sexta-feira, 11 de novembro de 2011

BCP - PSI 20 (ticker: BCP)

Eu vou iniciar esta mensagem com um disclaimer: não possuo qualquer posição aberta no BCP, nem pretendo ter.

As ultimas 2 semanas de negociação do BCP forma extremamente violentas, perdendo aproximadamente 40% do seu valor, em apenas 10 sessões. Os volumes foram brutais, tendo esta semana multicado por 6 a sua média. Aliás, estas ultimas semanas registaram máximos históricos de transacções.

gráfico semanal 2000-2011
Não existe qualquer sinal de abrandamento nas quedas (consistente). No entanto, começo a considerar poder estar para breve um grande ressalto. Por motivos psicológicos e técnicos.

Na ultima mensagem (08-11-11) escrevi:
  • Perante este cenário, qualquer abertura de posições longas significa uma fortíssimo risco ao capital. No entanto, existe algo de diferente nestes últimos dias: o volume. Ele está a ser enorme e constante, muito acima da sua média. Desde Junho de 2007 isso não acontecia. Será algum sentimento de pânico a ficar instalado?
Os volumes de ontem e hoje parecem indicar o total medo ou pânico instalado. As noticias da comunicação social (umas especulativas, outras reais) acabam por alimentar este sentimento.

Todos os indicadores apresentam igualmente níveis históricos. O RSI (tal como o MFI) encontra-se subcomprada desde Junho deste ano, o ADX está no valor mais alto de sempre (visível no gráfico semanal).

Ontem o BCP abriu em gap down, nada habitual nesta cotada. Hoje deixou um Doji, vela de indecisão. O conjunto das ultimas velas é um possível Harami Cross Bullish, o que pode indicar uma correcção fraca a moderada.

gráfico diário
Para favorecer este possível ressalto, seria bastante interessante a correcção ser iniciada com um gap up, igualmente com um forte volume. Desta forma ficava formada uma ilha de fundo ou reversão.

Após a apresentação da minha leitura ao BCP actualmente, volto a reforçar: o risco de perda de capital é enorme. Não faz parte da minha forma de negociar abrir posições, nestas condições. Longos é tentar remar contra a maré e um autentico jogo de sorte/azar. Curtos podem apanhar o ressalto e serem fortemente surpreendidos.

Galp - PSI 20 (ticker: GALP)

Nas ultimas mensagens da Galp vinha repetindo sucessivamente a falta de novidades. Hoje elas surgiram e de uma forma violenta para os longos. O mercado reagiu muito mal à divulgação de um negócio com a Sinopec.

Depois de ter chegado a desvalorizar mais de 13%, fechou a sessão a perder 10,77%!

gráfico semanal 2007-2011
O dia começou com uma abertura em forte gap down, abaixo mesmo dos 14,00€. Foi tocar no suporte criado durante o mês de Agosto e Setembro, tendo reagido relativamente bem. O volume foi o oitavo maior da sua história.

gráfico diário
Este foi o sexto gap que a Galp sofreu na sua historia (desde 2006). Todos eles foram fechados. O mais "famoso" sucedeu em Novembro de 2007 quando foi descoberto petróleo no Brasil. Fecho em Julho de 2008, passado 8 meses. Este também deverá ser encerrado. Mas quando?

Perante esta violenta onda provocada pelos ursos, o suporte dos 12,80 vai ser certamente pressionado em breve. Caso ele não aguente, a zona entre os 12,00 (suporte de uma lateralização de Julho a Setembro de 2010) e os 11,60 (mínimo da forte queda registada em Agosto passado) será testada. Pelo meio existe uma LTA com praticamente 2 anos de existência.

gráfico diário
Perante este cenário, não acho aconselhável abrir posições longas. Seria interessante uma pequena lateralização junto dos 12,80, para os touros recuperarem energia e irem fechar o gap.

Curiosamente os 12,80 eram um valor relativamente próximo do target do rectângulo onde andou a lateralizar no ultimo mês.

PSI 20 - Índice portugês

O PSI-20 acabou por fechar a semana abaixo da histórica zona de suporte dos 5690-5645 pontos, pela primeira vez, no gráfico semanal.

gráfico semanal 2008-2011
Ontem e hoje andou a testar o recente suporte dos 5545 pontos, mas acabou por fechar acima dele. Hoje deixou ficar um Hammer, o que pode indicar uma correcção fraca a moderada a este movimento descendente.

gráfico diário
O volume foi bastante alto, ao nível das grandes quedas sofridas no inicio de Agosto (nessa altura também deixou velas de inversão, posteriormente confirmadas). Este facto pode ajudar a confirmar o sinal deixado pela vela de hoje.

Esta possível correcção pode ser apenas um aliviar de tensões. É necessário a linha descendente do possível triângulo descendente ser quebrada. Nesse caso, fica dado um primeiro sinal de força dos touros. Enquanto isso não suceder, abrir posições longas é um enorme risco.

Euro - Dólar (ticker: EURUSD)

O cross EurUsd está a ter um comportamento técnico muito interessante nas ultimas semanas.

A semana passada andou a testar a resistência dos 1,382, com alguns falsos breaks. Não a conseguiu superar e activou uma Bear Flag referida na anterior mensagem (não aparece desenhada no gráfico diário). Nesta queda, foi ao encontro da LTA de longo prazo e reagiu muito bem. Confesso que desconfiava da sua consistência, depois da ruptura no incio de Outubro. Afinal revelou-se bem sólida.

Desta forma, apesar de negociar abaixo da fronteira Bull/Bear, por mim identificada entre os 1,382-1,369, a tendência de longo prazo ainda é ascendente, a médio prazo descendente e nos últimos 3 meses neutra.

gráfico diário
O forte movimento descendente atingiu aproximadamente 60% do target da identificada Bear Flag. Será que as quedas já pararam ou estes 2 dias verdes estão a ser uma mera correcção?

gráfico 4 horas
Nas ultimas horas o EurUsd está a negocia junto da resistência dos +-1,365. Observando ainda mais de perto, um gráfico de 30 minutos, existe divergência negativa entre a cotação e o RSI. Ao mesmo tempo está a formar uma possível Rising Wedge. A sua projecção é de 100 pips, o que atira o target para junto dos mínimos de quarta-feira.

gráfico 30 minutos
Caso este cenario Bearish não se verifique, a LTD bastante inclinada (bem visivel no gráfico de 4 horas) deve ser testada

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

S&P 500 - índice americano

Ontem o S&P 500 sofreu uma forte desvalorização, tendo fechado encostado à importante zona se suporte dos 1227-1219 pontos.

Enquanto negociar acima destes valores considero a tendência de longo prazo ascendente, a médio prazo neutra e curto prazo ascendente.

gráfico semanal 2007-2011
A vela deixada ontem foi um enorme Marubozu. Os volumes foram dentro da média, tal com vêm sendo habitual nas ultimas sessões. O RSI está em valores neutros. Curiosamente o ADX também se encontra em valores neutros.

gráfico diário
Observando mais de perto, os gráficos de 4 e 1 hora em CFDs e cash, existem 2 possíveis figuras padrão. O cash apresenta um triângulo simétrico ainda não inviolado. A sua projecção é de +-83 pontos.

gráfico 1 hora em cash
Em CFDs essa linha inferior ascendente foi quebrada ontem no final da sessão. A cotação foi ao encontro do suporte dos 1220 e está a reagir bem. Desta forma, este activo (produto baseado nos movimentos dos futuros deste índice) pode estar a formar um triângulo descendente com 70 pontos de projecção. O seu target vai para os 1150 pontos.

gráfico 4 horas CFDs
Assim, os valores a vigiar são: 1270 (linha superior do possível triângulo descendente) e os 1220 (suporte e linha inferior ascendente do triângulo simétrico em cash).

A quebra de um destes pontos vai definir as próximas sessões.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

EDP Renováveis - PSI 20 (ticker: EDPR)

A EDP Renováveis continua a tendência descendente/neutra no longo prazo e neutra a médio prazo. Basicamente lateraliza num amplo intervalo, entre os 5,28 e os 3,89-3,34 no ultimo ano.

gráfico semanal 2008-2011
No curto prazo apresenta-se ligeiramente neutra ou mesmo ascendente. No passado dia 26 de Outubro quebrou uma LTD de curto prazo e hoje voltou a testar a resistência dos 4,47. Os volumes têm vindo a diminuir junto deste ponto, mas isto não têm provocado grandes oscilações.

gráfico diário
Neste momento existe um possível triângulo ascendente (com os referidos volumes a ajudar). A sua projecção é de 0,70€ o que atira o target para os 5,17. Curiosamente este valor é junto da já referida resistência.

Nas ultimas 2 sessões deixou ficar a mesma vela, um pequeno doji, o que demonstra alguma indefinição. A quebra dos 4,47 confirma a força dos touros no curto prazo.

Euro - Libra Esterlina (ticker: EurGbp)

O par do Euro com a Libra Esterlina possui uma tendência descendente no muito longo prazo (desde 2008), neutra a longo prazo e descendente a médio e curto prazo.

gráfico semanal 2006-2011
Entre Maio e Julho deste ano sofreu a ameaça de um Head & Shoulders, mas esta acabou por não ser activado.

Neste momento está a testar importante suporte dos 0,852X. Caso este quebre, a próxima zona de suporte está entre os +-0,835/0,828. Existe um possível triângulo descendente para ajudar os ursos nesta ruptura. A sua projecção é de 400 pips, o que atira o target para 0,81X, valor muito aproximado dos mínimos de 2010. Existe um factor pode retirar alguma força a esta figura: o tempo de formação. Leva +- 5 meses, o que já ultrapassa um pouco a sua validade.

gráfico diário
Contudo existe um segundo cenário, de equilíbrio de forças entre os touros e os ursos, uma longa e ampla lateralização entre os 0,879 e os 0,852 (linhas azuis do gráfico diário).

Observando mais de perto, um gráfico de 4 horas, o RSI está a entrar numa zona subcomprada. Existe mesmo uma interessante divergência positiva entre a cotação e o RSI (assinalado com o rectângulo a vermelho).

gráfico 4 horas
Hoje o euro está a sofreu uma grande desvalorização, podendo ter mesmo activado uma Bear Flag no cross EurUsd. Mas a Libra Esterlina também está a desvalorizar bastante no GbpUsd.

Considero este par estar num ponto interessante de entrada longa. O risco é relativamente pequeno, visto o stop poder ser colocado logo abaixo dos mínimos de hoje.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

BCP - PSI 20 (ticker: BCP)

O BCP continua em queda livre. Já perdeu +-82% do seu valor desde Março deste ano.

gráfico semanal 2007-2011
Em meados de Outubro parecia estar a construir um suporte algo consistente, nos 0,17. Desde que foram quebrados já perdeu 31%.

gráfico diário
Perante este cenário, qualquer abertura de posições longas significa uma fortissimo risco ao capital. No entanto, existe algo de diferente nestes ultimos dias: o volume. Ele está a ser enorme e constante, muito acima da sua média. Desde Junho de 2007 isso não acontecia. Será algum sentimento de panico a ficar instalado?

Curiosamente isto pode levar a ser constituido um fundo...mas para isso gostava de assistir a uma enorme vela, de preferencia com uma grande sombra. Algo qua ainda não aconteceu.

Apesar do que acabei de referir, não tenho qualquer vontade de descobrir o fundo. Neste momento a barreira a vigiar, serão os 0,17€ Caso estes sejam quebrados, o primeiro sinal de força dos longos fica dado. Resta esperar...


Galp - PSI 20 (ticker: GALP)

A Galp não apresenta grandes novidades relativamente à minha ultima mensagem.

Apesar do PSI-20 estar muito próximo dos mínimos de Setembro e ter uma possível figura padrão assustadora para os touros, a Galp continua a negociar relativamente perto dos máximos do inicio deste ano, no apertado range entre os 15,15 e os 14,20.

No passado dia 1 de Novembro foi testar este suporte e teve uma muito interessante demonstração de força. Hoje voltou a tocar nos 15,15 e recuou ligeiramente. Assim, leva 21 sessões dentro deste intervalo, sendo as ultimas 5 encostadas à resistência.

gráfico diário
Observando a longa lateralização da Galp, desde o final de 2010, os ranges foram sempre quebrados juntos dos valores onde negociou mais sessões. Se o padrão for o mesmo, os 15,15 deverão ser quebrados para norte. O target deste rectângulo fica nos 16,10.

PSI 20 - Índice portugês

A big picture do PSI-20 não apresenta grandes novidades desde a minha ultima mensagem. Esta semana voltou a negociar perto da zona de suporte dos 5690-5645 pontos. O gráfico semanal ainda não registou nenhum fecho abaixo destes valores. Os volumes vêm sendo constantes, abaixo da sua média.

gráfico semanal 2008-2011
Observando o gráfico diário a situação é um pouco diferente e preocupante para os longos. Desde meados de Outubro, o índice português voltou a fazer sucessivos higher lows e lowers lows relativos.

A semana passada teve 2 fechos abaixo dos 5645 pontos, tendo ido ao encontro de um recente suporte, nos 5550 pontos.

gráfico diário
Desta forma, existe um possível triângulo descendente. A sua projecção é de 710 pontos, o que atira o target para os 4840 pontos. Uma desvalorização de +-12%!

É fundamental o controle deste recente suporte. Caso os touros não consigam aguentar este ponto, o PSI-20 pode visitar os mínimos de 2003!

Euro - Dólar (ticker: EURUSD)

O cross EurUsd leva 5 sessões consecutivas a negociar dentro do intervalo da zona dos 1,38X-1,36X.

gráfico diário
Neste mês de Novembro a zona de resistência dos 1,385-1,382 têm sido um verdadeiro muro para os longos.

Na ultima mensagem deste cross referi um possível triângulo ascendente em formação. A resistência estava nos 1,382. Eles foram ligeiramente quebrados, mas ainda negoceia abaixo deste ponto. No entanto é importante referir que a sua validade temporal já foi ultrapassada, pelo menos para efeito de projecção. Este facto acaba por retirar força a esta possível tendência ascendente.

gráfico 4 horas
Neste momento pode estar a ser formada uma figura de sentido contrario, uma bandeira. A sua projecção é de +-590 pips, o que coloca o seu target nos 1,32X.