sábado, 15 de janeiro de 2011

Dólar índex

Apesar da volatilidade continuar alta e até mesmo aumentar, tivemos mais uma semana sem novidades neste índice.

Esta semana terminou praticamente nos valores onde começou a semana anterior. A semana passada tinha valorizado 2,59%(2,05 pontos) e esta desvalorizou 2,40% (1,94 pontos).

gráfico semanal
O Dólar índex continua a lateralizar dentro do range 81,44-77,97, onde já leva 32 sessões.

gráfico diário


Dólar - Iene

O par Dólar - Iene continua completamente dominado pelos ursos no longo prazo. A LTD que vêm sustentando a sua desvalorização nos últimos 3 anos está neste momento nos 87,x.

gráfico semanal 2006-2011
Observando os últimos meses vemos que existe um equilíbrio de forças. Praticamente existe uma lateralização desde Agosto do ano passado. O primeiro sinal de igualdade de forças aconteceu com a quebra da LTD, em Novembro, que começou a ser formada em Maio.

gráfico diário
Nas ultimas 6 sessões parece que está a ser formada uma bandeira com projecção aproximada de 270 pips, o que pode levar este par para os 85,xx.

No contexto mais próximo, tivemos durante o fim de Novembro e meio de Dezembro o UsdJpy a lateralizar e os movimentos oscilatórios (ascendentes ou descendentes) eram sinalizados por divergências entre o RSI e a cotação (quadrados azuis no gráfico de 4 horas). Quando na ultima semana de Dezembro voltou a existir nova divergência e o par reagiu de forma diferente do anterior padrão (quadrado verde), ficou sinalizado nova alteração de forças.

gráfico 4 horas
No curto prazo parece que a força está novamente do lado dos longos, apesar do movimento ligeiramente descendente desta semana. Acredito que está a ser formada uma bandeira que vai levar o par para perto da LTD do gráfico semanal.


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Subsector Restaurants & Bars - S&P 500 (ticker: DJUSRU)

O cenário não é o melhor para os touros deste subsector. Depois de quebrado o mini suporte dos 596 pontos existe um largo espaço sem qualquer referencia.

gráfico diário
A McDonald's têm um peso aproximado neste subsector de 50%, a Starbucks (SBUX) de 15% tal como a Yum! Brands Inc. (YUM).

Industry Consumer Services - S&P 500 (ticker: DJUSCY)

A Industry Consumer Services têm um market value aproximado de 11% no S&P 500.

No ultimo semestre teve uma valorização aproximada de 30%. Praticamente não sentiu nenhum obstáculo nesta subida. Neste momento está a apenas 5% dos máximos de 2007.

gráfico semanal 2006-2011
Desde o final de Dezembro que têm lateralizado num intervalo muito reduzido, depois de abandonar a LTA que vinha sustentando a sua subida nos últimos 4 meses.

gráfico diário

A quebra de um dos lados vai indicar o caminho a seguir. Com o RSI ainda em valores altos e com o MFI aliviado, penso que podemos ter nova valorização.

McDonald's Corporation - NYSE (ticker: MCD)

A McDonald's Corporation continua a sua queda livre. Desde o máximo alcançado no dia 7 de Dezembro já desvalorizou 10% e 8,50 USD.

gráfico diário
Neste momento está muito perto do suporte, nos 71,70, que tenho vindo a apontar como o mais consistente. Os volumes têm sido bem acima da média.

Relativamente aos indicadores temos que recuar até 2002 para ver o RSI a valores semelhantes e por tanto tempo abaixo dos 30 pontos. Isto demonstra bem a força dos ursos.

Por todos estes factores conto com uma boa reacção dos touros no referido suporte.

Industry Basic Materials - S&P 500 (ticker: DJUSBM)

A Industry Basic Materials teve uma valorização aproximada de 50% no ultimo semestre. Neste momento negoceia junto a uma importante resistência.

gráfico semanal 2007-2011
A estes valores parece perfeitamente normal existir uma correcção. Existe uma LTA, que vêm sustentando a sua valorização nos últimos 5 meses, nos 295 pontos. Está neste momento a menos de 5% de distancia.

gráfico diário


Alcoa Inc. - NYSE (ticker: AA)

A Alcoa têm tido um comportamento brilhante desde Agosto de 2010. Valorizou aproximadamente 70% o que equivale a um ganho de 6,80 USD.

Ao contrario do que eu esperava, passou pela zona de resistência dos 15,15-14,85 sem grande problema. Teve mesmo um gap up com grande volume ao abandonar este ponto. Um excelente sinal de força dos touros. Entretanto saíram os resultados trimestrais. Apesar de bons ela está a corrigir desde esse dia. Já tinha incorporado esses valores.

gráfico diário
O Gap up acima referido está quase fechado. Este pullback à referida zona dos 15,15-14,85 pode ser uma excelente oportunidade de entrar longo. Os indicadores técnicos estão a aliviar, como que ganhando folgo para nova arrancada. Pelo lado negativo temos estas quedas com grande volume.

Acima dos 17,60 (máximo dos últimos 2 anos e meio) temos um largo espaço sem qualquer resistência a dificultar o caminho dos touros.

gráfico semanal 2007-2011


quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Industry Oil & Gás - S&P 500 (ticker: $DJUSEN)

A Industry da energia desde que quebrou no inicio de Dezembro a forte zona de resistência, têm subido sem pausas.

gráfico semanal 2006-2011
O cenário é francamente animador. Não existe nenhuma barreira praticamente até aos 700 pontos, o que dá uma margem de 20%!

gráfico diário
Esta subida bem sendo sustentada por uma LTA. Os seus volumes têm sido praticamente sempre abaixo de média.


Exxon Mobil Corporation - NYSE (ticker: XOM)

Os touros da Exxon continuam a sua corrida para norte. Desde Agosto de 2010 já valorizou 32% o que equivale a uma ganho de quase 20 USD.

gráfico semanal 2007-2011
 Esta subida aconteceu praticamente sem pausas e muito bem auxiliada por LTA.

Neste momento negoceia junto a uma zona de resistência, entre os 75,00 e os 76,60, Estes valores foram os máximos de 2009 e que se tornaram um verdadeiro muro.

gráfico diário
Neste momento espero uma pequena correcção para entrar, mas não têm sido fácil. Uma visita à LTA será uma excelente oportunidade.

Curiosamente toda esta subida foi acompanhada por um volume moderado sempre abaixo da usa média.


Petroleo Brasileiro SA - NYSE (ticker: PBR)

A Petrobras está a ter um excelente mês de Janeiro. O primeiro sinal de força dos longos aconteceu quando a LTD com 1 ano de existência foi quebrada.

Ontem fechou praticamente encostada à forte resistência dos 38,70 e com um volume bem acima da média. Leva uma valorização de 20% no ultimo mês e meio.

gráfico diário
A pesar de finalmente a LTD ter sido quebrada, não considero que os touros dominam no longo e médio prazo. Nestes espaços temporais a PBR está neutra. Para o domínio ser total é muito importante os 38,70 serem quebrados. Esta aproximação têm sido com volumes dentro da sua média.

Neste momento começo a achar muito interessante uma entrada longa. O petróleo continua a sua caminhada em direcção aos 99 USD, o que é uma importante ajuda. Uma quebra dos 38,70 com bom volume ou uma vinda para os 37,xx faz eu entrar na PBR.

Light Sweet Crude Oil - Globex (ticker: Clc1)

O Light Sweet Crude Oil fechou em novo máximo.

A semana passada sofreu uma ligeira correcção (existia uma divergência negativa da cotação com o RSI), que levou a testar com sucesso o agora suporte dos 87,15 USD. Este, sem dúvida, pode ser um bom impulsionador para novas subidas, como aliás se verifica.

gráfico diário


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Euro - Dólar

O cross do Euro com o Dólar está a tentar lutar para acompanhar os mercados financeiros, mas realmente a correlação que se vinha assistindo durante 2010 não têm existido.

No passado dia 6 quando quebrou a LTA de médio prazo, que vinha sustentando a sua valorização, deu um importante passo para novas quedas. Os touros até sorriam ao observarem um possível triângulo ascendente, mas tal não se verificou.

gráfico diário
Ainda não convencidos, argumentam que a quebra da LTA não é importante, até porque existe uma divergência positiva entre a cotação e o RSI entre os mínimos de Novembro e os da semana passada. No fundo parece que está a lateralizar durante este período.

Mas os ursos esfregam a mão ao olharem para o gráfico de 4 horas. Indicam a formação de uma bandeira com uma projecção de 560 pips. Brutal!

gráfico 4 horas
Neste caso o target vai para os 1,24x, valores próximos da próxima zona de suporte consistente.

Realmente são muitos pips, mas também eram quando na mensagem do dia 16 de Dezembro indiquei uma figura bearish com projecção de 440 pips. No passado dia 10 quase foram atingidos...

The Coca-Cola Company - NYSE (ticker: KO)

A divergência negativa que referi na anterior mensagem da Coca-Cola levou mesmo a cotação a iniciar uma correcção.

Considero esta correcção perfeitamente normal e que não coloca em causa o domínio dos touros. Para além da divergência negativa a KO estava a negociar dentro de uma forte zona de resistência, mais precisamente junto aos valores máximos do anterior Bull Market.

gráfico semanal 2007-2011
A KO teve uma valorização fantástica nos últimos 7 meses, crescendo 32%. Nesta ansiedade os touros praticamente não pararam para respirar, o que origina a falta de suportes consistentes. Existe um pequeno suporte na casa 61,80.

gráfico diário

Confesso que espero uma visita a esses valores para entrar longo. Até aos 61,80 a KO negoceia em território neutro. Abaixo desse ponto deixa de estar interessante.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PSI 20

O aspecto do índice português não está nada famoso para os longos.

As quedas desde o passado dia 5 foram muito violentas. Ontem existiu mesmo um gap down, tendo ficado um hammer abandonado. Esta vela podia indicar uma possível inversão de tendência que foi confirmada hoje. Será? Ou hoje apenas assistimos a uma correcção das referidas quedas, gap fechado e zona de suporte/resistência testada? Como factor positivo temos os volumes fracos nestas quedas.

gráfico diário
Durante o ano de 2010 a zona dos 7550-7470 pontos foi uma importante resistência/suporte. No entanto, nos últimos 2 meses, foi um pouco mais abaixo que os longos conseguiram parar as quedas, nos 7322 pontos.

Observando o gráfico do PSI 20 (sem sentimentos patrióticos) visualizo um possível triângulo descendente com projecção aproximada de 900 pontos. Para este cenário ficar afastado seria muito importante os 8000 pontos voltarem a ser atingidos rapidamente.

EADS - CAC40 (ticker: EAD)

A EADS teve um dia fantástico. Valorizou 4,75% e finalmente conseguiu furar a importante resistência dos 19,45.

gráfico diário
Quer a aproximação, quer a quebra dos 19,45 foi conseguida com um volume bem superior à sua média.

Com a ruptura deste importante ponto a EAD, os touros ficam com caminho aberto até à zona dos 25-26 €.

gráfico semanal 2005-2011


Nvidia Corporation - Nasdaq (ticker: NVDA)

Os touros da Nvidia estão completamente loucos, sem qualquer controle na sua fúria. Só nas últimas 6 sessões valorizou 35%, não ligando nenhuma a resistências, históricas ou não. O target do rounding button foi completamente ignorado!

Na passada quinta-feira teve o 2^º volume mais alto dos últimos 6 anos!

gráfico diário
Perante este cenário parece quase utópico falar em posições pontos onde os touros podem parar um pouco para respirar. Observando o gráfico semanal existe uma resistência nos 25,45.

gráfico semanal 2006-2011
Eu fechei posições nos 19,00 infelizmente. Neste momento espero um pullback para perto desses valores para voltar a entrar, apesar de não acreditar nesse movimento...

3M Company - NYSE (ticker: MMM)

A 3M Company leva 2 meses a lateralizar no intervalo 88,00-83,40 USD.

Nas ultimas 15 sessões negociou sempre muito perto do topo desse rectângulo. Espera pela LTA, neste momento nos +-85,20, para dar o salto?

gráfico diário
Os volumes nas ultimas 15 sessões têm sido muito modestos, sempre abaixo da sua média. Penso que podemos estar a assistir a um momento de acumulação. A projecção deste rectângulo é de 4,55 o que atira o target para os 92,55. Antes temos uma forte zona de resistência entre os 90,00 e os 90,90 USD.

Resta referir que o seu subsector leva 4 sessões a negociar junto a uma histórica resistência. A MMM têm um peso aproximado de 18% no market value deste subsector.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Jerónimo Martins - PSI 20 (ticker: JMT)

A Jerónimo Martins leva 4 sessões consecutivas a desvalorizar. O primeiro sinal de perda de força dos touros foi dado na quebra da LTA de médio prazo. Eles ainda tentaram reagir mas as suas energias estavam mesmo no limite.

gráfico diário
Apesar desta queda os longos ainda não perderam o controle, apesar de considerar estar neste momento em terreno neutro. Aliás a sessão de hoje acabou por ser importante para eles. O primeiro suporte, nos 10,90, foi testado com êxito. Isto acaba por ser algo relevante porque na subida constante, ao longo dos últimos 6 meses, não ficaram grandes zonas de suporte.

Este ponto passa a ser uma marca de referência pelo menos no curto prazo. Ainda por cima esta reacção aos 10,90 foi conseguida num dia com um volume bem acima da sua média.

Dell Inc. - Nasdaq (ticker: DELL)

A Dell teve uma semana muito interessante. Na segunda-feira dá o primeiro sinal de poder quebrar a LTD de curto prazo, que é confirmado na quarta-feira. Com este movimento penso que podem ser atingidos, em breve, os 14,80. Depois desse ponto atingido, já não considero muito fácil ela continuar a subir. Este mês leva uma valorização de 8%.

gráfico diário
No longo prazo a Dell continua no comando dos ursos. Apenas a quebra da LTD (neste momento está nos +- 14,85) com 3 anos de existência muda esse cenário. Já no médio prazo considero neutra.

As ultimas 2 sessões deixaram um possível bearish harami, o que pode indicar uma pequena correcção para  hoje. Neste caso a LTA de muito curto prazo será colocada à prova. Caso esta se mostre consistente podemos ir mesmo aos 14,80.

Eu vendi metade da minha posição nos 14,10, que era o meu primeiro objectivo. A outra metade subi o stop profit para os 13,60. Desde a abertura da minha posição longa que coloquei objectivos pequenos. A LTD acima referida não me dá garantias de muito mais.

Intel Corporation - Nasdaq (ticker: INTC)

A Intel nos últimos 2 meses têm vindo a lateralizar entre os 21,70 (com um falso break pelo meio) e os 20,55.

Na passada sexta-feira ameaçou quebrar o suporte dos 20,55, mas acabou por fechar acima dele.

gráfico diário
Os touros vinham dominando desde o fim de Agosto. Com a quebra da LTA de médio prazo perderam o domínio mas não o controle. Aqui está precisamente o ponto chave, nos 20,55 (tal como escrevi na anterior mensagem da Intel). Ela apresenta resultados na próxima quinta-feira, após o fecho dos mercados americanos.

Resta referir que a Intel continua com uma performance muito inferior ao seu subsector.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Dólar índex

A volatilidade no Dólar Índex continuou alta esta semana, mas não trouxe nenhuma novidade. A semana fechou praticamente nos mesmos valores onde tinha começado a semana anterior. A semana passada tinha desvalorizado 1,90% e esta ganhou 2,59%.

gráfico semanal
O índice basicamente continua a lateralizar. Desta forma leva 27 sessões dentro do range 81,44-77,97.
gráfico diário
Olhando para o peso pesado deste índice (57,6%), o cross do Euro com o Dólar, parece que iniciou novo movimento descendente. Esta semana quebrou a LTA de médio prazo, que vinha sustentando a valorização do Euro desde Agosto e fez novo lower low. Neste momento existe caminho livre para nova visita à zona de suporte nos 1,25x.

gráfico diário
Caso se confirme este movimento a zona de resistência dos 83,5 do Dólar índex vai ser testada.