segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Texas Instruments Incorporated - Nasdaq (ticker:TXN)

A Texas Instruments atingiu o seu valor máximo histórico em Março de 2000 ao cotar a 99,75 dólares. Estávamos no cume da bolha tecnológica, também conhecida como bolha das dot-com.
Em Outubro de 2002 cada acção chegou a valer 13,10 uma desvalorização superior a 85%. Nunca chegou a recuperar para valores próximos dos seus máximos históricos.

Quando o anterior Bull Market estava a chegar ao seu fim, Outubro de 2007, a TXN estava nos 39,63 dólares. Depois...nova desvalorização.

Os mercados em muitas situações têm uma memória de elefante. O suporte na zona dos 13 dólares voltou a amparar as quedas. Tinham passado 5 anos!

Se os mínimos de 2003 são um importante suporte, os 34,30 passaram a ser uma resistência muito forte. No fim do anterior Bull Market eles ainda foram violados, mas seria o último grito dos touros.



Neste último ano a Texas Instruments têm lateralizado num intervalo relativamente pequeno. As balizas estão bem definidas: a sul os 22,30 e a norte os 27,00.

Hoje está a tentar pela 3ª vez (em 11 meses) quebrar essa resistência. O volume está muito fraco. Seria interessante marinar perto destes valores durante algumas sessões para ganhar novas energias.



A TXN faz parte da Industry Technology e do subsector semicondutores (com um peso aproximado de 10%).

Sem comentários: