sábado, 19 de fevereiro de 2011

Galp - PSI 20 (ticker: GALP)

A Galp depois de 2 dias de grande fulgor por parte dos touros, iniciou uma correcção, levando 4 sessões consecutivas a descer.

Ontem fechou muito perto de uma LTA de curto prazo.

gráfico diário
No caso de ela quebrar será importante a zona dos 14,95-14,70 aguentarem. Desta forma a tendência ascendente de curto prazo não era colocada em causa e estamos apenas a assistir uma tomada de mais valias.

Caso essa zona quebre, o mais certo será uma visita aos 13,80-13,65. Aqui está também a LTA de longo prazo.

BCP - PSI 20 (ticker: BCP)

O BCP depois de ter dado um passo importante, para inverter a forte tendência descendente, ao quebrar a LTD de longo prazo, ainda não conseguiu fechar acima dos 0,64-0,637. Esta seria a segunda prova de que algo podia estar a mudar.

gráfico diário
Estas últimas semanas têm permitido aparecer uma possível rising wedge. A sua projecção é de 0,6 €, o que pode levar a cotação novamente para o importante suporte.

PSI 20

O PSI 20 acabou a semana a desvalorizar, não conseguindo aguentar encostado à zona dos 8200 pontos e assim permanecer abaixo da LTD de médio prazo.

gráfico diário
Isto provocou uma divergência negativa entre o RSI e a cotação. Assim, parece normal esta correcção. Ligeira?

Para os touros não perderem o controle no curto espaço de tempo, será importante eles manterem-se acima dos 7910-7890 pontos e assim evitarem um lower low relativo.

Dólar índex

O Dólar índex nesta semana desvalorizou 1%, o que levou a fechar a semana muito perto da LTA de longo prazo.

gráfico semanal
Os 78,8x acabaram por se revelar uma importante resistência no curto prazo. Para piorar a situação dos longos, acabou por ser formada uma bandeira durante este mês de Fevereiro. A sua projecção é de 4,5 pontos, o que atira o target para os 74,40 pontos. Isto significaria ficar perto dos mínimos de 2009.

gráfico diário
Sem duvida que esta semana será novamente importante para os touros. Tudo indica que a LTA vai ser novamente testada e caso ela quebre o cenário fica muito feio. Esta é a ultima esperança deles para não perderem a  guerra.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Euro - Iene

O par Euro-Iene continua a sua lateralização, que já dura desde Maio de 2010, entre os 115,x e 106,x.

gráfico diário
Hoje foi testar a LTa de curto prazo, que vêm sustentando a sua valorização desde o inicio deste ano. Reagiu bem e está neste momento muito perto dos máximos deste ano. O target da falling wedge está a 90 pips.
gráfico 4 horas
Este sem duvida será um grande teste à capacidade dos touros deste par.


Ford Motor Company - NYSE (ticker: F)

A Ford dispensa qualquer apresentação como empresa. Ela pertence à Industry Consumer Goods, Sector Automobiles & Parts e Subsector Automobiles.

A Ford viveu um grande Bear Market. Desde 1999 foi praticamente sempre em caminho descendente. Em Maio de 1999 valia 38,83 USD. Em Novembro de 2008 apenas 1,02!

gráfico mensal 1997-2011
A meio do ano de 2009 conseguiu voltar acima dos importantes 6,59. A derradeira demonstração da força dos touros esteve na quebra da LTD que vinha orientando a F desde Janeiro de 2004. Isto permitiu a cotação voltar a terrenos neutros numa perspectiva de muito longo prazo.

gráfico semanal
Em Janeiro deste ano negoceia dentro de uma forte zona de resistência. A apresentação de resultados abaixo do esperado no passado dia 28, levou a Ford a corrigir.

gráfico diário
Ontem fechou muito perto da sua LTA. Será um bom ponto de entrada longo? Caso esta não aguente existe um suporte nos 14,54.

A sua volatilidade está a diminuir. O RSI está ainda  abaixo dos 50 pontos e o MFI a querer crescer. Caso isto se mantenha fica tentador uma entrada com o stop apertado, apesar dos ligeiros sinais contrários.

Pfizer Inc. - NYSE (ticker: PFE)

A Pzifer no longo prazo continua neutra, mas no médio e curto espaço temporal é dominada pelos longos.

A PFE apresenta uma valorização, nos últimos meses, bem superior aos outros pesos pesados do seu subsector. Já cresceu quase 40% desde Julho de 2010. A verdadeira fronteira, para o domínio ser total está muito próxima, nos 20,40-20,17.

gráfico semanal 2005-2011
Os touros não andavam contentes com o ritmo da sua evolução, demonstrada pela a LTA de médio prazo. Fizeram uma arrancada forte em fins de Novembro, originando uma nova LTA, de curto prazo, bem mais inclinada.

gráfico diário
Ontem fechou encostada ao máximo da grande vela do dia 1 de Fevereiro. Este deve ser o ultimo obstáculo até à forte zona dos 20,40-20,17.

Subsector Pharmaceuticals (ticker: DJUSPR)

Enquanto a Industry está esta semana encostada a uma histórica resistência e a fazer máximos de 2 anos, o Subsector Pharmaceuticals está sem rumo definido.

O DJUSPR está em todos os horizontes temporais neutro.

gráfico semanal 2007-2011
Nos últimos meses têm vindo a formar um possível triângulo simétrico.


gráfico diário
Este subsetor é o que mais peso têm nos 5 que compõem a sua Industry. Esta, tal como já referi, está encostada a uma histórica resistência. Se este subsector rumar para norte, o S&P 500 pode ter uma importante ajuda para continuar a sua valorização.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Euro - Dólar

A zona de suporte nos 1,349-1,344 acabou conseguir aguentar a descida que vêm existindo neste mês de Fevereiro. Desta forma ficou fora de questão o H&S que assinalei na anterior mensagem deste cross.

gráfico diário
O outro cenário por mim apontado, a falling wedge, continua a ser possível de ser activada. Hoje a linha superior está a ser testada. A sua  projecção é de 300 pips. Caso esta se active, a zona de resistência, dos 1,369-1,382 , vai ser novamente visitada.

gráfico 2 horas
Se tudo isto vier a acontecer temos uma 3ª lateralização nos últimos 5 meses, algo nada habitual acontecer neste cross ao longo da sua história.

Subsector Biotechnology - S&P 500 (ticker: DJUSBT)

Este subsector têm um peso de +- 25% no sector Pharmaceuticals & Biotechnology. A cotada com maior market value nele é a AMGN com 25%.

Desde fins de Agosto de 2008 começou a ser formado um triângulo simétrico. Isto demonstra um grande equilíbrio de forças.

gráfico semanal 2005-2011
Este ano começou com um encontro à LTD de longo prazo. Ao contrario do que se podia esperar, ela reagiu mas os longos têm conseguido manter a cotação perto dela, lateralizando num intervalo muito pequeno.

gráfico diário
Este andar de lado permitiu o aparecimento de uma LTA de médio prazo, que pode ajudar os touros a quebrarem em definitivo a LTD. O volume de ontem foi bem acima da média.

Caso não consiga superar a LTD, parece difícil a LTA aguentar esse desgosto...

Amgen, Inc. - Nasdaq (ticker: AMGN)

A Amgen é uma empresa pertencente à Industry Health Care, Sector Pharmaceuticals & Biotechnology e Subsector Biotechnology.
Ela é uma organização independente que descobre, desenvolve, fabrica e comercializa medicamentos. Concentra-se na terapêutica humana e concentrados sobre medicamentos baseados em avanços na biologia celular e molecular.

É a primeira que analiso uma empresa deste sector. Ao fazer uma pesquisa achei interessantes os seus gráficos.

Se olharmos para os ultimos 12 anos, desde 1999 que lateraliza num amplo intervalo entre os 80 e os 40 USD.

gráfico mensal 1998-2011
Desde 2005 vêm seguindo uma tendência descendente. Curiosamente em 2008 começa a tentar inverter a situação, passando a existir igualmente um sólida LTA.

gráfico semanal 2005-2011
Considero que enquanto a cotação estiver abaixo dos +-64,25, existe uma ligeira tendência dos ursos no muito longo prazo. Esta será a fronteira.

No médio e curto prazo existe realmente um grande equilíbrio de forças. Mesmo a quebra de uma das LTs, pode não marcar claramente os próximos meses.

gráfico diário
Nos últimos 10 meses lateraliza entre os 58,30 e os 50,30. Este para mim serão os pontos chaves. A quebra da LTA de longo prazo ajuda a vincar a tendência descendente de muito curto prazo, mas não a de médio prazo.

A sessão de ontem promoveu novo toque na LTA e os touros reagiram muito bem, formando um grande hammer. O volume foi bem superior à sua média. Penso que existe condições para uma correcção fraca a moderada.

Resta dizer que esta grande queda foi provocada depois da apresentação de resultados no passado dia 25 de Janeiro. Desde esse dia já perdeu perto de 10% e +- 5 USD.

Confesso que me sinto tentado a entrar longo, com uma pequena posição e o stop logo abaixo da LTA. Take profit pelo menos metade nos 54,70.

The Boeing Company - NYSE (ticker: BA)

A Boeing continua a lateralizar num intervalo bastante alargado. Este equilíbrio de forças já dura praticamente um ano. A ultima prova deste facto foi dado com a quebra da LTD de longo prazo.

gráfico semanal 2006-2011
Neste momento volta a atacar a zona de resistência dos 73,35-72,50. Esta é a 4ª tentativa nos últimos 5 meses. Este mês têm tido volumes fracos. Uma pequena acumulação?

gráfico diário
É muito importante esta barreira ser quebrada em breve. Caso contrario fica formada uma divergência negativa entre o RSI e a cotação, que pode levar a iniciar uma correcção.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

PSI 20

O índice português fechou hoje encostado à LTD de médio prazo. Entre esta e os +- 8200 pontos está o grande teste à força dos longos.

gráfico diário
O ano de 2011 está a ser dominado pelos touros. Já leva 3 highers highs e 3 highers lows relativos consecutivos. Para eles continuarem no domínio é fundamental a quebra da zona acima referida.

Axa - CAC 40 (ticker: AXAF)

A Axa está a ter um ano de 2011 muito interessante. Já valorizou 30% ou 3,70 €.

Logo no inicio de Janeiro quebrou a LTD de médio prazo, o que originou uma subida muito brusca até aos +- 16,00.

gráfico diário
Neste momento existe um possivel triângulo ascendente com uma projecção de 1,20. O target fica assim encostado à forte resistência dos 17,39.


Carrefour SA - CAC40 (ticker: CA)

A Carrefour no final do ano passado teve um período muito feio. No entanto os touros conseguiram aguentar o barco à tona da água.

Existiu um falso break à importante zona de suporte dos 33,52-31,80, mas a divergência positiva entre o RSI e a cotação, que se formou durante o mês de Dezembro, ajudou os longos a superar esse mau momento.

gráfico diário
A recuperação desde o inicio de Janeiro estava a ser muito boa, com sucessivos highers higs e highers lows. No inicio desta semana a cotação atingiu a LTD de médio prazo e recuou ligeiramente.

Para a CA ficar novamente interessante será importante a LTD ser quebrada e os 36,60 serem ultrapassados. 

Industry Oil & Gás - S&P 500 (ticker: $DJUSEN)

A Industry da energia continua imparável na sua caminha para norte. Desde Agosto já valorizou 47%!

gráfico semanal 2006-2011
Os indicadores estão completamente sobrecomprados à largas semanas. Os volumes têm vindo a diminuir.

gráfico diário
Observando o gráfico diário, é possível identicar uma divergência negativa entre a cotação e o RSI (tal como na XOM, analisada na anterior mensagem). Isto pode levar esta Industry a ter uma correcção.

Exxon Mobil Corporation - NYSE (ticker: XOM)

Os touros da Exxon tiveram completamente imparáveis desde Agosto do ano passado. Ela valorizou 46% com um ganho de +- 27 USD. Fantástico para quem esteve dentro durante este período.

gráfico diário 2008-2011
Durante este mês têm vindo a negociar perto de uma forte zona de resistência, entre os 84,70-83,70. Os volumes têm vindo a diminuir. Ao mesmo tempo começa a ser formada uma divergência negativa entra a cotação e o RSI. Isto pode levar a uma correcção.

gráfico diário
Caso se confirme a correcção temos a LTA de médio prazo nos +- 78,00 USD.

Petroleo Brasileiro SA - NYSE (ticker: PBR)

A Petrobras conseguiu fazer na passada sexta-feira um novo higher low, o 3º consecutivo desde fins de Novembro, e parece ir atacar novamente a importante resistência dos 38,69 USD.

gráfico diário
Desde meados de Janeiro parece estar a ser formado um triângulo ascendente, com projecção de 2,70 USD. Os volumes são claramente superiores nas subidas em relação às correccções.

A médio prazo podemos ter a projecção do rectângulo, onde andou a lateralizar nestes últimos 9 meses, como objectivo. O target é atirado para os 46,xx, valor onde se encontra a próxima zona de resistência.

A quebra dos 38,69 torna a PBR muito apetecível.

McDonald's Corporation - NYSE (ticker: MCD)

A McDonald's leva 4 sessões consecutivas encostada à resistência dos 76,30. Os seus volumes vêm diminuindo significativamente.

gráfico diário
Parece estar a ficar reunidas todas as condições para existir um breakout a esta zona e ser atingido, pelo menos, o target do triângulo ascendente.

Dell Inc. - Nasdaq (ticker: DELL)

A Dell apresentou ontem depois do fecho do mercado, bons resultados relativamente ao ultimo trimestre, superando as estimativas.

A Dell vinha sentindo o peso da LTD de longo prazo.

gráfico semanal 2006-2011
Aliás, o poder dos ursos sente-se em todos os horizontes temporais, exceptuando no muito curto prazo, em que vinha lateralizando com volumes fracos.

gráfico diário
Em pré-market valoriza perto de 7%. Vai ser abandonado o cenário bearish desde 2005?

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Crude Oil Brent CRD continuous - ICE (ticker: LCOc1)

O Brent anda a lateralizar nas ultimas 9 sessões, num intervalo relativamente próximo 103,4-99 USD.

gráfico diário
Também neste caso existe uma divergência negativa entra a cotação e o RSI. Este facto pode levar o Brent a iniciar uma correcção, tal como o crude.

Parece que existe um delay entre o Crude e o Brent de +-3 semanas.

Light Sweet Crude Oil continuous - Globex (ticker: Clc1)

O Light Sweet Crude Oil quebrou em definitivo o suporte dos 87,15 USD e leva 3 sessões consecutivas a descer.

gráfico diário
Existe um pequeno suporte na casa dos 79,25 e a LTA perto dos 77,00.

Definitivamente a divergência negativa que apontei na anterior mensagem do Crude levou a uma correcção. Confesso maior do que esperava.

Intel Corporation - Nasdaq (ticker: INTC)

A Intel continua na sua grande indefinição. A zona dos 21,70-22,00 continua a impedir a sua progressão, mas também não é suficientemente desencorajador para afastar os longos da cotada.

Leva neste momento 13 sessões consecutivas a negociar junto da referida zona.

gráfico diário
Os volumes têm sido maiores na aproximação da referida zona do que quando se afasta. E mesmo nestas sessões que se têm mantido junto da zona de resistência, eles diminuem sem causar mossa. Isto pode indicar uma ligeira tendência para subir (acumulação?). A LTA de curto prazo pode dar uma ajuda. 

Por outro lado existe uma ligeira divergencia negativa do RSI com a cotação. Resumindo caso a LTA seja quebrada, a lateralização que referi na anterior mensagem da INTC vai continuar...

Euro - Libra Esterlina

O par do Euro com a Libra Esterlina continua dominado no longo prazo pelos ursos. Desde Dezembro de 2008 ele vêm desvalorizando sustentado por uma LTD. No entanto, a médio prazo, os touros têm tentado reagir e existe uma LTA com 9 meses de existência.

gráfico semanal 2006-2011
Seria tentador falar em triângulo simétrico, mas a regra dos 2/3-1/4 para validade limite já foi ligeiramente ultrapassada. Assim considero apenas 2 LTs com sentidos opostos.

Neste momento está a penas 80 pips de novo teste à LTA. Sem dúvida um ponto chave para os longos.

gráfico diário
Observando bem mais de perto, para o gráfico de 4 horas, existe um possível triângulo descendente com projecção de +-140 pips. O seu suporte já foi mesmo ligeiramente quebrado.

gráfico 4 horas
Volto a repetir: a fronteira para os longos não perderem a guerra está na LTA de médio prazo. Brevemente vai ser colocada à prova.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Galp - PSI 20 (ticker: GALP)

A Galp está verdadeiramente imparável. Depois de apresentar resultados na passada sexta-feira antes da abertura do mercado, já valorizou perto de 7%, com um ganho de +- 1,00 € em apenas 2 sessões.

Desta forma é normal começar a olhar a norte, para tentar ver onde pode estar a próxima resistência. Até aos 17,xx existe caminho aberto sem grandes dificuldades.

gráfico semanal
Os touros parecem com força e sem vontade de parar esta cavalgada. Os volumes têm vindo a aumentar diáriamente nas ultimas 5 sessões.

gráfico diário


EDP Renováveis - PSI 20 (ticker: EDPR)

A EDP Renováveis mais uma vez aproximou-se da resistência do triângulo ascendente, mas não consegui furar.

gráfico diário
Hoje acabou por formar um possível Harami Cross Bearish, que pode levara a uma correcção moderada. Caso amanhã se confirme este padrão de canlestick, a linha ascendente do triângulo deve ser testada.

Euro - Dólar

Neste momento o cross EurUsd está negociar ligeiramente abaixo da forte zona de resistência dos 1,349-1,344, podendo estar a abrir a porta a uma desvalorização de 300 pips.  

gráfico diário
Na anterior mensagem deste cross deixei 2 possíveis cenários, uma uma possível falling wedge e um possivel H&S. Caso não se tarte de um falso break aos 1,344 pode estar a ser activada a segunda figura.

gráfico 4 horas
Lembro que a sua projecção é de +- 300 pips.

Cisco Systems - Nasdaq (ticker: CSCO)

A Cisco teve um final de semana horrível. Desvalorizou praticamente 17% ou 3,70 USD e assim quebrou a importante zona de suporte dos 19,82-19,00 USD.

gráfico semanal 2004-2011
Desde Abril de 2010 a CSCO vêm fazendo sucessivos lowers higs e lowers lows. Na quarta-feira após o fecho dos mercados foram lançados os resultados do ultimo trimestre. Na sessão seguinte abre com brutal gap down, repetindo o padrão dos 2 anteriores trimestres.

gráfico diário
O suporte mais próximo está agora nos 17,08.

Resta referir que o volume na passada quinta-feira foi o 2º maior da sua história, só suplantado pelo dia 11 de Novembro de 2010, quando também foram apresentados do anterior trimestre.

Industry Health Care - S&P 500 (ticker: DJUSHC)

A Industry Health Care é a mais atrasadas, das 7 com maior market value, neste crescimento do S&P 500. Este valorizou +- 27%, enquanto ela "apenas" 16,5%. Estes valores fazem com que ela ainda não tenha atingido sequer os valores de Janeiro de 2010, apesar de estarem muito próximos.

gráfico semanal 2004-2011
A valorização desde Setembro têm vindo a ser sustentada por uma LTA. Desde o inicio deste mês, a DJUSHC têm vindo a negociar encostada à zona de resistência mas ainda não conseguiu entrar nela. Os volumes têm vindo a diminuir, dando a sensação que os touros preparam para breve um salto.

gráfico diário
Resta referir que esta Industry é a 4ª com maior market value do S&P 500, pesando neste momento 10,58%. Em Abril de 2010 era a 3ª com 12,13%! Foi suplantada pela Industry Industrials.

Industry Financials - S&P 500 (ticker: DJUSFN)

A Industry Financials fechou a anterior semana encostada a uma importante zona de resistência.

gráfico diário 2008-2011
Durante12 sessões ela andou a lateralizar num rectângulo de pequena dimensão. No passado dia 7 quebrou para norte. A projecção é de 9 pontos. Neste momento vai a meio caminho do seu target.

gráfico diário
Curiosamente o S&P 500 também fechou a semana passada encostado a uma resistência (tal como referi na anterior mensagem deste blog). Assim, pode vir da DJUSFN uma importante ajuda ao referido índice. O market value actual desta Industry, no S&P 500, é de 16,25%, a segunda com maior peso.

Resta referir que das principais Industrys que compõem o S&P 500, esta é a 2ª mais atrasada na fantástica valorização desde Agosto de 2010.