quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Intel Corporation - Nasdaq (ticker: INTC)

A Intel apresentou resultados trimestrais bem acima do esperado na passada terça-feira, depois do fecho do mercado.

Na semana passada foi dado um interessante sinal bullish ao ser quebrada, em fecho, a LTD de muito longo prazo. Esta semana está a confirmar essa ruptura.

gráfico semanal 2003-2011
Ontem abriu em gap up, foi tocar na resistência dos +-24,40 (máximos de 2010) e recuou. O volume foi enorme.

gráfico diário
É bastante comum a Intel fazer gaps após a divulgação de resultados. No entanto, eles são todos fechados passados poucos dias. O único ainda aberto é de Julho de 2009.

A tentação de abrir um longo é grande, principalmente se os 24,40 forem quebrados, mas vou aguardar uma visita a valores próximos dos 23 USD para ponderar entrar.

Nasdaq 100 - índice americano

Ontem o Nasdaq 100 acabou por não confirmar o possível Engulfing Bullish e fechou mesmo encostado ao suporte, de muito curto prazo, nos +-2325 pontos.

gráfico diário
Estes constantes falsos sinais dos últimos dias, geradas através da leitura das velas diárias, também encontra paralelo nos gráficos de 1 hora em cash e CFDs.

O cash pode estar a formar uma figura de consolidação, um possível rectângulo com uma projecção de +- 60 pontos.

gráfico 1 hora cash
O CFD (produto baseado nos movimentos dos futuros deste índice) pode estar a formar um possível triângulo descendente. A sua projecção é de +- 82 pontos.

gráfico 1 hora CFD
Perante este cenário o suporte de ambas as figuras torna-se vital. A sua quebra deve levar o índice a fechar o gap ainda aberto do dia 10 de Outubro. Isto implica uma visita à importante zona de suporte dos 2240-2190 pontos, bem visível no gráfico diário.

A quebra para norte dos máximos da semana passada leva o índice a testar os máximos alcançados no dia 26 de Julho.

Euro - Dólar (ticker: EURUSD)

Nestas primeiras 3 sessões da semana, o cross EurUsd anda a negociar dentro do range (1,38x-1,36x) que considero a fronteira entre o domínio dos touros e o inicio de novo reinado dos ursos (linhas horizontais verdes). Um intervalo mais psicológico do que técnico, mas...

Desta forma, a tendência de longo prazo é ligeiramente ascendente ou neutra, enquanto a de médio e curto prazo é descendente.

gráfico diário
Hoje de manhã a cotação foi ao encontro da linha ascendente, referida na mensagem de terça-feira, e reagiu muito bem para norte. Ficou confirmada a formação da LTA, com 3 semanas de existência.

No entanto, nos últimos dias têm existido um interessante equilíbrio de forças, muito bem demonstrado por um possível triângulo simétrico. A sua projecção é de +-275 pips.

gráfico 1 hora
Com o Dólar Index a negociar junto de uma importante zona de suporte, acredito que este triângulo pode quebrar para sul. Curiosamente este facto pode servir para formar uma figura muito bullish: um  Head and Shoulders Botton (como já referi na ultima mensagem). Ainda é muito cedo para esta referencia, mas fica assinalada...

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Nasdaq 100 - índice americano

O Nasdaq 100 continua em grande forma. É o meu índice preferido para abertura de posições longas. Ontem fechou a apenas 75 pontos dos máximos dos últimos 10 anos.

A semana passada terminou com um interessante Marubozu no gráfico semanal e um fecho muito próximo dos já referidos máximos.

gráfico semanal 2009-2011
No entanto a ultima vela diária foi um Shooting Star, o que podia indicar uma correcção fraca a moderada. Ela até existiu na passada segunda-feira, mas ao encontrar o agora suporte dos +-2325 pontos reagiu. Ontem deixou um possível Engulfing Bullish.

gráfico diário
Tecnicamente o Nasdaq 100 possui vários sinais de força do lado longo. A vela semanal já referida, as 2 velas diárias desta semana, a boa reacção ao agora suporte. No entanto, existe algo que me deixa desconfiado: o gap deixado no dia 10 de Outubro e ainda não fechado.O ultimo gap aberto e ainda não fechado, neste índice aconteceu no dia 13 de Setembro de 2010!

Observando mais de perto, o gráfico de 4 horas, os sinais de força também estão do lado dos touros. Os indicadores técnicos estão bullish, boa reacção aos 23,60 de retracement de fibonacci relativamente à ampla subida dos últimos 11 dias.

gráfico 4 horas CFDs
Ontem esperava uma visita à zona dos 2290-2260 para entrar longo. Caso ela não seja visitada, abro posição na quebra dos recentes máximos.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Euro - Dólar (ticker: EURUSD)

O cross EurUsd teve um inicio de Outubro bastante interessante para os longos,  ao contrario do sentimento existente. Valorizou praticamente 800 pips em apenas 9 sessões.

Este crescimento foi praticamente ao encontro da forte zona de resistência dos +-1,396 e entrou em correcção.

gráfico diário
Neste momento negoceia um pouco abaixo de uma zona que têm servido de suporte/resistência nas ultimas sessões.

gráfico 4 horas
Caso esta zona quebre, o potencial de queda é aproximadamente de +-100 pips. A próxima zona de suporte está nos +-1,356/1,351. Antes existe uma possível LTA, neste momento nos 1,360.

gráfico 1 hora
Apesar das figuras técnicas consistentes andarem um pouco afastadas dos gráficos em time frames mais alargados, como por exemplo no de 4 horas, elas têm existido no de 1 hora. Como curiosidade, a subida de Outubro foi assinalada por um triângulo ascendente. Esta recente desvalorização começou com a presença de uma  Brodening Top.

Desde o mês de Setembro o Dólar Índex têm conseguido auxiliar, de uma forma consistente, possíveis pontos de inversão no EurUsd. Cruzando a analise desse índice com este cross, parece que os 1,35X/1,34X deverão ser mesmo atingidos nos próximos dias. Neste contexto, abrir posições longas só para caçar alguns pips. Apenas a presença de alguma divergência positiva em gráfico 1 hora (existe neste momento essa possibilidade) me faz alterar a opinião.

Uma ultima observação. Caso a cotação consiga aguentar acima dos 1,34X, pode aparecer um Head and Shoulders Botton. Ainda é muito cedo para esta referencia, mas fica assinalada...