terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Nasdaq 100 - índice americano

O Nasdaq 100 na passada semana voltou a negociar acima do máximo do anterior Bull Market, aproximando-se novamente dos máximos do actual. Obteve uma valorização de +-7% em 5 dias!

gráfico semanal 2007-2011
Durante essas sessões deixou para trás 2 gap ups. O segundo foi obtido com volume acima da média, ao contrario do primeiro. Desta forma, existem 3 gap por fechar, todos alcançados nas ultimas 2 semanas. Este facto demonstra bem a volatilidade e nervosismo existente nos mercados.

Volto a recordar um característica deste índice: todos os gaps (27) desde Setembro de 2010  foram fechados.

gráfico diário
Esta recente subida permitiu o regresso do Nasdaq 100, nas ultimas 3 sessões, acima da média móvel de 200 dias. Sem uma tendência definida no ultimo ano (longa lateralização), a longo prazo comandam os longos.

Observando mais de perto, o gráfico de 1 hora em CFDs (produto baseado nos movimentos dos futuros deste índice), existem 2 sinais contraditorios. Por um lado formou uma divergência negativa entre o RSI e a cotação nos últimos máximos relativos. Por sua vez, os longos têm um possível triângulo ascendente a seu favor. Quem ganha esta batalha? O cash apenas apresenta a divergência negativa...

gráfico 1 hora CFD
Ontem os sinais a favor dos ursos, no mercado em geral, eram vários. Desde as commodities ao mercado monetário. O Dólar Index negociava junto de um suporte, o EURUSD apresentava uma Bearish Flag e o crude junto de uma resistência (não a conseguiu superar).

Por outro lado, o ouro (XAGUSD) está bastante equilibrado, negociando entre uma LTA e uma LTD de curto prazo, em que ambas as extremidades estão muito próximas (para breve a definição do próximo movimento). A prata (XAGUSD) está numa situação idêntica ao ouro, mas a negociar junto de uma importante resistência.

Hoje o cenário encontra-se idêntico, mas os indicadores técnicos aliviaram um pouco. Tudo parece esperar pela reunião europeia na próxima sexta-feira...

Apesar de tudo, o Nasdaq 100 continua a ser o índice mais Bull do mercado americano.

Sem comentários: