sábado, 4 de dezembro de 2010

Dólar índex

O inicio da semana começou com a caminhada do Dólar índex em direcção à resistência de curto prazo dos 83,5 pontos (chegou aos 81,44). A intervenção do banco central europeu nas dividas publicas dos PIIGS inverteu a valorização do Dólar. Acabou a semana dentro de zona de suporte dos 80-78,3 pontos.

gráfico semanal 2008-2010
A recuperação nestas ultimas 3 sessões foi muito forte. Ontem tocou nos 61,8% de retracement do anterior movimento e recuou ligeiramente.

A força dos touros estava bem patente depois de 2 higher high e 1 higher low. No muito curto prazo eles continuam a mandar até os 77,97 sejam quebrados consistentemente.

gráfico diário
Relativamente ao peso pesado deste índice, o cross do Euro com Dólar, o inicio da semana parecia confirmar a caminhada para o forte suporte dos 1,25/1,26 mas a já referida intervenção nos mercados, fez o euro inverter a sua desvalorização. Isto permitiu novo higher low e assim já temos 2 highers high e 2 highers low.

Se no longo prazo dominam os ursos, a médio e curto prazo a bola está do lado dos longos.

gráfico semanal 2008-2010
O segundo peso pesado, o Iene índex (volto a lembrar que é basicamente o gráfico do dólar com o iene invertido) também inverteu consideravelmente o sentido nas ultimas 2 sessões. Temos agora perto os 122,23 pontos, actual resistência de curto prazo para ser testada.

gráfico diário
Resumindo parece que temos novamente esta semana a zona de suporte 80-78,3 pontos a ser testada. Caso quebre temos a LTA muito perto, nos +- 77 pontos. Não me parece nada fácil isto ser quebrado esta semana, mas como têm existido tanta torbulência no mercado cambial nas ultimas semanas...

Confesso que tenho estado afastado deste mercado. Não têm sido fácil fazer uma leitura consistente. Ontem fechei uma pequena posição curta que tinha no Euro-Dólar. Prefiro estar a acompanhar do lado de fora.


Subsector Software - S&P 500 (ticker: DJUSSW)

O DJUSSW é o principal subsector da Industry Tecnology.

Esta semana terminou acima de uma importante resistência deste ano.

gráfico diário
Neste momento está a apenas 5% do anterior máximo de 2007, pico do anterior Bull Market!

gráfico semanal 2007-2010


Industry Oil & Gás - S&P 500 (ticker: $DJUSEN)

A Industry da energia teve uma verdadeira semana de glória. Finalmente quebrou a forte zona de resistência dos 545-530 pontos.

gráfico semanal 2007-2010
Os touros andaram 17 sessões dentro dessa zona, a ganhar energias, para arrancarem novamente para norte. Claro que o Petróleo em máximos dos últimos 2 anos também ajudou.


gráfico díário

Neste momento têm caminho aberto, sem nenhuma resistência por perto, para interessantes valorizações.

Para terminar lembro que esta Industry pesa 10,90% no S&P 500, sendo a 5ª com maior market value.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CAC 40 - Índice francês

Tal como escrevi na anterior mensagem deste índice, a zona de resistência entre os 3800-3760 pontos foi novamente visitada esta semana. Os volumes das ultimas 3 velas verdes foi igual ou superior à sua média, significando que os touros continuam no mercado.

gráfico diário
A grande questão que se coloca neste momento é se este movimento foi meramente correctivo das recentes descidas, ou se estamos novamente a inverter a tendência de curto prazo.

A tendência de médio e longo prazo é ascendente. Acredito que ela pode dar uma ajuda aos longos. A vela que ficou esta semana, um doji, parece indicar uma inversão da tendência descendente de curto prazo.

gráfico semanal 2008-2010
Neste momento o CAC parece andar a reboque do desenrolar da novela dos PIIGS. Enquanto o DAX segue a sua caminhada normal para norte, o índice francês ainda não conseguiu sequer atingir os máximos de Abril.

DAX 30 - Índice alemão

Realmente confirmou-se que as quedas ligeiras do DAX nada teve de inversão de tendência, apenas sofreu uma ligeira correcção. As divergências negativas que serviram para alimentar a esperança dos curtos não se concretizaram.

gráfico diário
Observando a big picture deste índice, vejo uma zona de resistência entre os 7100 e os 7180 pontos. Isto significa que o DAX 30 está apenas a 3% dessa zona. Ela representou o esgotar das ultimas forças dos touros antes de oficializar o anterior Bear Market.

gráfico semanal 2007-2010
O DAX deve muito brevemente testar essa zona.

Nvidia Corporation - Nasdaq (ticker: NVDA)

A Nvidia Corporation é outra cotada americana que tenho tido muita atenção.

O rounding bottom acabou por ser confirmado e ela parece ter tudo para uma excelente valorização.

gráfico diário
Infelizmente também aqui falhei a entrada. A minha esperança de nova oportunidade é aquele gap deixado na quarta-feira...não tenho grande esperança nas próximas sessões, mas como os volumes têm sido fracos nas ultimas 2 sessões, pode ser que...

Halliburton Company - NYSE (ticker: HAL)

A Halliburton Company continua em grande estilo. Depois quebrada a difícil resistência dos 35 USD, os ursos parece que desapareceram. Os volumes têm sido dentro da média.

gráfico diário
Se observarmos a big picture vemos outra importante resistência, nos 42,15, relativamente próxima.

gráfico semanal 2006-2010
Quando ela quebrou os 35,00  eu esperei um pullback esses valores. Falhei a entrada e agora resta ir observando...

O MFI começa a aliviar mas não espero grandes correcções para já, pelo menos até os 42,15 serem alcançados.

Euro - Dólar

O cross do Euro com o Dólar leva dois dias a corrigir depois de seis sessões quase consecutivas a descer. Hoje tocou na resistência dos 1,325 e parou a subida.

gráfico diário
Tal como já referi entendo este movimento meramente como uma correcção às recentes descidas. Parece um movimento clássico. A juntar a este factor o Dólar índex também tocou no suporte dos 80 pontos. 

Se olharmos para o gráfico de 2 horas vemos uma possível bandeira a ser formada. A sua projecção é de 700 pips o que pode atirar com este par para os 1,25x-1,26x que venho referindo como a próxima meta dos ursos.

gráfico de 2 horas
Também é visível uma divergência negativa do cross com o RSI. No entanto considero um pouco prematuro realizar uma entrada baseada nessa divergência. Isto é visível no gráfico de 2 horas, mas no de 4 horas ainda não. Eu normalmente apenas considero entradas com base em gráficos de 4 horas, porque gera menos falsos sinais.

Resumindo, parece existir condições para os curtos começarem novamente a sorrir. A tendência em todos os prazos está do lado deles. Resta aos touros quebrarem esta resistência para não se confirmarem as tais divergências.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PSI 20

Fantástica resposta dos touros ao pânico sentido no inicio desta semana. Ontem e hoje as subidas já ultrapassaram a dimensão das descidas de segunda e terça-feira. Os volumes também foram superiores.

Hoje o fecho foi acima da zona de suporte.

gráfico diário
Apesar de tudo a tendência de curto prazo na bolsa portuguesa continua descendente. No gráfico acima, coloquei uma linha descendente que tecnicamente ainda não posso chamar de LTD, mas para mim marca a fronteira entre o domínio dos ursos e dos touros. Enquanto ela não for ultrapassada podemos estar apenas a assistir a um aliviar de carteiras de posições longas. Não me parece muito, mas...

Para o controle ser retomado por partes dos longos considero necessário nos próximos dias eles fazerem novo higher hig relativo, isto é, passarem e de preferência fecharem acima dos 7970 pontos.

Galp - PSI 20

Uma das grandes estrelas do dia de hoje foi a Galp. Valorizou 3,5% e com um excelente volume.

A leitura que fiz na sessão de terça-feira parece que está correcta. Realmente aqueles movimentos em intra-day deixaram uma boa indicação.

Mais uma vez se confirmou a reacção dos touros aos valores onde tocaram o RSI e o MFI. Claro que a LTA de longo prazo também transmitiu uma boa impulsão.

gráfico diário
A grande questão que se coloca neste momento é se estamos num movimento de correcção ou se a tendência de curto prazo descendente acabou e retomamos a de longo e médio prazo. Aliás na anterior mensagem escrevi:
  • A Galp já leva uma desvalorização de 14 %, praticamente sem nenhuma correcção digna desse nome. Claro que isto não é suficiente para abrir posições longas, mas pode estar aqui um pequeno sinal. Pelo menos pode servir para aliviar posições para quem está dentro. 
Um grande argumento a favor dos longos é sem qualquer duvida os volumes. As descidas aconteceram com volumes fracos, ao contrário destas recentes subidas. O RSI e o MFI também têm uma grande margem de crescimento. Para o controle ficar total resta fazer um novo higher high, mas isto já considero muito fruta no curto prazo.

Os curtos que gostam de apanhar os topos referem que os 13,82, onde fechou hoje, vai empurrar a cotação como é habitual.

Axa - CAC 40 (ticker: AXAF)

A Axa depois de 7 sessões consecutivas a descer, em completo  pânico dos touros, e de chegar a negociar abaixo da sua zona de suporte, conseguiu fechar hoje dentro dessa zona.

gráfico diário
A unica esperança dos longos nesta cotada é ela conseguir estabilizar nesta zona. O RSI e o MSI parece que podem ajudar. Estão num ponto onde é normal reagirem positivamente.

Dólar - Iene

Os touros continuam no comando neste cross.

gráfico diário
Tinha apontado uma possível figura bearish, uma broadning formation, na anterior mensagem que acabou por não se concretizar.

O cross têm estado a lateralizar nos últimos 4dias entre os 84,40 e os 83,40.

gráfico 2 horas
Neste momento é possível visualizar uma divergência negativa da cotação com RSI. Podemos ter nova visita ao suporte dos 83,40.


Intel Corporation - Nasdaq (ticker: INTC)

A Intel parece estar a preparar novo ataque aos 21,70 USD.

Desde o dia 8 de Novembro têm andado a rondar esta importante resistência. Os volumes durante este período foram bastante baixos.

gráfico diário
A sua lateralização permitiu o RSI manter-se ligeiramente abaixo dos 70 pontos. Os volumes fizeram o MFI aliviar bastante. Aqui está uma situação ideal para os touros explodirem a sua energia.

O subsector dos semicondutores continua em grande e a Intel, entre as cotadas com maior Market Value, é a que está mais atrasada em termos de valorização.

General Electric Company - NYSE (ticker: GE)

A General Electric está num ponto muito interessante.

Ontem fechou encostada à linha superior da possível falling wedge. A sua validade técnica está no limite. A sua projecção é de 1,60 USD.

gráfico diário
Tal como referi na anterior mensagem desta cotada, a divergência positiva entre a cotação e o RSI (tal como do MFI, mas este considero menos importante) já está a provocar uma valorização.

A LTA de longo prazo, com 17 meses de existência, está  nos 15,35.

Industry Industrials - S&P500 (ticker: DJUSIN)

A Industry Industrials fechou ontem encostada à sua histórica resistência dos 300 pontos.

gráfico semanal
Na mensagem do dia 7 de Novembro escrevi sobre esta Industry:
  • Esta industry acabou a semana encostada a uma histórica resistência. Não existe nenhum sinal de perda de força dos touros, mas será normal acalmar um pouco, talvez mesmo saudável para novos voos.
Parece que passadas 17 sessões está em condições de quebrar os 300 pontos. Será desta?

Light Sweet Crude Oil - Globex (ticker: Clc1)

Normalmente, como não negoceio futuros de petróleo, acompanho a sua evolução através do índice (continuo) e não de um contracto especifico de futuros.

O petróleo teve um fabuloso Bull Marlet de 2001 até meio de 2008. Passou dos 16,70 USD aos 147,26 durante este período.

gráfico mensal 2000-2010
O seu Bear Market começou um ano mais tarde do que os mercados em geral. Foi muito mais violento e bastante mais curto. Aliás a nova recuperação aconteceu ligeiramente mais cedo, dois meses concretamente, do que eles.

gráfico semanal
O petróleo têm vindo a lateralizar praticamente no ultimo ano, entre os 87 USD e os 70 USD.

A médio prazo temos uma LTA a sustentar as subidas, tal como a curto prazo, esta bem mais inclinada.


gráfico diário

Neste momento estamos a assistir ao 4º ataque à zona de resistência dos 87 USD. Água mole em pedra dura...parece que vamos passar o Natal com os combustíveis mais caros...

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

CAC 40

Hoje o CAC pode ter iniciado uma correcção a esta tendência descendente de curto prazo.

A vela de ontem permitiu confirmar uma LTA de médio prazo.

gráfico diário
Na ultima mensagem que escrevi do CAC 40, referi que o RSI e o MFI estavam numa situação com espaço para aguentarem mais algumas quedas, mas próximos de valores onde costumam reagir. Ele fechou nesse dia nos 3730 pontos. Também referi que seria importante não fazer um lower low, o que acabou por acontecer.

Estes motivos acabaram por se confirmar. Neste momento acho que podemos assistir a uma correcção talvez até à zona dos 3800-3760 pontos. Aqui seria importante para esta tendência de curto prazo se alterar a LTA não quebrar.

Carrefour SA - CAC40 (ticker: CA)

A Carrefour teve um dia bastante feio.

Hoje saíram algumas noticias a anteciparem fracos resultados deste trimestre. Resultado: desvalorizou 5,60% num dia muito positivo para todas as bolsas ocidentais.

gráfico semanal 2006-2010
Hoje abriu em forte gap down e registou o 2º maior volume da sua história. Acabou por fechar dentro de uma ampla zona de suporte.

gráfico diário
Apesar de ter fechado praticamente igual à sua abertura, o que é sempre um pequeno sinal positivo neste cenário, parece que o caminho dos próximos meses está traçado.

Em anteriores casos semelhantes têm existido alguma valorização nas sessões seguintes. Isso deve ser encaro como mera correcção desta brutal descida. Foi bem notório a falta de compradores naquele gap.

Alcatel-Lucent - CAC40 (ticker: ALU)

A Alcatel têm tido um comportamento mais equilibrado nas ultimas sessões. 

Desde o dia 16 de Novembro têm negociado dentro de um range relativamente alargado, entre os 2,22-2,05. Os volumes têm sido perfeitamente normais, dentro da sua média.

gráfico diário
Entretanto temos uma LTA de médio prazo, que começou a ser formada em Maio, precisamente na altura da segunda crise dos PIIGS. Pode ser que ela ajude os longos a voltarem ao comando.

As visitas à linha inferior do range/LTA podem ser uma opção de entrar longo, principalmente para quem gosta de trades agressivos. No entanto eu prefiro esperar pela quebra dos 2,22 para definir uma entrada longa. Para mim a quebra deste range, para norte ou para sul, define a próxima tendência.

Industry Financials - S&P500 (ticker: DJUSFN)

A Industry Financials continua claramente a que apresenta pior desempenho.

No inicio do mês de Novembro fez um break na lateralização que já durava 6 meses, mas revelou ser apenas um falso break. Actualmente continua a negociar dentro do canal lateral.

gráfico semanal
A ruptura da resistência até teve todas as caracteristicas de um bom break, como o volume, mas não se conseguiu manter acima da linha de água.

gráfico diário
Será bom para os touros o pequeno suporte dos 256 pontos não quebre, senão podemos ter visita aos mínimos de 2009 e 2010.

Muitos investidores começam a olhar para esta Industry com vontade de se posicionarem. Eu continuo a não ter qualquer interesse neste ramo. Acredito que possa gerar a longo prazo um bom investimento, mas com toda esta torbulência das dividas públicas prefiro ficar a assistir.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

DAX 30

O Dax ontem fechou abaixo do canal ascendente e hoje ficou confirmada essa ruptura.

gráfico diário

A reacção ao toque com o pequeno suporte dos 6670 pontos foi positiva.

Apesar das descidas dos últimos 2 dias terem sido elevadas continuo a considerar mera correcção. Os volumes foram ligeiramente superiores à média, o RSI têm aliviado mas sem grandes quedas que a divergência negativa podia provocar. Aliás este movimento não têm qualquer semelhança com os restantes mercados europeus.

Jerónimo Martins - PSI 20 (ticker: JMT)

A Jerónimo Martins fechou encostada a uma LTA que vêm sustentando a sua subida desde Junho.

gráfico diário
A JMT deve ser caso único na nossa bolsa. Escrevo deve porque confesso que acompanho poucos títulos do PSI-20. Negoceia em máximos históricos desde o inicio desta LTA.

A nossa praça está em queda livre. A Jerónimo Martins têm o hábito de ser independente dela. O volume da sessão de hoje foi muito forte, quase o dobro da sua média. Perante isto acho difícil a LTA registir amanhã, mas acredito que pode haver muitos investidores a arriscarem entrar longo. Com este volume não acho recomendável...

Galp - PSI 20

A sessão de hoje foi muito interessante, diferente das ultimas 16 sessões (com excepção do dia 24 de Novembro) . Os touros mostraram um pouco a sua raça.

Hoje começou a sessão a desvalorizar forte, até que encontrou uma LTA com praticamente 2 anos de existência, reagindo muito bem. Fechou com volume dentro da sua média, ao contrário dos fracos volumes que se têm assistido nas actuais quedas.

gráfico semanal 2007-2010

Esta reacção não significa que os touros estão novamente no comando, mas demonstra que eles ainda andam por aqui. Depois da zona dos 13,82-13,65 ter cedido sem grande luta, os 13,09-13,05 quebrarem com um pouco de mais dificuldade, estava espectável onde poderia existir um ponto de união dos longos.

Não costumo acreditar em LTs quando existe períodos bolsistas de grande volatilidade, como estamos a assistir agora. Mas em Maio deste ano, na altura da segunda crise dos PIIGS, foi uma LTA que permitiu um ressalto da Galp.

gráfico diário
Porque referi uma sessão diferente? No movimento intraday abriu em queda, com muito volume, encontra a LTA e reage com pouco volume. Perto da hora de abertura do Estados Unidos o volume começa a subir com o preço também a subir consistentemente. Fecho de sessão em ligeira queda talvez com o fecho de posições abertas em intraday. Bonito filme consegui arranjar aqui! Não é para dar grande atenção/credibilidade, apenas é um relato possível do dia de hoje.

gráfico 15 minutos
A Galp já leva uma desvalorização de 14 %, praticamente sem nenhuma correcção digna desse nome. Claro que isto não é suficiente para abrir posições longas, mas pode estar aqui um pequeno sinal. Pelo menos pode servir para aliviar posições para quem está dentro. 

Para terminar uma referência ao RSI e ao MFI. Estão agora em valores onde a Galp têm reagido positivamente.

S&P 500

Na sessão de ontem o S&P 500 fintou muita gente. Afinal a quebra das LTA não significou uma queda.

Neste momento segue a lateralizar entre os 1200 e os 1173 pontos.

gráfico 2 horas
A quebra de um dos lados implica nova tendência para o curto prazo.


McDonald's Corporation - NYSE (ticker: MCD)

A McDonald's Corporation têm andado a negociar num range relativamente largo, entre os 79,90 e os 77,00, nas ultimas 23 sessões. Lembro que os 79,90 são máximos históricos.

gráfico diário
Tenho vindo a aguardar um pullback para o anterior range, mas não está fácil.

É possível observar divergências negativas do preço com o RSI.

General Electric Company - NYSE (ticker: GE)

A  General Electric está num situação técnica interessante.

Apesar de continuar a fazer lower high e lowers low, originado um domínio dos ursos no curto prazo, penso que pode estar pronta a dar um sinal positivo aos touros.

gráfico semanal 2008-2010
Na ultima mensagem desta cotada escrevi como muito provável a visita 15,90, assim como não seria apelativo, abrir posições longas enquanto não conseguisse fazer um um novo máximo relativo. Tal ainda não veio a acontecer.

Então porque comecei esta mensagem referindo a situação interessante da GE?

gráfico diário
Temos uma LTA de longo prazo, com 17 meses de existência,  nos 15,35. Existe também uma possível figura bullish  falling wedge. Esta convinha ser confirmada nas próximas sessões, caso contrario perde a sua validade técnica.

É igualmente possível observar uma divergência positiva entre o preço da cotada e o RSI.

Por todos estes factores parece que a bola pode passar para os touros. Caso a LTA quebre então temos uma visita certa ao suporte dos 14,25.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Total - CAC 40 (ticker: FP)

A Total está a passar um momento muito complicado. Os ursos dominam em todos os horizontes temporais. O pior é que ela têm uma capacidade enorme de arrastar o CAC 40 consigo. A FP têm um peso aproximado de 12 % no seu índice.

gráfico semanal 2007-2010
Tal como escrevi na anterior mensagem da FP, caso a LTA de curto prazo fosse quebrada estava dado o derradeiro sinal para os longos saírem. O primeiro sinal já tinha sido transmitido na falta de força para derrubar os 41,05.

gráfico diário
Neste momento os curtos da Total têm caminho aberto até à forte zona de suporte dos 36,50-35,75.

Quer o RSI quer o MFI têm espaço para mais algumas quedas.

Euro - Dólar

Nas ultimas mensagens do cross Euro-Dólar e do Dólar índex tenho colocado a forte hipótese dele vir novamente aos 1,26x-1,25x pelo menos.

É interessante a similaridade do que aconteceu durante 2008 e agora em 2010 (no gráfico abaixo não está actualizado com a sessão de hoje).

gráfico semanal 2007-2010
Ambas as situações tiveram :
  • uma lateralização no topo antes de descer
  • a de 2008 desvalorizou 23%, a de 2010 21,5%
  • ambas tiveram uma recuperação até perto dos 61,8% de Fibonacci (em 2010 ficou a meio dos 76,4 e dos 61,8)
  • depois de atingido esse  retracement, iniciaram um movimento descendente forte.
Como diferenças:

  • o tempo de duração está a ser maior neste ano.
  • em 2008 não havia correlação com o mercado em geral, enquanto neste ano existe.
Se a história se repetir provavelmente esta queda não irá parar nos 1,25x-1,26x.

S&P 500

Desde a minha ultima mensagem do S&P 500 a LTA têm conseguido resistir bem aos ataques dos ursos. Hoje vai ser novamente colocada à prova.

gráfico diário
Aliás se observarmos um gráfico de 4 horas podemos traçar duas LTA de curto prazo perfeitamente válidas. Uma e outra estão na casa dos 1180 pontos.


gráfico cash 4 horas

A quebra de ambas as LTA deve levar o S&P 500 para os 1150 pontos.

Nvidia Corporation - Nasdaq (ticker: NVDA)

Continuo a achar a NVDA num ponto interessante para entrar longo.

gráfico diário
Nas últimas sessões a cotação têm andado encostada à linha de resistência com volumes muito fracos. Provavelmente caso eles continuem assim podemos uma visita à LTA, onde pode ser um excelente ponto de entrada. Eu assim o espero...

Entretanto o RSI, tal como o FMI, aliviaram um pouco.

Euro - Dólar

No cross do Euro com o Dólar a zona de suporte dos 1,32x parece estar definitivamente a ceder.

O primeiro sinal de falta de força dos longos foi a não confirmação da LTA, que referi na anterior mensagem deste par. Mas mesmo ela não sendo confirmada, o cross sempre podia lateralizar no suporte, o que seria pelo menos um sinal de equilíbrio. Também não aconteceu...

gráfico diário
Neste momento o cross parece estar a querer repetir a que se passou em final de Abril deste ano. Na altura estava a desenhar um canal descendente, tal como agora, que foi quebrado...para sul, precisamente nos 1,30x.

gráfico 4 horas
Hoje está a testar o referido canal e ameaça claramente quebrar a linha inferior dele.