sábado, 23 de julho de 2011

Dólar índex

O Dólar Índex desvalorizou esta semana 1,23 %, perdendo 0,93 pontos.

Já não analisava este indice há 2 semanas, mas continua tudo idêntico, sem grandes alterações. A semana passada ainda chegou a negociar acima da zona de resistência, mas mais uma vez os ursos aguentaram a defesa da fronteira, mantendo a tendência a médio e longo prazo descendente. A curto prazo ainda é ascendente.

gráfico semanal 2008-2011
Na passada quinta-feira o triângulo ascendente parecia ameaçado, mas ontem fechou acima da linha ascendente. Apesar disso, os touros revelaram fragilidades, ao ter sido formado um lower low relativo.

gráfico diário
Começo a acreditar numa possível lateralização, deixando de existir o referido triângulo.

Para terminar, como habitualmente, deixo a evolução semanal das 6 moedas que compõem o cabaz do Dólar Index:
  • EurUsd (57,6% de peso nesse índice) valorizou (2ª semana consecutiva) 1,44%
  • UsdJpy (13,6%) fechou a semana a perder (3ª semana consecutiva) 0,84%
  • GbpUsd (11,9%) ganhou (2ª semana consecutiva) 1,03%
  • UsdCad (9,1%) perdeu (2ª semana consecutiva) 0,56%
  • UsdSek (4,2%) perdeu (1ª semana) 2,71%
  • UsdChf (3,6) ganhou (1ª semana) 0,57%

O Dólar apenas conseguiu uma ligeira valorização com o Franco Suíço, depois de este par ter feito mínimos históricos.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

PSI 20 - Índice portugês

O PSI-20 teve uma semana fantástica. Fecho a valorizar +-6,5%, ganhando +-430 pontos.

O gráfico semanal deixou um possível padrão de candlestick interessante: um Piercing Line Bullish, que pode provocar uma correcção moderada ao actual movimento de quedas.

gráfico semanal 2007-2011
A semana até não começou da melhor forma. Na segunda-feira escrevi, depois do fecho da sessão:
  • Hoje teve uma sessão muito feia, fechando ligeiramente abaixo da zona de suporte dos 6686-6587. Será muito importante o índice regressar rapidamente acima deste local. Não existe suportes até aos mínimos de 2008/2009, o que equivale a uma possível desvalorização de +-14%!
  • Tenho bastantes duvidas se realmente este local constituiu um fundo. Apenas uma momentânea paragem? Infelizmente assim parece...
No dia seguinte fez um Harami bullish, o que indicava uma possível correcção ao movimento descendente. Afinal podia estar mesmo feito um fundo para os próximos tempos.

gráfico diário
Os últimos 3 dias foram de forte crescimento, com velas de grande amplitude e volumes assinaláveis.

Hoje abre em gap up e deixa ficar uma possível Shooting Star, o que pode indicar uma correcção fraca a moderada. Para esta correcção não colocar em risco o padrão de velas semanal acima assinalado, era importante os 6930 pontos ou pelo menos os 6856 pontos (middle point da vela semanal) pararem a possível queda.

Nasdaq 100 - índice americano

Ontem o Nasdaq 100 acabou por encontrar a importante resistência 2419 pontos, mais uma vez, mas não a conseguiu quebrar. No fundo continua a sua lateralização, no amplo intervalo, entre os 2419 e os 2139. Assim, a tendência de longo prazo é claramente ascendente, enquanto a de médio/curto prazo é neutra.

gráfico diário
Observando mais de perto, para um gráfico de 2 horas em cash, o índice também lateraliza no intervalo entre os 2417 e os 2377 pontos. A projecção deste rectângulo é de 40 pontos, o que atira o target para os 2457 pontos, no caso de quebrar para norte.

gráfico 2 horas em cash
Tal como já referi na anterior mensagem do S&P 500, estou completamente do lado Bull. O mercado está com muita atenção aos resultados das empresas, eles têm sido interessantes na generalidade. Por exemplo, ontem os da Morgan Stanley fizeram disparar os futuros americanos antes da abertura do mercado.

Desta forma, sigo com muita atenção qualquer retracção do mercado para reforçar. Na sessão de ontem entrei nos 2373 e nos 2385 com pequenas quantias. Hoje espero o mesmo. Onde? Nos 2400 pontos.

gráfico 10 minutos CFD
Os cfds abriram hoje em gap up e espero o seu fecho. Se não for possível espero alguma divergência positiva em time frames pequenos ou a quebra da resistência dos 2419 e reforço num pullback a eles.

Euro - Dólar (ticker: EURUSD)

O par do Euro com o Dólar teve nova aproximação à LTD de curto prazo, visível no gráfico diário, estando a negociar junto dela. Não a considero para abertura de posições, mas poderá ser o primeiro sinal de inversão de tendência descendente de curto prazo. O segunda é dado com a quebra do anterior lower high.

gráfico diário
Juntamente com a referida LTD existe uma recente resistência nos 1,4436. Aliás é mesmo este ponto que está a acalmar um pouco os longos.

gráfico 4 horas
Nas minhas 2 anteriores mensagens referi 2 figuras com sinais diferentes. Quarta-feira, no inicio da abertura do mercado americano, coloquei um gráfico com uma rising wedge de 145 pips de projecção. Ela foi activada mas só atingiu 90 pips. Nesse ponto forma uma LTA e não parou de subir.

Na passada quinta-feira coloquei um gráfico com uma possível bandeira (linhas azuis) com 430 pips de projecção. Praticamente foi atingido o target ontem à noite.

gráfico 1 hora
Nas ultimas horas o EurUsd têm lateralizado num pequeno rectângulo. Caso não seja quebrado para norte, o par pode ir visitar os 1,421, resistência do triângulo ascendente activado ontem (visível no gráfico de 4 horas). A projecção desta figura é de +-350 pips. O target vai para os 1,464!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

EADS - CAC40 (ticker: EAD)

A EADS continua completamente dominada pelos touros em todos horizontes temporais. Esta semana está a negociar em máximos dos últimos 4 anos.

gráfico semanal 2006-2011
A sua valorização vêm sendo sustentada por uma LTA formada desde 2009. Ao longo desta subida, têm sempre períodos de consolidação, lateralizando em intervalos relativamente abrangentes.

Ontem abriu dentroda zona de resistência entre os 25,68 e os 24,15 e hoje deixou ficar um possível Dragonfly Doji Bearish, o que pode provocar uma correcção fraca a moderada.

gráfico diário
Para quem está fora como, cheio de vontade de entrar, resta esperar a confirmação de uma pequena correcção. Um pullback entre os 23,80-23,00 seria o ideal.

Tenho andado longe das analises a cotadas francesas. O CAC 40 não está nada famoso, mas esta cotada é uma das poucas excepções onde os touros continuam completamente no comando. Na anterior mensagem analisei o seu supersector.

Comparação entre Industrys/Sectors/Subsectores Europeus e Americanos

Hoje deixo a comparação do Supersector Industrias Goods & Services europeu e americano.

O aspecto gráfico de ambos os Supersectores continua bastante idêntico. Ambos são dominados pelos touros no longo prazo, enquanto no médio e curto prazo existe equilíbrio de forças.

gráfico europeu semanal 2007-2011
gráfico semanal americano 2007-2011
Existe uma diferença entre estes supersectores, mais uma vez a favor do lado americano. Enquanto este está a fazer esta semana um higher low relativo, o europeu fez novo lower low.

gráfico diário europeu
gráfico diário americano
Das cotadas que acompanho e que tenho colocado várias analises neste blog, fazem parte deste Supersector europeu a EADS. Relativamente ao Supersector americano fazem parte a Boeing, a General Electric e a 3M Company.

A empresa europeia está em máximos dos últimos 4 anos, 3M Company está relativamente perto de máximos históricos, a GE a negociar entre uma LTA e uma LTD de longo prazo e a BA analisei na anterior mensagem. Existe situações para todos os gostos...mas sem duvida um dos Supersectores mais interessantes do mercado.

The Boeing Company - NYSE (ticker: BA)

A Boeing atingiu os máximos dos últimos 3 anos em Maio deste ano. Neste ponto entra em queda, desvalorizando 14% nos últimos 3 meses.

gráfico semanal 2007-2011
No primeiro dia desta semana atinge a LTA de longo prazo e reage muito bem. Ontem atingiu a resistência dos 73,35 e abranda a sua valorização. Fechou a ganhar 2,18% com um forte volume. Aliás esta semana os volumes estão a ser consideráveis.

gráfico diário
É muito importante para os longos essa resistência ser quebrada. Será o primeiro sinal de uma possível alteração da tendência descendente de curto prazo. O segundo passo será fazer um novo higher high relativo, regressando acima dos 76,00, depois de 3 meses com consecutivos lowers lows e lowers higs.

O ideal para abrir uma posição longa, para quem está fora como eu, será esperar um pullback aos 73,75 USD depois de de higher high. Caso regresse à LTA também fica atraente, mas com um stop apertado.

Refiro mais um aspecto importante a ter em conta: o seu sector. Ele praticamente têm lateralizado desde o inicio do ano, e na segunda-feira reagiu muito bem ao contacto com uma forte zona de suporte.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Euro - Dólar (ticker: EURUSD)

O par do Euro com o Dólar acabou por fazer um falso break à LTD. A divergência negativa pesou mais.

gráfico 1 hora
A reforçar esta divergência, existe uma possível rising wedge, com uma projecção de  145 pips, o que atira o target para os 1,401. Curiosamente este valor fica muito próxima do suporte dos 1,403.

S&P 500 - índice americano

O S&P 500 veio testar o suporte dos 1295 pontos na passada segunda-feira, reagindo muito bem. Desta forma leva 2 highers highs e 2 lowers highs relativos consecutivos, o que demonstra o domínio dos touros neste ultimo mês de negociação.

gráfico diário
Eu estou completamente do lado longo, neste momento. Depois de uma reacção positiva aos 1295, a sessão de ontem foi marcado pelo poder dos touros. Após o fecho do mercado a AAPL apresentou resultados fantásticos. Hoje é a vez da Intel e amanhã da Microsoft. Referi estas empresas devido ao peso que possuem nos índices americanos. Considero que os mercados financeiros observam com muito mais cuidado os resultados das empresas, do que dados macroeconómicos, neste momento. Caso as cotadas que referi apresentem balanços superiores ao esperado, o Nasdaq vai para máximos acompanhado do S&P 500.

Contudo existe uma figura bearish, no gráfico de 1 hora nos CFDs, que pode provocar algum arrefecimento. Uma Broadening.

gráfico 1 hora CFDs
Ela acabou de ser quebrada para norte, mas lembro o falso break da mesma figura no inicio deste mês. Caso se confirme esta broadening, pode ser uma boa oportunidade de reforçar os meus longos, ou para entrar quem está fora. Onde? Nos 1315 caso a figura seja activada (duvido disso, mas...).

Um pullback aos 1330 também fica tentador um reforço, com uma pequena posição.

Euro - Dólar (ticker: EURUSD)

O par do Euro com o Dólar continua a sua caminhada ascendente, depois do toque com a parte superior da zona de suporte e formação da LTA de longo prazo.

gráfico diário
Observando mais de perto, um gráfico de 1 hora, é visível a cotação a oscilar entre uma LTD e uma LTA. Neste momento ela está a testar a LTD. Chovem referir a falta de consistência da LTA por ter uma grande inclinação, logo facilmente quebrável.

gráfico 1 hora
O par começa a formar uma pequena divergência negativa entre o RSI e a cotação. Caso não consiga superar este ponto, a LTD/1,4215, pode existir novo movimento descente. A LTA será colocada à prova. Caso não aguente os 1,403 devem ser novamente testados.

Caso supere este ponto devemos ter nova visita à LTD visível no gráfico diário, neste momento nos +-1,442.

Light Sweet Crude Oil continuous - Globex (ticker: Clc1)

O Light Sweet Crude Oil têm vindo a reagir às violentas quedas sofridas entre o inicio de Maio e meados de Junho. Neste período desvalorizou +-21%, perdendo +-25 USD.

Esta correcção ao movimento descendente está a encontrar uma forte resistência nos 38,2% de retracement de fibonacci. Leva 10 sessões encostado nesses valores.

gráfico diário
Observando mais de perto, um gráfico de 4 horas, existe várias barreiras para serem derrubadas pelos touros. Para além do nível de retracement já referido, a cotação está a tocar numa LTD de curto prazo. Mais acima existe ainda a linha descendente do um possível triângulo descendente (a figura ainda existe, mas duvido seriamente da sua consistência).

gráfico 4 horas
Na passada segunda-feira tentei entrar longo, mas falhei a entrada por 0,05 USD. Resta esperar por nova oportunidade. Talvez numa nova aproximação à LTA ou um pullback à LTD se entretanto quebrada.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Prata (ticker: XagUsd)

A prata têm tido um excelente comportamento durante este mês de Julho. Valorizou +-22 % em apenas 12 sessões.

Hoje praticamente tocou nos 50% de fibonacci, relativamente ao amplo movimento dos máximos nos 49,50 até aos 33,06, e entrou em correcção.

gráfico diário
Esta forte subida permitiu anular o possível triângulo descendente que ameaçava o XagUsd.

Observando mais de perto, um gráfico de 1 hora, existe uma Broadening Top. Os ursos estão a atacar a sua linha inferior. A projecção é de 0,95 USD, o que atira o target para os 38,85 USD.

gráfico 1 horas

Microsoft Corporation - Nasdaq (ticker: MSFT)

A Microsoft Corporation continua a ser dominada pelos ursos a longo prazo, a médio prazo está neutra e a curto prazo dominam os longos.

gráfico semanal 2007-2011
Em Dezembro de 2010 conseguiu quebrar a importante resistência dos 27,54, mas acabou por ser um falso break. Em Fereiro regressa abaixo desse ponto, desvalorizando +-20%.

Nas ultimas 8 sessões têm negociado junto da recente resistência dos +-26,90. Considero positivo este facto. Os touros parecem estar a carregar energia para nova corrida. O RSI e o MFI aliviam um pouco, deixando de estarem sobrecomprados.

gráfico diário
A subida neste ultimo mês foi muito grande e rápida. Os resultados são divulgados na próxima quinta-feiras após o fecho do mercado. Alguma antecipação do mercado?

Neste contexto fica fácil negociar a MSFT. Caso os 27 sejam quebradas em força, permite uma entrada longa nesse momento, ou então esperar um pullback a esse ponto. o Stop fica logo abaixo dos mínimos de ontem.

Petroleo Brasileiro SA - NYSE (ticker: PBR)

A Petrobras volta a estar encostada à importante suporte dos +-31,50/31,30. Continuo a afirmar a importância desta zona não ser quebrada. O potencial de queda seria enorme.

gráfico semanal 2007-2011
A PBR continua dominada pelos ursos em todos os time frames. No entanto, existe uma divergência positiva entre a cotação e o RSI nos gráficos semanal e diário. Os volumes têm sido fracos, abaixo da média.

gráfico diário
Normalmente não tenho grande interesse em cotadas com um aspecto técnico muito bearish, para abrir posições longas. Não gosto de tentar adivinhar fundos. Mas quando observo este tipo de divergências, encostadas a suportes importantes, fico bastante tentado.

Hoje vou deixar uma ordem a 32,10, stop 29,90 e take profit para metade da posição a 36 e a outra metade a 38.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

PSI 20 - Índice portugês

O PSI-20 começa a semana no vermelho, sendo a 3º semana consecutiva a desvalorizar, perdendo 11% nestas 11 sessões!

gráfico semanal 2008-2011
Hoje teve uma sessão muito feia, fechando ligeiramente abaixo da zona de suporte dos 6686-6587.

Será muito importante o índice regressar rapidamente acima deste local. Não existe suportes até aos mínimos de 2008/2009, o que equivale a uma possível desvalorização de +-14%!

gráfico diário
Na anterior mensagem do PSI-20 escrevi:
  • Curiosamente foi nesta zona que em Abril/Maio de 2010 as descidas pararam. Também nessa altura a volatilidade foi muito grande, gerando igualmente velas grandes e com sombras enormes.
  • Normalmente estas velas definem zonas importantes para futuras referencias. Por isso, costumam marcar extremos e reacções fortes. Pelo menos no curto prazo. Mas também é fundamental referir que habitualmente, depois dos mercados voltarem a acalmar, esses pontos voltam a ser testados. Ou seja, em breve devemos ter novamente o PSI-20  nos 6685. Como positivo, podemos ter finalmente um ponto como referencia para um fundo. Assim espero...
Hoje esta zona foi novamente testada. Tenho bastantes duvidas se realmente este local constituiu um fundo. Apenas uma momentânea paragem? Infelizmente assim parece...

AEX - indice holandês

Esta é a primeira vez que analiso o índice Holandês AEX, por sugestão do jota, deixada na mensagem "Análise técnica por sugestão". Nunca o negociei.

O AEX viveu nos últimos 20 anos, 2 Bull Markets e 2 Bear Markets. Durante a década de 90 teve um crescimento brutal e constante. De 1991 a 2000 passou dos +-100 aos +- 700 pontos, ainda o seu máximo histórico. Uma valorização de 600%!

gráfico semanal 1991.2011
Em 2001 dá o primeiro sinal de fraqueza, com a quebra dos 609 pontos, confirmado com a ruptura dos 528. A derradeira demonstração do seu 1º Bear Market, é dado um ano mais tarde, em Agosto de 2002.

gráfico semanal 2001-2011
O 2º Bull Market teve uma duração mais curta e menos intensa, ao contrario do 2º Bear Market. Este desvalorizou 360 pontos em apenas ano e meio. De 2003 a 2007 tinha crescido 340 pontos.

 A tendênca de muito longo prazo é descendente, a longo prazo é ascendente/neutra, a média está neutro, enquanto no curto prazo é descendente.

gráfico semanal 2007-2011
Em Maio deste ano os ursos voltaram a demonstrar força, com a quebra da LTA de médio prazo. A Evening Doji Star, formada recentemente no gráfico semanal, deixava em aberto uma possível correcção forte.

Hoje começou a semana da pior forma. Quebra de um suporte intermédio, deixando um enorme Marubuzo vermelho.

gráfico diário
Existe um enorme caminho aberto para os ursos, sem grandes obstáculos, até à histórica zona de suporte dos +- 300pontos. Equivale a um potencial de desvalorização +-6%.

Nunca tinha observado com atenção este índice. Parece ser uma interessante opção para ficar curto, tal como o CAC 40. Vou ficar atento a um pullback aos 327 pontos...