sábado, 18 de junho de 2011

Dólar índex

O Dólar Índex valorização esta semana 0,27 %, ganhando 0,21 pontos. Teve novo toque na zona de resistência dos 76,50/76,36, acabando por recuar. A vela semanal deixada é um enorme doji, demonstrando claramente a grande indecisão dos traders neste ponto. Nova semana no vermelho?

gráfico semanal 2008-2011
Curiosamente, a zona de resistência acima referida encontra-se nos 38,2% de retracement de fibonacci, relativamente ao ultimo e amplo movimento descendente de Janeiro a Abril de 2011.

No final de Maio, os longos perderam força na aproximação aos 76,50 e o Dólar índex foi tocar na LTD que tinha quebrado a meio de Maio. Neste ponto reagiram bem, provocando nova subida até esses valores. 

gráfico diário
O Dólar Índex pode estar a formar um triângulo ascendente desde o inicio de Maio. A projecção dele é de +- 3,60 pontos, o que atira o target para os 79,60. Curiosamente este valor fica perto do suporte do rectângulo onde andou a lateralizar entre Dezembro e Janeiro passado.

Os volumes também parecem estar a favor dos longos. Têm sido claramente maiores na aproximação à resistência do que quando corrige.

Será esta semana que os longos conseguem quebrar a resistência? Sem duvida os pontos a vigiar encontram-se aqui e na linha ascendente do triângulo. Parece normal os curtos tentarem fazer novo lower low relativo no inicio da próxima semana.

Para terminar, como habitualmente, deixo a evolução semanal das 6 moedas que compõem o cabaz do dólar índex:
  • EurUsd (57,6% de peso nesse índice) desvalorizou 0,27%
  • UsdJpy (13,6%) fechou a semana a perder 0,21%
  • GbpUsd (11,9%) perdeu 0,20%
  • UsdCad (9,1%) ganhou 0,06%
  • UsdSek (4,2%) ganhou 0,89%
  • UsdChf (3,6) ganhou 0,70%
O dólar valorizou praticamente em todos os pares, apesar de ganhos muito diminutos. Apenas teve uma ligeira perda com o Iene.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Intel Corporation - Nasdaq (ticker: INTC)

A Intel vêm negociando neste mês de Junho abaixo da resistência dos 22,08. Este ponto constituiu um importante obstáculo aos touros durante todo o ano de 2010. No entanto, nos recentes movimentos ascendentes e descendentes não assumiu grande importância.

gráfico diário
Curiosamente, está a ser o target do rectângulo onde andou a lateralizar em Maio, nos 21,38, que está a servir de amparo aos longos. Os volumes nesta queda estão a ser normais, dentro da sua média.

As ultimas 5 sessões demonstraram uma INTC estável. O Rácio do Open Interest não está em valores extremos, mas encontra-se perto do local onde a cotação disparou em Março.

gráfico Open Interest 2009-2011
Depois de ter fechado a minha posição nos 22,00, espero conseguir abrir um longo novamente entre os 21,50 e os 21,35.

Euro - Dólar (ticker: EURUSD)

O par do Euro com o Dólar continua a fazer a delicia dos investidores que procuram grande volatilidade.

Desde o inicio de Maio os movimentos têm sido bastante amplos. Primeiro desvalorizou +-900 pips em 13 sessões, depois sobe 700 pips em 11 sessões, nova descida de +-600 pips em 7 dias e presentemente já valoriza mais de 200 pips em  2 dias.

gráfico diário
A tendência continua ascendente a médio/longo prazo, enquanto a curto prazo existe um possível triângulo simétrico. Os últimos highers lows e lowers higs são bem demonstrativos desse equilibrio de forças. A projecção deste triângulo é de +-840 pips!

Curiosamente os últimos 2 máximos relativos ficaram marcados por 2 padrões técnicos bearish, bem visíveis num gráfico de 4 horas: primeiro uma Broadening Top, seguido de um Head and Shoulders.

Outro factor curioso: nesta recente desvalorização, os 50% de retracement têm acalmado os longos.

gráfico 4 horas
Estou curto também neste par, com uma pequena posição desde a quebra da neckline do H&S assinalado na anterior mensagem. O meu stop profit desceu para os 1,4345 e o profir está junto dos 1,369. reforço no caso dos 1,467 serem quebrados.

Dólar - Iene (ticker: USDJPY)

O par Dólar - Iene continua a ser dominado pelos ursos praticamente em todos os horizontes temporais. Apenas a médio prazo está neutro, mas a sua fronteira está a ser ameaçada. A quebra dos +-79,6X reforça o poder dos curtos.

gráfico semanal 2007-2011
A sua desvalorização, desde o inicio de Abril, vêm sendo marcada pela formação de bandeiras. Após ter perdido praticamente 600 pips, formou uma longa bandeira durante o mês de Maio. Quebrada no dia 27 desse mês, formou outra nas ultimas 7 sessões.

gráfico diário
O inicio da formação da ultima bandeira coincide com o target do rectângulo por mim assinalado na anterior mensagem. A projecção desta  bandeira é de +-200 pips, o que atira o target para os +- 78,9x. Curiosamente este target corresponde a +- 50% da projecção da anterior bandeira.

gráfico 4 horas
Eu estou curto neste par. Entrei nos 80,71 e o meu stop neste momento está nesse ponto. Espero um pullback aos 80,4X (resistência e linha inferior do canal) para reforçar. O target desta abertura vai para a projecção da bandeira, enquanto a posição mais alta fica para o target da 1ª bandeira. Muito aambicioso?

Este par vêm sendo muito fiel à analise técnica. Não está a ser muito exorbitante nos seus movimentos, mas para quem procura ter posições abertas no forex mais "calmas", o USDJPY está a cumprir essa função.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Jerónimo Martins - PSI 20 (ticker: JMT)

A Jerónimo Martins alcançou o seu máximo histórico no passado dia 3 de Junho, nos 13,695. Ficou relativamente próximo da projecção do rectângulo onde andou a lateralizar nos primeiros 4 meses de 2011.

gráfico diário
Hoje teve a sexta sessão consecutiva a desvalorizar. Atingiu um valor muito próximo do agora suporte dos 12,35 e conseguir recuperar um pouco. O volume foi alto, acima da média. Pode ter deixado uma vela algo parecida com um Hammer. No entanto, parece inevitável uma visita ao suporte.

Desde que a JMT quebrou os 12,35, eu esperava um pulback a estes valores. O ideal para abrir uma posição longa seria consolidar algumas sessões junto a esses valores.

Sem duvida, a JMT juntamente com a Galp, são as estrelas da nossa bolsa e onde ainda se abrem boas possibilidades para investir no PSI 20.

eBay Inc. - Nasdaq (ticker: EBAY)

A eBay vêm sofrendo uma desvalorização superior ao seu índice. O nasdaq desvalorizou 8,40% desde o pico de Maio, enquanto a eBay perdeu +-17%.

Durante este mês de Junho andou a negociar encostada à neckline do duplo topo. Ontem quebrou os +-29,65, com bastante volume. Lembro que a projecção deste é de é de +- 5USD, o que atira o target para os +- 24,70.

gráfico diário
Caso os 27,75 não aguentem a queda, o target pode ficar curto...

Eu estou tentado a abrir uma pequena posição curta num possível pullback à neckline. Stop logo acima do suporte.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

CAC 40 - Índice francês

O CAC 40 encontra-se numa posição algo delicada.  A semana passada quebrou a LTA de médio/longo prazo, que vinha acompanhando a evolução do índice desde os mínimos de 2010. Esta semana está a confirmar essa ruptura.

gráfico semanal 2007-2011
Desde o topo mais recente, formado em Maio, leva uma desvalorização de +-8,30%. Vêm fazendo sucessivos highers lows e lowers lows, neste período, o que coloca a tendência de curto prazo descendente.

gráfico diário
Hoje fechou junto do importante suporte dos +-3800 pontos. Está em risco a tendência neutra de médio prazo. Nessa situação os 3700 pontos e/ou LTA de longo prazo, nos 3710, assume grande importância, para a tendência de longo prazo continuar ascendente.

Como curiosidade deixo as perdas de vários índices desde o topo de Maio:
  • DAX 30 perdeu +-6,80%
  • CAC 40 +-8,30%
  • PSI 20 +-8,30%
  • IBEX 35 +- 9,30%
  • S&P 500 está neste momento a perder +-7,60%
  • Nasdaq 100 +- 8,40%
  • BVSP  +-6,30%

PSI 20 - Índice portugês

O PSI-20 encontra-se em queda livre. Desde os máximos anuais, alcançados em Fevereiro, já desvalorizou 12%. Esta é a sexta semana consecutiva no vermelho.

gráfico semanal 2007-2011
Hoje fechou abaixo de um importante suporte, com bastante momentum, apesar do fraco volume.

gráfico diário
Aliás, desde 6 de Junho as quedas têm sido constantes e sempre com volumes moderados. Este é um factor que me preocupa. O pânico não está instalado, o que certamente vai implicar mais quedas e fraca possibilidade de um ressalto...

O RSI e o MFI estão em valores onde têm reagido nos últimos meses. Mas durante esse período, o PSI-20 vinha lateralizando num intervalo alargado. Caso se confirme a quebra do suporte, a tendência neutra de média prazo fica quebrada. Dificilmente os mínimos de Maio de 2010 não serão testados. Nessa altura a europa estava na segunda crise provocado pelos dividas publicas dos PIIGS...

Halliburton Company - NYSE (ticker: HAL)

A Halliburton Company continua a ser uma das cotadas mais Bull entre as que acompanho do mercado americano. Apesar de ainda não ter alcançado os máximos de 2008, vêm tendo uma forte valorização desde Maio de 2010, sustentada e com períodos de estabilidade, permitindo a formação de interessantes suportes.

gráfico semanal 2006-2011
Entre Março e Maio as velas semanais têm registado volumes modestos.

Basicamente nos últimos 3 meses têm lateralizado entre os 51,25 e os 44,50. A projecção deste rectângulo é de 6,75 USD, o que atira o target para os 37,75 em caso de quebra do suporte.

Nesse período, formou uma divergência negativa entre o RSI e a cotação, provocando esta correcção em direcção ao suporte.

gráfico diário
Na segunda-feira tocou na LTA de médio prazo e ontem deixa um possível Harami, que pode provocar uma fraca alteração de sentido.

É tentador abrir uma pequena posição junto da LTA. O RSI está a querer dar sinal de compra e o MFI está estável. No entanto, coloco o stop algo apertado.

Apple Inc. - Nasdaq (ticker: AAPL)

A Apple começou esta semana da mesma forma que acabou a anterior. Sexta-feira testou o suporte do triângulo descendente, tal como na segunda-feira.

gráfico diário
Ontem pode ter deixado uma Morning Star, que pode provocar uma forte correcção a este recente movimento descendente. No entanto, continua a não considerar atraente uma posição longa na actual situação. Pelo menos enquanto continuar sob a ameaça do triângulo descendente.

The Walt Disney Company - NYSE (ticker: DIS)

A Walt Disney testou várias vezes, desde o inicio deste ano, os seus máximos históricos alcançados em 2000, sem nunca ter conseguido fechar acima dos 44,10.

gráfico semanal 2000-2011
De Março ao inicio de Junho lateralizou num intervalo relativamente largo, entre os +-43,50 e os 40,40. No passado dia 3 quebra o suporte desse rectângulo e no dia seguinte abre em gap down, com forte volume.

Esta semana têm fechado perto do suporte +-38,00, formado durante 2010.

gráfico diário
A projecção do rectângulo fica relativamente próxima do suporte, nos 37,30. A LTA de longo prazo está neste momento nos 36,15. O RSi está sobrevendido, em valores que não eram atingidos desde 2008.

A tendência de curto prazo é descendente, a de médio prazo está neutra e a de longo é ascendente.

Perante este cenário é importante os longos transmitirem um sinal de força junto do suporte dos +-38,00. Uma cotada a acompanhar com bastante interesse nas próximas sessões.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Galp - PSI 20 (ticker: GALP)

A Galp teve uma sessão estranha e provavelmente frustrante para os longos.

Hoje abriu em gap up, acima da recente resistência dos +-14,78. Teve um volume forte, o maior dos últimos 2 meses.

No entanto acabou por deixar ficar uma possível Shooting Star. Esta vela pode implicar novo movimento descendente, com fraca a moderada intensidade.

gráfico diário
O valor a vigiar neste momento está nos 14,265, mínimo do dia 8 de Junho. Se conseguir manter-se acima desse valor, consegue novo lower high depois de hoje ter conseguido um segundo higher high relativo.

Muito bom para os touros seria a cotação continuar a evoluir acima dos 14,78.

Na ultima mensagem da Galp referi:
  • Espero 2 possíveis pontos para entrar: nova visita aos 13,80-14,00 ou a quebra dos 14,78 com volume.
Depois do inicio desta sessão coloquei uma ordem de compra nos 14,735, valor máximo de ontem. Acabei por não entrar. Amanha deixo uma ordem um pouco mais abaixo, nos 14,485, valor mínimo da sessão de sexta-feira.

McDonald's Corporation - NYSE (ticker: MCD)

A McDonald´s alcançou máximos históricos no passado dia 24 de Maio, tendo atingido os 83,08 USD.

gráfico semanal 2004-2011
No dia 12 de Maio quebrou a resistência dos 79,90. Devido ao reduzido volume, pensei poder ser um falso break. No entanto, acabou por valorizar 4%, ganhando 3,15 USD.

Na semana passada fez um pullback aos 79,90, continuando perto desses valores.

gráfico diário
O RSI continua com sinal de compra, os volumes estáveis. Eu esperava por este movimento para voltar a entrar longo. Abri posição nos 80,10, stop está nos 78,90 e take profit para metade da posição junto a máximos. 

Ouro (ticker: XauUsd)

O Ouro continua completamente dominado pelos touros. è impressionante o seu gráfico da ultima década. Sempre acompanhado por sustentadas LTA.

gráfico semanal 2002-2011
Com um crescimento continuo, o Ouro têm uma forte e potente valorização desde o inicio de 2009. Este crescimento vêm sendo acompanhado por uma LTA, mais inclinada do que as anteriores.

Curiosamente, durante a formação da referida LTA de longo prazo, vêm partindo com alguma regularidade LTAs de movimentos secundários ainda mais inclinadas e com uma duração aproximada de 6 meses.

gráfico semanal 2009-2011
Ontem pode ter sido quebrada a 4ª LTA de médio prazo. Hoje foi bater na referida linha e recuou.

Caso se confirme essa quebra, será normal existir uma correcção. Existe uma zona de suporte nos 1471-1462, a LTA primária nos 1431, tal como o suporte (anterior resistência) do rectângulo onde andou a lateralizar nos últimos meses de 2010 nos mesmos valores da LTA.

gráfico diário
Observando mais de perto, um gráfico de 4 horas, os 1514 USD estão a servir de suporte. Depois de ter atingido o target do triângulo simétrico, parece estar a formar um topo arredondado. Caso os 1514 sejam quebrados, o Ouro deve ir testar os mínimos feitos no inicio de Maio nos 1471-1462.

gráfico 4 horas
Parece que pode estar perto uma correcção interessante no Ouro. Eu estou fora, à espera desta desvalorização. Penso entrar perto dos 1471.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Industrys S&P 500

Perante os receios que estas quedas do S&P 500 estão a provocar, vou colocar uma analise diferente da anterior a este índice.

Assim vou  fazer uma ronda pelas 7 principais Industrys (das 10 que compõem o índice). Desta forma, tento perceber se ele pode estar num ponto mais provável de correcção, ou se pelo contrario ainda existe espaço para a desvalorização continuar. No fundo é um complemento ou outra forma de analisar o índice.

Industry Technology (17,75% market value). No passado 3 de Junho quebrou o triângulo simétrico que vinha formando. A sua projecção implicava uma perda de 10%, tendo já alcançado metade desse valor. Pelo caminho existe uma importante zona de suporte, relativamente perto dos valores actuais.

gráfico semanal 2007-2011
gráfico diário
Industry Financials (15,09%). Tal como a anterior Industry analisada, vêm perdendo bastante market value nas ultimas semanas, diminuindo assim o seu peso no S&P 500. A semana passada fechou mesmo encostada a um importante suporte. Caso este não aguente, a margem de queda é grande, praticamente de 13% até ao próximo suporte. No entanto, na sexta-feira deixou um possível hammer, que pode implicar uma reacção fraca a moderado dos longos.

gráfico semanal 2008-2011

gráfico diário
Industry Oil & Gás (12,78%). Esta Industry vêm lateralizando nos últimos 3 meses. Na passada sexta-feira encerrou junto do suporte deste rectângulo. Está a 12% de distancia o próximo suporte.

gráfico semanal 2007-2011

gráfico diário
Industry Health Care (11,64%). Esta é a Industry com maior ganho de Market Value nos últimos meses. No entanto a semana passada fechou abaixo de uma importante zona de suporte. O próximo encontra-se a +-4% de distancia.

gráfico semanal 2007-2011

gráfico diário
Industry Industrials (11,01%) Esta Industry quebrou a LTA de médio prazo no final de Maio, fechando a semana passada perto de um recente suporte. Aliás, o aspecto visual do seu gráfico é muito idêntico ao S&P 500. Caso os 318 pontos não aguentem, o seu histórico suporte encontra-se a +-5% (é aqui que se encontra a fronteira da tendência ascendente primária).

gráfico semanal 2007-2011

gráfico diário
Industry Consumer Services (10,93%) Sofreu nas ultimas 2 semanas quedas violentas. Está a 3% de um importante suporte. É talvez a Industry com uma subida mais consistente em 2010, com várias zonas a poderem ajudar a travar as quedas.

gráfico semanal 2007-2011

gráfico diário
Industry Cnsumer Goods (10,46%) A Industry mais Bullish das 7 principais. Acabou a semana encostada aos máximos de 2007, forte zona de suporte, que pode provocar uma interessante reacção dos longos.

gráfico semanal 2007-2011

gráfico diário
Resumindo: existem várias Industrys encostadas a suportes, que podem provocar uma reacção dos longos. No entanto, caso eles não aguentem podemos ter quedas entre 5 a 10%. Nesse caso, o S&P500 atinge facilmente a zona de suporte dos 1227-1219 pontos. Confesso que me parece o cenário mais provável, o que de certa forma vai ao encontro do que escrevi observando os gráficos deste índice.

S&P 500 - índice americano

O S&P 500 teve a 6 semana consecutiva a desvalorizar, depois de no inicio de Maio ter alcançado máximos dos últimos 3 anos. No entanto "apenas" perdeu +-7,45% ou +-102 pontos.

gráfico semanal 2007-2011
Continuo a encarar este movimento descendente como uma correcção normal dos mercados. No entanto, já considero a tendência de curto prazo descendente, devido à formação de um novo lower low relativo, com a quebra dos 1294 pontos.

gráfico diário
Estas quedas vêm tendo um volume normal, dentro da sua média. Não existiu nenhum sessão com pânico dos longos. O RSI está em valores onde como costuma reagir, desde os mínimos de 2009. Será suficiente para o índice voltar a crescer?

No contexto actual, seria normal essa reacção acontecer depois da zona entre os 1249 e os 1219 pontos serem visitados...

Existe um factor que pode ajudar os touros neste incio de semana. Observando o gráfico de 2 horas em cash, existe uma divergência positiva entre o RSI e a cotação.

gráfico 2 hoas cash

domingo, 12 de junho de 2011

Bovespa - Índice brasileiro

O Bovespa desvalorizou esta semana 2,55%, perdendo 1643 pontos. Apesar desta forte desvalorização, não existe grandes novidades técnicas.

gráfico semanal 2008-2011
Esta semana confirmou a Evening Doji Star Bearish assinalada na ultima mensagem deste índice. Normalmente este padrão de velas implica uma correcção expressiva.

Apesar de a zona de suporte dos 64.0-63.8K não ter tido influencia na evolução do índice nas ultimas semanas, continuo a considerar a projecção do triângulo descendente, para os +-54.5K.

gráfico semanal 2010-2011
Observando o gráfico diário é mais correcto alargar a referida zona de suporte para os 65-63.8K.

O pullback aos 65K e a falta de capacidade dos touros em conseguirem querer esse ponto, acabou por confirmar a tendência descendente de médio prazo.

gráfico diário
A tendência de curto prazo também é descendente, mas a força dos ursos vai ser colocada à prova muito rápidamente, quando o ultimo mínimo relativo for testado. Os 61.7 K será o próximo ponto a vigiar.
Abaixo desse valor existe suportes nos +-60K, 57K e 55K. Volto a lembrar ser neste ponto que se encontra o target do triângulo descendente.