sábado, 12 de fevereiro de 2011

Dólar índex

O Dólar índex acabou por confirmar a a indicação dada pela vela da semana passada, fazendo uma ligeira correcção ao movimento descendente das ultimas semanas. Fechou a valorizar uns ligeiros 0,53% ou 0,42 pontos.

gráfico semanal
Esta ligeira valorização confirmou o falso break existente a semana passada, continuando assim a negociar dentro do range alargado 81,44-71,97. Leva já 52 sessões neste intervalo.

gráfico diário
Contudo os touros têm que se manter alerta. A manutenção acima da LTA do gráfico semanal é fundamental. Esta caso seja quebrada significa a guerra ganha pelos ursos. Neste momento ela encontra-se +-77,0

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Subsector Semiconductor - S&P 500 (ticker: DJUSSC)

Como hoje analisei 2 cotadas deste subsector, deixo ficar o gráfico actualizado dele.

gráfico diário
Ontem testou com sucesso o importante suporte. A LTA de médio prazo também está por perto.

Curiosamente o gráfico deste subsector está muito idêntico à TXN, apesar desta ter apenas um peso de +-10% no seu market value.

Broadcom Corporation - Nasdaq (ticker: BRCM)

A Broadcom, tal como a TXN, também num ponto tentador para entrar longo. Têm vindo a lateralizar entre os +- 46,93 e os +-42,80.

gráfico diário
A projecção deste rectângulo é portanto de 4,13 USD.

Nas ultimas sessões o volume aumentou, após a divulgação de resultados, que inclusive provocou em grande gap down. Ele entretanto foi fechado. Mais uma vez os touros parecem querer aguentar a cotação acima dos 42,80.

Texas Instruments Incorporated - Nasdaq (ticker:TXN)

A Texas Instruments está num ponto muito interessante. Está a vir visitar novamente a agora zona de suporte dos 34,60-34,00.

gráfico diário
A reforçar esta ideia de entrar longo temos também a LTA de médio prazo junto à referida zona de suporte.

Os volumes têm andado fracos desde Dezembro. Nova acumulação?

Dólar - Iene

O par Dólar - Iene leva 8 sessões consecutivas a subir, com um ganho de 230 pips.

Os últimos 4 meses têm existido um interessante equilíbrio de forças, o que acaba por ser um bom indicador para os touros.

gráfico diário
Esta igualdade de forças permitiu a médio prazo o par fazer já 3 sucessivos higers higs. Pelo meio ainda formou uma espécie de bandeira, ou até um triângulo simétrico meio estranho, mas que era um sinal de nova valorização.

Neste momento identifico um possível triângulo ascendente, com projecção de +- 380 pips. Caso este seja activado será para levar muito a sério este movimento ascendente. A figura é num gráfico diário e isso irá marcar certamente a proxima tendencia de médio/longo prazo.

Euro - Dólar

O cross EurUsd encontrou a semana passada a forte zona de resistência dos 1,369-1,382 e entrou em correcção. Os touros tentaram levar o par novamente para norte esta semana, mas parece que estão mesmo a perder força nesta zona. Será? As intervenções dos bancos centrais continuam a influenciar muito o sentido do mercado cambial.

gráfico diário
Continuando a observar o gráfico diário, o par parece querer ir testar a zona de suporte 1,349-1,344.

Observando mais de perto, para um gráfico de 4 horas, encontro 2 possíveis cenários com percursos diferentes.
Por um lado temos uma possível falling wedge com projecção de 300 pips. Caso esta se active, a zona de resistência vai ser novamente visitada. Lembro que também identifiquei uma figura igual no par Euro-Iene, já activada esta semana, e que se encontra a meio caminho do target.

gráfico 4 horas
Noutra direcção, identifico um possivel H&S, este menos evidente do que a anterior figura. Curiosamente a sua projecção é igualmente de +-300 pips. 

gráfico 4 horas
Neste contexto a quebra da neckline do H&S, curiosamente perto da zona de suporte 1,349-1,344, mantém a tendência de curto prazo. A ser activada a falling wedge, origina nova lateralização do par.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

McDonald's Corporation - NYSE (ticker: MCD)

A McDonald's está a ter uma semana muito interessante. Já valorizou 3,50%, que equivale a 2,60 USD.

Na segunda-feira foi testar a linha ascendente do possivel triângulo, reagiu muito bem e ontem fechou junto à resistência do mesmo. 

gráfico diário
A projecção deste triângulo é de 3,75, o que atira o target para perto dos 80,00 USD.

Nvidia Corporation - Nasdaq (ticker: NVDA)

A Nvidia depois de ter alcançado a forte zona de resistência, na semana passada, entrou em correcção.

gráfico semanal 2006-2011
As primeiras 3 sessões desta semana provocaram já uma desvalorização de +- 10%. Estas formaram um padrão de candlesticks muito bearish, um three black crows, que pode originar uma forte correcção.

gráfico diáro
Ao mesmo tempo foi activado a rising wedge, que já havia referido na anterior mensagem da NVDA, com target para o midlle point daquela grande vela do dia 12 de Janeiro. A grande questão é se a correcção fica por aqui ou vai mesmo ser visitado o suporte dos +- 19,00.

CAC 40 - Índice francês

O CAC 40 depois de andar a negociar 2 dias consecutivos acima da importante resistência dos 4090 pontos, hoje negoceia abaixo dela. Neste momento perde 0,70% depois de ter andado no 1%.


gráfico diário
O índice francês continua a evoluir dentro do canal ascendente, que começou a ser formado em Julho de 2010.

gráfico 4 horas
Depois de vários dias encostado ao topo, hoje está a corrigir e já foi visitar a linha inferior de uma possível rising wedge que existe dentro dele.

gráfico 2 horas
A projecção desta é de 270 pontos e começa a estar no limite da sua validade em espaço temporal. Esta figura, no fundo, acaba por ter mais interesse para entradas com objectivo de negociar num curto espaço de tempo.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Jerónimo Martins - PSI 20 (ticker: JMT)

As ultimas duas sessões da Jerónimo Martins foram uma demonstração de força dos longos. Valorizou praticamente 8 %, ganhando 0,90 €. Os volumes foram muito fortes.

gráfico diário
Esta subida tornou invalido o triângulo descente que ameaçava a JMT.

Resta referir que apresenta resultados no próximo dia 18.

EDP Renováveis - PSI 20 (ticker: EDPR)

A EDP Renováveis parece estar a formar um padrão interessante e que pode ajudar os longos a sair desta pequena resistência dos 4,60: um triângulo ascendente.

gráfico diário
A sua projecção é de +-0,48€ o que atira o target para os 5,08. No entanto acho que este pode ficar curto. Caso ele seja activado acredito na visita à próxima resistência dos 5,54.

PSI 20

O indice português está a passar por um momento de muito importante para os longos.

A semana passada já tinha conseguido quebrar a LTD de curto prazo e assim afastar o cenário do triângulo descendente. Esta semana já leva 2 sessões acima dos 8000/8050 pontos, fazendo um novo higher high relativo importante. Aliás desde o afundar no inicio de Janeiro que já leva 3 highers highs e 2 highers lows relativos consecutivos.

gráfico diário
Se no curto prazo dominam os touros, no médio prazo continuo a considerar o PSI 20 em território neutro. Acima dos +- 8200 pontos também conseguem essa medalha.

Microsoft Corporation - Nasdaq (ticker: MSFT)

A MSFT está num ponto interessante. Após a divulgação de resultados no passado dia 28 de Janeiro, foi testar o importante suporte dos 27,54 e aguentou bem. Aliás isto aconteceu nas sessões seguintes com o mesmo resultado.

gráfico diário
Esta semana os touros parecem querer retomar o sentido ascendente, mas estão a sentir o peso do middle point da grande vela vermelha.

Eu acabei por entrar nos 27,60. O meu stop está nos 26,10. Take profit 31,00.

Dell Inc. - Nasdaq (ticker: DELL)

A Dell parece estar a sentir novamente o poder dos ursos.

Esta semana voltou a aproximar-se da LTD de longo prazo e parece querer voltar a corrigir.

gráfico semanal 2007-2011
Na primeira sessão desta semana deixou uma shooting star. Ontem o ligeiro gap up foi fechado, a LTD de médio prazo quase tocada e fecho negativo. Parece estar aberto caminho a nova correcção. No entanto esta não têm aspecto de ser significativa.

gráfico diário
Desde Dezembro que os volumes têm sido muito moderados. Basicamente ela têm lateralizado durante este período. A acumular? Esse sinal apenas será dado se as LTDs forem quebradas. Neste caso a valorização pode ser muito interessante.

Resta referir que o seu subsector continua a todo o vapor, enquanto ela não sai desta situação.

Halliburton Company - NYSE (ticker: HAL)

A Halliburton continua completamente dominada pelos touros. Desde Junho de 2010 já valorizou +-120%, com um ganho de +-26,00 USD!

Os 35,00 não foram fáceis de ultrapassar, tendo mesmo originado um duplo topo que ameaçou fazer ruir todo o crescimento de 2009.

gráfico semanal 2006-2011
Depois de ter tido 4 sessões consecutivas a negociar junto aos 47,00 com razoáveis volumes, dentro da sua média, eu esperava uma correcção para valores junto da anterior resistência, agora suporte, para voltar a tentar entrar longo. A sua abertura ontem, em gap down e com bom volume deixava indicar isso ser possível. A vela no final do dia já deixa duvidas se isso irá acontecer.

gráfico diário
Aliás se observar as anteriores correcções a retracção/correcção nunca chega a atingir o anterior suporte. Isto têm provocado as minhas anteriores tentativas de entrada falhadas.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Petroleo Brasileiro SA - NYSE (ticker: PBR)

A Petrobras teve, num curto espaço de tempo, dois testes mal sucedidos à forte resistência dos 38,70.

gráfico diário
Será muito importante para os longos, os 36,00-35,50 não serem quebrados. Desta forma consegue fazer um higher low. No caso dos 34,96 não aguentarem pode ser activado um duplo topo.

Ontem saíram noticias de falta de acordo entra a Petrobrás e a Eni, relativamente à negociação de uma posição na Galp. Terá isto influenciado? Eu acompanho 5 empresas desta Industry e a PBR foi a única a fazer uma vela muito feia, desvalorizando 3,13%.

Akamai Technologies - Nasdaq (ticker: AKAM)

A Akamai têm vindo a perder fulgor nos últimos meses.

No fundo desde Setembro de 2010, que se vêm assistindo a uma lateralização entre 51,35/54,4 (máximos de 2007 e desde 2010/11) e os +-46,20. Durante este período, os volumes têm andado estáveis, mas baixos.

gráfico diário
Desde Setembro que vêm fazendo sucessivos lowers higs e highers lows relativos. Isto permite o aparecimento de uma espécie de triângulo simétrico. O desenho não é perfeito, mas os princípios técnicos estão lá. Caso esta figura seja activada têm uma projecção de +- 8 USD. No caso da linha inferiro ser quebrada, existe uma ultima barreira para os longos não perderem a batalha: o suporte nos +-46,35.

Os volumes têm vindo a aumentar nas ultimas sessões (junto à linha inferior). Curiosamente o RSI está estável, enquanto o MFI está no valor mais baixo desde 2007.

A Akamai apresenta resultados no amanhã depois do fecho do mercado. Até lá deve-se manter dentro deste padrão.

Crude Oil Brent CRD continuous - ICE (ticker: LCOc1)

O Brent está a fazer um pullback à agora zona de suporte dos 98,91 USD.

Gráfico diário
Curiosamente quer o Crude, quer o Brent estão a testar um importante suporte. O gap este estes dois está nos +-11 USD, depois de já ter estado acima dos 12 USD. 

Light Sweet Crude Oil continuous - Globex (ticker: Clc1)

O Light Sweet Crude Oil continua a sua lateralização no intervalo 92,x-87,x USD.

gráfico diário
Os 3 toques que existiram nos 92,6 provocaram uma divergência negativa entre a cotação e o RSI. 


Euro - Iene

O par Euro-Iene parece estar a atravessar um momento idêntico aos últimos 3 trimestres de 2009. Nessa altura ele lateralizou num intervalo bastante alargado, de +- 1200 pips. Agora ele já leva 10 meses também a lateralizar entre os 115,x e 106,x. São uns mais modestos +-900 pips.

gráfico semanal 2007-2011
Este andar de lado permitiu a quebra da LTD que vinha empurrando este par para sul. Considero que no longo prazo ainda dominam os ursos (mantenho essa opinião até os 115,x serem quebrados), mas a meio termo as forças estão equlibradas.

gráfico diário
No curto prazo parece que estamos a assistir a uma correcção da excelente subida que existiu durante o mês de Janeiro.

Neste momento temos uma possível falling wedge a ser formada. A sua projecção é de +-240 pips.

gráfico 4 horas

Curiosamente os 2 pontos que unem a linha inferior desta possível figura bullish foram toques na LTD quebrada no gráfico diário.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

BCP - PSI 20 (ticker: BCP)

A sessão de hoje do BCP pode ter sido muito importante para os touros. Quebrou a LTD de longo prazo cheia de convicção, fazendo um enorme Marubozu com um volume bem acima da média.

gráfico semanal 2008-2011
Isto também implica uma mudança de poder no curto prazo. Desde o dia 10 de Janeiro o BCP já fez 3 higher higs e lowers higs relativos. Para a confirmação ser total (volto a referir: no curto prazo) é necessário ir negociar acima dos 0,63/0,64.

gráfico diário



CAC 40 - Índice francês

O CAC 40 voltou a fechar encostado à forte resistência dos 4091 pontos. Este é a terceira tentativa nas ultimas 8 sessões.

gráfico diário
As duas primeiras tentativas provocaram uma divergência negativa entre a cotação e o RSI. Isto originou a ligeira correcção que se verificou a meio da semana. Os touros ganharam nova energia e neste momento parece que está para breve a quebra deste ponto. Será? Existe um outro possível cenário...

gráfico 4 horas
Não deixa de ser curioso o índice levar 2 semanas encostada à linha superior de um canal ascendente. Dentro deste canal existe uma possível rising wedge (padrão idêntico ao que se passou durante os meses de Setembro, Outubro e Novembro). Esta têm uma projecção de +- 400 pontos. Este parece ser um cenário menos provável, mas...

Industry Industrials - S&P500 (ticker: DJUSIN)

A Industry Industrials continua a sua caminha imparável para norte. Apesar desta Industry não ter um peso sinificativo no S&P 500 (está em 7º lugar e pesa +-10%), demonstra bem o Bull Market que o índice americano vive.

gráfico semanal 2007-2011
Nas ultimas sessões os touros parecem estar a acalmar um pouco. Os indicadores estão a sair da zona sobrecomprada, o que está a originar uma divergência negativa, mas não atribuo grande significado a esse factor. Temos uma LTA de curto prazo relativamente próxima, que pode ajudar os longos a levarem a cotação para a zona de resistência.

gráfico diário
Desta Industry fazem parte a GE e a MMM, que analisei hoje.

General Electric Company - NYSE (ticker: GE)

A General Electric leva 7 semanas consecutivas a subir . Neste período valorizou aproximadamente 20% e +-3,20 USD.

gráfico semanal
Um pullback ao agora suporte dos 19,73 Usd seria um excelente momento para entrar longo.

gráfico diário
O RSI parece querer aliviar da zona de sobrecomprado e o MFI também parece querer respirar um pouco. Isto pode ajudar aos 19,73 poderem ser realmente visitados. Para quem está com posição aberta não existe nenhum motivo para sair, bem pelo contrário.

3M Company - NYSE (ticker: MMM)

A 3M Company continua numa situação tecnicamente muito interessante. Está a negociar entre a histórica zona de resistência, dos 91/90 USD, e a LTA de longo prazo que neste momento se encontra nos +-86,50 USD.

gráfico semanal 2007-2011
Nos últimos 10 meses já existiu 3 contactos com a referida zona de resistência. Em todos os casos a aproximação foi com bom volume, mas a reacção dos ursos nesse ponto também foi forte. A menos violenta acabou por ser esta ultima, em fins de Janeiro.

gráfico diário
Não falo em triângulo ascendente porque a sua validade, em espaço temporal já acabou. Neste momento apenas existe uma LTA de muito curto prazo (nos +-87,80) e a já referida de longo prazo a ajudar os longos. Com o RSI e o MFI a conseguirem continuar a evoluir acima dos 50 pontos, acredito que pode estar para breve uma ruptura dos 91/90 USD.

Eu estou longo desde os 86 USD. O meu stop está abaixo da LTA de longo prazo. Take profit em novos máximos.