domingo, 17 de outubro de 2010

CAC 40

O CAC 40 é um dos principais índices europeus, juntamente com o Dax e o FTSE 100.
O índice francês, dos três referenciados, é claramente o mais atrasado na recuperação positiva que temos assistido nestas ultimas semanas nos mercados ocidentais.

O CAC perdeu 60% do seu valor entre 2007 e 2009, passando dos 6168 pontos para os 2465. Em Março de 2009 iniciou uma recuperação fantástica que só parou nos 4088 pontos. Por duas vezes (Janeiro e Abril)! Ficou claramente marcada a porta de entrada para o reino dos Bulls.

gráfico semanal 2007-2010
Em Fevereiro e Maio com as noticias das dividas publicas em vários países a atingirem o seu ponto máximo, o índice francês cai até uma forte zona de resistência entre os 3390 e os 3340 pontos. Este ponto sofreu 3 fortes ataques. A 3º ameaçou romper, mas a histórica resistência francesa venceu a batalha com o ultimo cartucho disponivel...também aqui ficou estabelecida a entrada para a reino dos Bears... 

gráfico diário

Num cenário macro os 4088 e os 3390/3340 são as minhas fronteiras. O território que está no meio considero neutro. O que significa isto? Esta zona neutra é muito grande e permite ir abrindo posições curtas ou longas conforme a corrente. Acima dos 4088 só posições longas, quer no índice, quer das empresas que o compõem. Confesso que durante os últimos meses negociei de uma forma algo diferente: abri varias posições curtas no CAC e quando queria estar longo num índice abria posições longas no DAX. Porquê? Nesta mensagem não estou a analisar o DAX mas posso referir que é o têm tido comportamento mais Bull.

Na passada quarta-feira tivemos um importante sinal dos longos. Quebra em grande estilo dos 3800 pontos, uma resistência de curto prazo. Na sexta voltou a tocar nela e reagiu positivamente. Neste momento abrir posições só longas e sem duvida que este momento foi uma excelente oportunidade. Stop bem apertado. um pouco abaixo dos 3770 para precaver. Sempre pode ser um falso breakout.

gráfico diário


Sem comentários: