terça-feira, 19 de abril de 2011

Dólar - Franco Suíço

O par  Dólar - Franco Suíço continua a sua longa caminhada descendente.

Este domínio dos ursos é muito bem demonstrado quer pela LTD de médio/longo prazo, quer principalmente da LTD de curto prazo. Esta começou a ser formada em Fevereiro deste ano e parte exactamente da tendência primaria, sendo bem acentuada sua inclinação.

gráfico diário
No dia 17 de Março deixou um brutal hammer. Esta vela provocou uma correcção interessante, mas a cotação quando atingiu a resistência dos +-0,933 parou.

No dia 20 de Março fiz esta referencia na mensagem deste par:
  • Na passada quinta-feira deixou um interessante hammer, que pode indicar uma possível correcção fraca a moderada. A sessão seguinte conseguiu fechar positiva. No entanto eu acho que os mínimos vão ser testado em breve. Normalmente quando surgem velas com uma grande cauda, em dias de grande volatilidade, isso significa muita falta de força dos touros. Uma reacção inicial é normal, para depois serem novamente testados esses mínimos.
Passado praticamente um mês esses mínimos foram realmente testados. Este recente pico descendente terminou 30 pips acima do anterior. No entanto, se consideramos apenas os fechos, estes foram +-60 pips abaixo. Esta situação provocou uma divergência positiva entre a cotação e o RSI (assinalado pelo quadrado azul).

gráfico diário
Este par continua bastante técnico. No ultimo mês têm andado a lateralizar durante períodos relativamente curtos. Quando as suas linhas inferiores/superiores são quebradas, têm respeitado de uma forma muito interessante os seus targets.

gráfico 4 horas
Actualmente lateraliza entre os 0,899 e os 0,890. Nas ultimas horas têm andado encostado à resistência. Caso esta seja quebrada o target vai para os 0,908. Curiosamente os 0,899 correspondem aos 23,6 de retracement do anterior movimento descendente, e os 0,908 ficam perto dos 38,2!

gráfico 1 hora
Neste momento existe um factor importante a vigiar: caso a cotação não consiga superar esta barreira dos 0,899, vai ser formada uma divergência negativa entre ela e o RSI. Neste caso, pelo menos os 0,8955-0,8945 devem ser por certo visitados.


Sem comentários: