sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Nasdaq 100 - índice americano

O Nasdaq 100 continua a sua caminhada ascendente. Neste mês de Outubro já valorizou +- 18%, com um ganho de +-370 pontos. Ontem fechou a apenas 39 pontos dos máximos dos últimos 10 anos, alcançados no passado dia 26 de Julho.

gráfico semanal 2000-2011
O Nasdaq 100 abriu a sessão em gap up, tocou praticamente na importante zona de resistência e corrigiu ligeiramente, deixando um Spinning. Volume bem acima da sua média.

gráfico diário
Penso existir condições para o Nasdaq poder sofrer uma correcção brevemente:
  • no ultimo ano, spinnings junto de resistências têm provocado movimentos contrários.
  • Ao contrario do habitual, este índice continua com o gap up do dia 10 de Outubro ainda aberto (+-2235 pontos).
  • O RSI apesar de estar em modo bull, apresenta uma ligeira divergência negativa nos últimos 2 highers higs relativos
  • forte zona de resistência
Todos estes possíveis sinais ficam completamente arrasados, no caso de a zona de resistência ser quebrada. Isso seria mais um sinal de muita força dos longos.

Apesar desta possibilidade, não considero a hipótese de abrir posições curtas. Aliás, nos últimos dias sempre que entro curto em índices (apenas em day trade), utilizo o S&P 500. O inverso, posições longas, é com este índice.

Para terminar, volto a fazer referencia às diferenças que existem entre o cash e os CFDs (produto baseado nos movimentos dos futuros deste índice).

No cash, o índice vem formando um canal ascendente, quebrado ontem para norte. Os highers highs deste canal apresentam divergência negativa entre a cotação e o RSI.

gráfico 1 hora cash
Nos CFDs existe um possível triângulo ascendente (projecção de 118 pontos), com um falso break registado ontem.

gráfico 1 hora CFDs
Caso se confirme a correcção, será interessante verificar a consistência desta linha ascendente.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Galp - PSI 20 (ticker: GALP)

A Galp continua a ser uma cotadas mais interessantes da praça portuguesa.

Apesar do PSI-20 continuar sem qualquer novidade e um pouco aproximado dos mínimos de Setembro, a Galp negoceia relativamente perto dos máximos do inicio deste ano e acima da importante zona de suporte dos +- 14,00/13,80 €. A tendência de longo prazo continua ascendente, tal como a curto prazo. No entanto, no ultimo ano anda basicamente a lateralizar.

gráfico semanal 2006-2011
A Galp historicamente sempre foi muito técnica, respeitando os seus suportes, resistências e linhas de tendencia. No entanto, nas ultimas semanas têm sido um pouco "rebelde", não respeitando a importante zona acima referida. O gráfico semanal filtra esse ruído, mas é bem visível no diário. Será devido ao aproximar de uma nova fase de privatização da empresa?

gráfico diário
Nas ultimas 12 sessões anda a negociar num range apertado, entre os 15,15 e os 14,20. Hoje espreitou por cima dessa recente resistência, mas fechou novamente abaixo. Neste momento considero a GALP com um potencial Bull. O RSI, tal como o MFI, estão acima dos 50 pontos, os dias verdes têm apresentado volumes superiores à sua média. Neste contexto, espero a ruptura do recente range para norte para abrir uma posição longa.

Amanha, antes da abertura da bolsa, são conhecidos os resultados do ultimo trimestre.

CAC 40 - Índice francês

O CAC 40 foi a principal estrela dos índices europeus, na sessão de hoje. Fechou o dia a valorizar 6,28%. Desde os mínimos alcançados no passado dia 23 de Setembro já valorizou 25%, ganhando +-675 pontos.

gráfico semanal 2007-2011
O índice abriu a sessão de hoje em gap up e terminou o dia dentro de uma histórica zona de resistência, entre os 3400 e os 3350 pontos. O volume foi bastante significativo, bem acima da sua média.

A vela de hoje pode ter activado uma importante figura de reversão à forte tendência descendente: um Head & Shoulders Bottom. A sua projecção é de 580 pontos o que atira o target +-3850 pontos.

gráfico diário
Apesar do cenário bastante otimista para os longos, acredito que possa existir uma correcção nos próximos dias. O CAC 40 possui o habito de fechar os gap e está a negociar na já referida histórica zona de resistência.

Espero um pullback à neckline do H&S para entrar longo.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Prata (ticker: XagUsd)

A prata sofreu uma forte desvalorização no final do mês de Setembro, activando um enorme triângulo descendente (assinalada na mensagem do dia 26 de Setembro). Foi ao encontro do suporte dos 26,3X e reagiu muito bem. Alcançou praticamente metade do target da referida figura.

gráfico diário
Nos últimos dias vinha negociando junto da agora zona de resistência dos 33,5X/32,8X. Hoje parece querer quebrar essa zona.

Observando mais de perto, um gráfico de 4 horas, existia um possível triângulo ascendente, com uma projecção de +-4 USD. O seu target está nos +-36,94 USD (valor junto da próxima resistência). Aliás, a semana passada foi dado um sinal interessante para os longos: divergência positiva entre a cotação e o RSI (quadrado vermelho).

gráfico 4 horas
O suporte foi quebrado ontem, no limite da validade temporal do referido triângulo, mas a cotação não reagiu em forte alta. Falso break?

O RSI está bastante sobrecomprado, mas isto pode não ter grande significado. Observando o DMI é bem visível a passagem do regime lateral para um tendencial, desde a já referida divergência positiva.

Um pullback ao agora suporte poderá ser uma interessante oportunidade para abrir uma posição longa.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Euro - Dólar (ticker: EURUSD)

O cross EurUsd começou esta semana a ir ao encontro da zona de resistência, entre os +-1,403 e os +-1,397.

gráfico diário
Na passada sexta-feira quebrou o triângulo simétrico, com 275 pips de projecção. O seu target está nos +-1,413.

gráfico 1 hora
No entanto, nos últimos 2 highers higs relativos apareceu uma possível divergência negativa entre a cotação e o RSI. Caso esta se confirme, o suporte dos 1,382 pode ser novamente visitado.

PSI 20 - Índice portugês

O PSI 20 não apresenta novidades técnicas nas ultimas 2 semanas (desde a anterior mensagem).

A divergência positiva entre o RSI e a cotação, obtida nos últimos 2 lowers lows no gráfico semanal permitiu um ligeiro alivia na pressão dos ursos, mas a zona de suporte continua muito perto. Curiosamente os volumes têm sido bastante fracos.

gráfico semanal 2008-2011
As divergências positivas ainda são mais acentuadas no gráfico diário. O índice chegou a valorizou 625 pontos, obteve um novo higher high relativo, mas confesso que esperava uma reacção superior dos longos. A resistência +-6360 pontos ainda não foi visitada.

gráfico diário
Continua a não considerar ainda tecnicamente interessante o PSI-20 para entradas longas. Existem importantes barreiras para serem derrubadas. Primeiro os +-6360 pontos. Depois o importante teste dos 7000-6000 pontos. Uma zona de resistência bastante ampla, mas a verdadeira barreira a ser derrubada.

domingo, 23 de outubro de 2011

Dólar índex

O Dólar Índex terminou a semana com uma ligeira desvalorização, perdendo 0,30% (os gráficos apresentados não contêm a ultima sessão da semana).

gráfico semanal 2008-2011
Tecnicamente não apresenta qualquer novidade. Começou a semana a visitar a zona de suporte com uma interessante reacção, mas não foi capaz de superar a recente resistência dos 77,90.

gráfico diário
Desta forma negoceia num range apertado, entre os 77,90 e os 76,70. Os volumes foram praticamente dentro da sua média.

Continua à espera de uma visita consistente à zona de suporte. Nesse ponto os longos devem voltar a assumir o comando.

Para terminar, como habitualmente, deixo ficar a evolução semanal dos vários cross que compõem este índice:
  • EurUsd (57,6% de peso nesse índice) valorizou 0,14%
  • UsdJpy (13,6%) fechou a semana a perder 1,17%
  • GbpUsd (11,9%) ganhou 0,78%
  • UsdCad (9,1%) perdeu 0,30%
  • UsdSek (4,2%) perdeu 0,36%
  • UsdChf (3,6) perdeu 1,05%
Numa semana praticamente neutra, destaque para as valorizações acima de 1% do Iene e Franco Suíço.