terça-feira, 12 de julho de 2011

PSI 20 - Índice portugês

O PSI-20 teve uma sessão verdadeiramente espectacular. Chegou a perder +-3,20% nas primeiras horas de negociação, fechando com um ganho de 0,94%.

Considero interessante referir dois momentos importantes da historia recente do PSI-20. Em Janeiro de 2010 começaram os primeiros rumores das dividas publicas da zona euro. O nosso índice desvaloriza perto de 20% em apenas 4 semanas. Em Abril do mesmo ano, voltaram em força os receios das dívidas publicas dos PIIGS. O PSI-20 volta a desvalorizar +-21%, curiosamente também em 4 semanas..

gráfico semanal 2007-2011
Desde Fevereiro deste ano o problema nacional do défice publico volta a perturbar a sua evolução. A descida não foi rápida como no ano anterior, mas desde esse mês já perdeu 19%!

Hoje a cotação foi ao encontro de uma importante zona de suporte, entre os 6685 e os 6590 pontos, cheio de momentum (talvez o correcto seria escrever pânico-finalmente!)  e neste ponto os ursos aliviaram posições. Acabou por fazer uma vela muito interessante, enorme, cheio de volume.

gráfico diário
Curiosamente foi nesta zona que em Abril/Maio de 2010 as descidas pararam. Também nessa altura a volatilidade foi muito grande, gerando igualmente velas grandes e com sombras enormes.

Normalmente estas velas definem zonas importantes para futuras referencias. Por isso, costumam marcar extremos e reacções fortes. Pelo menos no curto prazo. Mas também é fundamental referir que habitualmente, depois dos mercados voltarem a acalmar, esses pontos voltam a ser testados. Ou seja, em breve devemos ter novamente o PSI-20  nos 6685. Como positivo, podemos ter finalmente um ponto como referencia para um fundo. Assim espero...

Sem comentários: