sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dólar índex

O Dólar índex acabou por ter uma ligeira nesta desvalorização, perdendo 0,56% nesta semana, o que levou a cotação a fechar encostada à LTA de longo prazo.

gráfico semanal 2008-2011
Observando o gráfico diário, o dólar índex acabou por reagir também ao suporte dos +-77 pontos.

gráfico diário
Perante uma LTA de longo prazo e o recente suporte, parece normal os touros conseguirem reagir a este mau momento. No entanto os ursos alegam que ainda nem sequer atingiram metade da projecção da bandeira formada na primeira quinzena de Fevereiro.

Acredito que os longos vão mesmo reagir. Este é mesmo o ultimo ponto para não perderem o controle da fronteira.

Amgen, Inc. - Nasdaq (ticker: AMGN)

A Amgen já leva 1 mês a cair, tendo desvalorizado +-14% ou 7,80 USD.

Esta semana abriu a quebrar a LTA de longo prazo, com 2 anos de existência, e ontem tocou praticamente no suporte do amplo rectângulo onde anda a lateralizar desde Maio de 2010. Os volumes das ultimas 7 sessões, todas vermelhas, têm sido um pouco acima da média mas sem serem exagerados.

gráfico diário
Neste ponto acredito que pode existir uma correcção a esta violenta queda. O facto de estar perto de um importante suporte e os indicadores estarem em valores historicamente recordes, pode ajudar a cotação a aliviar um pouco. Aliás o MFI está no valor mais de sempre e o RSI apenas em 2007 atingiu tais valores.

Caso este suporte não aguente, o próximo está perto dos 45 USD. A projecção do rectângulo é de 8,00 USD, o que atira o target para os 42,30.

Nasdaq 100

O Nasdaq 100 chegou esta semana a desvalorizar 5% ou 119 pontos. Ontem acabou por ter um fecho no verde, aliviando um pouco as 3 sessões continuas de queda.

Na passada terça-feira abriu mesmo em gap down, ainda não fechado. Os volumes apesar de terem sido ligeiramente acima da média, não foram muito elevados.

Ontem ficou um possivel harami bullish.

gráfico diário
Na minha anterior mensagem deste indice escrevi:
  • O Nasdaq 100 vêm lateralizando num intervalo relativamente curto. A projecção deste rectângulo é de 64 pontos. A quebra de uma das linhas marca o próximo movimento de curto prazo.
Esse rectângulo acabou por quebrar para norte e o seu target foi alcançado. Perto desses valores entrou na actual correcção.

gráfico 2 horas cash
Estou muito curioso para a sessão de hoje e ao mesmo tentado a abrir uma pequena posição curta.

Parece perfeitamente normal a reacção dos touros aos +-2285 pontos . Existe uma LTA de muito curto prazo nesse ponto. Mas nos +- 2232 pontos temos a resistência do rectângulo acima referido. Que força vai ganhar esta batalha?

Estes 2 pontos, LTA e resistência, vai ajudar a perceber para que lado deverá ir o mercado nas próximas sessões. Considero abrir um curto, provavelmente para day trade, nos 2232 pontos, stop nos 2250 pontos, take profit 2290.  

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

EDP Renováveis - PSI 20 (ticker: EDPR)

A EDP Renováveis acabou por confirmar o Harami Cross Bearish ((identificado na anterior mensagem da EDP R) no passado dia 15. Isto levou a  linha ascendente do possível triângulo ascendente a ser testada. Os touros revelaram fragilidade e ela foi mesmo quebrada.

gráfico diário
Na sessão de hoje o pequeno suporte dos 4,16x foi testado com sucesso. Caso se confirme na sessão de amanha, estamos agora na presença de um rectângulo com uma projecção 0,44 €.

BCP - PSI 20 (ticker: BCP)

O BCP fechou a sessão de hoje no ponto que defino como uma segunda prova de força dos touros. Depois da quebra da LTD de longo prazo, este será o próximo passo importante para os touros: a quebra dos 0,64-0,637.

gráfico diário
A quebra dessa zona assume ainda mais importância por começar a ficar visível uma pequena divergência negativa entre a cotação e o RSI, desde o dia 7 de Fevereiro.

A possível rising wedge, assinalada na anterior mensagem do BCP, continua perfeitamente válida. A sua projecção é de 0,6 €. Caso seja activada o target andará para os +-0,55.

Texas Instruments Incorporated - Nasdaq (ticker:TXN)

A Texas Instruments é claramente a cotada mais Bull do interessante subsector dos semicondutores.

Na sessão de ontem fechou ligeiramente abaixo da LTA de médio prazo.

gráfico diário
Os volumes das ultimas 2 sessões foram perfeitamente normais, o que sugere uma correcção perfeitamente normal, para o período de grandes quedas verificadas nos índices americanos.

Abaixo da LTA acima referida, temos uma muito consistente zona de suporte, entre os 34,63-34,00.

gráfico semanal 2006-2011
Será sem duvida uma excelente oportunidade entrar neste ponto.

Intel Corporation - Nasdaq (ticker: INTC)

A Intel teve ontem uma sessão muito feia. Desvalorizou +-3%, com um volume acima da sua média.

Existem duas forças a ajudar bastante os ursos; uma LTD de muito longo prazo e a resistência dos +-22,08.

gráfico semanal 2003-2011
Eu vinha apontando os 21,70 como resistência. Durante o ano de 2010 esse ponto foi realmente importante. Quando em Dezembro passado ele foi quebrado, pensei que tivesse sido dado o primeiro passo para os touros mostrarem finalmente a sua raça. Puro engano! A barreira afinal subiu um pouco.

No fundo temos uma longa lateralização entre os 22,08 e os +- 19,00, que já dura desde meados de 2009.

gráfico diário
Ontem a cotação foi tocar na LTA de médio prazo e reagiu relativamente bem. Mas num período com grande volatilidade como o que está a acontecer esta semana, parece um pouco arriscado fazer uma entrada a esses valores. Caso ela quebre temos um suporte nos 20,55. Este já pode ser um ponto mais interessante de entrar longo.

O pior cenário seria a quebra do suporte referido. Ficava quebrado o rectângulo onde lateraliza desde Novembro. A sua projecção é de +-1,60 USD. Isto leva o importante suporte dos 19,00 a ser visitado.

Eu confesso que espero 2 situações para entrar longo: a quebra dos 22,08 com volume ou uma visita aos 20,55. Neste caso o stop fica bastante apertado.

Subsector Semiconductor - S&P 500 (ticker: DJUSSC)

Como hoje vou analisar 2 cotadas deste subsector, deixo ficar os gráficos actualizados dele.

No Inácio deste ano os touros pareciam ter dado um importante passo para saírem do território neutro onde se encontravam. A quebra da LTD de muito longo prazo e a quebra da importante resistência dos 1272 pontos assim demonstrava.

gráfico semanal 2002-2011
Neste momento parece que tivemos apenas um falso break.

Ontem deixou para trás a LTA de médio prazo, que vinha sustentando a subida desde Setembro de 2010, assim como fechou abaixo dos importantes 1272 pontos. Os volumes das ultimas 2 sessões foram acima da média, mas sem serem exagerados.

gráfico diário
Existe uma interessante zona de suporte para esta correcção entre os 1220 e os 1190 pontos.


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CAC 40 - Índice francês

Ontem o CAC deu um sinal de correcção ao quebrar a linha descendente da rising wedge, visível no gráfico diário e que começou a ser formada no inicio deste ano.

A sua projecção atira o índice para junto do suporte dos 3950 pontos.

gráfico diário
Para uma perspectiva quase de day trade, faço uma outra abordagem (no mesmo sentido), agora em escala linear. Confesso que raramente entro com objectivos de muito curto espaço de tempo, mas no CAC tenho andado a negociar dessa forma.

Ele continua a evoluir dentro de um canal ascendente com 8 meses, apesar de ter existido uma ruptura para norte a semana passada, que acabou por se revelar um falso break.

Aliás, já tinha referido em anteriores mensagens deste índice, que podia estar a repetir um padrão idêntico ao que se passou durante os meses de Setembro, Outubro e Novembro de 2010.

gráfico 4 horas cash
Depois de ter quebrado a LTA de muito curto prazo, assinalada a vermelho, parecia perfeitamente normal uma visita à linha inferior da rising wedge.
gráfico 4 horas cash
Eu entrei curto no CAC 40 nos 4120 pontos. Hoje aliviei um pouco a minha posição, esperando um ressalto na linha inferior da cunha acima referida. Caso esta quebre volto a reforçar.

Industry Oil & Gás - S&P 500 (ticker: $DJUSEN)

Na passada segunda-feira ao analisar as Industrys que podiam ajudar ou fragilizar o S&P 500 nas sessões seguintes, escrevi isto da Industry da energia:
  • Industry Oil & Gás (12,78%). Esta Industry também têm tido uma valorização brutal desde Agosto de 2010. Isto permitiu subir 2 posições no ranking em poucos meses. Ainda está longe dos máximos de 2007 e encontra-se a +- 7% de uma resistência. Os indicadores estão a deitar fumo, mas isso nada implica. Boa margem para continuar a crescer.
Ontem mesmo com os mercados em forte queda, ela teve uma desvalorização muito menor, não dando nenhum sinal de perda de poder dos touros.

gráfico diário
Enquanto a cotação evoluir acima da LTA, que neste momento está nos 630 pontos, a força Bull não fica colocada em causa. Dias como o de ontem devem ser encarados como perfeitamente normais nos mercados. O mesmo não se pode dizer das outras Industry, que tiveram velas muito feias. Aliás esta foi a unica que teve uma vela perfeitamente normal. Todas as outras acabaram por fazer enormes Marubuzos.

Exxon Mobil Corporation - NYSE (ticker: XOM)

A Exxon acabou por ter uma sessão muito idêntica à PBR. Abre uma gap up, logo acima da importante zona de resistência, mas ao contrario da empresa brasileira, conseguiu manter-se acima dela. O volume também foi muito forte.

gráfico diário
Depois de 14 sessões a negociar dentro ou encostado à zona de resistência dos 84,70-83,70, parecia que ia começar a ceder, com o aparecimento de uma divergência negativa entra a cotação e o RSI. O aparecimento da crise no Norte de Africa parece que trouxe nova energia aos touros.

Desde Agosto de 2010 que a XOM está imparável. Exceptuando a divergência acima referida, não existe nenhum sinal de quebra. A próxima resistência está nos máximos do anterior bull market, nos +- 95 USD. De qualquer forma acho mais atraente a PBR do que XOM. Porquê? Talvez por efeito psicológico. Vendo um crescimento muito esticado...Será? Se não me sinto confiante o melhor é estar parado...

Petroleo Brasileiro SA - NYSE (ticker: PBR)

A Petrobras teve ontem uma sessão estranha. Abriu em gap up, andou uma grande parte do dia a negociar acima da importante resistência dos 38,69, mas acabou por fechar abaixo dela. O volume foi muito alto.

gráfico diário
O Gap da forma que ocorreu, deixando uma possível Shooting Star, pode indicar uma correcção fraca a moderada. No entanto fiquei bastante desconfiado, podendo estar aqui uma pequena armadilha.

O volume foi muito forte o que podia indicar estarmos a assistir a um gap de rotura. No entanto tivemos um dia marcado por fortes quedas nos mercados. Esta situação acabou por condicionar a sua evolução. Com o petróleo em grande valorização, provocado pela instabilidade do Norte de Africa, pode servir para empurrar os touros e assim confirmar o gap de rotura. Ao mesmo tempo a sua Industry praticamente saiu ilesa ontem.

A ajudar tudo isto, existe o triângulo ascendente que referi na anterior mensagem desta cotada. Os volume são sempre maiores na aproximação da resistência do que quando a LTA é visitada, o que reforça bastante a figura. A sua projecção é de 4,60 USD. Isto para um espaço de tempo curto.

A médio prazo podemos ter a projecção do rectângulo, onde andou a lateralizar nestes últimos 9 meses, como objectivo. O target é atirado para os 46,xx, valor onde se encontra a próxima zona de resistência.

Eu estou fortemente tentado a entrar longo perto dos valores do fecho de ontem. Stop abaixo da LTA e take profit perto da próxima zona de resistência situada nos +- 46 USD.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Euro - Iene

A longa lateralização deste par formou uma forte zona de resistência entre os 115,x e os 113,x. Uma verdadeira barreira para os longos.

gráfico diário
O Euro - Iene vinha subindo desde sustentado por uma LTA que começou a ser formada em Janeiro. Aliás esta já é a segunda LTA , mas com menos inclinação. Depois de praticamente atingido o target da falling wedge, começou a corrigir e quebrou a referida LTA.

Desta forma parecia ter activado agora uma rising wedge com +-215 pips de projecção.

gráfico 4 horas
Em algumas mensagens deste par já referi que ele se movimenta, normalmente, entra as linhas de Fibonacci enquanto negoceia dentro do anterior range. Ao mesmo tempo não costuma ser muito dado a figuras, como outros pares. Penso que hoje ele está voltar à sua velha forma.

Quando hoje o mercado europeu abrir, o Euro - Iene foi ao encontro dos 23,60 de Fibonacci e para já reagiu muito bem. Caso os 113,98 sejam quebrados, penso que podemos contar com um movimento algo brusco para norte. É o que normalmente sucede quando as correcções atingem pouca amplitude. Será?

Crude Oil Brent CRD continuous - ICE (ticker: LCOc1)

O Brent foi ao encontro da importante resistência dos 108,x e para já reage ligeiramente em queda.

gráfico semanal 2007-2011
É impressionante a valorização dele desde Maio de 2010. Já cresceu +-54% ou +-37 USD.

A crise que se têm sentido em alguns países do norte de África, levou o Brent a subir 8 USD entre sexta-feira e segunda-feira. Hoje corrige ligeiramente desses ganhos.

gráfico diário


Light Sweet Crude Oil continuous - Globex (ticker: Clc1)

O Light Sweet Crude Oil depois de quebrar o suporte dos 87,15 USD encontrou a LTA de longo prazo e reagiu muito bem, tendo já valorizado quase 13% desde esse toque.

gráfico semanal 2007-2011
A resistência de curto prazo, nos +- 92,70, que tinha impedido a cotação de avançar desde o inicio do ano foi furado durante a sessão de hoje.

gráfico diário
Aliás esta sessão começou mesmo em gap up, mesmo depois da forte subida de ontem. Junto aos máximos do dia começou a ser formada uma divergência negativa que têm levado a cotação a corrigir. Será até o gap ser fechado?


gráfico 30 minutos


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CAC 40 - Índice francês

O CAC 40 teve um inicio de semana em queda, desvalorizando 1,44%. Acabou praticamente encostado ao suporte dos 4091 pontos. O volume acabou por ser normal.

gráfico diário
Ele continua a evoluir dentro de um canal ascendente com 8 meses. Mantendo a tradição dos canais, existiu uma ruptura para norte a semana passada, que acabou por se revelar um falso break. Com a queda de hoje tivemos a ruptura da LTA de muito curto prazo (assinalada no gráfico de 2 horas a vermelho). Também nesta situação já não refiro uma rising wedge devido a ter terminado a sua validade.

gráfico 2 horas cash
No entanto se nos afastarmos mais um pouco no tempo existe uma uma figura igual, mais ampla e ainda válida. Penso que o mais provável é vir a ser testada a linha inferior dessa cunha, que neste momento se encontra nos +- 4005 pontos.

gráfico 4 horas cash


Industrys S&P 500

Num momento em que existe grande admiração pelo continua subida do S&P 500, volto a fazer uma ronda pelas 7 principais Industrys (das 10 que compõem o índice). Desta forma tento perceber se ele pode estar num ponto mais provável de correcção, ou se pelo contrario ainda existe espaço para a valorização continuar.

Industry Technology (18,89% market value). Têm sido verdadeiramente impressionante a sua caminhada ascendente desde o fim de Agosto. O anterior máximo, de 2007, apenas provocou algumas cócegas. Neste momento está 3,6% acima do máximo alcançado no anterior Bull Market! Se o gráfico semanal mostra apenas o RSI em valores idênticos onde corrigiu em Janeiro e Abril de 2010, o diário mostra divergência negativa entre o RSI e a cotação. Assim penso ser normal uma correcção para breve.

gráfico semanal 2005-2011

gráfico diário
Industry Financials (16,17%). Esta Industry está mais ou menos a meio do caminho entre os máximos do anterior Bull Market e os mínimos da anterior Bear Market. Leva 6 semanas consecutivas a negociar junto a uma importante resistência. Esta marca a fronteira entre território neutro ou Bull.

gráfico semanal 2007-2011

gráfico diário
Industry Oil & Gás (12,78%). Esta Industry também têm tido uma valorização brutal desde Agosto de 2010. Isto permitiu subir 2 posições no ranking em poucos meses. Ainda está longe dos máximos de 2007 e encontra-se a +- 7% de uma resistência. Os indicadores estão a deitar fumo, mas isso nada implica. Boa margem para continuar a crescer.

gráfico semanal

gráfico diário
Industry Industrials (11,21%). Outra Industry que subiu 3 posições na ranking. Ela está a aproximar-se dos máximos de 2007, mas ainda existe uma margem de +- 8 % até ele. Também aqui os indicadores estão bastante sobrecomprados, mas não existe nenhum sinal claro de possível retracção.

gráfico semanal

gráfico diário
Industry Consumer Services (10,62%). Esta Industry fechou a semana anterior encostada aos máximos de 2007. Os volumes estão a diminuir e o RSI também fortemente sobrecomprado. Nesta situação parece normal uma correcção.

gráfico semanal 2006-2011

gráfico diário
Industry Health Care (11,64%). A Industry que mais Market Value perdeu nos últimos meses. Fechou a semana passada encostada a uma forte resistência. A subida desde Dezembro de 2010 têm sido muito forte, bem patente na LTA que vêm sustentando essa valorização.
O facto de estar encostada a uma importante resistência pode originar uma correcção? Não acredito muito numa forte reacção. Os volumes estão a ser muito interessantes, demonstrando muita força dos longos. Pode aliviar um pouco, mas pode vir desta Industry uma boa ajuda ao índice S&P 500.

gráfico semanal 2006-2011

gráfico diário

Industry Cnsumer Goods (10,90%). Esta têm mantido um valor do seu Market Value muito constante. Está também a negociar junto aos máximos de 2007. O gráfico semanal indica uma pequena divergência do RSI com a cotação.

gráfico semanal 2006-2011

gráfico diário
Resumindo: considero normal o S&P 500 poder iniciar uma correcção. De todas as Industry, existem 2 que aparentam ter caminho aberto, sem grandes dificuldades em se deslocar para norte: a da energia e da industria. Todas as outras estão em pontos de forte resistência e/ou aparentam sinais de poderem arrefecer um pouco.

A grande ajuda aos longos pode vir da Financials e da Health Care. Se estas reagirem bem ao ponto onde se encontram, podem pelo menos ajudar o índice a manter junto da interessante zona dos 1315-1330 pontos.

S&P 500

O S&P 500 acabou por ter mais uma semana a crescer, valorizando 1,04%. 

Desta forma acabou por fechar acima da zona dos 1330-1315 pontos que poderia ter dado algum trabalho aos touros. Os volumes nas ultimas semanas têm sido altos, bem acima da sua média.

gráfico semanal 2006-2011
Observando o gráfico diário também não existe nenhum sinal de fraqueza dos longos. Os volumes desde o inicio do ano têm sido altos. Aliás, apenas teve 2 sessões abaixo da sua médio e logo no inicio de Janeiro. O RSI está sobrecomprado, mas isso têm sido uma constante desde Setembro.

gráfico diário
Tenho visto alguns analistas a colocarem uma rising wegde nos seus gráfico. Eu já não a considero válida, pelo menos para efeito de projecção, devido à sua duração. Mesmo que exista a sua ruptura esta semana, à muito já foi ultrapassado os 2/3-1/4 da sua figura.  No entanto se a LTA de médio prazo (linha inferior da referida figura) for quebrada, é dado  primeiro sinal de fraqueza dos touros.

Sem sinais aparentes de qualquer posssível alteração de rumo do S&P 500, vou na próxima mensagem analisar as suas principais Industrys, tentando perceber donde pode vir mais combustível ou de onde pode faltar.