sábado, 4 de dezembro de 2010

Dólar índex

O inicio da semana começou com a caminhada do Dólar índex em direcção à resistência de curto prazo dos 83,5 pontos (chegou aos 81,44). A intervenção do banco central europeu nas dividas publicas dos PIIGS inverteu a valorização do Dólar. Acabou a semana dentro de zona de suporte dos 80-78,3 pontos.

gráfico semanal 2008-2010
A recuperação nestas ultimas 3 sessões foi muito forte. Ontem tocou nos 61,8% de retracement do anterior movimento e recuou ligeiramente.

A força dos touros estava bem patente depois de 2 higher high e 1 higher low. No muito curto prazo eles continuam a mandar até os 77,97 sejam quebrados consistentemente.

gráfico diário
Relativamente ao peso pesado deste índice, o cross do Euro com Dólar, o inicio da semana parecia confirmar a caminhada para o forte suporte dos 1,25/1,26 mas a já referida intervenção nos mercados, fez o euro inverter a sua desvalorização. Isto permitiu novo higher low e assim já temos 2 highers high e 2 highers low.

Se no longo prazo dominam os ursos, a médio e curto prazo a bola está do lado dos longos.

gráfico semanal 2008-2010
O segundo peso pesado, o Iene índex (volto a lembrar que é basicamente o gráfico do dólar com o iene invertido) também inverteu consideravelmente o sentido nas ultimas 2 sessões. Temos agora perto os 122,23 pontos, actual resistência de curto prazo para ser testada.

gráfico diário
Resumindo parece que temos novamente esta semana a zona de suporte 80-78,3 pontos a ser testada. Caso quebre temos a LTA muito perto, nos +- 77 pontos. Não me parece nada fácil isto ser quebrado esta semana, mas como têm existido tanta torbulência no mercado cambial nas ultimas semanas...

Confesso que tenho estado afastado deste mercado. Não têm sido fácil fazer uma leitura consistente. Ontem fechei uma pequena posição curta que tinha no Euro-Dólar. Prefiro estar a acompanhar do lado de fora.


Sem comentários: