sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Jerónimo Martins - PSI 20 (ticker: JMT)

A Jerónimo Martins continua a viver um período maravilhoso, em pleno Bull Market. Leva 8 anos consecutivos em crescimento continuo. Não parece uma empresa inserida no nosso PSI 20.

Os touros, desde 2003, apenas param pontualmente para recuperar energias, fazendo pequenas pausas nesta longa escala.

gráfico semanal 2003-2011
Hoje fechou encostada a uma importante zona de suporte, entre os 12,58 e os 12,36. Os volumes nas recentes quedas foram normais, perto da sua média.

gráfico diário
Tal como a Galp, a JMT deixou ficar um Doji. Também neste caso os Doji têm marcado fim/inicio de nova tendência de muito curto prazo, nos últimos meses. Parece normal uma reacção dos longos neste ponto.

Caso esta zona de suporte seja quebrada, os 10,65 serão certamente visitados.

Galp - PSI 20 (ticker: GALP)

A Galp vinha sendo uma das cotadas, do nosso PSI 20, com melhor comportamento apresentando nos últimos meses. Esta semana sofreu uma enorme queda, tal como o mercado em geral, fechando a desvalorizar 13,75%, perdendo 2,21 €.

gráfico semanal 2007-2011
Apesar da violenta queda, os touros continuam no comando das operações no longo prazo. A médio e curto  prazo está neutra. Muito poucas cotadas da nossa praça estão na mesma situação.

Hoje fechou junto de uma importante zona de suporte, entre os 13,82 e os 13,66. Ainda foi ligeiramente abaixo dela, mas consegui fechar por cima do muro. Apesar de tudo, os volumes de ontem e hoje foram acima da média mas sem sinais de pânico.

gráfico diário
Hoje deixou um interessante Doji. Nas quedas mais acentuadas, sofridas neste seu Bull Market, este tipo de vela indicou o fim da mesma. Duas vezes em Maio, uma em Setembro e  Novembro de 2010.

Desenhei uma linha ascendente tracejada a preto, indicando uma LTA de longo prazo. No entanto, precisa da confirmação no toque de hoje para a considerar válida.

Acredito estarem reunidas condições para uma reacção positiva. No entanto, para abrir uma posição longa gostava de assistir a uma consolidação da cotação nestes valores. Um bom cenário alternativo, seria regressar rapidamente e com volume forte, acima dos 14,70.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

DAX 30 - Índice alemão

O DAX 30 vinha sendo o farol dos índices europeus na subida desde Março de 2009. Neste ano de 2011, andou praticamente a lateralizar entre os 7500 e os 7000 pontos. Apenas em Março quebrou esse intervalo devido aos acontecimentos no Japão, mas rapidamente recuperou.

gráfico semanal 2007-2011
Esta semana está a sofrer uma brutal desvalorização, existindo um grande pânico entre os touros. Nestas ultimas 4 sessões desvalorizou +-12%, perdendo +- 880 pontos.

Hoje fechou junto a um importante e fundamental suporte para os longos, os 6340 pontos.

gráfico diário
Curiosamente o fecho também coincidiu com a LTA de longo prazo. Considero este ponto a fronteira entre o fim do Bull Market e o inicio de novo Bear Market no Dax.

Estas monumentais quedas estão a ser acompanhadas por fortes volumes, bem acima da sua média. Por este motivo acredito que neste ponto pode existir um ressalto a qualquer momento. A grande questão que se coloca é: aproveitar para fechar as posições longas ainda abertas ou aproveitar um possível fundo para compor a carteira? O ideal neste ultimo caso, será o mercado estabilizar primeiro.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

CAC 40 - Índice francês

O CAC 40 encontra-se em queda livre esta semana. Nestas 3 sessões já desvalorizou +-7,50%, perdendo +-280 pontos.

gráfico semanal 2008-2011
Hoje fechou muito perto da importante zona de suporte dos 3406-3350 pontos. A fronteira entre o Bull Market actual e um possível inicio de um Bear Market.

Este foi o 8º dia consecutivo a descer, com os volumes a registarem valores acima da média.

gráfico diário
Com esta queda  brutal, cheia de volatilidade, não existe grandes questões a serem colocadas. O momento é de profundo pânico. Apenas resta observar o comportamento deste índice na referida zona de suporte. Até esses valores, não vale a pena tentar adivinhar fundos. Falta "apenas" +-1,5% para o verdadeiro teste.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

PSI 20 - Índice portugês

Nos últimos dias as dividas publicas europeias  estão a ser alvo de fortes ataques. Os juros da divida iitaliana e espanhola subiram bastante, o que têm levado os índices a fortes desvalorizações.

O nosso PSI-20 está a ser o menos mau. Desde o dia 22 de Julho, altura do ultimo higher high relativo, as perdas foram:
  • CAC 8,7%
  • DAX 8,2%
  • AEX 5,7%
  • IBEX 10%
  • FTSE 4,3%
  • SPMIB 13,3%
  • PSI 7,25
Como se pode verificar, apenas o índice holandês e inglês tiveram uma performance menos má que o nosso PSI-20.

Hoje ele fechou novamente dentro da importante zona de suporte dos +-6685/6570 pontos. É o 3º ataque a este ponto nas ultimas 16 sessões.

gráfico diário
Caso esta zona quebre, o potencial de queda é enorme, aproximadamente de 14%. Não existe nenhum obstáculo entre esta zona de suporte e os mínimos de 2009, nos 5691. 

gráfico semanal 2008-2011

Euro - Dólar (ticker: EURUSD)

A zona euro continuar a ser fortemente pressionada pelas dividas publicas dos PIIGS. Ontem a Itália e a Espanha foram fortemente atacadas, tendo os seus juros disparado.

Apesar deste factor, o EurUsd continua com a sua tendência de longo prazo ascendente, a médio prazo ligeiramente ascendente ou mesmo neutra, enquanto nos últimos 3 meses anda a lateralizar.

gráfico diário
O meu sentimento neste cross é bearish, mas existe uma possível figura bullish que me faz pensar. No gráfico de 4 horas aparece uma possível bandeira, com uma projecção de +-520 pips. O seu target fica nos +- 1,470. Brutal! Aliás a projecção até podia começar um pouco mais abaixo, elevando o valor para os +-700 pips. Demasiado?

gráfico 4 horas
A ajudar os touros existe uma divergência positiva entre o RSI e a cotação, bem visível num gráfico de 1 hora. O ultimo movimento ascendente, no final da semana passada também começou com uma divergência idêntica. 

gráfico 1 hora
Resumindo, o meu sentimento coloca-me com vontade de entrar curto, mas a minha analise diz para abrir posição longa. Vou acabar por estar parado. Já estou curto no EurGbp e acabei de entrar longo no GbpUsd, que está a fazer movimentos muito idênticos ao EurUsd esta semana.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Dólar - Dólar Canadiano (ticker: UsdCad)

Mais um cross do Dólar onde o domínio dos ursos é total.

Nos últimos 25 anos viveu 2 Bull Markets e está actualmente no 3º Bear Market.

gráfico mensal 1985-2011
O seu ultimo Bull Market foi bastante intenso e rápido. Valorizou 4000 pips em apenas 15 meses! Em Março de 2009 começou novo ciclo descendente, tendo perdido 3500 pips em 2 anos e meio.

gráfico semanal 2007-2011
Com uma tendência muito bem definida, muito bem demonstrado pela LTD com 2 anos de existência, costuma criar apenas suportes intermédios com duração reduzida.

Em Junho deste ano ainda conseguiu quebrar uma resistência, nos 0,983, mas ao encontrar a referida LTD voltou a desvalorizar.

gráfico diário
Nos últimos 3 meses tem praticamente lateralizado entre os 0,98x e os 0,94x. Este facto simplifica bastante as aberturas de posições. Com a tendência descente muito bem definida no longo prazo, qualquer correcção mais acentuada acaba por proporcionar boa opção para entrar curto. Neste caso, a visualização do RSI, de uma forma bastante simplificada, ajuda bastante. Sempre que está perto dos 70 pontos têm entrado em correcção.

gráfico 4 horas

Libra Esterlina - Dólar (ticker: GbpUsd)

O cross da Libra Esterlina com o Dólar continua a negociar abaixo da fronteira dos 1,706, sendo por isso dominado pelos ursos no muito longo prazo. No entanto, a longo prazo está ascendente e a curto/médio prazo está neutro.

gráfico semanal 2002-2011
Durante os últimos 2 anos, não tem conseguido definir suportes e resistências no gráfico diário. Aliás, acaba por ser uma característica deste cross. No entanto, tem sido normal evoluir dentro de canais, reagindo e formando linhas de tendência.

gráfico diário
Observando mais de perto, para o gráfico de 4 horas, o GbpUsd está a encontrar uma pequena e recente resistência nos 1,647. Aliás, contrariando o que referi para o gráfico diário, o cross tem lateralizado um pouco desde o dia 21 de Junho.

gráfico 4 horas
Nos ultimos 2 highers higs, junto dos 1,647, existe uma divergência negativa entre o RSI e a cotação, que pode levar o cross a corrigir. Existe uns pequenos suportes a 1,634, 1,626 e a LTA de curto prazo nos 1,630.

domingo, 31 de julho de 2011

DAX 30 - Índice alemão

O DAX 30 desvalorizou esta semana 2,29%, perdendo 167 pontos. Os volumes vêm sendo fracos, bem abaixo da sua média, nas ultimas semanas.

Tenho lido algumas comparações entre o actual range de negociação e o do ultimo semestre de 2007. Não concordo. Observando o gráfico semanal existe uma grande similaridade principalmente no valor do range. A grande diferença, entre estes 2 períodos, encontra-se nos volumes, bem maiores em 2007. Típico de finais de ciclo. O que não me parece ser a actual situação.

gráfico semanal 2003-2011
Aliás, o DAX também teve um momento algo parecido no ano passado, entre Junho e Agosto. O range foi idêntico, aproximadamente 600/500 pontos, com os volumes bastante semelhantes com os actuais. Em Outubro quebrou a resistência desse range tendo valorizado mais de 1100 pontos!

Basicamente o DAX lateraliza desde Abril, num range de +- 500 pontos. É verdade que no final desta semana o RSI deu sinal de venda. Mas também andou nessa situação entre 12 e 18 de Julho. O MFI está bastante estável nas ultimas semanas.

gráfico diário
No actual momento, acaba por ser fácil o controle da direcção deste índice. A quebra dos 6990 pontos deve levar o DAX para perto dos +-6500 pontos, tal como a ruptura dos +-7550 pontos deverá permitir projectar o índice alemão para os +-8000 pontos