sábado, 27 de novembro de 2010

Dólar índex

No dia 13-11-10 escrevi na mensagem do Dólar Índex:
  • A quebra dos 78,36 faz abrir apenas posições longas a favor do dólar, a quebra da LTA apenas do lado curto.
  • Olhando para o peso pesado deste índice (57,6%), o cross do Euro com o Dólar, parece que vamos testar o suporte dos 1,325.
Na semana passada escrevi:
  • Caso se confirme a valorização do euro, parece provável poder vir novamente visitar a LTA que neste momento está mais ou menos nos 77 pontos. Para mim quem vai sofrer mais será o Iene.
  • Observando o peso pesado deste índice, o cross do Euro com Dólar, ficou uma vela semanal hammer. Isto pode indicar uma pequena inversão/correcção, levando o Dólar neste caso a desvalorizar.
  • O segundo peso pesado, o Iene índex (basicamente o gráfico do dólar com o iene invertido), confirmou a quebra do canal ascendente. Está caminho aberto para a valorização do Dólar.
Fiz este pequeno resumo porque a semana passada falhei parcialmente a análise. A culpa foi daquele possível hammer do Euro-Dólar, que acabou por não ser confirmado. O verdadeiro sinal para a valorização do Dólar foi dado na quebra do range para norte, onde ele andou entalado durante 21 sessões.

E para esta semana o que esperar?
A quebra da zona de resistência situada entre os 78-79,5 pontos deixa caminho aberto a uma valorização até perto dos 84 pontos.

gráfico semanal
A força dos longos é bem visível na ruptura da linha superior de uma possível figura bearish, uma rising wedge. Pode ser um falso break mas...

gráfico diário
Relativamente ao peso pesado deste índice, o cross do Euro com Dólar, esperava e espero mais luta na casa dos 1,324. A ser confirmado a quebra do suporte fica caminho livre até aos 1,26/1,25.

gráfico semanal
O segundo peso pesado, o Iene índex (volto a lembrar que é basicamente o gráfico do dólar com o iene invertido), continua a existir espaço para a valorização do Dólar.

gráfico semanal
Como resumo, tecnicamente espero a valorização do dólar esta semana. Se o Euro-Dólar reagir aos 1,324 podemos ter um pullback à agora zona de suporte, mas parece que o caminho traçado à duas semanas está para durar...

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

DAX 30

O índice alemão ameaçou neste final de semana fazer novos máximos mas não conseguiu.

Continua a evoluir dentro do canal ascendente, com volumes perfeitamente normais..

gráfico diário
Os curtos continuam a alegar as divergências negativas a seu favor. Os longos voltam a referir que as ultimas sessões têm servido para eles aliviarem, ganhando espaço para novos máximos.

Eu apenas considero alguma perda de protagonismo, no curto prazo, dos touros na quebra da LTA e do pequeno suporte dos 6670 pontos.

Alcatel-Lucent - CAC40 (ticker: ALU)

A Alcatel continua a sua caminhada para sul.

Depois de não conseguir quebrar a zona de resistência dos 2,70-2,58 já desvalorizou 24%, com volumes bem acima da média.

gráfico diário
Durante 3 sessões desta semana os touros ainda tentaram reagir, mas parece ter sido apenas uma pequena correcção.

No passado dia 10 escrevi na mensagem da Alcatel, que podia existir um aliviar das quedas por estes valores. O RSI estava na casa dos 30 pontos e normalmente costuma reagir dessa forma. Assim foi. Entretanto ele aliviou um pouco.

Um outro indicador que gosto de observar é o MFI. Ao mesmo tempo que o RSI estava perto dos 30 pontos, ele atingiu o valor mais baixo dos últimos anos. Isto é bem demonstrativo da distribuição/saída de capital da ALU.

Parece que estas quedas só devem parar mesmo na zona de suporte 2,02-1,96.

CAC 40

Observando o CAC um pouco mais afastado do que tenho feito, é possível verificar uma prolongada lateralização, praticamente todo este ano de 2010. Os fracos volumes de 2010 apenas encontram paralelo em 2005 e 2006. Isto demonstra bem a falta de confiança existente no mercado Euronext.

gráfico semanal 2008-2010
Esta vela semanal acabou por formar um possível bearish engulfing.

Mas mais grave do que esse padrão de velas, está no facto  dos longos não demonstrarem força para fechar acima da zona dos 3800-3760 pontos. A ultima esperança deles não perderem o controle na totalidade, será não deixar fazer novo lower low, isto é, não descer dos 3640 pontos.

gráfico diário
O RSI e o MFI estão em valores baixos e perto de zonas onde costumam reagir, mas ainda existe margem para maior desvalorização.

Sem qualquer duvida, quanto mais cedo o CAC voltar acima dos 3800-3760 pontos melhor para os longos.

Texas Instruments Incorporated - Nasdaq (ticker:TXN)

A Texas Instruments continua a sua forte caminha para norte. Praticamente desde Setembro que só sabe valorizar, crescendo aproximadamente 40% neste período.

gráfico semanal 2006-2010
Neste momento está a escassos 0,45 USD de uma forte e histórica resistência. Pelo meio desta subida teve uma bandeira que tinha como target os 33,50, valor muito próximo dos 33,00 já referidos.

gráfico diário
Quando estava a ser formada a bandeira tentei entrar, mas falhei por muito pouco. Restou ir observando a cavalgada dos longos. As estes valores penso ser natural existir uma correcção.

Com a força que a TXN têm demonstrada, tal como o seu subsector, apenas coloco a hipótese de entrar longo.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Axa - CAC 40 (ticker: AXAF)

Tal como era espectável a forte zona de suporte nos 12,00/11,50 está ser testada.
gráfico diário
Considero normal existir uma correcção nesta zona. No entanto para mim não faz qualquer sentido abrir posições longas. A bola está completamente do lado dos ursos. Aliás a tentação é grande do lado dos curtos...talvez mais a norte.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Galp - PSI 20

Ontem tinha colocado a hipótese da Galp ter um pequeno ressalto nos valores a que fechou. Aconteceu, mas fiquei algo surpreendido com a valorização de hoje.

gráfico diário
É importante referir o volume do dia de hoje. As quedas desde os máximos 14,65 foram sempre com volumes abaixo da sua média. Hoje tivemos um grande aumento dele, para valores idênticos a esses máximos. Não deixa de ser um bom sinal da força dos touros.

Outro aspecto a favor dos longos foi o Engulfing Bullish que deixou hoje. Parece que a bola volta a estar do lado dos touros.

Nunca baseio entradas ou saídas com base em indicadores, mas sou auxiliado por eles. Sempre que o MFI atinge valores perto dos 20 pontos, a Galp reage sempre bem.

EADS - CAC40 (ticker: EAD)

A EADS teve um dia muito interessante e mesmo importante. Fechou acima dos 17,36, com um grande marubozu, volume forte, depois de ter ido testar o suporte dos 16,59.

gráfico diário
Todo este movimento perde um pouco de sentido se a EAD não conseguir andar os próximos dias acima da neckline do duplo topo que está nos 17,38.

DAX 30

O Dax continua a ser o índice ocidental mais forte. Está outra vez perto de máximos.

Ontem fechou o gap deixado na quinta-feira passada e hoje depois de tocar na LTA de curto prazo, que vêm sustentando a subida após a quebra dos 6340 pontos, voltou a valorizar 1,77%. O volume foi superior aos útimos 2 dias que foram de quedas.

gráfico diário
É possível observar um divergência negativa do índice com o RSI. Esta já existe desde o dia 15 deste mês. Será uma boa arma dos curtos? Os longos dizem que serviu para aliviar os indicadores para nova escala.

Eu tentei entrar longo nos 6670 pontos...ainda não foi desta.

Libra Esterlina - Dólar

O cross da Libra Esterlina com o Dólar testou com sucesso, pelo menos para já, a LTA de médio prazo.

gráfico diário
Será muito importante para os touros saírem do canal descendente visível no gráfico de 4 horas.

gráfico 4 horas
É possível observar uma divergência positiva do cross com o RSI. Podemos estar a iniciar um movimento ascendente.


Nasdaq 100

Ontem o Nasdaq 100 fechou o gap deixado à 3 sessões atrás.

gráfico diário
Penso que neste momento já é correcto referir uma zona de suporte entre os 2107 e os 2060 pontos. Ontem existiu uma interessante reacção a ela. O que esperar nas próximas sessões?

A crise na Europa intensificou-se nos últimos dias, mas os índices americanos sofreram bem menos. Podemos ter uma reacção positiva a estes valores. Suficiente para novos máximos?  Enquanto o Nasdaq 100 continuar a evoluir acima da referida zona os touros continuam a mandar em todos os espaços temporais.

Observando mais de perto e com uma visão aproximada de day trade, temos um possível triângulo simétrico com projecção de 95 pontos, o que pode atirar o índice para juntos dos máximos ou para o limite da zona de suporte.

gráfico CFD 2 horas


The Coca-Cola Company - NYSE (ticker: KO)

A Coca-cola atingiu o grande objectivo dos touros, a histórica resistência dos 64,38 USD.

gráfico semanal
A LTA de médio prazo que vinha apoiando a caminhada louca dos longos foi cedendo e neste momento abandonada. Existe outra de curto prazo que me parece também consistente. Caso se venha a assistir a uma mera correcção ela pode ser importante.

gráfico diário
Agora que os máximos de 2007 forma testados fico com mais esperança numa correcção e fazer uma entrada longa. Os meus possíveis pontos estão entre os 62,50 e os 61,80.

Nesta cavalgada furiosa dos touros praticamente não foram deixados pontos importantes de suporte. Apenas a LTA ou o pequeno suporte traçado podem ser encontrados.

S&P 500

O principal índice americano fechou ontem acima da LTA com 2 meses de existência.

gráfico diário
Os touros acima da LTA continuam a comandar em todos os horizontes temporais. Caso seja quebrada, no curto prazo os ursos podem levar o S&P 500 para os 1150 pontos.

Observando mais de perto e com uma visão aproximada de day trade, temos um possível triângulo simétrico com projecção de 30 pontos, o que pode atirar o índice para juntos dos máximos ou para o suporte dos 1150 pontos

gráfico CFD 4 horas
.

Dólar - Iene

No cross do Dólar com o Iene os touros tiveram 2 momentos fundamentais para passarem a dominar no curto prazo: a quebra da longa LTD e do suporte nos 82,8x.

gráfico diário
No entanto encontro uma possível figura bearish no gráfico de 4 horas: uma broadning formation. A sua projecção é de 80 pips, o que pode levar o para a descer do suporte 82,8x.

gráfico diário


Euro - Dólar

O cross do Euro com o Dólar está num ponto fundamental para os touros.

Temos um importante suporte na casa dos 1,325 e uma possível LTA também perto destes valores.

gráfico diário
Se a este factor adicionarmos o Dólar Index encostado a uma forte zona de resistência podemos ter por estes valores uma possível correcção.

gráfico diário
Caso esta zona quebre temos caminho aberto a nova visita aos 1,26x.


terça-feira, 23 de novembro de 2010

CAC 40

As 2 velas desta semana foram muito feias para os longos. Hoje o CAC 40 fechou abaixo da importante zona de suporte dos 3800-3760 pontos.

gráfico diário
Os touros neste momento têm 2 importantes missões a concretizar para os ursos não voltarem a dominar. A primeira será fazer regressar rapidamente o índice acima da referida zona dos 3800-3760 pontos, tornando este dia um falso break. A segunda, caso não se concretize a 1ª, será não deixar fazer novo lower low, isto é, não descer dos 3640 pontos.

PSI 20

Tal como seria de esperar a LTA cedeu, ao 8º dia de ataque, numa sessão cheia de volatilidade.

Neste momento temos uma forte zona de suporte. Será suficiente? Ou os mercados acalmam, ou então será muito difícil ela resistir.
gráfico diário
Após atingidos os 8200 pontos os volumes dos dias vermelhos têm sido superiores à média. No entanto ainda não atingiram a dimensão dos anteriores picos de crise, nomeadamente no inicio de Fevereiro e fim de Abril-principio de Março. O que pode significar isto?

Duas situações. Ou ainda não atingimos os picos de nervosismo, ou os mercados já foram corrigindo e portanto não vamos ter outro fundo...eu vou por um misto das duas.

Galp - PSI 20

A Galp depois de 3 dias consecutivos em queda livre tocou e fechou perto de um suporte interessante.

Desde o fecho máximo de 14,65 no passado dia 5 deste mês já desvalorizou mais de 10% e 1,57€. 

gráfico diário
Este suporte poderá ser um ponto onde pode existir um pequeno ressalto. Mas sinceramente isto será tentar adivinhar um fundo, o que normalmente significa perda de capital.

Pensei que os 13,82-13,65 seriam um osso mais duro de roer, mas só atrasou em 3 dias a fúria dos ursos. Eu arrisquei aí uma entrada e o meu stop estourou nos 13,55. Neste momento só penso entrar outra vez se os 13,82-13,65 forem quebrados.

Subsector Semiconductor (ticker: DJUSSC)

Este subsector têm tido um excelente comportamento nas ultimas 4 sessões.

gráfico diário
Ele vinha fazendo um pennant (um pequeno triângulo simétrico) e hoje quebrou a linha superior dele. Aliás a ruptura aconteceu com forte padrão de candlestick bullish: um Three White Soldiers Bullish.

Penso estarem reunidas condições, para a resistência causada pelos anteriores máximos de Abril, serem finalmente quebrados.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Libra Esterlina - Dólar

Este cross é dominado a longo e curto prazo pelos ursos. Mas a médio prazo, mais concretamente desde Maio, estão a comandar as operações os touros.

gráfico diário
Desde o inicio do mês de Novembro este cross vêm evoluindo num canal descendente. A sua linha inferior está neste momento nos 1,5788, que coincide com a LTA visível no gráfico diário.

gráfico 4 horas
Parece provável a LTA ser testada esta semana.

Axa - CAC 40 (ticker: AXAF)

A Axa é o maior grupo segurador europeu. Pertence à industria Financials, ao sector e subsector Life Insegurance.

A Axa atingiu o seu máximo histórico em Agosto de 2000 ao cotar a 44,62€. Nunca mais voltou a essa marca. Em 2007 atinge o cume do seu Bull Market a 34,88€.

gráfico mensal 1991-2010
Apesar de estar a lateralizar num range bastante alargado desde 2009, os ursos dominam esta cotada em todos os horizontes temporais.

gráfico semanal 2007-2010
Durante o mês de Outubro e Novembro teve vários contactos com a LTD que nunca conseguiu superar. Neste momento está caminho aberto a uma queda até à forte zona de suporte dos 12,00/11,50.

gráfico diário
Tecnicamente não se pode considerar um triângulo descendente praticamente por todos os factores, mas o desenho da figura está lá...caso aquela zona de suporte quebre os ursos têm tudo para ir testar os mínimos de 2009.


Total - CAC 40 (ticker: FP)

A Total depois de ter um 3º contacto com a resistência dos 41,06 (andou 3 sessões lá encostada), abriu em gap down. Este foi causado pelo pagamento de um chorudo dividendo.

Passadas 7 sessões ela ainda não conseguiu fechar o gap, e até ao contacto com a LTA de médio prazo, teve 3 sessões de enormes volumes nas quedas.

gráfico diário
Com estas quedas violentas os ursos assumiram o domínio no curto prazo. No entanto a médio prazo continuam os touros a comandar.

As próximas sessões serão muito importantes. Caso a LTA quebre será dado um forte sinal aos longos para sair. Neste cenário fica caminho aberto a quedas pelo menos até aos 37,00.

Poderia ser apelativo entrar neste ponto, mas isso requeria um stop apertado e com a volatilidade que ela está ele podia ser limpo facilmente. Por isso o melhor é ficar a observar...

domingo, 21 de novembro de 2010

DAX 30

O indice alemão continua a ser onde os touros estão a mostrar mais poder nos mercados ocidentais.

Na passada quinta-feira fez novo máximo em fecho, com um volume dentro da média.

gráfico diário
A ultima sessão da semana deixou um doji.

Os touros ainda foram a a tempo de puxar o DAX para valores iguais à abertura depois de ter andado grande parte da sessão em terrenos negativos. Os curtos esfregam as mãos dizendo que isto têm todos os sinais de exaustão.

O DAX têm tido muitos doji que originam todo o tipo de movimento. As sessões seguintes já foram para norte, sul e mesmo para leste...

O gráfico demonstra existir um pequeno mas talvez importante suporte nos 6670 pontos (e uma LTA de muito curto prazo e por isso bem menos fiável). Eu neste momento faço uma pequena entrada longa caso estes valores sejam outra vez visitados. Entrar curto é ir completamente contra a trend principal e isso eu só faço em day trade. Mas nunca no DAX, apenas no CAC 40, como já fiz algumas vezes referencia.

Subsector Pharmaceuticals (ticker: DJUSPR)

Um subsector que me parece estar numa situação interessante para os longos é o DJUSPR.

gráfio diário
No final do mês de Outubro os touros não tiveram força para romper a resistência dos 258 pontos e esta semana foram testar a LTA de médio prazo, reagindo muito bem.

Apesar de orientar as minhas entradas com base em indicadores técnicos, quando o MFI está junto aos 30 pontos, este subsector têm reagido bem.