terça-feira, 31 de maio de 2011

S&P 500

O S&P 500 atingiu no inicio de Maio a resistência dos 1370, entrando em correcção. Este valor têm tido uma importância interessante ao longo dos últimos 12 anos, como se pode observar no gráfico semanal.

gráfico semanal 1999-2011
Ao não ter conseguido ultrapassar a referida barreira, foi formada uma divergência negativa entre o RSI e a cotação. Este facto levou o índice a corrigir. Durante este mês de Maio desvalorizou +- 4%, perda perfeitamente normal, sendo mesmo saudável para os touros recuperarem energias.

gráfico semanal 2007-2011
Este movimento descendente levou a cotação a atingir uma antiga zona de suporte, entre os 1326 e os 1316 pontos. Durante esta desvalorização foi formado um canal descendente. Os volumes foram perfeitamente normais, quase sempre dentro da sua média.

gráfico diário
Existe a tentação de chamar a este canal uma possível bandeira. A sua projecção seria de +- 75 pontos o que atirava o target para os +- 1410 pontos. No entanto, eu não acredito muito na validade deste padrão de continuidade. Porquê?

Observando um gráfico de 2 horas em cash, é mais facilmente perceptivel a dimensão desta correcção, relativamente ao anterior movimento ascendente. Foram atingidos os 76,40% de retracement de fibonacci. Este facto acaba por retirar um pouco força ou convicção aos touros, para atingirem o target da bandeira.

gráfico 2 horas cash
Com os futuros bem verdinhos durante esta manhã, parece iminente a quebra da linha superior do canal. A tendência descendente do curto prazo fica definitivamente abandonada, se a cotação fechar acima dos 1348 pontos, fazendo assim novo higher high relativo.

Eu estou longo desde os 1326 pontos. Não pretendo fechar posições abaixo dos 1360. Confesso que espero uma lateralização entre os valores deste ultimo range durante algum tempo.

Sem comentários: