sábado, 1 de outubro de 2011

Dólar índex

O Dólar Índex terminou a semana neutro, valorizando 0,07%.

gráfico semanal 2007-2011
Tecnicamente não existe qualquer novidade. Na primeira sessão desta semana atingiu exactamente o target do rectângulo que venho referindo. Deixou um Harami cross no dia seguinte, entrando em ligeira correcção. O anterior máximo relativo serviu de suporte e voltou a fechar esta semana muito próximo do máximo da semana passada.

gráfico diário
O range onde negoceia está perfeitamente identificado: 79,65-77,90. Caso não consiga quebrar o valor superior, deve aparecer uma divergência negativa entre a cotação e o RSI. Aliás, esta divergência já existe no MFI. Continuo à espera de um pullback aos suporte dos 76,xx.

Para terminar deixo ficar a evolução semanal dos vários cross que compõem este índice:
  • EurUsd (57,6% de peso nesse índice) desvalorizou 0,76%
  • UsdJpy (13,6%) fechou a semana a ganhar 0,47%
  • GbpUsd (11,9%) ganhou 0,79%
  • UsdCad (9,1%) ganhou 2,09%
  • UsdSek (4,2%) perdeu 0,91%
  • UsdChf (3,6) ganhou 0,24%
O destaque vai novamente para a forte desvalorização do dólar canadiano (2ª semana consecutiva).

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Nasdaq 100 - índice americano

O Nasdaq 100 continua a ser a principal estrela entre os índices que acompanho. Continua a negociar acima do suporte do rectângulo onde lateralizou entre Fevereiro e Agosto deste ano, apesar da ameaça de ontem (pesar de ter referido este suporte, não o considero actualmente influente para negociação).

gráfico semanal 2007-2011
Os ultimas 3 sessões fecharam o gap down deixado aberto a semana passada. Neste momento, parece estar a ter como referência um suporte nos +- 2150 pontos, mínimo da semana passada. Caso este ponto não seja quebrado, os longos continua a comandar no muito curto prazo. Este facto é bem evidente nos sucessivos highers higs e highers lows relativos desde o inicio de Agosto. Os volumes neste prazo têm sido surpreendentemente normais, dentro da sua média.

gráfico diário
Na semana passada identifiquei um canal ascendente, visível num gráfico de 4 horas em CFDs. Ele esta semana foi ligeiramente quebrado para sul, tendo sido abandonado. Apesar de tudo, os longos não perderam o comando, passando a existir um equilibro de força nos últimos dias. Desta forma existe novamente um possível triângulo simétrico (repetindo o padrão do final Agosto/inicio de Setembro).

gráfico 4 horas CFDs
A sua projecção é de 200 pontos. A sua activação coloca o target nos 2 extremos: pode permitir testar os máximos anuais ou os seus mínimos...

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

EDP - PSI 20 (ticker:EDP)

Por sugestão do Jota, deixada na ultima mensagem da EDP Renováveis, deixo uma analise à EDP.

A EDP desde os máximos anuais alcançados em Fevereiro já desvalorizou +-30%! Um valor muito idêntico ao registado pelo PSI-20. Esta forte queda ainda obteve uma ligeira pausa na zona dos 2,35, mas o importante suporte formado em 2009 e 2010 acabou por não resistir nos últimos meses. Desta forma, os ursos dominam todos os horizontes temporais.

gráfico semanal 2004-2011
Estas quedas brutais foram paradas pelo forte e histórico suporte dos +-2,05. Isto permitiu uma interessante reacção dos longos no ultimo mês e meio, depois de ter sido formada uma divergência positiva entre a cotação e o RSI. De uma forma algo surpreendente os 2,35 não têm tido qualquer influencia na evolução da cotação neste período.

gráfico diário
Aos sucessivos lowers highs formados, desde que o suporte do pequeno rectângulo onde a cotação lateralizou entre Março e Maio foi quebrado, existem agora 3 highers lows. Desta forma pode estar a ser formado, tal como na EDP R, um triângulo simétrico. A sua projecção é de +-0,51 €. No entanto, desconfio um pouco da linha inferior ascendente (neste caso posso referir mesmo uma LTA). A sua inclinação é considerável, o que pode retirar alguma credibilidade a esta figura.

Para a EDP começar a ficar atractiva para os longos, considero importante 2 factores: a quebra da LTD de curto prazo e fecho consistente acima 2,475 (máximo alcançado pela enorme vela verde do dia 2 de Setembro).

Ouro (ticker: XauUsd)

O Ouro continua a viver um fantástico Bull Market, com 10 anos de existência. É claramente o activo que acompanho mais bullish.

gráfico semanal 2001-2011
No entanto, os ultimos dias têm sido marcados por uma forte correcção. Desde os máximos históricos alcançados no passado dia 6 de Setembro, já esteve a desvalorizar +-20%.

Durante o final de Agosto e o inicio de Setembro foi formado um duplo topo, com uma divergência negativa entre a cotação e o RSI.. A sua neckline estava nos 1702 USD, entretanto quebrada na passada sexta-feira. A sua projecção é de +-210 USD, o que atira o target para os +-1510. Esta semana começou com estes valores a serem praticamente atingidos.

gráfico diário
Curiosamente a queda parou no encontro com a LTA de longo prazo, com 2 anos e meio de existência.

Considero perfeitamente normal este pullback da cotação para valores perto da neckline. No entanto, os mínimos devem voltar a ser testados em breve.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

EDP Renováveis - PSI 20 (ticker: EDPR)

A EDP Renováveis continua uma tendência neutra a médio e descendente a neutra no longo prazo. Basicamente lateraliza num amplo intervalo, entre os 5,28 e os 3,89-6,34 no ultimo ano.

gráfico semanal 2008-2011
A tendência de curto prazo é claramente descendente. Nos últimos 3 meses perdeu praticamente metade do seu valor. No entanto, desde o final de Julho parece estar a formar um triângulo simétrico, o que demonstrar um certo equilíbrio de forças.

gráfico diário
A projecção deste triângulo é de +- 1€. Convém referir que a validade desta figura começa a ficar no seu limite.

Euro - Dólar (ticker: EURUSD)

O cross EurUsd conseguiu reagir à forte zona de suporte dos 1,349-1,342 e neste momento a forte tendência descendente, iniciada no final de Agosto, parece estar a enfraquecer.

gráfico diário
Os touros neste inicio de semana já conseguiram ganhar algumas batalhas importantes: a LTA de longo prazo aguentou nova investida dos ursos, conseguindo abandonar para norte a já referida zona de suporte.

Hoje a linha superior da Brodening Botton já foi superada, mas o euro recuou na aproximação à linha superior da Falling Wedge. Este será um bom teste às capacidades dos longos.

gráfico 4 horas
Curiosamente nas ultimas horas a cotação está a negociar entre a linha superior da Brodening Botton e a superior da Falling Wedge.

gráfico 1 hora
Caso a linha vermelha da Falling wedge seja superada, o target da Brodening Botton deve ficar curto.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Prata (ticker: XagUsd)

A prata vive um enorme Bull Market, com 8 anos de existência. Durante o ano de 2008 ainda sofreu uma interessante correcção, perdendo 55% do seu valor. No entanto, no final desse ano os touros voltaram cheios de força, levando o XagUsd a valorizar +-480% ou +-41 USD, até ser atingido o seu máximo histórico em Abril deste ano, nos 49,8x USD (o gráfico semanal apresentada não contem a vela desta semana).

gráfico semanal 2003-2011
A prata tem sofrido uma brutal desvalorização nos últimos dias, perdendo aproximadamente 40% do seu valor no ultimo mês.

No inicio do mês de Setembro, a força dos touros foi colocada à prova. Pela 2ª vez em poucos dias os 61,2 de retracement de fibonacci, relativamente ao amplo movimento descendente ocorrido entre 28 de Abril e 6 de Maio, foi testado. Os longos não tiveram força para superar essa barreira. Estava dado o primeiro sinal de fraqueza. O segundo foi dado na quebra da LTA de curto prazo.

gráfico diário
Os últimos 5 meses de negociação acabaram por formar um triângulo descendente, activado na passada sexta-feira. A sua projecção é enorme: +- 15,65 USD. O seu target é atirado para os +- 19 USD.

Hoje o XagUsd voltou a sofrer nova desvalorização, tendo tocado no suporte dos +-23,6 e reagido bem. Parece ser normal uma correcção perto destes valores. O RSI está bastante subcomprado. Caso se confirme este movimento, pode gerar uma boa oportunidade de reforçar posições curtas. 

Euro - Dólar (ticker: EURUSD)

O cross EurUsd passou, no final da semana passada, por um momento bastante critico. Na quinta-feira chegou a negociar abaixo da fundamental zona de suporte dos 1,349-1,342, mas acabou por fechar dentro dela. Na sexta-feira ainda respirou um pouco acima da linha, mas voltou a fechar abaixo dos 1,349.

Curiosamente os mínimos das ultimas 3 sessões praticamente coincide com o target do rectângulo onde lateralizou durante Agosto e Setembro.

gráfico diário
Apesar de a tendência de curto prazo ser claramente descendente, a médio prazo ainda considero neutra e a longo prazo ascendente.

Confesso que o meu sentimento está Bearish. No entanto, existem vários sinais a favor dos longos. No gráfico diário é bem visível o EurUsd estar a negociar junto de uma forte zona de suporte. O RSI está ligeiramente subvendido e existe mesmo uma ténue divergência positiva entre este e a cotação. A LTA de longo prazo também está por perto.

Observando mais de perto, um gráfico de 4 horas, aparecem mais alguns sinais a favor dos touros. Existe uma possível Falling Wedge, com uma projecção de +-475 pips. A reforçar esta figura existe igualmente uma possível Brodening Botton. A sua projecção é de +-220 pips. Para terminar, também foi formada uma divergência positiva entre o RSI e a cotação

gráfico 4 horas
Existem de facto muitos sinais Bullish. Perante este cenário parece bem provável os +-1,40 poderem voltar a ser visitados.