sábado, 11 de dezembro de 2010

Dólar índex

Esta semana não trouxe nenhuma novidade ao Dólar índex.

Negociou num range muito apertado, entre os 79,09 de segunda-feira e os 80,40 de quarta-feira. Não é muito comum esta falta de volatilidade.

gráfico semanal 2008-2010
Assim, o que escrevi a semana passada mantém-se perfeitamente válido. A força dos touros continua bem patente depois de 2 higher high e 2 higher low relativos. No curto prazo eles continuam a mandar enquanto os 77,97 não forem quebrados consistentemente.

gráfico diário
Sempre que se têm verificado estas lateralizações num espaço reduzido, têm acontecido movimentos bruscos e amplos no sentido da quebra do range. E isso têm marcado as tendências das próximas semanas. Foi assim quando ele quebrou os 78,36 a meio do mês de Novembro.

Os seus pesos pesados também lateralizam num espaço reduzido. Portanto resta ir monitorizando o range...

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

EDP Renováveis - PSI 20 (ticker: EDPR)

A EDP Renováveis acabou a semana encostada à resistencia dos 4,33. Este mês leva uma valorização de 17%!

gráfico diário
Desde que quebrou a importante LTD os seus volumes têm sido superiores à média o que demonstra bem a força desta quebra.

Não será fácil o romper dos 4,33, mas parece ser uma questão de pouco tempo. Acima dessa resistencia começo a considerar interessante entrar longo.

The Walt Disney Company - NYSE (ticker: DIS)

Os touros da Disney depois de vários meses a tentar quebrar a anterior resistência dos 35,15, conseguiram vencer essa batalha e levar a cotação até à seguinte resistência dos 37,98 USD.

gráfico diário
Ontem a cotação reagiu positivamente à LTA de curto prazo. Outro factor igualmente bom para os touros é o volume.

No entanto considero que esta descida era mais ou menos esperada depois de existir divergência negativa da cotação com o RSI. Aliás as primeiras 3 sessões desta semana provocaram um padrão de bearish candlestick: um Three Outside Down Bearish. Este pode ser indicação de uma correcção mais pronunciada. A LTA de curto prazo já referida têm uma palavra a dizer. Caso contrario os 35,15 tornam a ser visitados.

Akamai Technologies - Nasdaq (ticker: AKAM)

A Akamai Technologies depois da sua ilha de reversão junto à histórica resistência dos 53,15, desvalorizou 15% mas conseguiu manter-se acima da muito consistente LTA, com 2 anos de existência e múltiplas zona de toques (por vezes com falsos breaks).

gráfico diário
A situação técnica da AKAM está muito interessante. Por um lado temos uma zona de resistência entre os 53,15 e os 54,40 que está a repelir a cotação. Por outro a LTA vêm empurrando os touros para norte. Neste contexto até parece que temos um triângulo ascendente com projecção de +- 8 USD.

Por outro lado é bem visível divergências negativas entre a cotação e o RSI e o MFI.

Caso estas divergências se confirmarem vamos ter uma visita à LTA em breve. Se esta aguentar nova investida dos curtos, acredito que o triângulo vai ser activado. Caso ela não aguente então pode ser activada outra figura, esta bearish, uma rising wedge. Projecção de +-10 USD.

Libra Esterlina - Dólar

O cross da Libra Esterlina com o Dólar depois de quebrar a LTA visível no gráfico diário, parou as quedas no suporte dos 1,548.

gráfico diário
Neste momento parece que quer ir ao encontro da LTA já quebrada que se situa actualmente nos 1,590.

Observando mais de perto temos uma possível figura bearish, uma rising wedge. Curiosamente a linha superior dela está nos 1,588, portanto muito perto dos 1,590 acima referidos...

gráfico 4 horas
A projecção dessa figura é de 220 pips, o que atira o target para os 1,552.

Ainda a favor dos curtos parece estar uma divergencia negativa do cross com o RSI. Porém esta começa a aliviar.

Continuo a colocar poucas mensagens de forex porque não tenho considerado atraente este mercado. Está muito confuso. Prefiro estar a assistir. Mas não deixo de considerar estas figuras como possiveis entradas quando elas se concretizam.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PSI 20

O PSI 20 andou grande parte da sessão acima dos 8 000 pontos, mas acabou por fechar nos 7943 pontos, com um volume ligeiramente acima da média.

Na anterior mensagem escrevi:
  • Seria muito bom esta subida continuar e fazer um higher high relativo, isto é, fechar acima dos 8 000 pontos.
Em fecho esse higher high relativo acabou por não ser feito.

gráfico diário
A vela deixada hoje, um shooting star, pode indicar uma possivel correcção fraca a moderada. Isto pode levar o PSI 20 a aproximar da zona de suporte. Nesta situação será importante não existir agora um lower low relativo...

Galp - PSI 20 (ticker: GALP)

A Galp teve uma sessão espectacular. Chegou a valorizar mais de 5% quando atingiu os 14,71, mas fechou nos 14,20, com um ganho de 2,49%.

gráfico diário

Pouco depois da abertura do mercado foram transacionadas 660 mil acções em apenas 5 minutos, que levaram a cotação dos 13,99 até aos 14,68! Hoje teve um dos maiores volumes do ano.

Apesar do alivio que foi tendo ao longo do dia, penso que a vela desta sessão vai marcar a tendencia de médio prazo.

Na anterior mensagem da Galp considerei como muito dificil ela fazer um novo higher high relativo nos proximos dias. Era 2 de Dezembro...Hoje ultrapassou os 14,625 durante a sessão mas não fechou acima. Para o controle ser total dos touros seria interessante a Galp fechar acima desse valor em breve.

Exxon Mobil Corporation - NYSE (ticker: XOM)

A Exxon Mobil continua a sua excelente valorização. Desde o fim de Agosto que já valorizou 25%, representando um ganho de 14,20 USD.

gráfico semanal 2008-2010
Esta valorização têm sido sustentada por uma LTA com 4 meses. No mês de Novembro os longos da XOM pareciam estar a perder forças. Nessa altura foi formada uma figura bullish, uma falling wedge, com projecção de 3,30 USD, que atirava o target para os 72,70.

gráfico diário
Apesar de aparentemente os touros estarem a perder força penso o target vai ser alcançado e ultrapassado. O petróleo continua a sua caminhada em direcção aos 100 USD. A XOM têm tido uma correlação muito grande com ele.

Mais para norte temos uma forte zona de resistência nos 75,00-76,60 (visível no gráfico semanal). Este ultimo corresponde ao máximo efectuado em Novembro de 2009. O petróleo andava na casa dos 80 USD nessa altura.



General Electric Company - NYSE (ticker: GE)

A General Electric continua a caminha para norte. Valorizou 10% nas ultimas 5 sessões. 

gráfico diário
A falling wedge acabou por ser confirma. Neste momento está a meio caminho da sua projecção. Esta paragem parece ser momentânea e apenas para os touros recuperarem forças...Os volumes continuam bem superiores nas velas verdes em relação às vermelhas.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Carrefour SA - CAC40 (ticker: CA)

Depois da queda brutal do passado dia 1 de Dezembro, a Carrefour têm negociado dentro da zona de suporte.


Na anterior mensagem que escrevi da Carrefour referi:
  • Apesar de ter fechado praticamente igual à sua abertura, o que é sempre um pequeno sinal positivo neste cenário, parece que o caminho dos próximos meses está traçado.
  • Em anteriores casos semelhantes têm existido alguma valorização nas sessões seguintes. Isso deve ser encaro como mera correcção desta brutal descida. Foi bem notório a falta de compradores naquele gap.
Este cenário que tracei acabou por ser confirmado. Neste momento parece estar a estabilizar nesta zona de suporte. 

Para a situação a curto prazo poder inverter, seria muito importante a cotação conseguir sair desta zona para norte, tal como aconteceu com a Axa, por exemplo. Caso contrario pode existir mais descidas em breve...

Alcatel-Lucent - CAC40 (ticker: ALU)

A Alcatel finalmente quebrou o range que vinha negociando nas ultimas 15 sessões. Ontem os 2,22 cederam e hoje foram testados com êxito.

gráfico diário
No entanto existe um dado que me faz estar algo desconfiado da força dos longos: o volume. A quebra do range foi feita com pouco volume.

Por este motivo ainda não entrei longo. Como tenho duvidas o melhor é ir monitorizando.


S&P 500

O S&P 500 andou ontem em máximos dos últimos 2 anos, mas não consegui fechar acima do valor do passado dia 4 de Novembro.

Ele está a negociar junto a uma histórica resistência. Caso quebre temos a próxima nos 1314 pontos o que equivale a uma valorização de 7%. 

gráfico semanal 2006-2010

A vela que deixou ontem parece indicar uma possível correcção para hoje (pelo menos). No entanto não acredito em correcções significativas para já. Porquê?


gráfico diário

A sessão de sexta-feira foi marcada por dados macroeconómicos feios e no entanto teve um fecho positivo (excelente indicador de sentimento). Vários índices mundiais estão perto de fortes zonas de resistências, o que leva muitos investidores a abrirem posições curtas. Isto têm sido positivo para os longos, porque têm feito disparar muitos stops, o que é um excelente alimento para os touros crescerem.

Na anterior mensagem do S&P 500 escrevi que a quebra do rectângulo onde andava a lateralizar, definia a tendência de curto prazo deste índice. Ele quebrou para norte e tinha como projecção 27,50 pontos. Esta semana já foi ultrapassado.

gráfico 4 horas cash
Em caso de existir uma ligeira correcção tenho os 1217/1213 pontos de vigia. Mesmo que sejam atingidos os 1200 pontos ,os longos continuam no domínio no curto prazo. Entre os 1200 e os 1173 pontos fica em território neutro.

The Boeing Company - NYSE (ticker: BA)

A Boeing sofreu pesadas quedas a meio do mês de Novembro, depois de sucessivas noticias menos favoráveis. No entanto a forte zona de suporte dos 61,80-60,10 apenas foi testada superficialmente.

gráfico diário
As últimas 13 sessões levaram a BA a recuperar para valores perto do gap deixado para trás, tendo valorizado 9%. Os volumes das ultimas sessões foram fracos. Apesar disto não considero atraente esta cotada para uma entrada longa.

Neste momento parece estar a formar uma possível bandeira. A sua projecção é de 9,00USD. Caso se confirme, ela leva a BA para o limite da referida zona de suporte.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PSI 20

Hoje o PSI 20 teve uma sessão que considero importante. Acabou por não confirmar a possível LTD de curto prazo que tinha deixado como hipótese na anterior mensagem do índice português.

gráfico diário
As ultimas 5 sessões permitiram ao PSI 20 recuperar perto de 7% e sair daquela zona de suporte. Seria muito bom esta subida continuar e fazer um higher high relativo, isto é, fechar acima dos 8 000 pontos.


EDP Renováveis - PSI 20 (ticker: EDPR)

A EDPR pertence à industry Utilities, sector Electricity e subsector Alternative Electricity.

Ela começou a ser cotada na bolsa portuguesa em Junho de 2008 a 8,00€. Para quem foi à OPV nunca teve com lucros.

gráfico semanal 2008-2010
Em Outubro de 2008 valia apenas 3,44. Neste ponto iniciou um fabulosa recuperação, valorizando praticamente 130% até aos 7,83.

Quando tudo indicava que os 8,00 € finalmente iam ser ultrapassados começou novo Bear Market, em Setembro de 2009, que aliás ainda dura.

gráfico diário
Hoje pode ter sido um dia muito positivo para os longos. Finalmente foi quebrada a LTD com 11 meses de existência. Para os touros poderem passar ao comando no curto prazo será importante aquela resistência dos 4,33 também ser ultrapassada. Só neste ponto poderei começar a ponderar entradas longas.

McDonald's Corporation - NYSE (ticker: MCD)

Observando o gráfico da MCD parece que os touros estão prontos para mais uma arrancada feroz.

gráfico diário
Esperei sem sucesso por um regresso ao anterior range de lateralização para entrar longo.

A ruptura do máximo histórico dos 79,90 USD, resistência desta actual lateralização, considero uma boa oportunidade de entrar. A projecção é de 3,00 USD.

Nasdaq 100

O Nasdaq 100 fechou ontem a escassos 50 pontos do máximo alcançado em Outubro de 2007 nos 2239 pontos.

gráfico semanal 2004-2010
Tal como tenho vindo a escrever nas ultimas mensagens deste índice, os touros não iam desperdiçar uma excelente oportunidade de brilharem a este nível, isto é, igualarem pelo menos os máximos do anterior Bull Market.

O máximo histórico do Nasdaq 100 são os imagináveis 4816 pontos. Pensando bem a este ritmo não sei se serão assim impossíveis de alcançar...só estamos a metade do caminho.

 Na mensagem deste índice do dia 24/11 apontei um possível triângulo simétrico com projecção de 90 pontos. Ele foi quebrado para norte e neste momento já subiu, desde a ruptura, 40 pontos. Hoje com os futuros americanos bem verdinhos ainda vai ser alcançado...

Light Sweet Crude Oil - Globex (ticker: Clc1)

Parece que realmente ao 4º ataque a resistência dos 87 USD cedeu.

gráfico semanal 2007-2010
Observando a big picture parece que a próxima paragem pode ser na zona dos 99,00/100,00 USD. Isto significa que ainda têm um potencial de valorização de 10%.

O natal vai ser mesmo mais caro nos postos de abastecimento.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Microsoft Corporation - Nasdaq (ticker: MSFT)

A Microsoft está novamente a negociar junto à importante resistência dos 27,54 USD.

gráfico semanal 2007-2010
A MSFT desde Junho vêm fazendo sucessivos highers lows, uma característica muito interessante dos touros.

Os volumes das descidas, depois do toque na resistencia no inicio de Novembro, foram perfeitamente normais, enquanto nas subidas da semana passada tiveram superiores à média. Outro aspecto importante dos longos.

gráfico diário
Um dado continua igual à anterior mensagem da MSFT. Continua a ter uma performance inferior ao seu subsector (deixei ontem aqui uma analise a ele).

Considero estar a passar um momento interessante para entra longo. A quebra dos 27,54 seria a cereja no topo do bolo...

Petroleo Brasileiro SA - NYSE (ticker: PBR)

Eu acompanho a evolução de 4 petrolíferas. A Petrobras é, a par da Total, a que apresenta pior aspecto técnico.

Apesar de tudo, fez algo diferente no fim do mês de Novembro. Depois de sucessivos lowers highs e lowers lows, a PBR fez nessa altura pela primeira vez (no último meio ano) um mínimo relativo mais alto. Os volumes têm sido constante e dentro da sua média. Está aqui o primeiro sinal de relativa força dos longos? A zona de suporte em torno dos 31 USD é bem consistente?

gráfico diário
Neste momento a PBR têm uma LTD bem consistente, com 1 ano de existência, muito próxima. Enquanto ela não for quebrada consistentemente não acho minimamente interessante entrar longo. O segundo passo de força dos touros será quebrar a zona dos 36,50 USD.

Lembro que o petróleo está em máximos de 2 anos e a Industry Oil & Gás quebrou uma importante resistência.