segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Industrys S&P 500

Num momento em que existe grande admiração pelo continua subida do S&P 500, volto a fazer uma ronda pelas 7 principais Industrys (das 10 que compõem o índice). Desta forma tento perceber se ele pode estar num ponto mais provável de correcção, ou se pelo contrario ainda existe espaço para a valorização continuar.

Industry Technology (18,89% market value). Têm sido verdadeiramente impressionante a sua caminhada ascendente desde o fim de Agosto. O anterior máximo, de 2007, apenas provocou algumas cócegas. Neste momento está 3,6% acima do máximo alcançado no anterior Bull Market! Se o gráfico semanal mostra apenas o RSI em valores idênticos onde corrigiu em Janeiro e Abril de 2010, o diário mostra divergência negativa entre o RSI e a cotação. Assim penso ser normal uma correcção para breve.

gráfico semanal 2005-2011

gráfico diário
Industry Financials (16,17%). Esta Industry está mais ou menos a meio do caminho entre os máximos do anterior Bull Market e os mínimos da anterior Bear Market. Leva 6 semanas consecutivas a negociar junto a uma importante resistência. Esta marca a fronteira entre território neutro ou Bull.

gráfico semanal 2007-2011

gráfico diário
Industry Oil & Gás (12,78%). Esta Industry também têm tido uma valorização brutal desde Agosto de 2010. Isto permitiu subir 2 posições no ranking em poucos meses. Ainda está longe dos máximos de 2007 e encontra-se a +- 7% de uma resistência. Os indicadores estão a deitar fumo, mas isso nada implica. Boa margem para continuar a crescer.

gráfico semanal

gráfico diário
Industry Industrials (11,21%). Outra Industry que subiu 3 posições na ranking. Ela está a aproximar-se dos máximos de 2007, mas ainda existe uma margem de +- 8 % até ele. Também aqui os indicadores estão bastante sobrecomprados, mas não existe nenhum sinal claro de possível retracção.

gráfico semanal

gráfico diário
Industry Consumer Services (10,62%). Esta Industry fechou a semana anterior encostada aos máximos de 2007. Os volumes estão a diminuir e o RSI também fortemente sobrecomprado. Nesta situação parece normal uma correcção.

gráfico semanal 2006-2011

gráfico diário
Industry Health Care (11,64%). A Industry que mais Market Value perdeu nos últimos meses. Fechou a semana passada encostada a uma forte resistência. A subida desde Dezembro de 2010 têm sido muito forte, bem patente na LTA que vêm sustentando essa valorização.
O facto de estar encostada a uma importante resistência pode originar uma correcção? Não acredito muito numa forte reacção. Os volumes estão a ser muito interessantes, demonstrando muita força dos longos. Pode aliviar um pouco, mas pode vir desta Industry uma boa ajuda ao índice S&P 500.

gráfico semanal 2006-2011

gráfico diário

Industry Cnsumer Goods (10,90%). Esta têm mantido um valor do seu Market Value muito constante. Está também a negociar junto aos máximos de 2007. O gráfico semanal indica uma pequena divergência do RSI com a cotação.

gráfico semanal 2006-2011

gráfico diário
Resumindo: considero normal o S&P 500 poder iniciar uma correcção. De todas as Industry, existem 2 que aparentam ter caminho aberto, sem grandes dificuldades em se deslocar para norte: a da energia e da industria. Todas as outras estão em pontos de forte resistência e/ou aparentam sinais de poderem arrefecer um pouco.

A grande ajuda aos longos pode vir da Financials e da Health Care. Se estas reagirem bem ao ponto onde se encontram, podem pelo menos ajudar o índice a manter junto da interessante zona dos 1315-1330 pontos.

Sem comentários: