sábado, 4 de junho de 2011

Bovespa - Índice brasileiro

O Bovespa acabou a semana neutra, tendo crescido apenas 0,07%, ganhando 45 pontos.

gráfico semanal 2008-2011
Depois de 5 semanas consecutivas a descer, a semana anterior teve uma boa reacção dos touros. Conseguiram regressar acima da zona de suporte dos 64.0-63.8K, o que pode ter implicado um falso break.

Esta semana deixou ficar um possível Evening Doji Star Bearish. Isto pode implicar nova e forte reversão de sentido. Assim, continuo a considerar valido o target do triângulo descendente, nos ambiciosos 54.5K.

Apesar das ultimas 2 semanas positivas, o RSI continua a dar sinal de venda, tal como o MACD. Os constantes lowers higs e lowers lows demonstram a força dos ursos a médio prazo.

gráfico semanal
Observando mais de perto, o gráfico diário, a semana terminou com novo teste à agora resistência de curto prazo, dos 65.2K. A vela de sexta-feira acabou também por ser um doji.

gráfico diário
Curiosamente, durante o mês de Maio andou a formar uma falling wedge, com o target precisamente nos 65.2K.

Os pontos a vigiar, para quem quer entrar no BVSP são os 65.2 e os 64.0. A quebra para norte permite abrir posição longa e o inverso para sul. Os stops ficam logo abaixo ou acima dos referidos pontos.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sonaecom SGPS - PSI 20 (ticker: SNC)

A Sonaecom fechou a semana desvalorizando 4,88%, perdendo 0,08€. Hoje tocou no mínimo da semana passada, tendo reagido positivamente.

No passado dia 20 de Maio escrevi na mensagem da Sonaecom:
  • Basicamente a SNC têm lateralizado no ultimo mês e meio. Está a ficar próximo o momento de maior definição. Por um lado existe a interessante zona de suporte e logo abaixo a LTA de médio prazo. Por outro lado existe a LTD de longo prazo. Qual força vai ganhar?

gráfico semanal 2007-2011
Quem ganha a batalha neste momento são os curtos. A LTA de médio prazo cedeu, tal como a zona de suporte.


gráfico diário

A quebra destes pontos permitiu formar um novo lower low, seguido de um lower high esta semana. Apesar de hoje ter reagido ao mínimo da semana passada, a tendência no muito curto prazo é descendente. A médio prazo ainda está neutra mas no limite.

É muito importante para os longos este recente suporte aguentar. Caso contrario, existe um potencial de queda aproximado de 10%. O próximo suporte, de média consistência, está nos +-1,38-1,37.

Não considero minimamente atraente abrir posições longas neste momento. Apenas a quebra da LTD de longo prazo, neste momento nos +-1,63 me faz mudar de opinião.

Jerónimo Martins - PSI 20 (ticker: JMT)

A Jerónimo Martins continua a ser a grande estrela da bolsa portuguesa. Hoje teve o fecho mais alto da sua história!

gráfico semanal
Desde o dia 18 de Abril, quando visitou o suporte dos 10,65, já valorizou +-30% e/ou 3,10 €.

Hoje fechou muito perto do target projectado pelo rectângulo onde andou a lateralizar de Janeiro a Abril.

gráfico diário
É frustrante assistir a esta valorização de fora. Tinha uma ordem de compra nos 12,45...agora apenas uma visita aos 13,00 pode tornar tentador entrar na JMT.

Brisa - PSI 20 (ticker: BRI)

A Brisa vêm negociando, nas ultimas 7 semanas, dentro da zona de suporte dos 4,59-4,26, local muito perigoso para os touros. Aliás, no inicio de Maio chegou mesmo a fazer mínimos dos últimos 10 anos!

gráfico seanal 1998-2011
No gráfico semanal pode ter sido formado um Engulfing ou um Inverted Hammer, que pode levar a uma correcção fraca a moderada. O volume desta semana foi brutal. O 7º maior da sua história e o 1º dos últimos 6 anos! Este facto acaba por fortalecer os referidos padrões de candlesticks.

O target do triângulo simétrico acabou por ser alcançado no inicio do mês de Maio, tal como o ultimo suporte antes do abismo.

gráfico diário
A quebra da resistência nos 4,61 ou do suporte nos 4,25, vai definir o rumo das semanas seguintes.

CAC 40 - Índice francês

O CAC 40 começou esta semana positivo, conseguindo fechar o razoável gap down deixado no passado dia 23 de Maio. Ontem voltou a abrir em gap down, mas com um fraco volume. Aliás, eles têm sido perfeitamente normais no ultimo mês. Acabou a semana a perder 1,53% ou 60 pontos.

Desde o passado dia 2 de Março vêm fazendo sucessivos lowers highs e lowers lows, demonstrando muito bem a tendência descendente no curto prazo. A médio prazo considero neutra a tendência, enquanto a  longo prazo mentem-se ascendente.

Em caso de quebra da LTA de longo prazo, os ursos podem assumir o comando nos time frames mais prolongados.

gráfico diário
Hoje o CAC 40 pode ter deixado ficar um Dragonfly Doji Bullish. Esta vela pode levar a uma correcção fraca a moderada, ao movimento descendente do ultimo mês. Seria bom para os longos a cotação regressar acima dos 4020 pontos, conseguindo assim fazer um higher high.


EMC Corporation - NYSE (ticker: EMC)

A EMC vêm tendo um percurso muito idêntico ao seu subsector, apesar de ter apenas um peso de +- 20% no seu market value.

Negoceia +-11% acima do máximo alcançado no seu anterior bull market e muito perto do valor mais alto dos últimos 10 anos, realizado no passado dia 21 de Abril. Desde que ultrapassou os 25,52 os volumes vêm sendo estáveis, mas fracos, bem abaixo de sua média semanal.

gráfico semanal 1998-2011
Continuando a observar o gráfico semanal, é possível identificar uma pequena divergência negativa entre o RSI e a cotação. Este facto pode levar a EMC a iniciar uma correcção, permitindo um pullback ao gora suporte dos 25,52.

gráfico semanal 2008-2011
Curiosamente o gráfico diário dá uma sinal ou ideia contraria. Existe uma LTA de médio prazo a sustentar a valorização nos ultimos 6 meses. No curto prazo está a lateralizar entre os 28,75 e os +- 27,00. Os volumes vêm sendo ligeirmante inferiores à média do ultimo ano.

O MFI e o RSI também estão estáveis e num ponto bullish. Resumindo, os touros parecem estar a cumular energias para novo salto.

gráfico diário
Eu tenho bastante vontade de entrar longo nesta cotada. Ponto de entrada perto entre os 27,40-27,00 com uma pequena quantidade ou na quebra dos 28,75 (caso entre nos 27,00 reforço neste ponto). Stop abaixo dos 26,70 e take profit sem limite...

Devido à divergência negativa do gráfico semanal o ponto a vigiar é o suporte do rectângulo. Na quebra deste, os 25,52 passam a ser outro objectivo. Posições curtas nesta cotada considero demasiado arriscado.

Subsector Computer Harware - S&P 500 (ticker: DJUSCR)

O Subsector Computer Harware é o mais bullish, ou pelo menos o mais estável, da Industry Technology. Curiosamente é apenas o 5º em market value, nos 6 subsectores desta Industry.

Ele está a negociar 15% acima dos máximos de 2007, sendo o único nesta condição.

gráfico semanal 2007-2011
Nos últimos 3 meses vêm lateralizando entre os 935 e os 860 pontos, portanto com uma oscilação de +-8%. Praticamente encostada a este suporte encontra-se a LTA de longo prazo.

gráfico diário
Perante este cenário, este subsector acaba por ser o mais apetecivel para procurar uma cotada da Industry Tecnhology. Um dos alvos pode ser a EMC que vou analisar na próxima mensagem.

Industry Technology - S&P 500 (ticker: DJUSTC)

A Industry Tecnology continua a negociar dentro de um triângulo simétrico. A sua projecção é de +-71 pontos, o que coloca o target a uma distancia de +-10% relativamente á linha quebrada.

A validade técnica desta figura está no seu limite temporal. Caso uma das linhas não seja quebrada nos próximos dias, deixa de fazer sentido falar em projecção deste triângulo. Apenas é quebrada uma linha de tendência, ascendente ou descendente, de curto prazo.

gráfico diário
Durante o ultimo mês, os volumes têm sido mais altos junto da linha inferior ascendente, tal como a frequência de toques. Assim, atribuo maior probabilidade de quebra desta linha. 

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Amgen, Inc. - Nasdaq (ticker: AMGN)

A Amgen está a ter um comportamento muito interessante desde Fevereiro deste ano. Já valorizou +-21,50, tendo estado a ganhar +-10,85 USD.

Em Fevereiro ainda teve algumas sessões a negociar abaixo da LTA com 3 anos de existência, mas conseguiu regressar acima dela. No inicio de Maio, os touros conseguiram a proeza de quebrarem a LTD que vinha empurrando para sul a cotação desde 2005!

gráfico semanal 2005-2011
Apesar da quebra da LTD considero que a AMGN continua neutra a longo prazo. A importante fronteira e ultima prova de força dos touros está nos +-64,48. Já a curto e médio prazo mandam os touros.

Durante o ultimo ano de negociação andou a lateralizar entre os 58,30 e os 50,30. A projecção deste rectângulo é de 8 USD, o que atira o target para os 66,30, um pouco acima da resistência.


gráfico diário
Em meados de Maio, a resistência do rectângulo foi quebrada, com volumes foram acima da média. Com os mercados a corrigirem, parece normal um pullback aos 58,30.

Eu saí demasiado cedo desta cotada. Coloquei o take profit da minha posição, aberta aos 52,4, nos 56,80 (junto da LTD). Aguardo este pullback com ansiedade.

Industry Health Care - S&P 500 (ticker: DJUSHC)

A Industry Health Care continua a ter um comportamento superior ao S&P 500 nas ultimas semanas. Enquanto o principal índice de referencia americano desvalorizou 4,1%, desde os máximos de 2 de Maio, esta Industry perdeu apenas "3,5%".

A semana passada fez um pulback ao agora suporte dos 367 pontos (máximos de 2008), reagindo bem.

gráfico semanal 2007-2011
Durante o mês de Maio foi formada uma divergência negativa entre a cotação e o RSI. Por este motivo, é perfeitamente normal a correcção que está a existir. Aliás, apesar da forte queda de ontem nos mercados americanos, o volume desta Industry foi perfeitamente normal. A amplitude da vela ultima vela foi inferior ao da vela do dia anterior. A força parece continuar do lado dos touros.

gráfico diário
A zona de suporte vai ser testada novamente, sendo uma boa oportunidade para entrar em alguma cotada desta Industry. Neste blog costumo acompanhar e analisar a PFE, JNJ e AMGN.


Dólar - Iene

O par Dólar - Iene quebrou a bandeira no passado dia 27, onde andou a negociar durante todo o mês de Maio.
gráfico diário
Esta semana teve o clássico pullback à linha inferior da referida figura.

Neste momento está junto do suporte do rectângulo onde anda a negociar nos últimos dias. A sua projecção é de 109 pips, o que atira o target para os +-79,5x.

gráfico 4 horas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Analise técnica por sugestão

Tentando ir ao encontro dos interesses dos leitores deste blog, aceito sugestões/pedidos para analises técnicas. Podem deixar essas sugestões nos comentários desta mensagem.

Agradecia que colocassem sempre o nome da empresa, a bolsa onde negoceia e o seu ticker (o mesmo se aplica para os activos que não sejam empresas).
As sugestões podem ser sobre índices, empresas, forex, commodities...No caso de cotadas, gostava que tivessem um bom volume diário (por exemplo, superior a 2K).

Em caso de empate dou preferência:
  • cotadas, negociadas na Euronext, NYSE, Nasdaq, DAX.
  • forex, aos pares principais
  • índices,  europeus e americanos
Obrigado.

Google Inc. - Nasdaq (ticker: GOOG)

A Google têm vindo a negociar, nas ultimas 7 semanas, encostado à importante zona de suporte dos 519-508 pontos.

gráfico semanal 2007-2011
Esta pequena lateralização têm provocado o aparecimento de uma ligeira divergência positiva entre o RSI e a cotação. Os volumes têm sido estáveis, dentro da sua média ou mesmo ligeiramente inferior. O MFI têm andado estável. Acumulação?

gráfico diário
Junto da referida zona de suporte, também se encontra a LTA de longo prazo.

Desta forma é tentador abrir uma pequena posição longa. Stop logo abaixo dos 508 USD e reforço na quebra dos 554.

Nasdaq 100

O Nasdaq 100 sofreu uma correcção de 4,8% ou 160 pontos nas ultimas 2 semanas de Maio. Esta desvalorização acabou por não ter atingido os valores do anterior mínimo relativo, formando um novo higher low.

Desta forma, considero a tendência de curto prazo ascendente, enquanto a médio prazo parece estar a lateralizar.

gráfico diário
A sessão de ontem abriu em gap up. Curiosamente a primeira sessão da semana passada tinha aberto em gap down. Pode ter ficado formado uma ligeira ilha de reversão ou fundo, marcando um sentido ascendente para os próximos dias. O volume foi o mais alto das ultimas sessões, acima da sua média.

O Nasdaq 100 acabou por fechar ligeiramente acima do suporte, agora suposta resistência, onde andou a lateralizar entre 27 de Abril e 13 de Maio. O fecho foi em máximos do dia.

gráfico 2 horas cash
Observando um gráfico de 2 horas em cash, foi possível identificar uma divergência positiva entre a cotação e o RSI. Esta provocou este recente movimento ascendente. O novo higher low acabou por formar uma LTA de curto prazo.

Apesar do RSI estar a dar sinal de sobrecomprado, devemos ir testar os máximos ainda esta semana. Para quem está fora ou pretende reforçar, os 2366 ou os 2357 podem ser um bom ponto. Como não entrei na formação da LTA, tenho ordem de compra nestes valores.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Sonae Industria - PSI 20 (ticker: SONI)

A Sonae Industria continua em queda livre. Esta é a quarta semana consecutiva a desvalorizar. Ainda teve algumas semanas encostada à histórica zona de suporte entre os 1,519 e os 1,494, mas os touros não aguentaram a pressão. Curiosamente, mesmo com volumes muito fracos, a cotação não para de cair.

gráfico semanal 2007-2011
No inicio do mês de Maio existia uma divergência positiva entre o RSI e a cotação. Esta ainda permitiu aos longos respirarem um pouco, mas acabou por ser apenas um pequeno ressalto, propicio para fechar posições.

Neste momento não existe nenhuma barreira que possa segurar a cotação. Os seus mínimos históricos estão nos 1,152 e até esse ponto apenas observo um pequeno porto de amparo: os 1,31. Encontro este valor no grande Hammer deixado no dia 24 De Fevereiro de 2009. Muito distante, portanto pouco sustentado...

gráfico diário
Hoje pode ter deixado ficar um Inverted Hammer, podendo levar a cotação a uma correcção fraca a moderada. Com o RSI e o MFI em zona subcomprada, parece normal existir um pullback aos 1,519/1,494. Talvez uma boa oportunidade para os investidores encerrarem posições longas ainda abertas. Eu se estivesse nesta situação fechava mesmo.

Pode dar a sensação que a SONI já desceu muito, estando em saldo. Este tipo de pensamento é um erro crasso. Esta cotada não vêm dando nenhum sinal de força. Comprar nesta situação, resulta normalmente em perdas elevadas. Tentar adivinhar fundos não faz parte do meu método.

Para os longos darem o primeiro sinal de força, será fundamental a cotação regressar acima da agora zona de resistência dos 1,519/1,494. Depois a quebra da LTD de médio prazo, neste momento nos 1,575,  é fundamental. Apenas neste momento posso começar a considerar a SONI potencialmente interessante.

S&P 500

O S&P 500 atingiu no inicio de Maio a resistência dos 1370, entrando em correcção. Este valor têm tido uma importância interessante ao longo dos últimos 12 anos, como se pode observar no gráfico semanal.

gráfico semanal 1999-2011
Ao não ter conseguido ultrapassar a referida barreira, foi formada uma divergência negativa entre o RSI e a cotação. Este facto levou o índice a corrigir. Durante este mês de Maio desvalorizou +- 4%, perda perfeitamente normal, sendo mesmo saudável para os touros recuperarem energias.

gráfico semanal 2007-2011
Este movimento descendente levou a cotação a atingir uma antiga zona de suporte, entre os 1326 e os 1316 pontos. Durante esta desvalorização foi formado um canal descendente. Os volumes foram perfeitamente normais, quase sempre dentro da sua média.

gráfico diário
Existe a tentação de chamar a este canal uma possível bandeira. A sua projecção seria de +- 75 pontos o que atirava o target para os +- 1410 pontos. No entanto, eu não acredito muito na validade deste padrão de continuidade. Porquê?

Observando um gráfico de 2 horas em cash, é mais facilmente perceptivel a dimensão desta correcção, relativamente ao anterior movimento ascendente. Foram atingidos os 76,40% de retracement de fibonacci. Este facto acaba por retirar um pouco força ou convicção aos touros, para atingirem o target da bandeira.

gráfico 2 horas cash
Com os futuros bem verdinhos durante esta manhã, parece iminente a quebra da linha superior do canal. A tendência descendente do curto prazo fica definitivamente abandonada, se a cotação fechar acima dos 1348 pontos, fazendo assim novo higher high relativo.

Eu estou longo desde os 1326 pontos. Não pretendo fechar posições abaixo dos 1360. Confesso que espero uma lateralização entre os valores deste ultimo range durante algum tempo.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

PSI 20 - Índice portugês

O PSI-20 teve uma sessão marcada por fraca liquidez, mas sem ser consideravelmente baixo. Aliás, nos passados dias 13 e 16 de Maio o PSI-20 registou volumes idênticos ao de hoje. Este facto não deixa de ser uma pequena surpresa, visto os mercados americano e inglês terem estado encerrados.

Hoje o índice português fechou encostado ao suporte dos 7572 pontos, assim como à LTA de longo prazo.

gráfico diário
O local onde encerrou é muito importante não ser quebrado. Se a tendência no curto prazo é claramente descendente, a médio/longo prazo é neutra ou lateral. Caso quebre os 7572 pontos, fica formado novo lower low. Nesta situação, certamente os ursos vão levar a cotação para os 7320. Aqui fica a fronteira para time frames mais alargados.

domingo, 29 de maio de 2011

Dólar índex

O Dólar índex desvalorizou esta semana 1,00 %, perdendo 0,75 pontos. Desta forma confirmou o Hanging Man deixado a semana passada, no gráfico semanal. Esta vela indica, normalmente, uma correcção fraca a moderada.

gráfico semanal 2008-2011
A semana começou com o Dólar índex a tentar furar a zona de resistência entre os 76,14 e os 75,63. Os touros não tiveram força suficiente, acabando por fechar abaixo dela, com uma grande vela vermelha.

gráfico diário
A tentação de falar num Head and shoulders é grande, formado desde Março, mas...o melhor será esperar para ver se a cotação volta acima da referida zona de resistência.

Considero natural esta correcção, depois de ter andado a negociar algumas sessões dentro dos 76,14-75,63. O RSI e o MACD estão +- neutros neste momento e existe um recente suporte (será?) nos +-74,50. Caso esta zona não aguente, devemos ir novamente testar os mínimos do inicio de Maio.

Para terminar, como habitualmente, deixo a evolução semanal das 6 moedas que compõem o cabaz do dólar índex:
  • EurUsd (57,6% de peso nesse índice) valorizou 1,15%
  • UsdJpy (13,6%) fechou a semana a ganhar 1,35%
  • GbpUsd (11,9%) ganhou 1,66%
  • UsdCad (9,1%) ganhou 0,19%
  • UsdSek (4,2%) perdeu 1,18%
  • UsdChf (3,6) perdeu 3,21%! (mínimos históricos)
O dólar desvalorizou praticamente em todos os pares, ficando quase neutro Dólar Canadiano. O Franco Suíço destaca-se pela forte valorização.