sábado, 2 de outubro de 2010

Dólar index

O dólar índex continua em queda livre.
Será curioso verificar as primeiras sessões da próxima semana. Apesar do fecho semanal ter acontecido no limite da zona de suporte entre os 79 e os 78 pontos, não existe nenhum dado que ela servirá realmente de amparo. As últimas 2 velas foram muito feias para os longos.
Caso se confirme a quebra da referida zona, a próxima possível paragem é na LTA com 2 anos e meio de existência e que neste está nos 76 pontos.

gráfico semanal

gráfico diário

Os touros no entanto podem arranjar um pequeno argumento para ganhar algum alento. A velinha feita na sexta-feira. Uma espécie de Gravestone Doji . Os curtos riem deste argumento, realçando as velas idênticas que foram feitas nas últimas 2 semanas e não inverteram tendência nenhuma.

últimas 21 sessões diárias


Composição do S&P 500

O índice americano S&P 500 é a grande referência para quem acompanha os mercados financeiros. Normalmente a comunicação social em Portugal fala do Dow Jones ou Nasdaq e raramente refere o S&P 500.

Como o próprio nome indica o Standard &Poor´s é composto pelas 500 maiores empresas americanas. Como é um índice muito abrangente, composto por empresas das mais variadas áreas de negócios, é importante perceber qual está em melhor/pior situação em cada momento. Existe 2 sistemas de classificação: o ICB e o GICS.


Ambos consideram as mesmas empresas, apenas diferem na forma de as distribuir.
Os 2 sistemas são compostos por 10 Industrys/Sectors. Cada um possui um peso diferente no índice S&P 500, devido ao somatório do market value das cotadas neles inseridos.

Eu neste blog quando faço referência a Industry, supersectores, sectores e subsectores estou a considerar o sistema ICB. O motivo? Considero um pouco menos específico ou um pouco mais abrangente conforme a preferência. Isso é mais perceptível em alguns subsectores, tornando mais fácil a leitura.


sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Pfizer Inc. - NYSE (ticker: PFE)

A Pfizer viveu um período de sonho entre 1984 e 1999. Foram 15 anos em Bull Market.
De 1999 até 2004 andou a lateralizar. Quando em Novembro de 2004 quebrou o grande suporte dos 28,70 teve inicio o seu Bear Market. Nunca mais lá voltou.

Gráfico mensal com 26 anos
De 2007 aos mínimos de 2009 teve uma desvalorização de 60%. Passou dos 28,70 aos 11,60!
Abril de 2009 marcou o inicio de uma grande recuperação. A reforma do sector da saúde dos EUA em conjunto com alguns problemas internos da própria PFE retirou interesse aos bulls, abrindo caminho a nova queda no principio deste ano.

gráfico semanal
Normalmente a PFE é muito técnica, reage e anda entre suportes, resistências e LTs. Nas últimas 12 sessões têm tocado nos 17,00 e reage muito bem. Os volumes têm sido constantes. Penso que pode ser um bom ponto para os longos entrarem numa perspectiva de médio/longo prazo.

gráfico diário


Subsector Pharmaceuticals (ticker: DJUSPR)

O subsector Pharmaceuticals da Industry Health Care (DJUSHC) está a atravessar um momento interessante.
No longo prazo os ursos ainda possuem o domínio. Apenas a ruptura definitiva da LTD com 3 anos de existência me faz mudar de opinião.


gráfico semanal

No curto e médio prazo dominam os touros. O mês de Setembro foi fantástico tendo valorizado perto de 10%.

gráfico diário
Este subsector é dominado por 3 cotadas. A Johnson & Johnson (JNJ) com um peso de 29%, a Pzifer (PFE) com 24% e a Merck, Co. (MKR) com 19% .

Akamai Technologies - Nasdaq (ticker: AKAM)

A Akamai presta serviços para acelerar e melhorar a entrega de conteúdos e aplicações através da Internet.
Faz parte da Industry Technology (DJUSTC) e do subsector Internet (DJUSNS).

Eu considero a AKAM umas das cotadas americanas mais interessantes para negociar em bolsa, principalmente quando procuro possuir uma posiçãoo aberta mais agressiva. Ela têm uma volatilidade diária muito interessante.

A AKAM começou a ser negociada nos finais de 1999 e após 3 meses chegou a atingir os míticos 345 dólares em pleno bull market.
A meio do ano de 2002 valia 0,56 dólares! Loucura total.

gráfico mensal
Recuperou até aos 53,00-56,00 em 2006 onde deixou uma valente resistência para o futuro.

gráfico semanal
A Akamai vive um fulgurante bull market desde Novembro de 2008. Antecipou a recuperação dos mercados alguns meses mais cedo.
A Akami parece estar a viver um momento muito sólido. Nem os maus resultados no trimestre anterior provocou danos maiores. Nessa altura, 29 de Julho, sofreu uma queda acentuada, com um volume brutal. No entanto isso não impediu de atingir a histórica resistência dos 53,27 passado dois meses. O toque foi realizado com muito pouco volume, sendo normal a correcção que temos assistido nos últimos dias.

gráfico diário
Apesar desta correcção não considero muito apetecível entrar longo. Eu só considero entrar em 3 possíveis cenários. O ideal seria visitar a LTA que neste momento está perto dos 41 dólares. Não me parece muito provável. Outro ponto que considero interessante está no pequeno/fraco suporte dos 46,00. Por último uma ruptura dos 53,27 com enorme volume.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Dados Económicos

Dados Alemanha:

Unemployment Change (*) :-40k    ant: -20K     esp: -20k
Unemployment Rate (*): 7.5%     ant: 7,6%     esp: 7.6%


Dados EUA:

GDP QoQ (***): 1.7     ant: 1,6%     esp:1.6%
Personal Consumption(**): 2.2%     ant:?     esp: 2.0%
GDP Price Index (**): 1.9     ant: 1,9%     esp: 1.9%
Initial Jobless Claims (***): 453      ant: 457K     esp:460k
Continuing Claims (***): 4457     ant:?     esp:4473k

(*) - raramente afecta o mercado
(**) - moderado impacto no mercado
(***) - impacto no mercado


Dólar - Iene

A história dos últimos 25 anos no par UsdJpy têm sido sempre inclinada para sul.

gráfico mensal com 25 anos
Na década de 2000 a grande esperança do dólar estava no suporte dos 101,6. Em Março de 2008 existiu uma falsa ruptura e em Setembro a queda definitiva do grande muro. O grande baluarte cedia em definitivo.

gráfico semanal com 10 anos
A recente intervenção do banco central japonês ainda deu alento aos touros. Mas rapidamente voltaram ao seu lugar.

gráfico diário

No muito curto prazo os longos têm de conseguir quebrar a LTA vísível no gráfico de 4 horas para ganharem algum alento. Para entrarem em guerra e o imperador Urso sentir ameaça no médio prazo será importante furar a LTA do gráfico diário.

gráfico 4 horas



Euro - Iene

O par EurJpy está numa situação técnica interessante. No gráfico diário vemos a zona de resistência a servir de tampão aos longos. No entanto eles têm conseguido manter a luta por esta fronteira.

gráfico diário
 Assim como no EurDol, também neste par é visivel uma possível rising wedge no gráfico de 4 horas (já tinha referido este cenário no post do dia 28).


gráfico 4 horas


Euro - Dólar

Os touros têm demonstrado uma força incrível neste par. A subida têm sido violenta, com uma inclinação ainda mais forte do que quando reagiu aos mínimos dos 1,1874.

gráfico diário
Algo pode perturbar este cenário? Podemos ver uma possível zona de resistência entre entre os 1,367 e os 1,383. Em 2007 e no inicio de 2009 serviu de calmante aos longos. Mas foi apenas isso mesmo, uma espécie de banho de água fria...

gráfico semanal
Neste momento tudo parece demasiado perfeito para os bulls. No entanto encontro uma figura semelhante a uma de Julho. Uma rising wedge vísível no gráfico de 4 horas. Convém referir que tenho visualizado possíveis figuras de inversão nas ultimas sessões e nenhuma foi confirmada. Esta é mais uma, mas com uma diferença: está mais extensa no tempo, logo mais consistente. Só existe confirmação no caso de a linha inferior seja quebrada.

gráfico 4 horas

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Dados Económicos

Dados EUA:

MBA Mortgage Applications (*) : -0.8%     ant: -1.4

Dados Zona Euro:

Business Climate Indicator (*) : 0.77     esp: 0.58 
EuroZone Consumer Confidence (*) : -11     ant: -11,2      esp: -11
Eurozone Economic Confidence (*) :103.2     ant: 102,3     esp: 101.3
EuroZone Industrial Confidence (*) : -2     ant: -3     esp: -5
EuroZone Services Confidence (*) : 8     esp: 7



(*) - raramente afecta o mercado
(**) - moderado impacto no mercado
(***) - impacto no mercado

Subsector Aerospace (ticker: DJUSAS)

Sempre que penso realizar uma entrada numa acção, longo ou curto, analiso primeiro como está o sector e/ou subsector.

Hoje já coloquei uma mensagem onde referi o subsector Aerospace. Por este motivo coloco os gráfico deste subsector mas do mercado americano.

Praticamente em todos os horizontes temporais dominam os Bull. No muito curto prazo está neutro. Enquanto se mantiver acima da LTA  está um subsector interessante para os longos.


gráfico semanal



gráfico diário


EADS - CAC40 (ticker: EAD)

A empresa EADS é o líder europeu e o n° 2 mundial da indústria aeronáutica, espacial e da defesa. Faz parte do sector Aerospace e Defense e do subsector Aerospace.

Este ano comemorou 11 anos de existência no mercado. Já passou por 2 Bear Markets e 1 Bull Market.


gráfico mensal
O seu anterior Bear Market começou um ano antes do mercado em geral. Estávamos em 2006 e os mínimos foram feitos em Março de 2009. O primeiro sinal da perda de poder dos ursos foi transmitido na quebra da LTD em Fevereiro deste ano. A derradeira derrota acontece quando a resistência dos 16,60 é quebrada.


gráfico semanal
Os touros dominam praticamente todos os horizontes temporais. Apenas no muito curto prazo a EADS está num momento neutro.

Neste momento temos a importante resistência dos 19,45 a repelir a cotação e um ligeiro suporte a servir de escudo nos 18,60. No caso deste não aguentar temos uma LTA nos 17,65.

gráfico diário

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dólar - Franco Suíço

Mais um par onde o domínio dos ursos é total. Um verdadeiro paraíso para eles.

Se quisermos ser dramáticos podemos visualizar um H&S no gráfico semanal. O target serão os ainda longínquos 0,91xx.

gráfico semanal
A cotação continua a cair dentro de um canal descendente desde inicio de Agosto. Passou mesmo pelos mínimos de 2009 (0,991), que podiam servir de suporte, sem pestanejar.

gráfico diário
Esta semana vinha formando um triângulo simétrico visível no gráfico de 2 horas, entretanto já quebrado para sul, com target nos +-0,970. Temos portanto continuidade da tendência.
gráfico 2 horas
Neste momento entrar longo neste par é tentar adivinhar o fundo. Isso costuma significar grandes perdas de capital...
O próximo possível suporte está nos mínimos de 2008 (0,961).

Euro - Iene

O par EurJpy apresenta nos vários espaços temporais uma visão muito Bear.

Durante 2007 e 2008 lateralizou num amplo range: 169,xxx/150,xxx. A quebra deste último valor levou o par a uma brutal desvalorização (+-33%)!

gráfico semanal

Em 2009 corrige praticamente até aos 50% de retracement de fibonacci, originando nova lateralização num range mais curto, 138,xx/127,xx.

No presente ano temos uma LTD que neste momento se situa nos 115,33.
Nos últimos 3 meses temos assistido a uma luta potente entre os ursos e os touros na forte resistência dos 113,xx.


gráfico diário
No curto prazo os touros ainda levam alguma vantagem principalmente depois da intervenção do banco central Japonês. No entanto temos uma possível rising wegde a ser formada. Caso quebre pode levar o par para os 110,xx novamente. O RSI também apresenta divergência.



gráfico 4 horas


Euro - Dólar 4h

Tal como era esperado este par está a sofrer uma correcção, depois de ter tocado nos 1,351. A divergência com o RSI estava bem explícita no gráfico de 4 horas.

Sinceramente contava com uma correcção mais assinalável. No entanto penso que os touros ainda não podem estar muito seguros. Temos uma possível rising wedge com target +-1,328. Mas ainda mais importante é a LTA que está neste momento nos 1,338. Caso quebre os longos podem passar um mau bocado no curto prazo.


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Texas Instruments Incorporated - Nasdaq (ticker:TXN)

A Texas Instruments atingiu o seu valor máximo histórico em Março de 2000 ao cotar a 99,75 dólares. Estávamos no cume da bolha tecnológica, também conhecida como bolha das dot-com.
Em Outubro de 2002 cada acção chegou a valer 13,10 uma desvalorização superior a 85%. Nunca chegou a recuperar para valores próximos dos seus máximos históricos.

Quando o anterior Bull Market estava a chegar ao seu fim, Outubro de 2007, a TXN estava nos 39,63 dólares. Depois...nova desvalorização.

Os mercados em muitas situações têm uma memória de elefante. O suporte na zona dos 13 dólares voltou a amparar as quedas. Tinham passado 5 anos!

Se os mínimos de 2003 são um importante suporte, os 34,30 passaram a ser uma resistência muito forte. No fim do anterior Bull Market eles ainda foram violados, mas seria o último grito dos touros.



Neste último ano a Texas Instruments têm lateralizado num intervalo relativamente pequeno. As balizas estão bem definidas: a sul os 22,30 e a norte os 27,00.

Hoje está a tentar pela 3ª vez (em 11 meses) quebrar essa resistência. O volume está muito fraco. Seria interessante marinar perto destes valores durante algumas sessões para ganhar novas energias.



A TXN faz parte da Industry Technology e do subsector semicondutores (com um peso aproximado de 10%).

Euro - Dólar

O par EurUsd está num momento importante para os longos.

Nos primeiros 6 meses do ano sofreu uma desvalorização superior a 21% atingindo mínimos de 2006 ao cotar a 1,19222. Muitos Opinion Makers referiram a forte probabilidade de ser atingida a paridade neste par. Os touros responderam com fúria. 
A 6 de Agosto atingia uma valorização superior a 12% desde os mínimos. Fechou a 1,32754 depois de ter feito 1,33331 como máximo nesse dia. No dia 11 têm uma queda violenta, voltando a ameaça dos piores cenários. A barreira que podia evitar mais quedas era a zona de suporte entre os 1,264 e os 1,249. O primeiro ponto serve de amparo.
Durante 19 sessões lateraliza. Recupera energias para a subida mais forte deste ano.

Considero o EurUsd técnicamente bull no curto e médio prazo. Para poder dizer o mesmo no longo prazo têm que superar a forte resistência 1,351. Este valor corresponde aos 50% de Fibonacci entre 3 de Dezembro de 2009 e 7 de Junho 2010.

Dólar índex

Quando negociamos no forex e principalmente com cross onde está presente o dólar, é importante verificar a situação do dólar index.

O dólar index é composto por um cabaz de 6 moedas:
- euro (EUR)
- iene (JPY)
- libra esterlina britânica (GBP)
- dólar canadense (CAD)
- coroa sueca (SEK)
- franco suíço (CHF)

Este gráfico mostra o peso de cada moeda no dólar index



Esta semana ficou marcada pela forte desvalorização do dólar index e como consequência a valorização do euro (o euro têm um peso de 57,6% neste índice).
O dolar index está a entrar numa consistente zona de suporte, entre os 79 e os 78 pontos. Penso ser perfeitamente natural nestes valores existir uma correcção.

Política de Privacidade

Este site pode utilizar cookies e/ou web beacons quando um usuário tem acesso às páginas. Os cookies que podem ser utilizados associam-se (se for o caso) unicamente com o navegador de um determinado computador.
Os cookies que são utilizados neste site podem ser instalados pelo mesmo, os quais são originados dos distintos servidores operados por este, ou a partir dos servidores de terceiros que prestam serviços e instalam cookies e/ou web beacons (por exemplo, os cookies que são empregados para prover serviços de publicidade ou certos conteúdos através dos quais o usuário visualiza a publicidade ou conteúdos em tempo pré determinados). O usuário poderá pesquisar o disco rígido de seu computador conforme instruções do próprio navegador. O Google, como fornecedor de terceiros, utiliza cookies para exibir anúncios no
DicasdoDan.
Com o cookie DART, o Google pode exibir anúncios para seus usuários com base nas visitas feitas a este site.
Você pode desativar o cookie DART visitando a
Política de privacidade da rede de conteúdo e dos anúncios do Google.
Usuário tem a possibilidade de configurar seu navegador para ser avisado, na tela do computador, sobre a recepção dos cookies e para impedir a sua instalação no disco rígido. As informações pertinentes a esta configuração estão disponíveis em instruções e manuais do próprio navegador".
Este site respeita e procura responder todos os e-mails enviados.
Após a leitura este site apaga todos os endereços de e-mail enviados.
Este site afirma que não utiliza e-mails para políticas de Spam ou de envio de e-mails indesejados.
Este site não se responsabiliza pelo conteúdo, promessas e veracidade de informações dos banners colocados pelos seus patrocinadores. Toda a responsabilidade é dos anunciantes.