terça-feira, 31 de maio de 2011

Sonae Industria - PSI 20 (ticker: SONI)

A Sonae Industria continua em queda livre. Esta é a quarta semana consecutiva a desvalorizar. Ainda teve algumas semanas encostada à histórica zona de suporte entre os 1,519 e os 1,494, mas os touros não aguentaram a pressão. Curiosamente, mesmo com volumes muito fracos, a cotação não para de cair.

gráfico semanal 2007-2011
No inicio do mês de Maio existia uma divergência positiva entre o RSI e a cotação. Esta ainda permitiu aos longos respirarem um pouco, mas acabou por ser apenas um pequeno ressalto, propicio para fechar posições.

Neste momento não existe nenhuma barreira que possa segurar a cotação. Os seus mínimos históricos estão nos 1,152 e até esse ponto apenas observo um pequeno porto de amparo: os 1,31. Encontro este valor no grande Hammer deixado no dia 24 De Fevereiro de 2009. Muito distante, portanto pouco sustentado...

gráfico diário
Hoje pode ter deixado ficar um Inverted Hammer, podendo levar a cotação a uma correcção fraca a moderada. Com o RSI e o MFI em zona subcomprada, parece normal existir um pullback aos 1,519/1,494. Talvez uma boa oportunidade para os investidores encerrarem posições longas ainda abertas. Eu se estivesse nesta situação fechava mesmo.

Pode dar a sensação que a SONI já desceu muito, estando em saldo. Este tipo de pensamento é um erro crasso. Esta cotada não vêm dando nenhum sinal de força. Comprar nesta situação, resulta normalmente em perdas elevadas. Tentar adivinhar fundos não faz parte do meu método.

Para os longos darem o primeiro sinal de força, será fundamental a cotação regressar acima da agora zona de resistência dos 1,519/1,494. Depois a quebra da LTD de médio prazo, neste momento nos 1,575,  é fundamental. Apenas neste momento posso começar a considerar a SONI potencialmente interessante.

Sem comentários: