês, o que provocou a quebra da LTA de curto prazo.

gráfico diário
A subida dos últimos 2 meses e meio foi fenomenal, praticamente os touros não pararam para respirar, o que originou a falta de suportes pelo meio. Temos o anterior máximo (teoricamente era uma histórica resistência) nos 2055 pontos como a única referência.

gráfico semanal
Eu acima desses 2055 pontos apenas pondero abrir posições curtas em day trade. Ontem por exemplo abri nos 2168 e fechei a 2133 pontos. Apesar de achar que segunda-feira podia ir apanhar mais uns pontos...

gráfico CFD 1 hora

Isto porque faz parte da minha estratégia de negociação não ir contra a trend dominante de médio e longo prazo. Neste índice os touros continuam completamente no domínio a estes prazos. A fronteira está precisamente nos 2055 pontos. Abaixo deste valor já pondero ter uma abordagem diferente em relação aos curtos.

Dólar índex

O Dólar index teve mais uma vela semanal entre a LTA com 2 anos e meio e a resistência dos 78,33.

O padrão engulfing bulish que identiquei na mensagem anterior, levou mesmo o índice a fechar a semana encostado à já referida resistência.

gráfico semanal
O range entre os 78,36 e os 76,14 continua perfeitamente válido. Já vamos na 21 sessão dentro dele, com um falso break pelo meio. O que se pode esperar para esta semana?

gráfico diário
Honestamente estou sem opinião. Porquê? A cimeira que se está a realizar do G20 pode alterar completamente o cenário actual. Existe uma grande guerra nas valorizações/desvalorizações das várias moedas. Interesses políticos e económicos.

Por este motivo fechei posições ganhadoras ontem. Não se senti confortável. Prefiro ver os possiveis sinais do mercado durante esta semana e voltar a tentar entrar do lado certo.

Tecnicamente o range está lá e a LTA também. A quebra dos 78,36 faz abrir apenas posições longas a favor do dólar, a quebra da LTA apenas do lado curto.

Olhando para o peso pesado deste indice (57,6%), o cross do Euro com o Dólar, parece que vamos testar o suporte dos 1,325.

gráfico semanal
Vendo o gráfico do Iene index (basicamente o gráfico do dólar com o iene invertido) da segunda moeda com maior peso (13,6%), vemos a base do canal ascendente a ser testada. Caso seja quebrada está aberto uma interessante valorização do Dólar

gráfico diário
Como resumo diria que em situação normal, tecnicamente penso que o dólar vai valorizar esta semana. Porem com possíveis novos dados do G20 fico assistir no inicio desta semana.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

EADS - CAC40 (ticker: EAD)

Depois da EADS se ter aproximado pela terceira vez da forte resistência dos 19,45, esperava novo toque nos 18,56 para entrar longo. A forma como o mercado evoluiu ao longo do dia de hoje provocou alteração no meu programa.

gráfico diário
Neste momento temos uma LTA de curto prazo, mas que parece consistente nos 18,00€. Além disso parece que está a fazer um triângulo ascendente, apesar de não ser perfeito tecnicamente, nomeadamente a nível de volumes.

Espero fazer uma entrada por estes valores, com stop nos 17,25. Porquê nestes valores? Apesar de acreditar no cenário Bull que coloquei, existe uma visão Bear. Podemos ter feito um duplo topo em que a neckline estará nos 17,38. Abaixo destes valores deixa de fazer sentido manter uma posição longa.

CAC 40

O CAC 40 sofreu na sessão de hoje uma perda de 0,94%. No entanto considero como positiva para os longos.

gráfico diário
A zona junto aos 3800 pontos revelou ser consistente na perspectiva dos touros.

Eu quando quero entrar longo num índice normalmente abre posição no Dax. Para posições curtas uso o CAC. No entanto enquanto mostrar consistência acima dos 3760-3800 pontos está fora da minha estratégia.

Aliás neste momento olho com bastante interesse algumas cotadas pertencentes ao CAC. Se este se mantiver acima da referida zona, volto a abrir posições longas em alguns activos franceses.

Intel Corporation - Nasdaq (ticker: INTC)

A Intel teve ontem uma excelente sessão.

Em dia de quedas e com fortes receios na industry Technology devido aos resultados da Cisco, a INTC acabou a valorizar ligeiramente, mas com uma vela verde bem interessante ( a de maior amplitude nos últimos 4 meses) e com um volume acima da média.

gráfico diário
Continuo a pensar que estará para breve uma visita à resistência dos 21,70 USD.

Ontem tinha colocado uma ordem de compra, para reforçar a posição que possuo, mas tive alguma receio e falhei. Agora resta esperar por novo toque nos 20,60 ou a quebra da resistência.

Jerónimo Martins - PSI 20 (ticker: JMT)

A Jerónimo Martins é um caso muito especial da nossa bolsa.

O seu Bull Market começou em 2003 e nunca mais parou. Apenas sentiu o efeito do anterior Bear Market dos mercados em geral no final de 2008, inicio de 2009, mas sem causar grande preocupação.

gráfico mensal 1997-2010
Desde Março deste ano tenho tentado entra na JMT mas tenho falhado sempre. Tentei no pullback aos 6,50 e esperei pelo mesmo movimento perto dos 9,10 euros que nunca chegou a acontecer...

gráfico diário 2007-2010
Actualmente espero uma visita à LTA que se situa nos 10,42 euros. Será desta?

S&P 500

Tal como referi na mensagem do Euro-Dólar espero no dia de hoje muita volatilidade nos mercados. Por este motivo vou tentar aproveitar um pouco essas mexidas em day trade.

Eu negoceio o S&P 500 através de CFDs. Normalmente faço entradas apenas com base no gráfico do cash.

No gráfico do CFD é visível um canal descendente e uma LTA de curto prazo (esta também é visível no gráfico diário do cash).

gráfico CFD 2 horas
O toque com a LTA foi um ponto de entrada. Agora espero uma aproximação ao topo do canal para sair. Provavelmente vou andar a brincar com stops apertados durante o dia de hoje entre estes 2 pontos.

Euro - Dólar

Parece que a reunião do G20 já está a provocar grandes ondas nos mercados. Será normal assistirmos a grandes volatilidades no dia de hoje.

Relativamente a este cross estava a ser formado um canal descendente visível no gráfico de 2 horas.

gráfico de 2 horas
Impressionante o grande salto que deu na última hora. O topo do canal está neste momento nos 1,375x. Vamos ver como se comporta. Entro curto nesse ponto com stop apertado e take profit 1,370.

Euro - Dólar

Pensava que os 1,369 podiam fazer repousar um pouco o ataque dos urso. Durou apenas umas horas. Hoje com a quebra desse suporte ficou caminho aberto a quedas mais acentuadas.

gráfico diário
Tecnicamente o próximo suporte mais consistente encontra-se nos 1,325. No entanto penso que existe um factor muito importante e fundamental ter em consideração: a reunião do G20 neste fim-de-semana.

O mercado cambial anda demasiado pressionado. Não sinto muita confiança em manter posições abertas durante este fim-de-semana. Quando estamos apreensivos o melhor é estar parado. Por muito que possa custar ver o mercado ir na direcção que achamos e apenas ficar a observar.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PSI 20

O PSI 20 sofreu uma violenta desvalorização de Dezembro de 2007 a Outubro de 2008, perdendo perto de 60%.

gráfico semanal
A recuperação que se iniciou em Março de 2009 foi um pouco em linha com o mercado em geral. Em Outubro desse ano toca na resistência dos 8914 pontos, que tornou a ser repetido em Janeiro deste ano. Nesta altura estalava a crise dos PIIGS. Estava marcada a grande fronteira entre o reino dos touros e dos ursos. Abaixo desse valor controlam claramente os ursos.

gráfico diário
Em Maio deste ano o mercado parece ter descontado todo o descontrole dos défices públicos da zona Euro. Começa a recuperação lenta do nosso índice. A zona de resistência dos 7445/7572 pontos deu uma grande luta aos touros mas foi superada.

gráfico diário
Hoje o PSI 20 foi tocar na LTA e reagiu muito bem. Penso que dificilmente ela poderá evitar um novo teste à agora zona de suporte. Será muito importante ela aguentar para os touros continuarem a ter algum alento.

Considero que no longo e curto prazo os ursos dominam, enquanto no médio prazo os longos estão a dominar, pelo menos enquanto o suporte dos 7445/7572 se conseguir aguentar.

S&P 500

O S&P 500 depois de ter andado durante 2 dias acima da resistência dos 1220 pontos está a fazer uma correcção, que considero perfeitamente normal e não coloca minimamente em causa o poder dos touros.

gráfico diário
Continuo do lado longo. Neste momento temos uma LTA de curto prazo nos 1192 pontos. Uma visita a estes valores permite fazer um reforço. Esta entrada pode ser apenas para day trade.

O que me faz ficar neutro no curto prazo? A quebra da referida linha de tendência. No entanto continuo a não considerar minimamente razoável posições curtas acima dos 1150 pontos.

Euro - Dólar

Depois de ontem o suporte dos 1,369 ter sido atacado e mesmo ligeiramente violado, existiu um pequeno alívio na pressão dos curtos. Neste momento está a existir novo ataque. Será que vai resistir?

gráfico 2 horas
O mais provável é o suporte quebrar. No entanto eu tenho uma pequena duvida. Mais uma vez arrisco uma previsão algo contraria. É possível observar uma pequena divergência positiva do cross com o RSI.

Se este factor é suficiente para eu arriscar uma posição longa? Não. Mas obriga a maiores cuidados com uma posição curta.

Industry Oil & Gás - S&P 500 (ticker: $DJUSEN)

A industry da energia acabou mesmo por atingir o target do H&S invertido. Neste momento está dentro de uma forte zona de resistência.

gráfico diário
Nas últimas semanas tenho repetido muitas vezes que esperava uma forte valorização dela, mas confesso que estou surpreendido com a sua dimensão. Considero perfeitamente normal nesta conjuntura existir pelo menos uma pequena correcção, sem colocar em causa o domínio dos touros. Mas neste momento não existe nenhum dado concreto de tal situação...

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Dólar - Iene

O target do triângulo simétrico foi praticamente alcançado.

gráfico 4 horas
O Dólar ainda colocou o nariz fora da LTD, espreitou para lá dela, mas deve-se manter abaixo pelo menos até ao final da noite.

gráfico diário
A bola está claramente do lado dos touros. Penso ser normal a estes valores assistirmos a uma pequena correcção/lateralização. Contudo o Iene continua a dar alguns sinais de fraqueza. Apenas aparente ou momentânea? A quebra da LTD no gráfico diário pode abrir portas a um movimento ascendente mais amplo.

Akamai Technologies - Nasdaq (ticker: AKAM)

A Akamai teve realmente um movimento ascendente muito forte (como eu tinha previsto na ultima mensagem da AKAM), depois de ter andado vários dias calma perto da LTA. Esta valorização levou a cotação a passar a histórica resistência com um gap. O pouco volume que teve deixou-me algo desconfiado.

gráfico diário
A sessão de ontem abriu em gap down e o volume foi enorme (o 5º maior do último anoa). Na minha opinião ficou formada uma ilha de topo ou de reversão, assinalada no gráfico com a bola vermelha. Penso estar aberto o caminho para nova visita à LTA, que neste momento está nos 46,80 USD.

Nasdaq 100

O Nasdaq 100 na sessão de ontem colocou mais um toque na LTA que vêm apoiando a subida desde o dia 4 de Outubro.

gráfico diário
O gap deixado na quinta-feira passada foi praticamente fechado. Enquanto o índice evoluir acima da LTA não existe nenhum motivo para fechar posições. É verdade que o movimento vai esticado, mas não acredito que os touros percam a grande hipótese de darem um toque na histórica resistência (máximos de 2007) dos 2246 pontos.

Mesmo que a LTA seja quebrada os longos continuam a dominar completamente todos os horizontes. Abrir posições curtas apenas em day trade. Pelo menos enquanto evoluir acima dos 2060 pontos.

Alcatel-Lucent - CAC40 (ticker: ALU)

As quedas parecem não ter fim.

O destino desta cotada estava mais ou menos traçado depois da forte zona de resistência dos 2,70-2,58 ter resistido ao assalto dos longos.

gráfico diário
Ainda pensei que o intervalo entre os 2,41-2,35 iria provocar mais luta entre longos e curtos. Acredito que mais cedo ou mais tarde a LTA com 16 meses vai ser posta à prova. Pode existir alguma paragem nos próximos dias devido ao RSI. Ele quando atinge os 30 pontos costuma provocar reacção. Mas apenas isso.

Perante este cenário não acho minimamente atraente fazer qualquer entrada na Alcatel. O que me faz mudar de opinião? Um novo aproximar dos 2,58.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Euro - Dólar

A força dos touros está a ser colocada à prova. Neste momento o cross do Euro com o Dólar está numa zona de suporte, situada entre os 1,382 e os 1,369.

gráfico diário
Apesar da LTA de muito curto prazo ter sido quebrada, a tendência ainda é claramente ascendente. Apenas pondero entradas curtas abaixo dos 1,369.

A quebra da linha superior do triângulo ascendente no passado dia 2 indicava continuação de tendência, mas a sua projecção apenas foi alcançada em 40%. Estava dado um pequeno sinal de fraqueza dos longos.

gráfico 4 horas
Penso ser perfeitamente normal existir um alívio nesta pressão dos curtos nas próximas horas.


Dólar - Iene

O triângulo simétrico que assinalei na anterior mensagem deste cross, foi quebrado para norte, hoje a meio da tarde. Lembro que a projecção é de 160 pips, o que leva o target para os 82,8x.

gráfico diário
Honestamente estava a perder a esperança deste movimento. Na anterior mensagem deste cross deixei a convicção da valorização do dólar, um pouco contra a lógica. Hoje quando a linha inferior do triângulo foi colocada à prova torci o nariz. Afinal foi para servir de mola.

Neste momento temos a LTA do gráfico diário nos  82,6x. Parece ser  normal ela ser testada nas próximas horas. Pelo meio temos a resistência dos 81,98 que já foi testada à poucos minutos.

Contra a corrente do que tenho lido em vários locais, a minha opinião tende mais para a fraqueza do Iene esta tarde do que para a força do Dólar. Porque escrevo isto? O Euro também teve uma razoável valorização com o Iene, enquanto sofreu uma grandes desvalorizações com todas as outras moedas principais.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Intel Corporation - Nasdaq (ticker: INTC)

A Intel têm tido um excelente comportamento, desde o pullback ao suporte dos 18,95 a meio de Outubro, valorizando já 12%.

gráfico diário
Penso estar para muito breve um teste à resistência dos 21,70.

A Intel é das cotadas mais atrasadas neste subida do mercado e em particular da industry Technology.

Subsector Semiconductor (ticker: DJUSSC)

O subsector DJUSSC é o mais atrasado na excelente valorização que a industry Technology vêm tendo. Têm um valor ligeiramente inferior a  20% do market value desta, sendo a segunda com maior peso depois do subsector software.

Enquanto todos os subsectores da industry Technology já passaram o máximo deixado em Abril deste ano, o dos semicondutores ainda está a 4% dele.

gráfico diário
A Intel têm um peso aproximado de 35% no DJUSSC. Ela está também bastante atrasada em relação aos seus colegas. Como a INTC têm grande potencial para valorizar, penso estarem reunidas boas condições para o subsector aqui analisado, continuar o seu forte movimento ascendente.

Pfizer Inc. - NYSE (ticker: PFE)

Tal como escrevi na última mensagem da Pfizer, esperava uma visita abaixo dos 17,20 USD para voltar a entrar longo.

Na passada sexta-feira ela praticamente tocou no forte suporte dos 17,00.

gráfico diário
Entendo este movimento como uma mera correcção. Fiz uma entrada longa nos 17,06, com stop nos 16,75 e take profit aos 18,40. Na sua suposta caminhada ascendente espero reforçar um pouco.

Quem procura grande volatilidade não é propriamente uma boa cotada para investir.

Subsector Pharmaceuticals (ticker: DJUSPR)

Desde que este subsector quebrou a LTD que vinha orientando a sua desvalorização desde Maio de 2007, fiquei com bastante vontade de voltar a entrar longo em alguma cotada nele inserida.

gráfico semanal
No passado dia 18 tocou numa resistência e têm vindo a corrigir. Considero que a tendência continua ascendente. Observando o gráfico diário vejo uma possível bandeira com uma projecção de 10 pontos. Caso se confirme esta figura podemos alcançar os máximos de Janeiro.

gráfico diário
Este subsector têm um peso aproximado de 40% na Industry Health Care. Lembro que esta têm lateralizado nas ultimas 3 semanas.

Dólar - Iene

Na passada quarta-feira indiquei um possível triângulo ascendente que acabou por ser activado. Parece-me que foi dado o primeiro passo para uma possível inversão de tendência. Pelo menos ele deu uma nova esperança aos longos. 

É verdade que estou a ser muito atrevido em escrever "possível inversão de tendência". Exceptuando o pequeno triângulo ascendente já citado, nada mais parece estar a favor dos touros. Então porque arrisco esta opinião?

gráfico diário
Observando o gráfico diário o domínio está totalmente do lado dos ursos. A LTD já vai no 7º mês. No entanto os últimos dias formaram uma divergência positiva, entre o RSI e a evolução do cross. Para além deste argumento de peso relativamente considerável, as velas dos dias 1 e 3 deste mês deixaram umas sombras longas para norte, o que demonstra um aumento de volatilidade nesse sentido. Este factor coloca também um pouco a bola do lado dos touros, pelo menos no curto prazo.

gráfico 4 horas
No gráfico de 4 horas temos um possível triângulo simétrico, com uma projecção de 160 pips.

domingo, 7 de novembro de 2010

Industrys S&P 500

Esta mensagem é praticamente uma continuação da anterior. Vou observar as 7 principais industrys do S&P 500 para tentar perceber o que pode acontecer nas próximas sessões, quais as que podem continuar a levar o índice a valorizar ou a corrigir.

Industry Technology (18,88% market value). Têm sido verdadeiramente impressionante a sua caminhada ascendente. O anterior máximo nem cócegas provocou. Neste momento está a 5% do máximo alcançado no anterior Bull Market!

gráfico semanal
Industry Financials (15,54%). Tal como assinalei na passada quinta-feira, esta industry finalmente fez um breakout, com bom volume, na lateralização que já durava à 6 meses. Está também a mais ou menos 5% de uma resistência (máximos de Abril deste ano), mas muito longe do pico de 2007 (614 pontos). Aqui está talvez a industry com maior caminho a valorizar nos próximos meses.

gráfico semanal
Industry Health Care (11,64%). Grande equilíbrio de forças nas ultimas 3 semanas. Também aqui existe uma boa margem de valorização, mas neste momento não existe nenhum sinal para que lado vai pender....

gráfico semanal
Industry Consumer Services (11,30%). Esta industry leva 9 semanas consecutivas de valorização. Impressionante. Está apenas a 8 % dos máximos de 2007. Observando o gráfico diário a vela de sexta-feira, uma shooting star, indica uma possível correcção nos próximos dias, talvez para fazer um toque nos 328 pontos. Não está minimamente em causa a tendência actual.

gráfico semanal
Industry Oil & Gás (10,90%). Esta têm sido a industry que mais tenho investido nas últimas semanas. Tenho vindo a escrever que acreditava muito na sua valorização. No gráfico diário era perceptível um H&S invertido. O seu target esta semana foi praticamente alcançado. Neste momento ela está encostada no forte zona de resistência, bem visível no gráfico semanal. Por este motivo coloco reticencias no seu crescimento na próxima semana.
Tenho uma posição longa na XOM, na qual já coloquei um stop profit bem justo.

gráfico semanal
Industry Cnsumer Goods (10,90%). Mais uma industry que esta semana fez um breakout à sua forte resistência. Está neste momento a 5% do máximo de 2007.

gráfico semanal
Industry Industrials (10,81%). Esta industry acabou a semana encostada a uma histórica resistência. Não existe nenhum sinal de perda de força dos touros, mas será normal acalmar um pouco, talvez mesmo saudável para novos voos.


Perante todo este cenário exposto parece que ainda existe espaço para mais subidas. Podemos assistir a alguma correcção moderada, mas claramente tudo aponta para a tendência se manter.

Pessoalmente não invisto em cotadas da industry Financials, mas reconheço que neste momento é a área mais favorável a uma boa valorização.

A industry Health Care está em terreno neutro mas se o caminho do mercado em geral for para norte, acredito que possa dar uma boa ajuda. Eu na sexta-feira entrei na Pfizer por este motivo, com um stop relativamente apertado (amanhã vou colocar uma analise à PFE).

S&P 500

Ao contrário do que seria teoricamente normal os 1220 pontos não foram nenhum entrave nesta semana para os touros. Eles foram alcançados e ultrapassados com volumes acima da média.

gráfico diário
Neste momento nada indica perda de força dos touros. Neste contexto abrir posições curtas só porque está junto a uma forte resistência é o mesmo que estar a tentar adivinhar topos, o que por norma implica perda de capital. Ir acompanhando a manada e fazer alguns reforços, continua a ser a minha estratégia.

Olhando para o futuro temos uma resistência junto aos 1316 pontos.

gráfico semanal 2006-2010
Para melhor perceber o que pode ajudar os touros ou os ursos nas próximas sessões vou analisar na próxima mensagem as 7 principais industrys que compõem o S&P 500.