quinta-feira, 30 de junho de 2011

Galp - PSI 20 (ticker: GALP)

A Galp teve, na sessão de hoje, o fecho mais alto desde Maio de 2008. Ganhou 6,47%, tendo estado a valorizar +-10% no inicio do dia.

gráfico semanal 2007-2011
Abriu o dia com um brutal gap up (0,80 € de gráfico sem vela). Historicamente é preciso recuar a 9 de Novembro de 2007, para observar um gap de dimensões idênticas nesta cotada. Nessa altura o gap foi de ruptura, tendo a Galp atingido um mês depois o seu máximo histórico nos 19,50 €.

Existem algumas diferenças nestes 2 gaps. O de 2007 teve um volume quatro vezes superior ao de hoje e a vela que deixou foi um enorme Marubozu, bem demonstrativo da potencia dos touros. Hoje, apesar do volume também ser quatro vezes superior à sua média, não foi de dimensões brutais e a vela deixada pode ser uma Shooting Star, que pode implicar por exemplo o fecho do gap.

gráfico diário 2007-2011
Neste momento, para quem está dentro da acção (como eu desde os 14,49) têm um grande dilema: vender ou conservar a posição? Eu vou colocar um stop profit para metade nos 16,19 e take profit nos 16,95. O restante fica para o muito longo prazo (novos máximos seria muito bom...) ou para o stop profit, agora nos 15,15.

Quem não têm posição aberta ou pretende reforçar está também numa situação indecisa. Qual o melhor ponto de entrada/reforço? Eu tenho 2 pontos como objectivo: o 1º será nos 15,90 (anterior máximo desde 2008) ou os longínquos 15,40, valor logo abaixo do máximo de ontem.

gráfico diário
No dia de hoje circularam várias justificações na comunicação social para este fantástico movimento. Todas são unânimes na referencia a uma duplicação das estimativas para as reservas na Bacia de Santos.

Eu desconfio bastante deste motivo. A Galp têm uma parceria com a Petrobras neste local, sendo a sua percentagem bem inferior à da PBR. Seria normal este movimento encontrar paralelo nas duas empresas. No entanto está ser perfeitamente normal a evolução da PBR. A sua valorização é ligeiramente superior aos mercados, o volume perfeitamente normal.

Qual o motivo para este fantástico dia na Galp? Apenas curiosidade...

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho uma posição aberta na Galp a 14,21. fico na duvida se mantenha a longo prazo ou aproveite a rendibilidade actual. No momento em que estamos acha que uma entrada a 2,50 na EDP seja uma ba aposta? Isto conhecendo a antecipaçao da supressão da golden share por parte do estado. Obrigado

p.s. não quero com isto seguir a risca o que comentar, mas apenas ter várias opinioes para estabelecer um juizo sobre o que fazer

Paubo disse...

Boa tarde.

O seu ponto de entrada é um pouco idêntico ao meu (14,49), na situação actual. Eu optei por largar metade da minha posição hoje (stop activado), tal como descrevi nesta mensagem. A outra metade mantenho o plano para o longo prazo, se o stop (nos 15,15) não for activado...Hoje a Galp deixou uma vela (uma espécie de hammer) identica à de ontem, mas de sinal contrario. Acredito que em breve os 17 possam vir a ser testados novamente. Se não forem...é para isso que existe os stops.

Relativamente à EDP, confesso que não tenho vontade de me posicionar nela, tal como escrevi na mensagem do dia 28 de Junho. Aliás, mesmo conhecendo a possivel supressão da golden share, mantenho a minha recente analise. Apenas acima dos 2,60 a EDP começa a dar algum sinal de força.

É sempre tentador apanhar os fundos. Mas a minha experiência diz-me que normalmente significa perder dinheiro, ou pelo menos ficar com ele "parado" muito tempo.

Claro que tudo depende da nossa postura no mercado, se queremos investir a curto, médio ou longo prazo. Mas sempre temos a possibilidade de aplicar o dinheiro em algo ofereça uma maior probabilidade de rentabilizar mais rápido. Tal como referi na mensagem de hoje da Jeronimo Martins, as minhas preferidas do mercado português são a JMT e a GALP.

Espero ter ajudado. Se tiver quiser mais alguma troca de ideias, estou 100% disponível.

Abraço