quarta-feira, 27 de abril de 2011

Brisa - PSI 20 (ticker: BRI)

A Brisa continua a sua caminhada em direcção aos mínimos de 2009, onde parou a queda do seu último Bear Market nos 4,26.

Esta está a ser a 4ª semana consecutiva a desvalorizar.

gráfico semanal 2008-2011
Depois do triângulo simétrico ter sido quebrado, a Brisa tinha 2 importantes suportes para evitar a cotação de atingir o target dessa figura, nos 4,36. A quebra do primeiro, nos 4,73, foi muito violenta, com um volume muito forte. O segundo, nos 4,509, nem chegou a ser obstáculo...

gráfico diário
Apesar de todos os sinais estarem a favor dos ursos, eu começo a encontrar alguns sinais a favor de uma possível correcção a esta forte queda.

O RSI, no gráfico semanal, está em valores onde têm sido hábito reagir, desde os mínimos de 2009. O MFI, no gráfico diário, também está na mesma situação. Mas o aspecto mais importante é a possível divergência positiva entre a cotação e o RSI, existente nos últimos lowers lows.

Apesar destes aspectos referidos, abrir posições longas é extremamente arriscado. Será tentar adivinhar um fundo. Caso exista um ressalto perto dos valores actuais, pode ser um bom momento para aliviar posições longas abertas. Enquanto a BRI continuar abaixo dos 4,73 o risco é enorme. Este valor será a primeira batalha importante a ganhar pelos touros.

2 comentários:

jota disse...

Olá Paubo!

Por acaso também reparei nessa divergencia do RSI. Poderá ser indicio duma correção destas quedas violentas por parte da cotada!

Em relação ao suporte 4,50, penso que não é muito relevante, mas é só a minha opiniao!!!

Cumprimentos e bons negocios

Paubo disse...

Boa noite jota.

Realmente os 4,50 não foram suporte. Como tinha sido o valor que marcou o fim da queda na forte crise dos PIIGS, em Maio de 2010, pensei que podia existir alguma luta nesse ponto...

Relativamente à divergência, eu antecipei-me um pouco. Basta amanhã continuar as quedas fortes e ela desaparece. Normalmente essas divergencias são mais fiáveis se elas aparecerem com os lowers lows em niveis +- idênticos. Neste caso entre o de 26 de Março e o de 18 de Abril, ela ainda é significativa. Isto também demonstra bem o momentum desta queda.

Mas pode ser um sinal de uma possivel correcção. Agora acredito que dentro em breve os 4,26 devem ser visitados.

Abrir posições longas nesta situação, considero demasiado arriscado...

Bons trades.