quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

The Boeing Company - NYSE (ticker: BA)

Depois de grandes quedas em Novembro, após sucessivas noticias menos favoráveis, a Boeing parece quer inverter a situação.

Considero que no longo prazo ainda existe uma ligeira superioridade dos ursos, pelo menos até a LTD com dois anos e meio não for quebrada. O ponto definitivo para será a ruptura dos 73,35.

gráfico semanal 2006-2011
Observando o ultimo ano ela vêm lateralizando num intervalo bastante alargado.

Na ultima analise que fiz desta cotada, referi a possibilidade de se estar a formar uma bandeira que podia levar a cotação para o limite da zona de suporte 61,90-60,10. Os touros não deixaram.

gráfico diário
No curto prazo os touros da BA estão a mostrar força. Temos uma LTA com 4 meses e ontem conseguiu fechar acima dos 67,40 o que permitiu fazer um novo higher high relativo. As subidas desta semana estão a ser acompanhas por volumes acima da sua média.

Já no médio prazo, tal como referi acima, existe equilíbrio. Aliás neste momento temos um longo triângulo simétrico.

Neste momento não me sinto atraído nesta situação para fazer uma entrada longa. Penso que o rácio risco/proveito não é apelativo.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Galp - PSI 20 (ticker: GALP)

A Galp está a viver um período de indefinição em termos de principais accionistas. Este factor parece estar a impulsionar a cotação para norte.

Na passada segunda-feira fez o fecho mais alto desde Julho de 2008, ao fechar nos 14,94.

gráfico semanal 2007-2011
Ontem e hoje a Galp caiu com volumes grandes, mas isto não foi suficiente para cobrir toda a vela de segunda-feira. Isto pode significar que os longos ainda estão com vontade de crescer mais.

gráfico diário
Existe uma divergência negativa entre a cotação e o RSI nesta ultima subida. Esta pequena correcção já pode ser sob efeito disso mesmo. Caso ela continue existe os 14,30 como um mini-suporte. Mais abaixo temos os 13,82-13,65 e a LTA nos 13,05.

Enquanto a mapa accionista não tiver definições, não acredito num movimento amplo de descida. Penso mesmo que se pode assistir ao contrario.


McDonald's Corporation - NYSE (ticker: MCD)

A sessão de ontem confirmou que os ursos vieram mesmo para o poder.

A MCD já vinha dando sinais de estar a ficar bearish. A zona de suporte entre os 77,00-76,30 ainda deu alguma luta. Aliás, esta é uma das poucas zonas onde os touros, na sua fúria ascendente, pararam um pouco para respirar. Entre esta zona e o próximo suporte digno desse nome, nos 71,70, temos apenas um ponto onde pode existir novamente equilíbrio: os 73,70.

gráfico diário
O volume de ontem foi o maior do ultimo ano e meio e o terceiro dos últimos 3 anos. Isto demonstra bem o poder dos curtos.

O RSI está abaixo dos 30 pontos. Temos de recuar até 2003 para encontrarmos valores semelhantes!

Pfizer Inc. - NYSE (ticker: PFE)

A Pzifer teve ontem o fecho mais alto dos últimos 10 meses.

gráfico diário 2009-2011
Se a tendência de longo prazo é neutra, no médio e curto prazo dominam claramente os touros. Desde Julho de 2010 que vêm fazendo sucessivos highers higs e highers lows. A zona dos 17,00 USD deu luta, mas a sessão de ontem parece indicar que está mais uma barreira ultrapassada.

gráfico diário
A próxima resistência está nos 18,47. Para mim esta é a fronteira para o domínio dos touros ser total. Provavelmente será mais um osso duro de roer.

Nvidia Corporation - Nasdaq (ticker: NVDA)

A Nvidia continua a sua caminhada para norte. Neste momento está mais ou menos a meio caminho da projecção do rounding button.

gráfico diário
No entanto existe algo que pode parar esta valorização: uma LTD com mais de ano e meio de existencia. Hoje a NVDA fechou encostada a ela.

gráfico semanal 2006-2011
Parece ser normal existir uma correcção a estes valores. Isto pode levar a LTA de médio prazo, que está neste momento perto dos 14,00, a ser testada.


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Euro - Dólar

O cross do Euro com o Dólar depois de testar a LTA de médio prazo com sucesso, está agora encostado à resistência dos 1,344.

Depois de várias sessões onde a volatilidade andou fugida, o final da semana passada trouxe novamente agitação.

gráfico diário
No gráfico diário é possível observar um possível triângulo ascendente com projecção de 430 pips.

A caminhada que tinha apontado para os 1,279 parou a meio. Olhando para o gráfico de 4 horas é possível identicar uma divergência negativa entre o RSI e o cross, apesar de ser um pouco prematuro tal conclusão.

gráfico 4 horas
Durante vários meses existiu uma correlação entre este cross e o mercado em geral, principalmente com o americano. Isto deixou de existir desde meio de Novembro. Neste período o mercado subia e o EurUsd descia ou andava de lado. Será que esta loucura dos touros nos mercados americanos vai puxar novamente este cross para norte e assim activar o triângulo ascendente?

Dell Inc. - Nasdaq (ticker: DELL)

A Dell continua o seu momento de indecisão. Se os curtos continuam a comandar  esta cotada, as ultimas sessões demonstram alguma equilíbrio.

Continuo a afirmar que no curto prazo, a quebra da LTD com dois meses de existência e posteriormente a linha superior da lateralização (nos 14,10 USD), que vêm tendo desde Novembro, são os passos importantes que os touros precisam de dar.

gráfico diário
Na sessão de ontem ainda andou acima da LTD, mas não conseguiu essa proeza no fecho. Terá sido o primeiro sinal de alguma vitalidade dos touros? Eu continuo a pagar para ver...com um stop profit logo abaixo dos 13,49.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Nasdaq 100

O Nasdaq testou a resistência, deixada pelo anterior máximo de 2007, durante várias sessões, mas os touros não tiveram força suficiente para a furar.

gráfico semanal 2007-2010
A ultima sessão do ano levou o Nasdaq a testar a LTA de curto/médio prazo. Andou uma boa parte da sessão a negociar abaixo dela, mas conseguiu fechar ligeiramente acima. Quer a aproximação, quer esta pequena correcção, foram acompanhadas de volumes muito fracos.

gráfico diário

Penso que estão reunidas condições, depois deste ligeiro descanso dos longos, para os 2239 pontos serem finalmente ultrapassados.

Volto a realçar que aponto, desde Novembro, os 2150 pontos (o target do triângulo simétrico que assinalei nas anteriores mensagens deste índice). Com os  futuros bem verdinhos neste momento, eles podem ser alcançados muito rapidamente.

Oracle Corporation - Nasdaq (ticker: ORCL)

A Oracle depois da apresentação dos seus resultados, no passado dia 16 de Dezembro, abriu em gap up. As sessões seguintes levaram a cotação  praticamente a fechar esse buraco.

gráfico diário
Entendo esse movimento como uma mera correcção, para os longos ganharem novas energias. Isto permitiu os indicadores aliviarem.

O volume durante esta pequena correcção foi muito pequeno.

Light Sweet Crude Oil - Globex (ticker: Clc1)

Relativamente à evolução do petróleo não existe novidades neste inicio de ano.

Ele continua a sua caminhada para norte, rumo à próxima resistência dos 98 USD.


gráfico diário
Depois de uma ligeira recuperação de energias na semana passada, está a fazer novo máximo na sessão de hoje.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Industry Technology - S&P 500 (ticker: DJUSTC)

Após 2 semanas da última mensagem escrita desta Industry, ela continua a 3% dos 695 pontos, máximo do anterior Bull Market.

gráfico semanal 2006-2010
Covem mais uma vez realçar o indicador MFI. Ele está em valores, e já por um período de tempo bem alargardo, em recorde nos últimos 7 anos!

No gráfico diário continuamos com uma possivel figura bullish, um triangulo ascendente com projecção de 43 pontos. Apesar disso os longos parecem estar a perder força, o que pode originar nova visita à linha inferior da referida figura.

gráfico diário

Dólar índex

O Dólar índex teve uma semana mais volátil, desvalorizando 1,90%.

gráfico semanal 2008-2010
Fechou a semana a 1 ponto do suporte dos 78 pontos e a apenas +-2 % da sólida LTA com 3 anos de existência.

Leva 22 sessões dentro do range 81,44-77,97. Com o movimento descendente desta semana parece que o suporte dele vai ser testado brevemente.

gráfico diário
Parece claro que no curto prazo os touros estão a perder força. Apesar disso a tendência de curto prazo é neutra, pelo menos enquanto a parte inferior do range não for quebrada. Isto originava um novo lower low depois de nesta semana os longos terem permitido ser formada uma LTD de curto prazo.