sexta-feira, 27 de maio de 2011

Microsoft Corporation - Nasdaq (ticker: MSFT)

A Microsoft Corporation é a cotada com maior market value do seu subsector, pesando aproximadamente 30%. A meio de 2010 pesava 47%, perdendo +-1/5 do seu market value neste ultimo ano!

A tendência da MSFT é claramente descendente no muito longo prazo. Talvez no médio prazo se possa considerar neutra e é descendente no curto prazo.

gráfico semanal  2006-2011
No passado dia 16, os ursos voltam a demonstrar força, quebrando a LTA de médio prazo. O suporte relativamente recente não conseguiu servir de barreira, o que me levou a considerar uma queda mais ampla.

No entanto, as primeiras 3 sessões desta semana podem ter sido positivas para os touros. Parece ter sido formada uma ilha de reversão ou de fundo. Segunda-feira abriu em gap down e quarta- feira em gap up.


gráfico diário
A sessão de ontem foi interessante e levanta alguma duvidas. Chegou a valorizar +- 3%, fez um pullback à LTA recentemente quebrada e recuou. O seu volume foi superior à média.

O RSI e o MFI atingiram valores onde a MSFT costuma reagir, no inicio desta semana. Existe mesmo uma divergência positiva entre o MFI e a cotação, apesar deste facto normalmente não ser muito fiável.

Perante todo este cenário, pode estar para breve um movimento ascendente na MSFT. Os pontos a vigiar é o regresso acima da LTA e/ou um fecho consistente acima dos 24,65 (apesar de já não a considerar valida). Para não anular este possível movimento ascendente, é importante não fechar em valores abaixo da ilha de reversão.

Subsector Software - S&P500 (ticker: DJUSSW)

O Subsector Software é que possui maior market value da Industry Technology. Apesar disso, é o segundo mais valorizado, desde a fenomenal arrancada de Agosto de 2010 (o subsector hardware é claramente líder nesse aspecto). Neste momento negoceia junto dos máximos de 2007, tal como a sua Industry.

Gráfico semanal 2007-2011
As primeiras 3 sessões da semana fechou abaixo da LTA de longo prazo. Ontem conseguiu regressar acima dela, mas foi bater nos máximos de 2007 e recuou.

Neste mês de Maio pode estar a fazer um triângulo descendente. A sua projecção é de 47 pontos, o que coloca o target a uma distancia de 6% relativamente ao suporte.

gráfico diário
 .

Industry Technology - S&P 500 (ticker: DJUSTC)

A Industry Tecnology desde o mês passado de Fevereiro têm vindo a negociar relativamente próximo dos máximos historicos de 2007.

gráfico semanal 2007-2011
Durante este período parece estar a formar um triângulo simétrico. A sua projecção é de 75 pontos, o que coloca o target a uma distancia de 10% relativamente á linha quebrada.

gráfico diário
Esta semana têm vindo a negociar junto à linha inferior ascendente. Quebra para sul, apesar de esta figura indicar normalmente continuação de tendência?

Dólar - Iene

O par Dólar - Iene  sofreu constantes quedas durante o mês de Abril. Este movimento descendente aconteceu após novo toque na LTD de longo prazo. O mês de Maio têm sido de correcção. O par negociou dentr de um canal ascendente durante 15 sessões consecutivas.

Entendo este movimento como uma bandeira. A sua projecção é de 590 pips! O target é atirado para os 76,00, valor muito aproximado dos mínimos históricos.

gráfico diário
Ontem ao inicio da tarde essa bandeira foi quebrada. Hoje já atingiu valores abaixo dos 81,00 USD.

Os indicadores estão sobrevendidos, no gráfico de 4 horas, o que pode indicar uma correcção a este recente movimento descendente. Os touros devem levar a cotação a um pullback à linha inferior da figura. Terão força para mais?

gráfico 4 horas
 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Portugal Telecom - PSI 20 (ticker: PTC)

A Portugal Telecom depois de ter vendido a posição da Vivo, vêm vivendo um grande equilíbrio de forças durante o ano de 2011.

Os constante lowers higs e highers lows permitiu formar um triângulo simétrico, onde andou a negociar de Dezembro de 2010 até ao dia 10 de Maio. Os volumes foram constantemente fracos, abaixo da sua média.

A projecção deste triângulo é de 1,07 €, o que atira o target para os 9,67. Curiosamente este valor permite fechar o enorme gap ainda aberto.

gráfico diário
Eu acabo por não estou muito confiante com a força dos touros. A quebra da linha descendente do triângulo não teve grande volume e foi conseguido no limite da sua validade temporal (talvez tenha excedido mesmo a regra do 1/4). Ao encontrar a resistência dos 8,80 formou uma ligeira divergência negativa entre o RSI e a cotação. Isto permitiu um pullback à linha quebrada do triângulo.

Ontem formou um Hammer, que podia servir de ajuda para quebrar os 8,80. Hoje tocou nesse valor e recuou.

Perante este cenário, não considero atraente abrir qualquer posição neste momento. Existem 2 pontos a controlar: os 8,80 e a LTA de curto prazo, neste momento nos 8,17 (pode estar a ser formado um possível triângulo ascendente). A quebra de um destes pontos vai permitir definir o rumo, pelo menos no curto prazo.

Na próxima semana a PTC vai distribuir um gordo dividendo (1,35€ brutos). Eu nunca faço entradas por causa de dividendos. Para pequenos investidores não acho que faça sentido. No dia seguinte, a cotação abre descontando esse valor. Apenas abro posições com base nos gráficos e neste caso já defini as fronteiras.

Pfizer Inc. - NYSE (ticker: PFE)

A Pzifer continua a ser a cotada mais, entre as cotadas que acompanho, da Industry Health Care. Aliás, o seu movimento está muito idêntico ao que a DJUSHC fez nas ultimas sessões, tendo feito um pullback ao agora suporte.

A Pfizer leva várias semanas a negociar acima da histórica zona de suporte/resistência dos 20,38-20,17. No entanto , ainda não conseguir deslocar de uma forma consistente dela.

gráfico semanal 2001-2011
Basicamente têm lateralizado, durante este mês de Maio, entre os +-21,22 e os 20,38. Isto permitiu o aparecimento de uma ligeira divergência negativa, entre o RSI e a cotação, nos 2 toques na resistência deste rectângulo. A visita ao suporte era inevitável. Os volumes neste mês têm sido dentro da sua média.

gráfico diário
Ontem pode ter deixado ficar um Engulfing Bullish, que pode provocar nova subida pelo menos à resistência.

A quebra da resistência dos 21,22 permite abrir uma posição longa. A projecção do rectângulo é de 0,84 USD.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

CAC 40 - Índice francês

O CAC 40 têm vindo a mostrar fragilidade durante este mês de Maio. Chegou a desvalorizar 5,1%, perdendo 253 pontos. Apesar de tudo acabou por ter uma perda inferior ao DAX 30, durante o mesmo período.

Esta semana abrir em forte gap down, mas conseguiu evitar fazer um novo lower low relativo. Os volumes durante este mês têm sido dentro da sua média.

gráfico diário
Hoje pode ter deixado ficar um Engulfing Bullish, que pode levar a um movimento ascendente moderado. Será só para fechar o gap ou vai conseguir regressar acima dos 4040 pontos, fazendo um inversão de sentido no muito curto prazo?

Neste momento não tenho nenhuma posição aberta no CAC. Não vejo força por parte dos touros para abrir uma posição longa ( se abrir será no DAX), apesar do padrão de velas deixado nas ultimas 2 sessões. Mas os ursos também não me deixam confiante para ficar curto. Portanto assisto para já...

Intel Corporation - Nasdaq (ticker: INTC)

A Intel teve um crescimento fantástico no ultimo mês, após terem sido divulgados os seus resultados trimestrais, no passado dia 20 de Abril. Valorizou +-20%, ganhando +- 4USD.

A quebra do importante suporte dos 20,08 aconteceu com bastante volume, mas não chegou a atingir os 24,37, máximos de Abril 2010.

gráfico diário
Existiram vários sinais transmitidos para esta correcção. Os indicadores, RSI e MFI, completamente sobrecomprados, uma divergência negativa que se formou no topo do range, onde anda a negociar nas ultimas 16 sessões.

Eu costumo acompanhar o Open Interest, tentando identificar valores extremos. A Intel atingiu no final de Abril, inicio de Junho, o valor mais alto dos últimos 2 anos. Em conjunto com os sinais anteriormente referidos, é perfeitamente normal esta correcção.

Ontem fechou ligeiramente abaixo desse range. A sua projecção é de +- 1,24 USD, o que atira o target para os 21,42. Pelo meio existe o agora importante suporte. No fundo é o clássico pullback. Os volumes neste movimento descendente estão a ser normais, dentro da sua média.

Eu continuo com a minha posição longa aberta nos 21,42. Esperava um pullback aos 22,30-22,08 para reforçar a minha posição. Parece que finalmente vou ter essa oportunidade. No caso da Intel, a minha perspectiva de investimento é de longo prazo, por isso vou reforçando sempre que possível.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Comparação entre Industrys/Sectors/Subsectores Europeus e Americanos

Hoje volto a deixar a comparação do Supersector Banks europeu (ticker: SX7P) e americano (ticker: DJUSBK).

O aspecto gráfico de ambos os Supersectores é bastante idêntico, no curto prazo. Ambos vêm fazendo sucessivos lowers higs e lowers lows e quebraram recentemente as suas LTA de longo prazo, com 2 anos de existência. No entanto, existe uma diferença importante.

O SX7P fechou a sessão de hoje encostado a um histórico suporte. No caso de este quebrar, os ursos não vão perder a oportunidade de alcançarem o target da bandeira formada em Março. Isto significa um potencial de desvalorização de +-6,5%. Neste momento a tendência neutra de média/longo prazo está claramente em perigo.

gráfico diário europeu
O DJUSBK quebrou recentemente um suporte intermédio, mas no longo prazo os touros ainda dominam (apesar da quebra da LTA de longo prazo) e no médio prazo está neutro. Existe um potencial de desvalorização entre os 6 e os 10% para a próxima importante zona de suporte.

gráfico diário
Perante este cenário, considero a situação do supersector europeu Banks muito preocupante. Ele está a negociar junto da importante fronteira. Caso esta quebre, o potencial de queda é muito grande, sem grandes barreiras pelo caminho.

gráfico semanal 2008-2011 europeu
O supersector americano, apesar do seu potencial de descida também ser grande, ainda têm a importante barreira de suporte dos 189 pontos.



Akamai Technologies - Nasdaq (ticker: AKAM)

A Akamai têm vindo a viver tempos indefinidos, mas por isso mesmo aliciantes.

Depois de mais um enorme gap down, após divulgação de resultados, a AKAM têm tentado sobreviver junto do suporte/resistência dos +-34,90. Nas ultimas 18 sessões, têm deixado constantemente hammers e shooting stars, portanto sinais contrários de sentido.

gráfico diário
Eu continuo a esperar uma queda mais prenunciada, continuando assim a tendência descende de médio prazo. O target da bandeira assinalada a azul no gráfico ainda está muito longe, havendo por isso muito espaço para novas descidas.

No entanto, existe uma possível ilha de reversão ou de fundo, deixada recentemente (quadrado verde). Como curiosidade, em Novembro de 2010, ficou anunciado um possível topo, que acabou por se concretizar,  também através de uma ilha de reversão ou de topo (quadrado vermelho). A história repete-se?

Convém referir o motivo do ultimo gap up, cheio de volume na passada sexta-feira. Foi divulgado, antes da abertura de mercado, a compra de uma importante quantidade de acções por um importante elemento do quadro de cientistas da empresa.

Neste momento existe 2 pontos a vigiar, para perceber os próximos movimentos. A quebra em alta dos 35,85-34,85 vai permitir o enorme gap down de 28 de Abril ser fechado. A quebra em baixa dos 31,50, leva os ursos a acreditarem ser possível alcançar o target da bandeira nos +-23 USD.

Euro - Dólar

O par do Euro com o Dólar foi visitar os 38,2 de retracement de fibonacci, relativamente ao ultimo movimento descendente entre os 1,434 e os 1,396, estando a recuar neste momento.

gráfico 1 hora
Caso os 1,405 sejam quebrados, os mínimos de ontem voltam a ser novamente testados. Nesse ponto não acredito que os ursos percam nova oportunidade de activarem o H&S referido na anterior mensagem. A neckline desta figura está neste momento nos 1,401.

Aliás existe um factor muito curioso e bastante similar com a historia relativamente recente deste par (ontem não referi por esquecimento). Em Junho de 2010, altura da grave crise dos PIIGS, também se formou um H&S de fundo. Esta figura acabou por marcar claramente a tendência para os 10 meses seguintes.

gráfico diário
Eu falhei o meu reforço de curtos por 3 pips! Agora resta esperar por a quebra da neckline...

Alcoa Inc. - NYSE (ticker: AA)

A Alcoa abriu ontem em gap down, confirmando a quebra do triângulo simétrico para sul. A semana passada tinha terminado com um fecho ligeiramente abaixo da linha inferior ascendente.

gráfico diário
A vela deixada na sessão de ontem pode ser um Abandoned Baby, podendo levar a um forte movimento ascendente. Esta situação é completamente o oposto ao sinal dado pela quebra do triângulo. O ponto a vigiar é sem duvida o pullback à já referida linha inferior ascendente.

Realmente o volume da ruptura do triângulo foi perfeitamente normal, dentro da sua média, o que retira alguma força aos ursos. As próximas sessões serão muito importantes para perceber o trajecto do curto/médio prazo.

Caso o dia de hoje não abra em gap up, penso abrir uma pequena posição curto, com objectivos para o curto prazo. Assim, ordem nos 16,35, stop nos 16,70 e take profit nos 15,15.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Euro - Dólar

O par do Euro com o Dólar começou a semana da mesma forma como finalizou a semana anterior: forte desvalorização. Perdeu, desde sexta-feira de manhã até às 10 horas da manhã de hoje, 375 pips!

Hoje ameaçou quebrar a neckline de uma figura muito preocupante para os longos, um Head and Shoulders top. Ainda andou a negociar abaixo dos 1,401, valor onde está actualmente a neckline da referida figura, mas aliviou.

gráfico diário
A projecção do H&S é de +-785 pips, o que atira o target para os +-1,322. Este valor fica abaixo dos valores que considero como fronteira entre o domínio dos touros e dos ursos: 1,382-1,369.

A correcção que está a acontecer, neste momento, parece perfeitamente normal e não coloca minimamente em causa esta tendência descendente de curto prazo. Aliás, considero normal os touros (ou a ausência por mais valias dos ursos) conseguirem levar a cotação até aos 1,411 ou mesmo aos 1,415.

gráfico 1 hora
Esta correcção pode estar a formar uma possível bandeira. Caso os 1,411 não sejam ultrapassados, o mais normal será nova queda bem acentuada, talvez mesmo durante esta madrugada.

Eu estou curto desde os 1,430. Já fiz um pequeno reforço nos 1,425 e quero voltar a reforçar (sempre com posições pequenas). Espero assim novo toque nos 1,411 ou a quebra da já referida neckline (+-1,400).

PSI 20 - Índice portugês

O PSI-20 continua com a tendência lateral ou neutra no longo e médio prazo. Esta situação é muito bem exemplificada através da LTD (com 1 ano de existência) e da LTA (com 2 anos). Não refiro triângulo simétrico, porque a sua validade temporal já terminou.

gráfico semanal 2008-2011
Relativamente ao curto prazo, a tendência é claramente descendente. Depois de ter lateralizado durante Março e inicio de Abril, começou a fazer lowers higs e lowers lows.

Hoje fechou perto do ultimo mínimo relativo, que coincide com o suporte dos 7572 pontos. A já referida LTA está neste momento nos 7555 pontos.

gráfico diário
Assim, os próximos dias serão importantes para os longos. Caso estes 2 pontos quebrem, os ursos também assumem o comando no médio prazo. A fronteira a longo prazo está nos +-7320 pontos.


EDP Renováveis - PSI 20 (ticker: EDPR)

A EDP Renováveis teve mais uma sessão a testar o suporte do rectângulo onde anda a lateralizar desde fim de Março.

Apesar de a meio da sessão ter quebrado só 7,73, conseguiu fechar acima deste ponto.

gráfico diário
É possível observar uma ligeira divergência positiva entre o RSI e a cotação. Se a este factor adicionarmos o fraco volume nas ultimas 8 sessões, pode estar reunidas condições para a cotação afastar-se um pouco do suporte.

No entanto, para quem abrir ou já tiver posições longas, aconselho um stop perto dos 4,50. Pessoalmente existem cotadas que considero mais atraentes neste momento na bolsa nacional, como por exemplo a JMT ou a Galp.

Nasdaq 100

O Nasdaq 100 está numa situação técnica interessante. Na passada segunda-feira, o suporte do rectângulo onde andou a negociar durante a 1ª quinzena de Março foi quebrado. Isto marcou os acontecimentos do resto da semana.

gráfico diário
Na quinta-feira veio testar esse suporte dos 2368 pontos, num clássico pullback, e voltou a cair.

Hoje de madrugada os futuros do Nasdaq 100 abriram em gap down. Esta manhâ o target do rectângulo já foi atingido, em CFDs.

gráfico 2 horas CFDs
Considero normal nestes valores os ursos aliviarem a pressão. O RSI está sobrevendido e existe mesmo uma divergência positiva entre ele e a cotação, relativamente ao anterior mínimo do dia 17.

Até onde pode chegar essa correcção? Eu estou curto no Nasdaq 100. Espero reforçar, com uma pequena posição, perto dos 2340 pontos. Na quebra dos 2320 também reforço.

O ponto a vigiar para uma possível inversão da tendência descendente, de muito curto prazo, são os 2367 pontos (agora resistência).

Caso a linha ascendente que tracei no gráfico diário do cash seja quebrada, que hoje está nos 2323, e/ou os 2320 pontos (recente suporte), permite aos ursos assumirem novamente o (forte)  poder no curto prazo.

No Nasdaq 100 existem com alguma frequência aberturas com gaps. Por este motivo não atribuo muito significado a eles, excepto quando têm alguma dimensão. O que foi deixado no passado dia 20 de Abril é grande, e ainda não foi fechado. Isto sucede apenas nos 2307 pontos...

Bovespa - Índice brasileiro

O Bovespa desvalorizou esta semana 1,17%, perdendo 744 pontos. Leva 5 semanas consecutivas a descer.

gráfico semanal 2008-2011
Nos gráficos de longo e médio prazo não existiu nenhuma novidade. Ficou confirmada a quebra da zona de suporte dos 64.0-63.8K. O RSI ainda não entrou em sobrevenda, mas está em valores mais baixos dos últimos 2 anos, tal como o MACD.

gráfico diário
Relativamente ao gráfico diário, ficou confirmada na passada quinta-feira a quebra do suporte do range onde andou a negociar nas ultimas 2 semanas. Isto confirma a tendência claramente descendente existente desde Março, muito bem exemplificada pelos sucessivos lowers higs e lowers lows.

gráfico diário
Existe 2 factores que podem ajudar os touros em breve. O RSI, no gráfico diário, está a fazer uma divergência positiva com a cotação. As ultimas 2 sessões podem ter deixado ficar um Harami, que pode originar uma correcção fraca.

Não acredito muito em grandes movimentos ascendentes para breve. A divergência realmente existe, mas a cotação não está estável. O Harami pode permitir até um pullback 63.8 K, mas não deve ter força para muito mais. Caso se confirme uma pequena correcção será bom para fechar posições perdedoras ou reforçar curtos.