domingo, 27 de março de 2011

Comparação entre Industrys/Sectors/Subsectores Europeus e Americanos

Hoje deixo a comparação do Supersector Banks europeu (ticker: SX7P) e americano (ticker: DJUSBK).

O aspecto gráfico de ambos os Supersectores é bastante idêntico. Ambos encontram-se em território neutro no longo/médio prazo. No entanto a curto prazo existe diferenças importantes.

Desde Junho de 2010 ambos lateralizam num intervalo largo. No entanto o americano (1º gráfico) têm o suporte a quase 30% da resistência, enquanto o europeu está a 22%.

gráfico semanal 2007-2011 americano

gráfico semanal 2007-2011 europeu
A recente desvalorização dos mercados levou o SX7P a desvalorizar 15,5 %. Isto levou a cotação para baixo do suporte de médio prazo e a ir tocar na LTA de longo prazo. O triângulo simétrico que existe demonstra bem o equilíbrio de forças.

gráfico diário europeu
O DJUSBK perdeu no ultimo mês "apenas" 8,5%. A divergência negativa entre a cotação e o RSI deu indicação dessa desvalorização. No entanto, conseguiu manter-se acima do suporte de médio prazo.

gráfico diário americano
O supersector americano parece mais confiante e a resistir melhor a este momento de alguma força dos ursos, do que o europeu. Este têm mesmo uma ameaça séria. Se quebra a LTA do triângulo simétrico, fica com um potencial de desvalorização enorme, tendo a importante zona de suporte dos 189,45/188,0 ( a cotação está a 8% dela) uma fundamental barreira a maiores quedas.

Como tenho referido várias vezes este supersector não me atrai. Por este motivo, apenas tenho colocado analises neste blog ao BCP. Relativamente ao Supersector americano ainda não analisei nenhuma, mas penso em breve colocar uma analise ao American Express (ticker: AXP) e Citigroup (ticker: C).

Sem comentários: