sábado, 6 de novembro de 2010

Dólar índex

O Dólar index ameaçou esta semana quebrar a LTA. Na quinta-feira ainda fechou abaixa da linha de tendência mas ontem os touros fizeram um pressing e conseguiram voltar à tona da água, mantendo perfeitamente válida a linha.

gráfico semanal 2008-2010
Obsrvando mais de perto o recente movimento, temos um padrão de candlestick de reversão moderada. Ficou formado um engulfing bulish.

gráfico diário
O range entre os 78,36 e os 76,14 continua válido. Provavelmente esta semana teremos uma visita ao topo dele.

Quanto a mim o cross com o segundo maior peso neste índice, o iene, vai dar uma boa ajuda na valorização...

gráfico diário
 

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Petroleo Brasileiro SA - NYSE (ticker: PBR)

No passado dia 27 escrevia que não considerava interessante a Petroleo Brasileiro enquanto não fosse quebrada a LTD.

A sessão de ontem foi marcada por um interessante gap up e uma bonita vela verde. O fecho foi ligeiramente acima da LTA com 11 meses. Contudo fiquei algo desconfiado. Apesar do gap ter acontecido com o volume um pouco acima da média, seria de esperar nesta situação ele ser muito maior.


gráfico diáro

Venho escrevendo nas ultimas semanas que esperava uma interessante valorização na industry Oil & Gás. Ela efectivamente aconteceu e a PBR é das petrolíferas mais atrasadas.

A PBR a estes valores começa a ficar interessante, mas espero mais algumas sessões para confirmar a quebra da LTD. Quanto ao gap desconfio que vai ser fechado em breve o que inviabiliza o pressuposto anterior. Resta ir observando o melhor momento.

Exxon Mobil Corporation - NYSE (ticker: XOM)

A Exxon depois da apresentação de resultados na passada semana já valorizou 5,60%, ganhando 3,70 USD. Sem duvida que acabou por dar uma preciosa ajuda ao índice S&P 500 (é a cotada com maior Market Value deste índice americano).


gráfico semanal 2007-2010

Ontem fechou junto a uma forte zona de resistência situada nos 69,40-70,00 USD. Com este cenário subi o meu stop profit para os 67,50, mas a minha vontade é reforçar. Onde? É importante ter também em atenção a LTD que vêm desde 2008. Provavelmente apenas na sua quebra.
Neste momento ainda não tenho um objectivo concreto...resta mais uma vez ir tentando ler a sua evolução. 


gráfico diário



Total - CAC 40 (ticker: FP)

Praticamente todas as industry têm estado muito bem nas últimas semanas, mas uma das que reluz mais está a ser a Oil & Gás. Tenho vindo a referir nas anteriores duas semanas que esperava um grande salto das suas cotadas. Hoje ganharam asas, em particular a Total e a Exxon Mobil.

A Total encostou praticamente a uma importante zona de resistência, entre os 40,64 e os 41,04 euros.

gráfico diário
Quem está longo ainda não têm qualquer razão para sair, quem não aproveitou toda a subida resta esperar.

Neste momento espero uma correcção aos 39,68 ou a quebra da já referida zona de resistência com bom volume para entrar longo.


Alcatel-Lucent - CAC40 (ticker: ALU)

A alcatel teve hoje uma sessão muito feia. Apresentou resultados mistos neste último trimestre. Por um lado obteve lucros de 25 milhões de euros comparado com a perda de 182 milhões do ano passado. Por outro lado divulgou uma dívida liquida de 190 milhões de euros e um défice de 1,41 biliões de euros.

Na anterior mensagem da ALU deixei a ideia de uma correcção mais acentuada podia estar para breve. Ela tinha tido duas tentativas de furar a zona de resistência entre os 2,70-2,58 e não conseguiu. Inclusive na segunda vez os touros demonstraram grande fragilidade e acabaram por não aguentar acima da LTA de curto prazo.

gráfico diário
Eu esperava depois do cenário acima referido uma correcção pelo menos até à zona dos 2,41-2,35. Depois de ver a enorme vela e o volume que obteve hoje, o 5º maior dos últimos 3 anos, deixei de ter interesse pela Alcatel a estes valores.

Considero muito importante para os longos ela não descer dos 2,30, caso contrario fica a porta aberta para ir visitar novamente os 1,98.

Industrys S&P 500

Praticamente todas as industry estiveram em grande na sessão de hoje. No entanto a que mais se salientou foi a industry Financial que é a segunda com maior Market Value no S&P 500.

gráfico diário
A DJUSFN fez um enorme Marubozu, transmitindo muito poder dos touros e quebrando uma forte resistência. Desta forma pode ter acabado a lateralização que vinha tendo nos últimos 5 meses.

Apesar deste cenário confesso que não sinto nenhuma atracção por cotadas desta industry.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

S&P 500

Estou muito curioso para ver a reacção com o toque na linha superior do canal. Tenho o pressentimento que não vai dar grande luta na caminhada até aos 1220 pontos.

gráfico diário
Nos CFDs já conseguiu furar...

gráfico CFD 2 horas
 


Euro - Dólar

Ontem o Euro quebrou a linha superior do triangulo simetrico e leva neste momento um ganho aproximado de 250 pips. Lembro que a projecçaõ era de 470 pips, atirando o target neste caso para os 1,448.

gráfico 4 horas
Observando o gráfico semanal é visível uma zona de resistência perto dos 1,437. Será aqui que os touros ponderam encontrar alguma dificuldade na sua caminhada.

gráfico semanal 2007-2010


Dólar - Franco Suíço

O target da broadening formation praticamente já foi alcançado.

gráfico 4 horas
O suporte dos 0,97 ainda deu alguma luta mas nada parece impedir o domínio dos ursos.

Neste momento não visualizo nenhum factor perto que possa para  a caminhada dos ursos.


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dólar - Iene

Este cross têm andado um pouco nervoso e sem grandes definições.

Os ursos continuam a dominar em todos os horizontes, mas nas ultimas sessões os touros têm consigo travar a corrente descendente.

gráfico 2 horas
Neste momento temos um possível triângulo ascendente com uma pequena projecção, mas que pode dar algum alento aos longos. 


Microsoft Corporation - Nasdaq (ticker: MSFT)

A gigante Microsoft dispensa qualquer tipo de apresentação. Ela pertence à industry Technology, sector Software & Computer Services e ao subsector Software. Relativamente a este último subgrupo possui praticamente 45% do seu market value, o que define bem a dimensão da empresa.

Em Março de 2007 atinge o seu valor máximo no anterior Bull Market ao cotar nos 37,50. Em Março de 2009 valia apenas 14,87 USD.

gráfico semanal 2007-2010
A reacção a estes mínimos foi fabulosa e em apenas 9 meses valoriza perto de 100%, atingindo valores muito próximos dos máximos de 2007, ao tocar na resistência dos 31,50 USD. Em Abril deste ano volta a tocar na referida linha, seguindo-se uma grande desvalorização. Desta vez nem o importante suporte dos 27,68 aguentou.

Não referi duplo topo porque carece de vários aspectos técnicos, como por exemplo o volume.

gráfico diário
Ontem fechou dentro de uma importante zona de resistência situada entre os 27,00 e os 27,68 USD. Será muito importante conseguir aguentar acima dos 26,40 em caso de correcção. Eu não tenho qualquer posição na MSFT. Espero a evolução dos próximos dias para avaliar uma possível entrada. Primeiro quero observar como reage a esta zona.

gráfico diário
A sua situação é um pouco parecida com a Intel. Têm um grande peso no seu subsector, mas está muito mais atrasada nesta recuperação do que as suas correntes, como por exemplo a Oracle. Isso pode ajudar?

Provavelmente sim. A sua industry leva um movimento ascendente muito esticado, está junto a uma forte resistência e só com a ajuda destes gigantes pode manter os touros no comando.

Libra Esterlina - Dólar

Estou muito curioso com este cross. A Libra têm estado com muita força nas ultimas duas semanas.

Na anterior mensagem deste par deixei duas possíveis figuras com sentidos opostos. Após ter evitado a confirmação do triângulo descendente por mim assinalado, a Libra ganhou asas e neste momento está a tocar na linha superior da outra figura desenhada no gráfico diário, uma rising wedge.

gráfico diário
Convem referir um aspecto importante: o tempo de duração desta figura já leva 3 meses. Está por isso no limite para efeitos de projecção.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Pfizer Inc. - NYSE (ticker: PFE)

A Pfizer apresentou resultados hoje antes da abertura de mercado. Obteve um lucro de 0,54 USD por acção, superior em 0,03 às estimativas dos analistas.

Apesar dos bons resultados acabou a sessão a desvalorizar quase 1%, com um volume perfeitamente normal.

gráfico diário
A PFE têm vindo a lateralizar num range apertado, o que até pode ser considerado usual nesta farmacêutica. Ela normalmente não é muito volátil.

Uma visita a valores perto dos 17,20 podem fazer entrar longo.

Acredito que a industry Heath Care têm um bom potencial para subir e o seu subsector está a fazer um percurso identico à Pfizer.

Nasdaq 100

O índice Nasdaq 100, como o próprio nome indica, reúne as 100 maiores empresas da bolsa norte-americana Nasdaq.

Este índice viveu um fabuloso Bull Market de 1986 até 2000. Em Março desse ano atinge os míticos 4816 pontos. Nunca mais voltou a aproximar-se de semelhantes valores.

gráfico mensal
No final de 2007 atingiu os 2239 pontos,  o seu valor máximo no anterior Bull Market.


gráfico semanal
Sem qualquer duvida este é o índice, entre os americanos e europeus, onde os touros estão mais pujantes. A meio do mês de Outubro passou pela suposta resistência dos 2060 pontos sem qualquer dificuldade. Hoje ficou a uns "simples" 5% do topo de 2007. Fantástica valorização. 

gráfico diário
O crescimento do Nasdaq 100 têm vindo a ser sustentado por uma LTA desde o inicio de Outubro. Enquanto não for quebrada não existe nenhum motivo para fechar posições longos.

Eu não detenho nenhuma posição neste activo. Aguardo uma correcção até aos 2106 pontos para ponderar entrar. Apesar de achar normal uma desvalorização a estes valores, não considero nada provável uma inversão de tendência. No actual contexto abrir posições curtas é muito arriscado.

Dólar - Franco Suíço

O cross do Dólar com o Franco Suiço parecia lançado para atingir a paridade, mas os touros não tiveram força para quebrar a forte resistência.
 
gráfico diário
Neste momento a LTA de curto prazo foi quebrada. Para ajudar à festa dos ursos temos uma possível broadening formation com 140 pips de projecção.

gráfico 4 horas
Sem duvida que os curtos parecem ter o domínio do jogo neste momento. A ultima esperança dos touros está na linha inferior da referida figura. Caso esta quebre temos um interessante suporte nos 0,970.


Euro - Iene

O Euro continua a perder terreno para o Iene.

A rising wedge que apontei não se concretizou, o triângulo descendente também já perdeu a sua validade.

gráfico 4 horas
Neste momento o par evolui entra a LTD e o suporte.

Encontro um factor positivo para os longos deste cross. Pela primeira vez o Euro fez um higher low. Caso eles consigam furar a LTD temos uma resistência nos 113,7x.

Se forem os ursos mais uma vez a ganhar esta batalha temos um suporte nos 109,2x.

Euro - Dólar

O cross do Euro com o Dólar continua a sua caminhada dentro do possível triângulo simétrico. Neste momento testa a linha superior.

gráfico 4 horas
Desde a passada quinta-feira temos a evoluir, dentro do já referido triângulo, uma possível bandeira, que pode levar novamante o par à linha inferior. Projecção de 180 pips.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Portugal Telecom - PSI 20 (ticker: PTC)

A Portugal Telecom continua sem grandes novidades. Vamos na quinta sessão consecutiva encostada à sua histórica resistência.
gráfico diário
Continuo a achar perfeitamente normal uma correcção nestes valores. Contudo para quem está dentro, não existe qualquer motivo para vender a sua posição, pelo  menos enquanto a sua LTA de curto prazo não for quebrada.

Galp - PSI 20

A Galp hoje teve o fecho mais alto desde Julho de 2008.

gráfico semanal
Na passada sexta-feira segui o meu plano de trade que especifiquei na ultima mensagem da Galp e saí aos 13,75. Não acreditei numa quebra da resistência dos 13,82 nesta altura. Não estou arrependido. Penso que pode ser um falso break. Porquê? Quando vejo a ser quebrada uma resistência histórica espero sempre um  volume significativo. O de sexta ainda foi acima da média mas hoje foi fraco.

gráfico diário
Neste momento espero por um regresso para valores perto dos 13,35 para voltar a entrar longo. Caso não se verifique nenhuma correcção abaixo dos 13,82 resta ir monitorizando a sua evolução...

EADS - CAC40 (ticker: EAD)

A EAD durante o mês de Outubro sofreu uma pequena correcção, mas sexta-feira fechou dentro da zona de resistência e hoje confirmou esse movimento.

gráfico diário
Quando a meio do mês de Outubro quebrou a LTA de curto prazo e depois não foi capaz de entrar na referida zona de resistência, deixei de a considerar interessante. Depois destas ultimas 2 sessões voltou a entrar no meu radar.

Penso entrar longo em novo pullback aos 18,60 ou a quebra dos 19,46 com volume. Stop nos 17,95 e take profit 23,50.