sábado, 3 de setembro de 2011

Dólar índex

O Dólar Índex continua a não apresentar grandes novidades. Leva 15 semanas a negociar dentro do range  76,55-73,57, oscilando portanto +-4% nos 4 meses.

gráfico semanal 2008-2011
Durante esta semana acabou por quebrar uma LTD de muito curto prazo, formada durante o mês de Agosto, fazendo mesmo um novo higher high relativo.

gráfico diário
Para terminar, como habitualmente, deixo a evolução semanal das 6 moedas que compõem o cabaz do Dólar Index:
  • EurUsd (57,6% de peso nesse índice) desvalorizou 2,02%
  • UsdJpy (13,6%) fechou a semana a ganhar 0,55%
  • GbpUsd (11,9%) perdeu 0,93%
  • UsdCad (9,1%) ganhou 0,41%
  • UsdSek (4,2%) ganhou 1,60%
  • UsdChf (3,6) perdeu 2,40%
O Dólar apenas desvalorizou com o Franco Suíço, sendo neste cross onde existiu maior volatilidade.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Euro - Dólar (ticker: EURUSD)

Depois de um período afastado do mercado, mais prolongado do que tinha perspetivado, regresso às minhas analises. Vou começar pelo cross do EurUsd.

O EurUsd não apresenta grandes novidades relativamente à analise do dia 11 de Agosto (já passaram 3 semanas...). A tendência de longo prazo continua ascendente, enquanto a de médio/curto prazo é neutra.

Continua a negociar dentro do range 1,455 e os 1,404. Apesar de serem +- 500 pips considero um intervalo relativamente curto, quer pelo longo período de tempo, quer pela volatilidade que os mercados em geral continuam a sofrer. É necessário recuar ao inicio de 2008 para observar uma idêntica lateralização.

gráfico diário
Apesar desta lateralização apareceu um possível triângulo ascende. Os longos acreditaram estar para breve  a quebra da tendência neutra de curto prazo, mas ele foi anulado ontem. Hoje é o 4º dia consecutivo no vermelho, outro dado nada normal (é preciso recuar ao inicio de 2011 para observar 4 dias a desvalorizar). Muito perto está a LTA de longo prazo, que vem sustentando a valorização desde Maio de 2010, neste momento nos 1,412.

Normalmente as minhas ordens de entrada são baseadas em gráficos de 4 horas (no forex), mas não têm sido fácil observar pontos interessantes neste time frame. Apenas, como a tendência é lateral, têm existido algumas oportunidades com base em divergências entre o RSI e a cotação. Não tenho encontrado figuras técnicas, com excepção do já referido triângulo ascendente.

gráfico 4 horas
Estas figuras técnicas já aparecem no gráfico de 1 hora, mas apenas nesta semana estão a ser mais fiáveis. Na segunda-feira foi activado um triângulo simétrico para sul e na quarta-feira uma rising wedge. Neste momento parece estar a formar um canal descendente.

gráfico 1 hora
Esta semana o EurUsd ganhou uma forte tendência, claramente descendente. Este regime tendencial alterou as regras das semanas anteriores. Por exemplo, a divergência positiva entre o RSI e a cotação, assinalado com o rectângulo vermelho, acabou por geral um falso sinal.

Estes canais formados a favor de tendência, normalmente são quebrados na mesma direcção. Isto implica mesmo um teste à LTA de longo prazo. Mais baixo existe uma pequena zona de suporte entre os 1,405 e os 1,403 e uma forte zona de suporte nos 1,382/1,369.
Neste meu período de ferias tenho observado os vários cross que acompanho sem entusiasmo. Durante o mês de Agosto foi bem notório as intervenções de varias bancos centrais. Isto retira bastante interesse e credibilidade à analise tecnica (pelo menos no meu método). Esta semana já encontro algumas diferenças no mercado cambial, o que faz aumentar as expectativas para a próxima semana.