sábado, 27 de novembro de 2010

Dólar índex

No dia 13-11-10 escrevi na mensagem do Dólar Índex:
  • A quebra dos 78,36 faz abrir apenas posições longas a favor do dólar, a quebra da LTA apenas do lado curto.
  • Olhando para o peso pesado deste índice (57,6%), o cross do Euro com o Dólar, parece que vamos testar o suporte dos 1,325.
Na semana passada escrevi:
  • Caso se confirme a valorização do euro, parece provável poder vir novamente visitar a LTA que neste momento está mais ou menos nos 77 pontos. Para mim quem vai sofrer mais será o Iene.
  • Observando o peso pesado deste índice, o cross do Euro com Dólar, ficou uma vela semanal hammer. Isto pode indicar uma pequena inversão/correcção, levando o Dólar neste caso a desvalorizar.
  • O segundo peso pesado, o Iene índex (basicamente o gráfico do dólar com o iene invertido), confirmou a quebra do canal ascendente. Está caminho aberto para a valorização do Dólar.
Fiz este pequeno resumo porque a semana passada falhei parcialmente a análise. A culpa foi daquele possível hammer do Euro-Dólar, que acabou por não ser confirmado. O verdadeiro sinal para a valorização do Dólar foi dado na quebra do range para norte, onde ele andou entalado durante 21 sessões.

E para esta semana o que esperar?
A quebra da zona de resistência situada entre os 78-79,5 pontos deixa caminho aberto a uma valorização até perto dos 84 pontos.

gráfico semanal
A força dos longos é bem visível na ruptura da linha superior de uma possível figura bearish, uma rising wedge. Pode ser um falso break mas...

gráfico diário
Relativamente ao peso pesado deste índice, o cross do Euro com Dólar, esperava e espero mais luta na casa dos 1,324. A ser confirmado a quebra do suporte fica caminho livre até aos 1,26/1,25.

gráfico semanal
O segundo peso pesado, o Iene índex (volto a lembrar que é basicamente o gráfico do dólar com o iene invertido), continua a existir espaço para a valorização do Dólar.

gráfico semanal
Como resumo, tecnicamente espero a valorização do dólar esta semana. Se o Euro-Dólar reagir aos 1,324 podemos ter um pullback à agora zona de suporte, mas parece que o caminho traçado à duas semanas está para durar...

Sem comentários: