terça-feira, 29 de novembro de 2011

Euro - Dólar (ticker: EURUSD)

O Euro teve noticias bastante alarmantes, durante este fim de semana, de vários quadrantes. Foi noticiado, com bastante insistência, poder estar à beira de um precipício. No entanto, a semana começou no verde e neste momento ganha 150 pips relativamente ao fecho da passada sexta-feira.

Apesar do cross EURUSD negociar abaixo da fronteira Bull/Bear (linhas horizontais verdes), por mim identificada entre os 1,382-1,369, a tendência de longo prazo ainda se mantém ascendente. A semana passada formou um novo lower low, criando uma nova LTA de longo prazo (a 3ª desde os mínimos de 2010 e provável a ultima a ser formada).

Importa identificar um importante aspecto. Apesar deste recente mínimo mais baixo, existe uma divergência positiva entre a cotação e o RSI (gráfico semanal). Este facto pode ajudar bastante os touros a manterem esta LTA activa.

gráfico semanal 2006-2011
A médio prazo a tendência é agora claramente descendente, muito bem demonstrado pelos sucessivos lowers higs formados desde Abril deste ano. A curto prazo também considero descendente, mas os longos transmitiram um pequeno sinal de força ao conseguirem criar o já referido higher low relativo.

gráfico diário
Também no gráfico diário existe um pequeno sinal a favor dos longos. Apesar do RSI estar em território Bearish, como todos os indicadores técnicos oscilatorios e tendenciais, ele aproximou-se bastante de uma zona onde tem reagido durante este ano de 2011.

Ao contrario do que sucedeu nas fortes quedas de Setembro, o EURUSD tem construído padrões técnicos bastante fiáveis em time frames mais pequenos. No inicio de Novembro formou uma bandeira com uma enorme projecção. No inicio da semana passada activou um pequeno triângulo descendente com o target muito perto da bandeira. Ambos os target foram alcançados na passada sexta-feira (representados pelas setas vermelhas).

gráfico 4 horas
Observando mais de perto, o gráfico de 1 hora, o cross vêm evoluindo dentro de uma canal descendente. Ele começou a ser formado ao mesmo tempo do já referido triângulo descendente. Depois de sofrer o clássico falso breakout (é tipico uma quebra da linha a favor da tendencia do canal) formou (e activou) durante ontem e hoje um pequeno triângulo simétrico. A sua projecção é de 120 pips, o que coloca o target acima da linha superior descendente do canal.

gráfico 1 hora
Depois desta vasta analise, parece existir condições do Euro voltar a ganhar terreno, contrariando um pouco as alarmantes e constantes noticias.

O gráfico semanal apresenta divergência positiva, o RSI no diário está em zonas onde costuma reagir e esta semana já teve um triângulo simétrico quebrado para norte depois do target da brutal bandeira ter sido atingido.

Os pontos a vigiar para confirmação de uma possível correcção. A resistência dos 1,3428 (suporte do triângulo descendente), a linha superior descendente do canal nos +-1,344.

Por outro lado, a quebra da LTA de longo prazo (neste momento nos +-1,322) e da zona de suporte dos 1,321-1,314 (últimos lowers lows) podem implicar perdas significativas no Euro.

Sem comentários: