domingo, 10 de julho de 2011

DAX 30 - Índice alemão

O DAX 30 têm tido um percurso muito idêntico aos principais índices americanos. É claramente o único índice europeu a ter esta brilhante prestação.

No inicio de Maio atinge máximos de 3 anos. Consegue ultrapassar o máximo/resistência dos 7454 pontos, mas rapidamente entra em correcção. Desvaloriza +- 8%, perdendo +- 615 pontos durante mês e meio. Nas ultimas 2 semanas consegue ter a bonita recuperação de 6,3%. Os volumes foram sempre normais, dentro da sua média.

gráfico semanal 2007-2011
A vela semanal que deixou pode ser uma Shooting Star, que pode provocar uma correcção fraca a moderada.

A reforçar esta vela semanal existe um possível padrão de candlestick, um Engulfing Bearish, nas ultimas 2 sessões.

gráfico diário
Eu espero esta possível correcção para voltar a entrar longo. Estava longo desde os 7070 pontos e fechei posição muito cedo, nos 7315 pontos, devido à recente resistência (agora suporte) dos 7310 pontos. Este valor é aproximadamente os 50% de retracement de fibonacci, da recente subida. A minha ordem vai ficar junto desse valor.

Tal como venho afirmando, eu quando quero estar longo num índice europeu escolho sempre o DAX. Tal como quando estou curto, escolho o CAC 40. Na passada quinta-feira fiquei curto neste aos 4005 pontos. A minha ordem para sair está nos 3890 pontos. Este valor corresponde igualmente aos 50 % de retracement...

Sem comentários: