terça-feira, 26 de julho de 2011

Dólar - Franco Suíço (ticker: USDCHF)

O par  Dólar - Franco Suíço continua a sua longa caminhada descendente. O poder dos ursos é muito bem demonstrado pelas LTDs de longo e médio prazo.

gráfico diário
Nos últimos 5 meses a cotação vêm evoluindo dentro de um canal descendente, tendo já perdido nesse período +- 1700 pips! Brutal! Este valor deixa bem claro o enorme risco de posições contra a corrente descendente. A tendência é perfeitamente clara, e o RSI (que gosto muito de observar e utilizar em situações de lateralização) por exemplo, apenas serve para momentos de pausa e movimentos de correcção.

Este facto está bem demonstrado no observado no gráfico de 1 hora, por rectângulos a vermelho) durante todo este mês de Julho.

gráfico 1 hora
O par realmente têm feito correcções, mas ligeiras e relativamente pequenas .

Neste ultimo mês tenho feito várias entradas curtas em pares onde a tendência é claramente descendente, como por exemplo no UsdJpy, UsdChf e UsdCad. Abertura de posições longas apenas fiz duas, por causa das divergências. O objectivo sempre foi muito pequeno e mal o ponto de entrada ficava ligeiramente longe do valor da cotação, subia o stop para esse valor. Pelo menos o capital fica protegido.

Uma situação dessas foi no domingo, antes da abertura do mercado japonês, no USdJpy. Abriu em gap down. Normalmente estes gaps são fechados. Em time frame de 10 minutos apareceu uma divergência positiva. Entrei longo. Fui subindo o stop e pouco depois ele foi activado, tendo o par perdido 50 pips. Consegui fazer 14 pips. Estes valores não costumam ser o meu target (negoceio com base em gráficos de 4 horas). Tentei nessa altura entrar curto, mas falhei por 2 pips a entrada...

A minha estratégia em forex foi bastante alterada no ultimo ano. Em 2010 entrava contra a corrente, tentando apanhar as correcções. Nos primeiros 3 meses desse ano consegui bons lucros. Quando estalou a crise das dividas publicas dos PIIGS, estava do lado contrario ao mercado. Resultado: perda de todos os ganhos e mais de 50% do capital inicial. Momentos duros, mas que me levou a reflectir e alterar todo a minha estratégia e forma de estar no mercado cambial. O principal é mesmo preservar o nosso dinheiro.

Regressando ao UsdChf, o que me faz pensar abrir posições longas? A quebra da LTD de médio prazo, visível no gráfico diário. O segundo passo será regressar acima dos 0,855, começando assim a fazer highers higs no gráfico diário.

Sem comentários: