sábado, 5 de novembro de 2011

Dólar índex

O Dólar Índex terminou a semana com uma forte valorização, ganhando 2,52%.

gráfico semanal 2009-2011
Com referi na ultima mensagem deste índice, a importante zona de suporte/resistência dos 76,5X-76,2X não provocou qualquer influencia nos movimentos das ultimas 2 semanas.

Depois de ter tocado nos  77,80 recuou, mas não chegou aproximar-se dos 76,5X-76,2X. Negoceia num range apertado, parecido com o período de 13 a 20 de Outubro. O RSI está ainda em modo Bull e os volumes estáveis, mas ligeiramente acima da sua média.

gráfico diário
As fronteiras continuam bem definidas. A quebra dos77,80 ou dos 76,5X-76,2X deve definir a tendência dos próximas semanas.

Para terminar, deixo ficar a evolução semanal dos vários cross que compõem este índice:
  • EurUsd (57,6% de peso nesse índice) desvalorizou 2,51%
  • UsdJpy (13,6%) fechou a semana a ganhar 3,09%
  • GbpUsd (11,9%) perdeu 0,64%
  • UsdCad (9,1%) ganhou 2,65%
  • UsdSek (4,2%) ganhou 3,36%
  • UsdChf (3,6) ganhou 2,41%
Numa semana de forte valorização do Dólar face a todas as moedas, destaque para a neutralidade da Libra Esterlina.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Nasdaq 100 - índice americano

O Nasdaq 100 continua a ter um comportamento excelente. Apesar do medo e incertezas existentes neste momento conturbado, este índice negoceia junto dos seus máximos anuais e acima dos máximos do anterior Bull Market (2239 pontos).

gráfico semanal 2007-2011
No final da semana passada atingiu a forte zona de resistência, entre os 2440 e os 2418 pontos e recuou.Terça-feira abre em forte gap down, mas a zona de suporte dos 2290/2270 aguentou a pressão dos ursos.

 Assim, existem 2 gaps abertos neste momento. O do dia 10 de Outubro, nos +-2240 pontos, e o desta semana. Com venho fazendo referencia nas anteriores mensagens deste índice, todos os gaps desde Setembro de 2010  foram fechados.

gráfico diário
Curiosamente e ao contrario do habitual, os gráficos em time frames mais pequenos, como o de 4 horas em CFDs, filtra bastante o ruído dos últimos dias. Basicamente nos ultimas 2 semanas o Nasdaq 100 têm lateralizado neste activo.

gráfico 4 horas CFD
A quebra de um de uma das zonas acima referidas, suporte e resistência, vai marcar a tendência para as próximas semanas.

Euro - Dólar (ticker: EURUSD)

A grande turbulência continua presente nos mercados. As constantes declarações politicas têm provocado grande volatilidade, não apenas na Europa, mas em todos os mercados ocidentais. Neste contexto, o comportamento do cross EurUsd têm sido bastante interessante, com excepção dos primeiros 2 dias desta semana.

Neste momento negoceia dentro da zona dos 1,38X-1,36X, que venho referindo como a fronteira entre o Bull Market ou o Bear Market.

gráfico diário
Na segunda-feira quebrou os 1,382x cheio de força. Este ponto vinha sendo um suporte/resistência consistente nas ultimas 3 semanas. A barreira acabou por se verificar um pouco mais abaixo, nos 1,361.

gráfico 4 horas
Observando mais de perto, existe um possível triângulo ascendente. A sua projecção é de +-190 pips, o que atira o target para os 1,402.

gráfico 1 hora

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dólar índex

Nas ultimas 2 semanas não tem sido fácil negociar no mercado cambial. As várias informações/contrainformações politicas e/ou económicas têm colocado uma verdadeira incerteza nos mercados. 

Em conjunto com as constantes intervenções dos bancos centrais, a analise técnica têm sido extremante difícil e imprecisa. O gráfico semanal deste índice é bem elucidativo (o gráfico abaixo não contem o dia de hoje).

gráfico semanal 2006-2011
No inicio desta semana, a zona de suporte/resistência dos 76,5X-76,2X não provocou qualquer influencia nos seus movimentos. Acabou por ser a recente resistência dos 77,80 a acalmar o índice.

gráfico diário
Neste momento parece querer fazer novo pullback aos 76,5X-76,2X. Com o EurUSd (possui um peso de 57,60%) perto de uma resistência, estou curioso para observar como se vai comportar junto destes valores.

Bovespa - Índice brasileiro

O Bovespa sofreu uma enorme desvalorização, tal como a generalidade dos índices ocidentais, no final de Julho e inicio de Agosto. Perdeu +- 20% em apenas 2 semanas.

gráfico semanal 2008-2011
O BVSP teve uma particularidade bastante interessante. Foi um dos primeiros índices a sinalizar uma inversão de tendência. Durante os primeiros meses deste ano vinha construindo um possível triângulo descendente, enquanto os principais índices europeus e americanos continuavam a sua caminhada ascendente.

Na minha ultima mensagem deste índice, escrita no passado dia 24 de Julho, referi:
  • Em Maio activou o triângulo descendente, com uma projecção de 9.3K, o que atira o target para os 54.5K. No inicio desta semana atinge 50% dessa projecção e reage.
  • Os ursos dominam este índice em todos os horizontes temporais. Apenas no muito longo prazo a tendência é neutra. Desde o final do ano passado, o BSVP vêm fazendo sucessivos lowers highs e lowers lows relativos.
O target acabou por ficar curto. Apenas o longínquo suporte dos 48K conseguiu parar a queda.

gráfico semanal 2010-2011
Neste momento, o índice vêm conseguindo fazer highers higs e highers lows relativos, o que demonstra força por parte dos touros. Contudo, na semana passada encontrou a agora histórica resistência dos +-60K e corrigiu.

gráfico diário
Ontem deixou um possível Hammer, o que pode indicar novo ataque aos 60K. Caso este valor seja superado, os longos assumem em definitivo o comando no curto prazo.

Tenho seguido este índice com interesse. Não o negoceio, mas aparentemente vem sendo um importante farol para os restantes índices ocidentais.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dólar - Iene (ticker: USDJPY)

Durante 3 meses o cross Dólar - Iene negociou num range extremamente apertado. No entanto, fez sucessivos mínimos históricos, apenas superados no período da segunda guerra mundial.

Nos "bastidores" do mercado cambial, vinha sendo comentado a possibilidade de uma intervenção do banco central japonês (BOJ). As semanas sucediam, mas nada era visível. Nesta madrugada o rumor passou a acto.

Apenas em hora e meia o cross valorizou 400 pips! Nos últimos anos, apenas a catástofre natural ocorrida no Japão, em Fevereiro deste ano, provocou semelhante valorização. Em Agosto deste ano também ocorreu uma intervenção do BOJ, mas não chegou a atingir os 400 pips. Na semana seguinte estava anulado esse movimento.

gráfico semanal 2007-2011
Durante a madrugada, o UsdJpy atingiu a resistência dos 79,5X e recuou. Neste movimento ascendente a LTD de médio prazo foi quebrada. No entanto, não chegou a atingir a LTD de muito longo prazo, visível no gráfico semanal, com 5 anos de existência.

gráfico diário
Nas ultimas horas o UsdJpy tem vindo a corrigir deste forte movimento ascendente. Desde a  abertura do mercado europeu,  a cotação encontra-se a negociar junto dos 38,2 de retracement de fiboncci. Neste momento, em time frames mais pequenos, como por exemplo no gráfico de 15 minutos, existe divergência positiva entre a cotação e o RSI.

gráfico 15 minutos
Pondero reforçar neste ponto a minha posição longa aberta a meio da sessão de sexta-feira passada. Quase fui contemplado com a caça aos stops na abertura desta semana...