sábado, 22 de janeiro de 2011

Dólar índex

O Dólar índex finalmente apresenta uma pequena novidade. Fechou a semana a testar o suporte do range onde anda a negociar nas ultimas 37 sessões.

gráfico diário
Caso os 77,97 quebre temos a LTA de longo prazo, que vêm sustentando a valorização do Dólar índex praticamente nos ultimos 3 anos, ligeiramente abaixo dos 77 pontos. Este será o verdadeiro teste ao poder dos ursos.

gráfico semanal


sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PSI 20

O PSI 20 teve uma semana muito positiva, obtendo um ganho ligeiramente superior a 4,5%.

Hoje foi ao encontro da linha descendente do possível triângulo descendente (com projecção aproximada de 900 pontos) que assinalei na anterior mensagem deste índice (no dia 11-01-11) e recuou bastante. A vela que deixou pode ser uma shootting star/dragonfly doji bearish. Isto pode indicar uma correcção fraca a moderada no inicio da próxima semana.

gráfico diário
Os volumes nesta subida foram sempre abaixo da sua média, exceptuando hoje.

Continuo a afirmar que para este cenário bearish ficar afastado seria muito importante os 8000 pontos voltarem a ser atingidos rapidamente. Apenas isto me fazia mudar de opinião.

Nasdaq 100

O Nasdaq teve uma ligeira correcção nas ultimas 2 sessões que o levou a perder +-2,65% e 62 pontos.

Na sessão de ontem encontrou a LTA que vêm orientando a sua subida desde inicio de Outubro e reagiu muito bem.

gráfico diário
Esta descidas aconteceram com volumes normais e serviu para os touros poderem ganhar novas forças. Caso a LTA quebre, está muito perto o histórico suporte nos 2239 pontos.

EMC Corporation - NYSE (ticker: EMC)

A EMC continua a ter um comportamento fantástico. Desde Agosto do ano passado já valorizou +-40%, com um ganho de 7,00 USD.

Nas ultimas 2 sessões sofreu uma correcção mas continua muito perto dos máximos do anterior bull market nos 25,52.

gráfico semanal 2007-2011
Ontem abriu em gap down e a desvalorizar bem, mas ao encontrar a LTA de médio prazo, que vêm sustentando a sua subida desde Agosto, reagiu muito bem e fechou praticamente igual à abertura.

gráfico diário
A vela deixada na sessão de ontem pode ser um possível hammer/dragonfly doji bullish abandonado, que pode indicar uma nova inversão fraca a moderada. Isto pode ajudar os touros a irem para os já referidos 25,52 ou mesmo a novos máximos.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Jerónimo Martins - PSI 20 (ticker: JMT)

A Jerónimo Martins têm vindo a corrigir das subidas que registou no ultimo semestre de 2010.

Apesar disto considero que ela está em terreno neutro. Para mim o ponto chave está nos 10,90. Foi nestes valores que os longos encontraram apoio nas ultimas 2 correcções, em 30 de Novembro e 10 de Dezembro.

gráfico diário
No ultimo mês a JMT pode estar a formar um triângulo descendente com uma projecção de 1,95 euros. Caso os 10,92 cedam o target vai para os 9,00. Curiosamente este valor foi a resistência da pequena lateralização que sofreu durante Agosto e Setembro de 2010.

Resta referir que os volumes não estão a corresponder com exactidão ao padrão da figura mencionada. Esta queda está a acontecer com volumes mais baixos do que as subidas. Mas se realmente os 10,92 cederem...e com bom volume...

Nvidia Corporation - Nasdaq (ticker: NVDA)

Depois da valorização brutal de 54% e 8,20 USD em apenas 8 sessões, os touros pararam para respirar. A próxima resistência está nos 25,45.

gráfico semanal 2006-2011
Até onde pode ir esta correcção? Normalmente o midlle point de uma enorme vela pode servir de pequeno suporte (neste caso é quase um enorme Marubuzo). Esse ponto médio está nos 21,80. Caso este valor não aguente os 19,00 serão visitados.

gráfico diário
Resta fazer uma apenas uma pequena referencia aos enormes volumes das ultimas sessões. Todas elas tiveram um volume bem acima da sua média.

McDonald's Corporation - NYSE (ticker: MCD)

A McDonald's teve uma excelente reacção aos 72 USD.

Na anterior mensagem desta cotada, apontei como muito provável uma reacção dos touros ao suporte perto destes valores. Ainda por cima o RSI e o MFI estavam em valores muito baixos, quase recordes negativos. Mas sinceramente não esperava uma reacção com esta força:  valorizou quase 5% e 3,30 USD apenas em 3 dias.

gráfico diário
As ultimas 2 velas da semana passada formaram um bullish engulfing, que normalmente quando confirmado na sessão seguinte, indica pelo menos uma correcção moderada.  Neste cenário a minha curiosidade está em ver se os touros conseguem levar a cotação até à zona dos 77,00-76,30 e depois a ultrapassar. Desde que esta zona foi quebrada em baixa os volumes têm sido muito bem mais altos do que a sua média.

Eu acabei por entrar nos 72,40 com uma pequena posição longa. Espero a quebra em alta da zona acima referida para reforçar. O meu stop está nos 70,50. Take profit desta pequena posição: novos máximos.

Light Sweet Crude Oil - Globex (ticker: Clc1)

O Light Sweet Crude Oil têm vindo a corrigir ligeiramente nas ultimas 5 sessões, depois de ter tido o fecho mais alto no passado dia 12.

gráfico diário
Existia uma divergência negativa entre a cotação e o RSI, que está a originar esta correcção. Isto parece uma pausa dos touros, para recuperar forças e assim conseguirem furar a resistência de curto prazo nos 92,58 USD.

A LTA que vêm sustentado a subida desde Agosto está neste momento junto ao suporte dos 87,15.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Texas Instruments Incorporated - Nasdaq (ticker:TXN)

A Texas Instruments têm tido um forte crescimento desde Setembro de 2010. Desde esse mês valorizou mais de 50%, com um ganho de +-12,00 USD.

Depois da BRCM foi a vez da TXN, do subsector dos semicondutores, ter fechado ontem acima de uma histórica zona de resistência, entre os 34,00 e os 34,63.

gráfico semanal 2001-2011
No ultimo mês os touros andaram a ganhar novas energias, depois de terem atingido os 34,00. Os volumes foram muito fracos, bem abaixo da sua média durante esse período.

gráfico diário
Existe um factor que me faz ficar algo desconfiado deste break: o volume. Ele foi até um pouco abaixo da média. Eu gosto de ver estes breakouts com bons volumes. Isto também se verificou na BRCM na passada sexta-feira e ontem acabou encostada à sua resistência. Caso seja um falso break, uma visita à LTA de curto prazo pode ser uma boa possibilidade de entrar longo.

Resta dizer que a TXN têm um peso aproximado de 10% no seu subsector. Este está encostado a uma importante resistência.

Subsector Semiconductor - S&P 500 (ticker: DJUSSC)

O subsector semicondutor está num ponto muito interessante. Está encostado a uma histórica resistência e ao mesmo tempo a uma LTD com 10 anos de existência!

gráfico semanal 2001-2011
Nas ultimas 11 sessões teve apenas um dia com um ligeiro fecho negativo. Os volumes foram muito consistentes e sempre dentro da sua média. Caso sofra uma correcção a estes valores temos uma LTA de curto prazo a 5% de distancia.

gráfico diário
Este subsector têm um peso na industry technology aproximado de 18%.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Euro - Iene

O par Euro-Iene depois de ter tido praticamente 2 meses a desvalorizar, teve na semana passada um forte movimento de alta. Conseguiu pela primeira vez nesse espaço temporal fazer um higher high e, pelo menos neste momento, um higher low.

gráfico diário
No final de Dezembro, inicio de Janeiro existia uma divergência positiva, entre a cotação e o RSI, que levou este par para a subida acima referida. Neste momento está a negociar junto à LTD com 16 meses de existência. Esta têm vindo a pressionar bastante os touros. 

gráfico semanal 2008-2011
Observando mais de perto, ele esta semana está a negociar num range apertado, entre os 110,9x e os 109,6x.

gráfico 4 horas
Existe 2 pontos de forte teste à força dos longos. A LTD que está nos 111,2x e o anterior máximo relativo de Dezembro nos 112,22. Caso estes 2 pontos sejam quebrados podemos ver este par novamente a negociar para valores próximos dos 115,x, zona de forte resistência em Setembro e Outubro de 2010.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Broadcom Corporation - Nasdaq (ticker: BRCM)

A Broadcom Corporation fechou na passada sexta-feira em máximos dos ultimos 4 anos e meio e acima da importante resistencia dos 46,90.

gráfico diário
Depois de ter andado em contra-ciclo com o seu índice, parece que os touros ganharam folgo para nova arrancada. Testou o suporte dos 42,76, teve mesmo um falso break, mas aguentou-se bem. No entanto existe um factor algo fraco nesta subida: o volume. Esta quebra da resistência aconteceu com ele abaixo da sua média.

Sem duvida uma situação interessante para acompanhar. Das cotadas com mais peso no seu subsector a BRCM é a que melhor performance está a ter.

Para norte temos o máximo de 2006 nos 50,00 USD.

gráfico semanal 2006-2011


Subsector Computer Harware - S&P 500 (ticker: DJUSCR)

Este subsector é o que está mais bullish da Industry Technology (fechou a semana passada ligeiramente acima do anterior Bull Market). Ele têm um peso aproximado a 15% nesta.

Desde Setembro de 2010 que negoceia acima do máximo do anterior Bull Market. Em Maio do mesmo ano foi dado o primeiro sinal.

gráfico semanal 2007-2011
Leva 10 sessões consecutivas a valorizar com volumes muito homogéneos, abaixo da sua média. O RSI e o MFI estão em valores muito altos.

gráfico diário
Barreiras para cima não existem visto que estamos em máximos históricos. Em caso de correcção temos a LTA de médio prazo a 6% de distancia (nos 866 pontos) e um suporte nos 861 pontos.

Dell Inc. - Nasdaq (ticker: DELL)

Apesar da Dell continuar com um gráfico bearish no longo prazo, no curto prazo têm vindo a fazer sucessivos highers higs e highers lows relativos. Valorizou 10% no últimos mês.

gráfico diário
Eu continuo um pouco desconfiado de uma evolução positiva nesta cotada. Tal como referi acima, no curto prazo ela têm estado interessante. Mas está muito próxima a LTD de longo prazo e uma resistência (ambas  nos 14,80 neste momento). Por outro lado temos uma LTA com apenas 1 mês, que vêm sustentando a sua valorização neste período.

Tal como referi na anterior mensagem da Dell eu ainda tenho uma pequena posição longa. O stop profit mantive nos 13,60. Pondero fazer um reforço nos 13,85 (valor da LTA) e colocar o stop dessa abertura igualmente nos 13,60. Isto porque se a LTA for quebrada deixa de fazer sentido continuar dentro.