sábado, 20 de novembro de 2010

CAC 40

Esta semana serviu de perfeição aos touros. A zona de suporte 3800-3760 pontos foi testada e aguentou muito bem, o que significa uma boa consistência dela. 

gráfico diário
A quarta-feira foi um dia completamente dominado pelos ursos, mas o volume foi dentro da média. Aliás as sessões em que o índice andou a testar a zona de suporte tiveram volumes normais, o que não deixa de ser um bom indicador para os longos.

Apesar de todas as noticias que frequentemente continuam a sair, revelando as dificuldades da Europa, penso que não será fácil o CAC 40 descer desta zona. No entanto no caso disso acontecer fica a porta aberta a quedas grandes. Parece pouco provável, mas...nada que um bom stop não revolva.

Dólar índex

O Dólar índex quebrou o anterior range para norte mas não conseguiu sair da forte zona de resistência.

gráfico semanal
Depois de ter rumado a norte bateu na parede dos 79,50 e veio testar a linha superior do anterior range, movimento onde o momentum diminuiu bastante. Neste momento está instalado dentro da forte zona de resistência.

gráfico diário
Observando o peso pesado deste índice, o cross do Euro com Dólar, ficou uma vela semanal hammer. Isto pode indicar uma pequena inversão/correcção, levando o Dólar neste caso a desvalorizar.

gráfico semanal
O segundo peso pesado, o Iene índex (basicamente o gráfico do dólar com o iene invertido), confirmou a quebra do canal ascendente. Está caminho aberto para a valorização do Dólar.

gráfico semanal
Sendo assim como pode decorrer a próxima semana para o Dólar índex?

Caso se confirme a valorização do euro, parece provável poder vir novamente visitar a LTA que neste momento está mais ou menos nos 77 pontos.

Para mim quem vai sofrer mais será o Iene.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Nvidia Corporation - Nasdaq (ticker: NVDA)

A Nvidia Corporation é a 3ª empresa que apresento aqui da industry Technology, sector Technology Hardware & Equipment e subsector Semicondutors. É a quinta com maior market value deste último que representa apenas 2%.

A NVDA é das mais atrasadas na recuperação do mercado. No longo prazo dominam os ursos, enquanto no médio e curto prazo os touros estão a dar um sinal positivo. Para eles passarem a dominar em todos os prazos têm que dar dois sinais de força. A quebra da LTA com 2 anos e meio de existência e a resistência nos 19,00 USD.

gráfico semanal 2005-2010
Depois de ter alcançado em Janeiro deste ano a importante resistência dos 19,00 USD sofreu uma brutal desvalorizou de 53%. Desde Agosto já recuperou metade dessa queda, mas o regresso acima do agora suporte dos 11,83 foi muito importante.

gráfico diário
Tecnicamente parece estar a fazer um fundo arredondado, de consolidação. Parece estar a desenhar um possível Rounding Bottom. A projecção é aproximadamente de 5,00 USD, que origina o target nos 19,00 (próxima resistência).

gráfico diário
Neste momento espero uma vinda a terrenos perto dos  12,35 para uma entrada longa.

Nasdaq 100

Olhando para os gráficos do Nasdaq 100 diário horário do cash, tento perceber o que pode fazer na sessão de hoje este índice.
 
gráfico diário
Ontem, numa sessão muito forte para os touros, abriu em ligeiro gap up. Penso ser normal ele poder ser  fechado hoje. E depois?

gráfico 1 hora
Olhando para o gráfico horário é possível identificar um pequeno suporte nos 2125 pontos e uma LTD de curto prazo. Esta ultima parece que acalmou os touros ontem. Os 2125 pode ser que transmitam nova energia aos longos. Caso este seja quebrado devemos visitar novamente os mínimos desta semana.

Existe um outro cenário muito pouco fiável. Podemos estar a fazer um triângulo simétrico, mas isto só poder ter algum sentido se os 2125 pontos quebrarem.

Euro - Iene

O Iene esta semana têm vindo a perder terreno.

No cross do Dólar com o Iene a LTD de longo prazo foi quebrada na segunda-feira e já leva 130 pips de distância. 

O par do Euro com o Iene apenas agora está a testar a LTD também de longo prazo.

gráfico diário 2009-2010
Observando mais de perto vemos que já anda desde o dia 10 de Outubro a lateralizar num amplo range de 415 pips.

gráfico 4 horas
A parte curiosa desta lateralização está nos intervalos que avança e recua. Deve ter sido a primeira vez que realizei vários trades abrindo e fechando posições curtas e longas com base nos números de fibonacci. Quase sempre preciso.

Enquanto não sair deste range vou continuar a dançar ao mesmo ritmo...

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Galp - PSI 20

A Galp teve a segunda sessão encostada ao histórico suporte dos 13,82. Convém referir que considero mais correcto neste momento falar em zona de suporte situado entre os 13,82 e os 13,65.

gráfico diário
A sessão de hoje foi um pouco estranha. Continuou encostada à já referida zona mesmo com o mercado em geral a subir imenso.

Ontem atribuía esta apatia dos longos ao sentimento generalizado no seu supersector quer europeu, quer americano. Todos tiveram correcções algo significativas, inclusive o petróleo. Até ontem, porque hoje tudo valoriza bem.

Como factor positivo estão os fracos volumes. Mesmo na quarta-feira em que abriu com ligeiro gap down o volume foi mais fraco do que a sua média. Será que estamos a fazer uma ilha de fundo ou de reversão?

gráfico diário Outubro-Novembro
Neste momento tenho uma posição longa aberta aos 13,80. Stop nos 13,55 e take profit 14,56. O stop ficou um pouco apertado porque caso esta zona quebre, o mais normal é só parar nos 13,05. O ideal seria amanhã abrir um gap up. Caso se verifique esta situação provavelmente retiro o profit dos valores que apontei e coloco mais acima.

PSI 20

Ao contrario do que eu esperava a LTA de curto prazo conseguiu aguentar a forte investida (momentum) dos ursos.

gráfico diário
Os touros já levam 5 batalhas ganhas, mas a guerra ainda não está vencida. Mesmo que a LTA quebre, eles continuam a dominar a médio prazo acima da zona de suporte dos 7470-5752 pontos.

Os volumes das últimas 4 sessões têm sido modestos, mas na mesma linha dos que levaram o PSI20 à subida até aos 8200 pontos.

The Boeing Company - NYSE (ticker: BA)

A Boeing Company pertençe à indurtry Industrials, supersector Industrial Goods & Services, sector Aerospace & defense e subsector Aerospace.

A BA não está a viver um momento fácil depois de ter tido uma brutal valorização (perto de 160%) de Março de 2009 a Março de 2010.

gráfico semanal 2007-2010
Em Março deste ano atinge uma histórica resistência nos 73,35 USD, que provocou uma lateralização neste últimos meses. As balizas estão claramente definidas nos 73,35 e nos 60,10.

gráfico diário
O seu sector e subsector estão sob forte pressão vendedora. As noticias destes não têm sido nada famosas inclusive com a BA.

A zona dos 60,00 será brevemente testada. Neste momento não considero minimamente atraente abrir posições longas. Em relação a posições curtas poderia ser agradável, mas como tenho feito várias vezes referência, enquanto o S&P 500 estiver acima dos 1150 pontos não abro curtos. Não faz parte do meu método de trading.

Alcoa Inc. - NYSE (ticker: AA)

Depois de ter saído nos 13,85 USD no passado dia 5, esperava um regresso para a zona dos 12,70 para voltar a entra longo.

gráfico diário
No entanto neste momento torço um pouco o nariz. No passado dia 4 fez um gap up e 8 sessões depois fez um gap down deixando uma ilha de topo ou reversão (padrão de fraca/moderada intensidade de reversão). A sua projecção é de 0,90 USD. Isto altera a minha visão. Considero apenas atractivo posições longas na zona dos 12,25. Um fecho do recente gap leva-me a considerar outra vez os 12,70. 

Como ultima referência os volumes : nos 2 gap foram normais o que retira um pouco de força à referida ilha.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Petroleo Brasileiro SA - NYSE (ticker: PBR)

A Petrobras está outra vez numa situação um pouco complicada.

Depois de ter dado a ideia de que tinha quebrado a LTD, afinal foi um falso sinal, voltou a desvalorizar, tendo feito novo higer low.

gráfico diário
Vamos em 6 dias consecutivos de quedas com volumes normais. Certamente a forte zona de suporte vai ser novamente testada. Caso quebre pode estar aberta a porta a fortes desvalorizações.

Para terminar considero o gráfico sob domínio dos ursos no curto e médio prazo. Não acho minimamente interessante arriscar posições longas mesmo junto a esse suporte.

Industry Oil & Gás - S&P 500 (ticker: $DJUSEN)

As cotadas da Indurtry da energia americana foram uma das minhas apostas na recuperação dos mercados, mais concretamente o sector Oil & Gás Producers.

Depois de ter subido 22% desde 27 Agosto praticamente sem paragens, e ter atingido o target do H&S invertido tal como a histórica resistência, considero normal esta correcção da DJUSEN.

gráfico diário

Seria interessante a zona de suporte de curto prazo entre os 510-500 pontos aguentar a queda.

Gráfico muito idêntico é o do sector acima referido do qual fazem parte a Exxon e a Petrobras que aqui costumo analisar.

gráfico diário


terça-feira, 16 de novembro de 2010

S&P 500

O S&P 500 está numa situação um pouco idêntica ao Nasdaq 100.

Temos uma LTA de curto prazo que vai ser quebrada na abertura de hoje. Nos 1185 pontos temos uma pequena resistência.

gráfico diário
Este ponto já foi praticamente testado hoje mas nos CFDs. Depois de a  força dos ursos ter sido colocada à prova na LTA nas últimas 2 sessões, temos agora a referida resistência. Caso quebre acredito que os 1150 pontos irão ser testados.

Nasdaq 100

Estou curioso para observar o comportamento dos ursos na sessão de hoje do Nasdaq 100.

Existe uma pequena resistência nos 2106 pontos.

gráfico diário
Este ponto já foi testado hoje mas nos CFDs com boa reacção. Desde a quebra da LTA de curto prazo no dia 11 deste mês, é o primeiro ponto onde a força dos ursos vai ser colocada à prova. Caso quebre os 2060 pontos irão ser testados.

Halliburton Company - NYSE (ticker: HAL)

A Halliburton, tal como a sua industry, está a negociar perto de máximos anuais.

gráfico semanal
Têm sido várias as tentativas ao longo deste ano para superar a histórica resistência dos 35,00 USD. A meio do passado mês existiu um falso break. Ontem fechou um pouco acima nos 31,85.

gráfico diário
Podemos estar presente outro falso break. No entanto acredito que no seu potencial de valorização. Na semana passada o vice-presidente responsável pela perfuração e avaliação disseque as operações de perfuração da empresa vão crescer 25% mais rápido nos três próximos anos do que o resto do sector, "independentemente da taxa de crescimento que se verifique".

Pondero uma tentativa de entrada nos 35,00 com um stop não muito apertado. Esta cotada é muito volátil, portanto requer um stop mais largo do que seria desejável.

Akamai Technologies - Nasdaq (ticker: AKAM)

Tal como afirmei na última mensagem da Akamai, ficou formada  uma ilha de topo ou de reversão e a LTA foi ontem visitada.

gráfico diário
Durante a sessão de ontem chegou a desvalorizar 7%. Na parte final recuperou e fechou mesmo em cima da LTA. O volume voltou a ser alto. Nesta situação penso que as quedas podem ainda não ter parado. Provavelmente o último mínimo, nos 43,00 USD, vai ser testado.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Dólar - Franco Suíço

Se no cross Euro-Dólar é possível observar uma divergência positiva, no par Dólar-Franco Suiço observo uma negativa. Ambas são contra a moeda americana o que me dá mais confiança na desvalorização do mesmo.

gráfico 2 horas
Este cross leva 6 dias a valorizar. Hoje foi ter com a linha descendente visível no gráfico diário.

gráfico diário
Também por este motivo acredito que podemos assistir a uma correcção.

Euro - Dólar

Ontem o par do Euro com o Dólar depois de fechar o gap down, tocou na LTD de muito curto prazo e acabou por testar os minimos de sexta-feira.

gráfico 2 horas
Neste momento é possível observar uma divergência positiva da evolução do cross e o RSI.

Apesar da queda ao longo de todo o dia, continuo convicto do que afirmei na ultima mensagem deste par. Normalmente os gap são fechados e durante essa semana assistimos a uma evolução a favor desse fecho. Por isso esta divergência deve levar novamente o par pelo menos à LTD que assinalei.

General Electric Company - NYSE (ticker: GE)

O aspecto técnico da General Electric não está nada famoso, depois de ter feito um lower high a semana passada.

gráfico diário
Neste momento temos um gap perto do suporte de curto prazo para ser fechado. Também é verdade que temos outro gap perto dos 17 USD que também ainda não foi fechado. Convém referir que os gap são mais ou menos caraterísticos na GE e normalmente eles são encerrados. 

No actual contexto penso que os 15,90 irão ser visitados. Fazer uma entrada longa parece-me um arriscado. Só quando voltar a fazer um novo máximo relativo acho apelativo. Entretanto caso este pequeno suporte não aguente temos uma LTA com 16 meses nos 15,10.

The Coca-Cola Company - NYSE (ticker: KO)

Continua verdadeiramente impressionante a caminhada da Coca-Cola. Neste momento encontra-se apenas a 1,50 USD dos máximos registados no anterior Bull Market.

gráfico semanal
A excelente caminhado dos touros nos últimos 5 meses vêm sendo apoiada por uma LTA, com  múltiplos toques. A sua inclinação é extraordinária. Não existe qualquer sinal de perda de força.
gráfico diário
Todas as semanas espero uma correcção para fazer uma entrada. Porém parece que até os máximos de 2007 serem testados não vou ter essa sorte...

Libra Esterlina - Dólar

Este cross continua a ser dominado a longo prazo pelos ursos. Mas a médio e curto prazo, mais concretamente desde Maio, estão a comandar as operações os touros.

gráfico semanal
Observando mais de perto temos um possível triângulo ascendente com uma projecção de 230 pips. Caso se confirme pode atirar a Libra para os 1,64x

gráfico 4 horas


domingo, 14 de novembro de 2010

Euro - Dólar

O cross do Euro com o Dólar abriu a semana em gap down. Entretando ele já foi praticamente fechado.

gráfico 5 minutos
Normalmente estes gaps do forex são rapidamente fechados e durante a semana acontece uma interessante valorização no sentido do gap fechado. Pelo menos no ultimo ano têm sido esta a evolução.

Isto indica que podemos ter este cross a fazer nova visita aos 1,38x. Um pouco contra a minha análise/expectativa, tal como referi na ultima mensagem do Dólar índex. Consequência da cimeira do G20?