quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dólar - Franco Suíço (ticker: USDCHF)

Depois da interversão do banco central suíço (SNB), no passado dia 6 de Setembro, o Franco Suíço teve uma forte desvalorização. No inicio desse dia o cross UsdChf valia 0,78385. Passado um mês atingiu os 0,93136. Foi o crescimento mais amplo e brusco dos últimos anos no USDCHF.

gráfico semanal 2005-2011
Este cross continua a possuir um comportamento técnico interessante, apesar das já referidas intervenções. Mesmo nesta enorme subida, sempre que encontrou resistências entrou em correcção.

No passado dia 6 de Outubro encontrou a resistência dos +-0,933 e voltou a corrigir. No entanto este movimento pode ser mais amplo do que os anteriores. Foi formada uma divergência negativa entre a cotação e o RSI (andou vários dias sobrecomprado).

gráfico diário
Até onde pode ir este movimento descendente? Caso os +-0,890 sejam quebrados, o suporte mais próximo encontra-se nos +-0,855. Num movimento mais amplo, os 0,827 podem ser atingidos ou mesmo os +-0,818 (este valor corresponde aos 50% de retracement de fibonacci relativamente à subida dos mínimos de Agosto até ao dia 6 de Outubro).

Desde ontem têm lateralizado num range apertado, entre os +-0,899 e os 0,892. Eu esperava uma quebra desta resistência devido a uma divergência positiva entre a cotação e o RSI, visível no gráfico de 4 horas. No entanto esta divergência não existe em time frames mais pequenos, o que pode implicar um falso sinal.

gráfico 4 horas
Resta aguardar a quebra do range...para definir o sentido do cross nas próximas horas. Caso quebre o suporte reforço a minha posição curta, fechando posição no sentido inverso.

Sem comentários: