sábado, 5 de fevereiro de 2011

Dólar índex

O Dólar índex teve uma semana curiosa. Foi ao encontro da LTA de longo prazo, com 3 anos de existência, e nesse ponto os ursos perderam força. Acabou por fechar mais uma vez praticamente no mesmo ponto onde começou. Perdeu 0,12% ou 0,09 pontos. 

gráfico semanal 2008-2011
O USD começou a semana a quebrar o range onde anda a negociar à largas semanas. Foi ao encontro da já referida LTA e acabou por fechar novamente dentro dele. Entendo este movimento como um falso break ao range. Não chegou a ultrapassar o intervalo de 33%-25% de quebra (76,83-77,10), que é a barreira que eu determino como um movimento falso ou não.

gráfico diário
Sem duvida que esta zona está a ser muito equilibrada em termos de forças. Considero a LTA como o ponto fundamental para uma vitoria concludente dos ursos. Os touros não podem perder esta frente, caso contrario o seu reinado, no longo prazo, acaba.

A vela deixada no gráfico semanal, parece indicar uma correcção fraca a moderada, ao movimento descendente de curto prazo.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Nvidia Corporation - Nasdaq (ticker: NVDA)

A Nvidia é, entre as cotadas que acompanho, a que talvez mais brilha. Durante o mês de Janeiro cresceu 70%, ganhado 10,80 USD. Durante estas ultimas 2 semanas alcançou a zona de resistência dos 25,09-24,00. Os touros estão a sentir alguma dificuldade em continuar a sua cavalgada.

gráfico semanal 2006-2011
Observando o gráfico diário parece estar a ser formada uma possível rising wedge. A sua projecção é de 2,70 USD, o que atira o target para os +- 21,50 USD. Curiosamente este é aproximadamente o midlle point da grande vela do dia 12 de Janeiro.

gráfico diário


The Walt Disney Company - NYSE (ticker: DIS)

A Walt Disney continua a sua caminhada ascendente. Desde que quebrou os 35,15 USD, todos os obstáculos que aparecem são rapidamente ultrapassados. A inclinação da LTA de médio prazo, define muito bem a força dos touros. A LTA de longo prazo estava a ser muito lenta para eles.

gráfico diário
Na passada quarta-feira mais uma resistência de curto prazo foi ultrapassada. O volume foi forte, correspondendo assim a um break consistente. Ela está a ser tecnicamente muito consistente. Todos as quebras de resistências estão a ser feitas com volumes bem superiores. Lateraliza um pouco, apanha a boleia da LTA e nova quebra.

Eu esperava uma visita aos 38,00 para entrar novamente. Mais uma vez falhei. Agora espero nova visita à LTA.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Crude Oil Brent CRD continuous - ICE (ticker: LCOc1)

Normalmente, como não negoceio futuros de petróleo, acompanho a sua evolução através do índice (continuo) e não de um contracto especifico de futuros.

O Brent teve um fabuloso Bull Marlet de 2001 até meio de 2008. Passou dos 17 USD aos 147,50 durante este período.

gráfico semanal 2007-2011
O seu Bear Market começou um ano mais tarde do que os mercados em geral. Foi muito mais violento e bastante mais curto. Aliás a nova recuperação aconteceu ligeiramente mais cedo, dois meses concretamente, do que eles.

Depois de um período de lateralização, durante o ultimo semestre de 2009 e o primeiro de 2010, arrancou para grande valorização desde fins de Agosto de 2010 (+-42% e 31 USD).

gráfico diário
A crise do Egipto permitiu a rápida quebra da resistência dos 98,95. A próxima está nos 108,32.

Broadcom Corporation - Nasdaq (ticker: BRCM)

A Broadcom Corporation apresentou resultados na segunda-feira após o fecho do mercado. Apesar dos resultados terem saído um pouco na linha do esperado, ela abrir ontem em forte queda. Acabou a sessão a desvalorizar 5,60%.

gráfico diário
O dia começou muito negro. Abre em forte gao down, testou o suporte de curto prazo com sucesso, conseguindo assim minimizar as perdas. O volume foi brutal, o 3º maior dos últimos 2 anos. A vela deixada ontem vai marcar a sua evolução nos próximos tempos., devido à enorme volatilidade que transmitiu. O gap até pode ser mais ou menos fechado, mas os touros vão colocados sob pressão.

Nos últimos 3 meses têm andado a lateralizar entre os +- 46,93 e os +-42,80. A projecção deste rectângulo é portanto de 4,13 USD. Caso esta figura quebre para baixo o target fica nos 38,67. Basicamente fica encostado à forte zona de suporte.

Light Sweet Crude Oil continuous - Globex (ticker: Clc1)

O Light Sweet Crude Oil fechou a semana passada abaixo do importante suporte dos 87,15, mas foi apenas um falso break.

Com a crise que se instalou no Egipto ele voltou para junto de máximos.

Gráfico diário
A quebra da LTA foi um sinal de fraqueza dos longos, mas isso não colocou em perigo o seu dominio no médio e longo prazo. No curto prazo estamos a assistir a uma lateralização.

Curiosamente com a referida crise, o Brent disparou para máximos. A  diferença que existe na cotação é enorme em relação ao crude. O Brent neste momento está a valar +- 102USD.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

BCP - PSI 20 (ticker: BCP)

O BCP fechou a sessão de hoje encostado à LTD de longo prazo, com 15 meses de existência.

gráfico diário
A aproximação destes 4 dias têm sido feita com volumes modestos.

Nos últimos 3 meses esta é a 4ª vez que acontece um toque. Inclusive houve mesmo um falso break. Parece que os touros estão mesmo com vontade de a quebrar. Este será um passo muito importante para os longos. Começo a acreditar neste cenário.

Caso isto se verifique é dado o primeiro passo para a perda de força dos ursos. No entanto eu só ponderaria abrir posições longas (mas não pondero porque este sector não me cativa minimamente) depois de um novo higher hig relativo, isto é, um fecho acima dos 0,63.

Intel Corporation - Nasdaq (ticker: INTC)

A Intel continua a sua lateralização, num intervalo relativamente largo, que já dura 3 meses. Isto demonstra uma grande indefinição do caminho a seguir.

gráfico diário
Confesso que esta longa lateralização está a surpreender. Os parceiros com maior market value do seu subsector têm demonstrado uma força muito superior, ao longo do último semestre.

Não está fácil perceber para que lado vai quebrar o rectângulo. Não consigo encontrar nenhum sinal. Nesta situação resta esperar pela quebra de uma linha.

Nasdaq 100

O Nasdaq 100 depois de não ter conseguido permanecer acima da LTA de curto prazo, vêm lateralizando num intervalo relativamente curto nas ultimas 11 sessões. Os volumes têm sido dentro da sua média.

gráfico diário
A projecção deste rectangulo é de 64 pontos. A quebra de uma das linhas marca o próximo movimento de curto prazo.

gráfico cash 4 horas
Os touros demonstraram muita força na sessão de ontem. Será muito importante eles quebrarem a resistência do rectângulo rapidamente. Caso contrario a divergência negativa entre a cotação e o RSI pode originar nova visita ao suporte.


Sector Techonology Hardware e Equipment - S&P 500 (ticker: DJUSTQ)

A Industry Tecnhology possui 2 sectores:
  • Software & Computer Services
  • Techonology Hardware e Equipment.
Ambos têm um peso de +-50% do seu market value.

Fazem parte do sector Techonology Hardware e Equipment 3 subsectores:
  • Computer Hardware (ex: DELL, EMC) +-37% market value
  • Semicondutors (ex: INTC, TXN, BRCM, NVDA) +- 36% market value
  • Telecommunications & Equipment (ex: CSCO, QCOM) +-27% market value
Este sector está a negociar muito perto dos máximos do anterior Bull Market.

gráfico semanal 2007-2011
Ele valorizou +- 35% no ultimo semestre. Nos últimos 3 meses o seu crescimento vêm sendo sustentado por uma LTA.

Durante o mês de Novembro ainda encontrou uma resistência nos 610 pontos. A quebra desta aconteceu com um bom aumento de volume, que se têm mantido uniforme, dentro da sua média, desde essa quebra.

gráfico diário
Durante o mês de Janeiro apareceu uma divergência negativa entre a cotação e o RSI. Por este motivo será muito importante a histórica resistência ser mesmo atingida para ela  poder desaparecer. Caso contrario podemos assistir a uma correcção e a LTA ficar em perigo.

Resta referir um pormenor. O subsector líder deste sector é claramente o Computer Hardware, que se encontra em máximos históricos.


Dólar índex

O Dólar índex está a negociar encostado à LTA de longo prazo, com praticamente 3 anos de existência.

gráfico semanal 2008-2011
Este será o verdadeiro teste à força dos ursos. 

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Jerónimo Martins - PSI 20 (ticker: JMT)

Esta semana a Jerónimo Martins têm andado encostada ao suporte de curto prazo e base do possível triângulo descendente.

gráfico diário
Os volumes têm aumentado significativamente, mas curiosamente os longos não conseguem afastar dos 10,92. Este aumento de volume encostada à base, já é uma característica destes triângulos descendentes. Não considero nada tentador abrir posições longas nestas condições.

A Jerónimo Martins apresenta resultados no próximo dia 18.

CAC 40 - Índice francês

O CAC  40 voltou a fechar praticamente encostado à resistência dos 4088 pontos.

gráfico diário
Na sessão de ontem tocou no suporte de curto prazo dos +- 3950 pontos e reagiu muito bem. Está anulada a forte descida de sexta-feira.

Observando um gráfico de 4 horas do cash, é possível verificar que vêm evoluindo dentro de um canal ascendente, nos últimos 7 meses. Hoje fechou encostado à linha superior do mesmo.

gráfico 4 horas cash
Curiosamente parece estar a fazer um padrão idêntico ao que fez durante os meses de Setembro, Outubro e Novembro, uma rising wegde. A projecção é de +- 480 pontos. Será interessante ver a reacção amanhã ao topo do canal.

Apesar de os touros estarem a mostrar muita força nesta semana, tenho a tentação de abrir uma pequena posição curta no topo deste canal.

Johnson & Johnson - NYSE (ticker: JNJ)

A Johnson & Johnson depois de apresentar resultados no passado dia 25, antes da abertura do mercado, abriu em forte gap down, e já leva uma desvalorização aproximada de 6% (3,60 USD) em apenas 7 sessões.

gráfico diário
Nos últimos 3 meses vinha formando um triângulo +- simétrico que foi quebrado para sul (no limite da sua validade) precisamente no dia de apresentação de resultados. O seu target já não está muito longe.Os volumes estão a ser muito fortes nesta queda, pelo que não surpreendia que exista nova visita aos 57,00 USD.

A JNJ é das mais voláteis do seu subsector. No entanto, eu não realizo historicamente muitas entradas, curtas ou longas, neste gigante farmacêutico. Não é muito técnica no longo prazo, apesar de ir respeitando este tipo de analise no curto/médio prazo.

Microsoft Corporation - Nasdaq (ticker: MSFT)

A Microsoft teve uma forte queda na sexta-feira, após apresentação de resultados, que curiosamente até foram satisfatórios. Já estaria tudo incluído no preço?

Entretanto nesse dia, tal como ontem, testou finalmente o seu forte suporte. Os touros conseguiram aguentar bem a investia dos curtos nos +-27,54 USD.

gráfico diário
Sem duvida que este pode ser um bom ponto de entrada. O que torna algo duvidoso foi o forte volume de sexta-feira. Caso o suporte quebre temos a LTA de médio prazo perto dos 25,00 USD.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

The Walt Disney Company - NYSE (ticker: DIS)

A The Walt Disney Company é completamente dominado pelos touros em todos os horizontes temporais. Durante o mês de Janeiro teve, por duas vezes, o fecho mais alto dos ultimos 10 anos, ao atingir os 40,00 USD! O seu máximo historico foi alcançado no longinquo ano de 2000, nos 43,88.

gráfico mensal 1997-2011
Desde o inicio do ano de 2010 o seu crescimento vêm sendo conduzido por uma LTA que neste momento se encontra nos +-34,00 USD. Em Agosto do mesmo ano, essa valorização levou um grande impulso tendo sido criada uma nova LTA com uma inclinação acentuada, mas que permitiu quebrar a importante barreira dos 37,98 USD.

gráfico diário
Na passada sexta-feira a DIS teve um fecho abaixo da LTA de médio prazo. Esta durante a sua existência teve vários falsos breaks, mas nunca em fecho. Será mais um?

Caso a LTA de médio prazo seja quebrada vamos ter nova visita ao agora forte suporte dos 38,00 USD. Confesso que gostava desta situação. Isto não põem minimamente em causa o domínio Bull e será um excelente ponto de entrada.

Existe um possível cenário de duplo topo, com a neckline nos +-38,50. Os volumes até estão dentro do padrão. A sua projecção será de 1,50 , o que atira o target para os 37,00. Apesar disto, não vou hesitar entrar longo nos 38,00. O stop ficará abaixo dos 37,00 e o take profit nos 40,00 ou em novos máximos. Mas ainda é um pouco cedo referir isto.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Euro - Iene

A semana para este par começou com um gap down de +- 20 pips. Não é nada habitual encontrar situações semelhantes nele, ao contrario do cross EurUsd.

gráfico 4 horas
Penso que este gap será fechado brevemente. Curiosamente bateu nos 61,80 de fibonacci.

Mantenho o que escrevi na ultima mensagem. Mesmo depois da LTA quebrada considero que os longos continuam a comandar. Entendo este movimento como mera correcção das fortes subidas das ultimas semanas. Um fecho abaixo dos 110,4x já define uma nova tendência e não correcção.

Estou curioso parta ver como fecha o gap.

Euro - Dólar

O cross EurUsd teve 7 sessões de subidas praticamente consecutivas. Isto permitiu uma valorização de +- 900 pips. Ao encontrar a importante zona de resistência dos 1,369-1,382 entrou em correcção. O suporte está agora nos 1,344.

gráfico diário
Observando o gráfico de 4 horas, a rising wedge (que tinha assinalado na anterior mensagem deste par), com uma projecção de 220 pips, foi quebrada e o seu target está nos 1,346, muito próximo portanto do suporte acima assinalado.

gráfico 4 horas


Industry Financials - S&P 500 (ticker: DJUSFN)

Esta Industry fechou a semana com uma vela muito feia. Apesar de tudo o seu volume foi dentro da sua média.

gráfico diário
A sessão de sexta-feira quebrou a LTA de curto prazo. Esta LTA também considero a neckline de um H&S, com projecção de 11 pontos. Isto implica uma desvalorização aproximada de 4%, caso o target
seja atingido.